
2 minute read
Inbound Marketing
Já pensou em convidar seus melhores professores para realizar lives nas redes sociais sobre assuntos que estão em alta?
Uma sugestão é fazer lives sobre cultura e negócios utilizando a expertise dos colaboradores da própria instituição. Além de se sentirem valorizados, todos entregarão valor às pessoas que estiverem participando.
Além dos já matriculados, você pode enviar os convites por e-mail para pessoas que já se interessaram por sua escola de idiomas, mas ainda não efetuaram as matrículas.

O inbound marketing nada mais é que uma estratégia de marketing que visa prender a atenção do indivíduo de uma forma espontânea, ou seja, não invasiva ou forçada. Desde o surgimento do marketing de conteúdo, essas estratégias andam em conjunto, uma vez que a produção de conteúdo deve ser leve e espontânea, gerando atração para o indivíduo de uma forma natural.
Para entender melhor como o inbound funciona, basta lembrar-se daquelas propagandas mais antigas de televisão, invasivas e focadas em vender um produto que eles nem sabiam se você realmente estava interessado.
Essas propagandas “forçadas” enquadravam-se em uma estratégia de outbound marketing, em que o objetivo é encontrar o cliente ali, despretensioso, e enchê-lo de conteúdo, focando diretamente na oferta e na concretização da venda. Já o inbound marketing é exatamente o contrário disso, pois seu objetivo é atrair de uma forma leve e sutil que, muitas vezes, nem parece propaganda. Entendeu?
Sobre essa estratégia, podemos afirmar que é baseada em quatro pilares:
1. O pilar da atração
3. O pilar da venda 2. O pilar da conversão
4. O pilar do encantamento
O inbound marketing atrai visitantes e potenciais estudantes que estejam verdadeiramente interessados em seus cursos por meio da oferta de conteúdo de qualidade e relevante.
Depois de atraí-los, o inbound marketing trabalha para transformar esses visitantes iniciais em leads, ou seja, de modo a aproximá-los mais, o que pode acabar resultando em vendas (matrículas).
Você já atraiu, já converteu, já vendeu. O que ainda poderia estar faltando? Encantar a pessoa que se matriculou!
O contato com a pessoa matriculada não pode acabar assim que a matrícula é efetivada. O inbound marketing preza muito por um relacionamento duradouro em que o estudante continue a se sentir conectado a sua instituição, mesmo após adquirir seus cursos.
É, inclusive, dessa forma que ele se rematricula, além de indicá-lo sempre que um amigo, familiar ou pessoa de confiança precisar dos serviços que você oferece.
Identificados os visitantes com potencial para se tornarem compradores, chegou a hora de mostrar que os seus cursos são, de fato, o que o estudante precisa para resolver o seu problema.
GESTÃO DE VENDAS:
