3 minute read

CINE

Império de sonhos,

A HISTÓRIA DA TRILOGIA STAR WARS

Advertisement

Por

EDILBERTO XAVIER

Título Original Empire of Dreams: The Story of the Star Wars Trilogy 2004, Estados Unidos Edith Becker, Kevin Burns

IMPÉRIO DE SONHOS, A HISTÓRIA DA TRILOGIA STAR WARS é um documentário lançado em 2004 para a TV americana e depois em um “Box” de DVD especial, conten do toda a trilogia original da saga de ficção e fantasia Star Wars. A película nos apresenta, em exce lente perspectiva, o contexto político e social da época em que a trilogia foi lançada, seu impacto na indústria do cinema, os bastidores da produção e traça um interes sante perfil de seu criador, o cineasta George Lucas.

Estados Unidos, segunda me tade dos anos 70. No campo da economia, a crise do petróleo prenunciava um longo período de recessão. Na política, o prolon - gamento da guerra do vietnã e o escândalo watergate provocaram a renúncia do presidente Nixon, deixando os americanos, antes tão siosos da integridade moral de seus líderes, decepcionados. O cinema retratava esse desgosto. Dirty Hary e desejo de matar são exemplos de filmes com protago nistas cínicos e amorais.

Eis que em maio de 1977, um pequeno filme de ficção científica juvenil, desdenhado pelo estúdio que o financiou, estourou nas bi lheterias. O primeiro filme da, hoje hexalogia, Star Wars, a New Hope, é a segunda maior bilheteria de to dos os tempos nos Estados Unidos (com o preço dos ingressos corrigi dos pela inflação) só perdendo para o filme e o Vento Levou. O filme é hoje considerado, junto com Tuba rão, o precursor do fenômeno dos filmes “blockbuster”, traduzidos em português para arrasa-quartei rão, em uma alusão as filas quilométricas que se formam ao redor dos cinemas em que são exibidos. O fenômeno é caracterizado por eventos que não eram comuns a época, mas que, inovadores, se provaram bem sucedidos. Nos anos 70, não era costume lançar filmes de sucesso no mês de maio, nem tampouco, lucrar com o marketing de produtos derivados. Com o filme vieram os brinquedos, camisetas, videogames, livros, desenhos ani mados e quadrinhos que tornaram o criador da série um dos homens mais ricos do planeta. A estratégia inovadora de Lucas, fazendo os fil mes as suas próprias expensas, lhe garantiu não só o almejado contro le criativo, mas também uma fatia maior dos lucros.

De fato, inovação é a palavra de ordem quando se fala de Star Wars. A hexalogia mudou a forma como assistimos cinema, mas, sobretu do, mudou a forma como os filmes são feitos. Boa parte das técnicas de produção de efeitos especiais ainda utilizados hoje foi desenvol vida por uma empresa, a Industrial Light & Magic, fundada por George Lucas a propósito da preparação do primeiro filme. A indústria do cinema deve ainda a Star Wars à criação de inúmeras tecnologias de edição cinematográfica e de som.

Outro interesse para a gestão pública é a idéia de renovação. A temática do filme foi inspirada em um livro do antropólogo Joseph Campbell, o herói de mil faces, que teoriza sobre os elementos comuns do heroismo, universalmente par tilhados por diversas culturas. A partir dessa premissa, Lucas res gata os elementos essenciais do heroísmo, presentes nos faroes tes e filmes de capa-e-espada dos anos 40, renovando o interesse do público, desgastado com os temas ácidos e os anti-heróis dos anos 70.

A maior inspiração, no entanto, vem da reflexão sobre a figura de George Lucas e a importância do papel da liderança na geração das transformações sociais. A convic ção na força criativa do seu pequeno conto de fadas espacial. A obstinação em fazê-lo da forma como imaginado e a determinação inaba lável de enfrentar a descrença de todos (inclusive de parte do elenco do filme) para pô-lo de pé, na for ma e tempo que julgava relevante foram os motores essenciais da re volução que tomou conta da indústria do cinema a partir de então.

This article is from: