Business Review Brasil Setembro 2015

Page 1

REPORTAGEM ESPECIAL

ADYTA BIRLA: COMEMORANDO 60 ANOS DA BIRLA CARBON NO BRASIL

WWW.BUSINESSREVIEWBRASIL.COM.BR

SETEMBRO 2015

ARYZTA

TRADIÇÃO E QUALIDADE EM PANIFICAÇÃO INDUSTRIAL MARKETING: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL FINANÇAS: A CRISE PARA INGLÊS VER Claudio Gekker, Presidente da ARYZTA



C A R TA D A E D I T O R A

CONTRIBUIDORES

Barry Wolfe Barry Wolfe é advogado britânico pela Edinburgh University, pósgraduado em direito econômico pela Yale Law School e mestre em direito internacional por Cambridge. Como diretor da Wolfe Associates Anti-Corruption Advisers (www.wolfe.com.br) é um dos principais investigadores de crimes no mercado corporativo e de apoio a políticas de compliance, atendendo a clientes no top-100 das maiores empresas do Brasil

Mattheus Rocha Comunicólogo com habilitação em Jornalismo, atua na área de Marketing Digital desde 2006. Desenvolve estudos em técnicas de Jornalismo Digital e Marketing de Conteúdo, com foco em resultados e conversões. É sócio fundador e diretor executivo da agência Fizzy Marketing Digital, idealizador do projeto Novo Jornalismo, palestrante e certificado pelo Google em Analytics e AdWords.

Driblando as adversidades Enquanto alguns reclamam, outros colocam a cara pra bater. Enquanto alguns dormem no ponto, outros investem em oportunidades e negócios lucrativos. Claro, existem diversos contratempos e situações que não favorecem esse quadro, em contrapartida, há os que driblam a crise como se não houvesse o amanhã. A nossa capa de setembro traz a experiência e a solidez da terceira maior empresa de panificação do mundo. Mantendo o conceito de qualidade diferenciada, a Aryzta continua investindo no setor e abrindo portas para novos negócios, onde já é líder do setor de Food Service do Brasil. O Top 10 dessa edição também mostra que, não basta ter um rostinho bonito, tem que participar. As celebridades, a maioria muito bem resolvida, vão além das câmeras de TV e investem, além de dinheiro, um tempo precioso em algo mais. Permita-se influenciar pelas boas vibrações!

Boa leitura,

Flávia Brancato Editora flavia.brancato@businessreviewbrasil.com.br

3


CONTEÚDO

SEÇÕES

TOP 10 Os negócios das celebridades

6

14

FINANÇAS A crise econômica de um outro ponto de vista

22

MARKETING É hora de investir em marketing?

4

Setembro 2015


28 Aryzta

38

PERFIL CORPORATIVO

50

Birla Carbon

ALIMENTOS E BEBIDAS

Munksjö Brasil

28 Aryzta

FABRICAÇÃO 38 Aditya Birla 50 Munksjö Brasil

SAÚDE

62 Dentsply

72

AMG Mineração

62 Dentsply

MINERAÇÃO 72 AMG Mineração

ENERGIA 82 Atlantic Energia Renováveis

82 Atlantic Energias Renováveis

5


TOP 10

POR T DAS Cร

Escrito por: Flรก


TRÁS ÂMERAS

ávia Brancato 7


TOP 10

Além dos rostos famosos, celebridades investem em seus próprios negócios fora da TV.

A

fama, o sucesso, palco, TV, rádio e muita paparicação. Esse pode ser o tradicional “business” das celebridades, porém, muitas delas também veem além das lentes de uma câmera. A profissão é atuar, demonstrar suas habilidades através da arte mas, por trás de tudo isso, há também outros negócios e muito suor focados em novas, e boas ideias. De acordo com o dicionário,

Criatório MAK Brahman

8

Setembro 2015

‘Empreender’ significa “Criar opções de melhor desempenho, ganho ou lucro. Transformar rotinas de trabalho de forma a gerar mais produtividade ter ideias inovadoras e desafiadoras. Capacidade de enxergar além do cotidiano, solucionar com habilidade e criatividade”. Pois bem, além de excelentes profissionais da arte, confira onde essas celebridades investem também tempo e dinheiro!


BUSINESS REVIEW BRASIL

09

Gisele Bündchen Gisele Bündchen Intimates

10

Marcos Palmeira Armazém Vale das Palmeiras Além de ser um dos rostos mais conhecidos na TV brasileira, o ator é produtor rural na sua fazenda em Teresópolis e cuida pessoalmente da loja de produtos orgânicos Armazém Vale das Palmeiras. Situado no Leblon, o Armazém oferece uma diversidade de mercadorias que vão desde hortaliças frescas, grãos, laticínios, congelados até produtos de limpeza, todos com certificação. Aberta em 2013, a loja tem um clima de mercearia antiga que também oferece um cardápio especial de sanduíches, salgados, suco verde e café biodinâmico.

Responsável por todo o processo de criação da marca - considerada sexy, mas sofisticada - a über model lançou sua própria coleção de lingerie em 2011. Nas palavras da própria modelo “quando penso na minha coleção, imagino lingeries sensuais e com muita classe”. As coleções seguem as principais tendências de moda e tecnologia sempre com muita inspiração de modernidade. Gisele tem também sua própria linha de cosméticos, totalmente natural, chamada Sejaa.

9


TOP 10

08

Bernardinho eduK Além de dono da Escola de Vôlei Bernardinho, o ex-técnico da seleção brasileira de vôlei é sócio da startup no ramo de ensino online. Formado em Economia pela PUC/RJ, Bernardinho é conhecido no meio empresarial pelo seu perfil motivador, apresentado em palestras e projetos sociais. Com uma área focada no suporte pedagógico e na adequação do conteúdo para o meio online, o objetivo da eduK é estabelecer um novo padrão de qualidade para o ensino à distância no país, conectando alunos e professores por meio de videoaulas.

10

Setembro 2015

07 Seu Jorge Karavelle O músico Seu Jorge investiu recursos próprios para lançar sua própria marca de cerveja, onde ocupa o cargo de diretor de comunicação. A Cervejaria Independente Vera Cruz S.A., com sede em Indaiatuba e distribuição selecionada, elaborou um portfólio de produtos únicos e diferenciados, baseando-se em receitas raras que utilizam ingredientes preciosos, importados de várias regiões do mundo. A Karavelle possui duas casas localizadas em regiões nobres da cidade de São Paulo com um cardápio de chopes e cervejas de puro malte em seis versões.


BUSINESS REVIEW BRASIL

06

Maria Fernanda Cândido Casa do Saber A atriz é uma das donas da Casa do Saber que tem sede em São Paulo e uma filial no Rio de Janeiro. O espaço funciona como um centro de debates e disseminação do conhecimento, oferecendo acesso à cultura de forma clara e envolvente, porém rigorosa e fiel às obras dos criadores. Em um ambiente extra-acadêmico, a Casa do Saber oferece cursos livres, palestras e oficinas de estudo nas áreas de artes plásticas, ciências sociais, cinema, filosofia, história, música e psicologia, reunindo renomados professores e conferencistas.

05 André Marques Prime Boutique de Carnes Amante de um bom churrasco, o ator investiu em uma boutique de carnes no Rio de Janeiro e hoje já conta com filiais na Barra da Tijuca e no Leblon. O espaço oferece um novo conceito em cortes especiais de carnes nobres e exóticas e a loja segue os rigorosos padrões de qualidade dos frigoríficos internacionais que não passam por nenhum tipo de manipulação. No lugar dos ganchos espetando peças inteiras, estão vitrines refrigeradas com os produtos embalados, garimpado entre os melhores frigoríficos dos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul e de países como Austrália, Argentina e Uruguai. 11


TOP 10

03

Silvio Santos Grupo Silvio Santos

04 Regina Duarte Criatório MAK Brahman Casada com um pecuarista, a atriz já investe um bom tempo na criação e promoção de leilões de gado. Apontado no mercado como um dos melhores do País, o criatório MAK Brahman, localizado em Barretos, interior de São Paulo, é especializado na reprodução de animais de elite para venda - que já formou até alguns campeões. Todo o trabalho de reprodução na propriedade é feito utilizando a mais alta tecnologia disponível através de técnicas como fertilização in vitro e transferência de embriões.

12

Setembro 2015

A fama do apresentador como um dos principais empreendedores do país não é por acaso. Mesmo depois da quebra de seu banco, o PanAmericano, o empresário segue firme e forte com o império do Grupo Silvio Santos (GSS). Considerada uma das principais organizações brasileiras, em 2008 completou 50 anos de atuação. Presente em todo território nacional, o GSS atua nos segmentos de comunicações, capitalização, cosméticos e incorporação imobiliária, por meio de empresas, marcas, produtos e serviços.


BUSINESS REVIEW BRASIL

01

Danielle Winits

02

Giovanna Antonelli Pomar orgânico A atriz é ainda sócia do ator Reynaldo Gianecchini no charmoso restaurante com decoração inspirada nas feiras livres. Com uma apetitosa seleção dominada por pratos vegetarianos, onde as únicas proteínas de origem animal são o queijo de cabra, mussarela de búfala e ovo, o espaço é um convite para contribuir com um mundo mais saudável. Localizado no Bairro do Itanhangá, no Rio de Janeiro, dentro do Espaço Itanhangá Center, o Pomar Orgânico é além de tudo um lugar arborizado, rodeado de árvores frutíferas, com uma varanda linda e um ambiente interno cheio de detalhes aconchegante e acolhedor.

La Luna Mia A atriz é sócia do brechó La Luna Mia para o qual cede peças pessoais e posa como modelo. Além das compras virtuais, o brechó também tem loja física no Shopping Millenium, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Entre as marcas comercializadas, nomes consagrados brasileiros e internacionais, como Animale, Diesel, Salvatore Ferragamo, Fendi, Arezzo e Current Elliot. A marca entrega para todo o Brasil e, além disso, comprando, você ajuda crianças com câncer.

13


FINANÇAS

U

14

Month 2014


Um guia para gringo entender o Brasil E S C R ITO PO R : BA R RY W O LF E

15


FINANÇAS

O

compositor brasileiro Tom Jobim, conhecido por sua canção The Girl from Ipanema, foi também um grande frasista que usava de fina ironia para desmascarar as ambiguidades e profundas incongruências de seu país. Em certa ocasião, exasperado com o caótico funcionamento brasileiro, Jobim saiu-se com uma de suas frases lapidares. “O Brasil”, disse ele, “não é para principiantes.” Ou, em outras palavras, o país seria coisa para “profissionais” em compreender o incompreensível. A recente onda de notícias negativas envolvendo o Brasil e algumas de suas grandes companhias em uma rede extensa de corrupção política demonstra a precisão de Mr. Jobim e de certa maneira explica a dificuldade que o público estrangeiro, incluindo empresários e investidores, tem ao tentar compreender como funciona a sétima maior economia do mundo. Elucidar em poucas palavras o que está ocorrendo no Brasil não é difícil. No país, em alguns segmentos da sociedade, a corrupção é endêmica. Ela vem desde os primórdios da colonização portuguesa, há 515 16

Setembro 2015

anos, abastecida por uma mistura de cartorialismo com algo que se poderia chamar de “capitalismo familiarpatrício”, expressão que se recorda dos tempos da Roma imperial em que os patrícios – os “mais iguais que os outros”, no dizer do escritor George Orwell – dominavam o fazer social, político e econômico. Mas isso é história, e o Brasil histórico ficou no passado desde as profundas reformas pelas quais passou entre meados dos anos 90 e a primeira década do século 21. A economia brasileira deu um salto titânico, qualitativo e quantitativo, no período. O Brasil abriu sua economia ao mundo, tirou mais de 30 milhões de pessoas da linha da pobreza e as elevou à classe média, somou superávits consistentes na casa das centenas de bilhões de dólares e passou a ser um mercado privilegiado para investimentos seguros, além de ter elevado seu PIB de US$ 892 bilhões em 2005 para US$ 2.6 trilhões em 2011. Em paralelo, os brasileiros puseram à frente do governo um partido de centro esquerda que, nos últimos 12 anos, mantém políticas de inserção social que, até meses atrás, cultivava


BUSINESS REVIEW BRASIL

17


FINANÇAS

no país um confortável estado de pleno emprego na prática. Em suma, o Brasil vinha sendo um exemplo de como um país pode sair do anonimato do subdesenvolvimento, se tornando uma das estrelas dos BRICs. O que deu errado? A se pautar pelo que se lê nos jornais, há uma crise de dimensões notáveis que soma grandes erros na condução da política econômica por parte da presidente brasileira Dilma Rousseff a uma monumental roubalheira na maior empresa brasileira, a petroleira Petrobras, uma companhia mista com ações em Bolsa mas cujo principal acionista é o estado brasileiro. A 18

Setembro 2015

corrupção deu prejuízo “oficial” à Petrobras de US$ 2 bilhões em 2014, mas o total real deve ser maior. Para entender o uso da expressão “corrupção endêmica” no início deste artigo, o Tax Justice Network britânico notou recentemente que apenas em 2010 o Brasil perdeu US$ 280 bilhões só com evasão fiscal. Isso é equivalente ao PIB de Israel ou superior ao do Catar. O caso da Petrobras, portanto, é apenas emblemático no meio de tanto dinheiro desviado. Mas assim como o restante do mundo, os brasileiros comuns estão estarrecidos com a mistura


BUSINESS REVIEW BRASIL

bombástica de políticos, grandes empreiteiras e partidos políticos que, tanto em nome de encher os próprios bolsos quanto em vista de um projeto de governo, resolveram saquear a Petrobras por meio de contratos superfaturados e outras obras similares. Mas por maior que sejam os desvios na Petrobras, o impacto de US$ 2 bilhões é incapaz de solapar a grande economia brasileira. O país tem o sétimo ou oitavo maior PIB do mundo, de US$ 2.3 trilhões em 2014, superior ao do Canadá, da Itália ou da Coreia do Sul, para ficar só em alguns exemplos. Mas pense de maneira sistêmica. A Petrobras faturou R$ 305 bilhões em 2013 (cerca de US$ 102 bilhões), quando tinha 86 mil empregados, e sua rede de fornecedores e parceiros chegava a milhares de empresas. A corrupção descoberta pelo Ministério Público e Polícia Federal vem funcionando como uma construção de dominós cujo último foi empurrado. Paralização de negócios, queda de receitas e de empregos entre empresas com negócios com a Petrobras se espalham em fornecedores e subfornecedores na

mesma proporção do descrédito da população quando olha para políticos e partidos envolvidos em corrupção, entre os quais grandes caciques do Parlamento. Some a isso a pasmaceira do governo – que se encontra de certa forma na clássica atitude de negação da realidade – e você terá um quadro do que ocorre no Brasil. Um tanto de descontrole fiscal, inflação anual de 8%, déficits na conta corrente do governo e uma das mais altas taxações de impostos do mundo dão os toques finais no cenário. E que tem a corrupção a ver com isso? Muito. A descoberta de fraudes bilionárias – a da Petrobras é talvez a maior, mas apenas uma delas – poderia porventura não ter chamado tanto a atenção caso a situação

19


FINANÇAS econômica não fosse descendente. É como os políticos sabem: quem ganha ou perde eleição é a economia. No fundo, o que se vive no Brasil hoje é como a febre forte que denuncia uma infecção e tenta curá-la. É um sintoma doloroso de uma mudança em curso. De certa forma, os brasileiros estão dizendo, de várias maneiras, que gostaram de ter experimentado o crescimento e a ascensão – e, aí é o fundamental, que não querem mais olhar para o outro lado quando percebem o mar de corrupção em que historicamente nadam suas elites políticas. Onde vai dar tudo isso é uma pergunta em aberto no futuro da segunda maior democracia do planeta. Mas, vivendo no Brasil há 25 anos e ainda com meu fleumático olhar britânico, penso que esse lugar no futuro será muito melhor do que o atual, e também melhor do que aquele em que o Brasil estava em 2010, no auge da Brasilmania dos mercados financeiros. Aliás, mesmo hoje a impressão de que tudo vai mal no Brasil não é correta. O que se vê nas manchetes dos jornais, gráficos das agências de rating e destaques de relatórios 20

Setembro 2015

gerenciais pode não soar otimista. Mas as pessoas não vivem em manchetes, planilhas ou memorandos. Elas moram na vida real. E na vida real as coisas continuam acontecendo com uma força positiva às vezes desconcertante. Por exemplo, uma recente pesquisa mostrou que há crescimento de 9% no total de investidores-anjo no país – eles superam os 7 mil, apenas considerando os mais estruturados – investindo cerca de R$ 700 milhões


BUSINESS REVIEW BRASIL

por ano em novas empresas. Será que eles gostam de queimar dinheiro? Por certo não! Na indústria automobilística, que representa 25% do PIB industrial, as coisas não vão bem para a maior parte das montadoras, mas há turnos extras de produção e filas de meses para comprar modelos novos da Honda e da Toyota. Se você perguntar a um brasileiro médio na hora do happy hour se as coisas vão bem, ele dirá que

não. Mas pergunte como ele vem sentindo pessoalmente a crise e, então, talvez ele indique vagamente alguém das mesas ao lado. “Para os outros as coisas estão mais difíceis”, parece dizer. É como dizer, “no meu caso eu estou me virando”. Então não há crise? Não é isso: há, mas há também a percepção de que é preciso agir mais e reclamar menos. Coisa de adulto – de um país grande que cansou de ficar adormecido na infância. E isso é ótimo. 21


MARKETING

INVESTIR OU N

EM MAR

DURANTE A CRIS ESCRITO POR: M


NÃO INVESTIR

RKETING

SE ECONÔMICA? ATTH E U S R O C H A 23


MARKETING

A

fábula A Cigarra e a Formiga representa perfeitamente uma metáfora às empresas que se preparam, ou não, para os períodos de crise. Assim como a formiga trabalha duro no verão para acumular recursos e poder passar o inverno com tranquilidade, a cigarra não se preocupa com a situação e, uma hora, precisa pagar o preço... O capitalismo tem como uma de suas principais características ciclos de crises. Portanto, esse período conturbado que estamos vivendo não é nenhuma novidade. E, quando isso acontece, empresas que não se preparam para estes momentos precisam tomar atitudes drásticas, como demissões em massa, cortes de investimento, entre outras... E, geralmente, o marketing e a publicidade são alguns dos primeiros setores a receber cortes de investimento. Mas, apesar dessa crise atual, nunca tivemos um cenário tão favorável ao empreendedorismo, propiciado, em boa parte, graças à internet e suas possibilidades de estratégias de inteligência de negócio aplicadas ao marketing digital. A internet é uma mídia muito 24

Setembro 2015

barata, se comparada à publicidade tradicional (impressos, rádio e TV). Além disso, oferece maiores possibilidades de mensuração de resultados e retorno sobre o investimento, bem como um poder de interatividade completamente diferenciado. Os internautas são formadores de opinião e engajam em causas que os motivam, ampliando o alcance de ações de forma viral. A capacidade de segmentação de ferramentas como o Facebook


BUSINESS REVIEW BRASIL

Ads, por exemplo, é incrível, com possibilidades de filtros por interesses, atividades, hábitos... É possível criar uma campanha para brasileiros que pretendem viajar para Berlim, para se ter uma ideia! Algo inimaginável em publicidade tradicional... Além dos fatores citados, o planejamento estratégico de comunicação na internet conta com plataformas e redes sociais que são um prato cheio. Vou citar um exemplo: uma empresa

que pretende se posicionar como referência em seu nicho de atuação pode estudar o comportamento de seu público-alvo não somente a partir dos sites de redes sociais que ele acessa frequentemente, mas também deve observar que tipos de dúvidas ele tem e apresenta em sites como o Yahoo! Respostas ou em fóruns... Ações como essa possibilitam a oportunidade de montar um cronograma de criação de conteúdo realmente útil para os internautas, que responda suas dúvidas, que dialogue diretamente com seus desejos e necessidades de consumo, tanto de produtos, como de serviços e, principalmente, de informação... Ou seja, com um correto planejamento estratégico, é viável criar cases de sucesso para empresas e personalidades de qualquer tipo de nicho de atuação. Basta definir estratégias e posicionamentos assertivos e mensuráveis. Por isso, não só é possível, como é muito importante, investir em marketing durante a crise econômica, a partir de orçamentos viáveis para empresas de qualquer porte, e com taxas positivas de retorno 25


MARKETING

sobre o investimento. Mas, antes de pensar em bombar, é imprescindível conhecer os hábitos de seu públicoalvo, que mídias ele utiliza e como ele se comporta. Se seu projeto é B2B, você deve planejar ações no LinkedIn, não no Facebook. Já se você tem uma empresa com foco em B2C, seu público, muito provavelmente, estará no Facebook. Se você tem uma loja virtual de roupas ou produtos de apelo visual, é importante marcar presença no Pinterest e no Instagram, para citar alguns exemplos. Também é fundamental entender o volume e a intenção de buscas em mecanismos como o Google e o Bing. A estratégia que mais faz a

26

Setembro 2015

diferença atualmente é o investimento em produção de conteúdo inédito, de qualidade e útil ao internauta. E a palavra-chave da vez é otimização. A grande diferença entre gastar dinheiro e investir está na otimização. Muita gente se confunde achando que para ter bons resultados no Google AdWords, a plataforma de links patrocinados do Google, basta pagar mais pelo clique. Não é bem assim que funciona... Na realidade, o algoritmo do AdWords privilegia a qualidade do anúncio, medida pelo índice de qualidade. Mas como isso funciona na prática? Vamos supor que você dê um lance de R$ 1 por uma palavra-chave e seu índice de qualidade para esse anúncio seja 10, pois a página de destino da campanha está totalmente de acordo com seu anúncio, é eficiente e oferece uma excelente experiência de navegação ao internauta que clicar no link patrocinado, realmente proporcionando a resposta ao que ele pesquisava. Já seu concorrente dá um lance de R$ 2 para essa mesma palavra-chave, mas tem um índice de qualidade 4. Ou seja, mesmo dando um lance


BUSINESS REVIEW BRASIL

menor que seu concorrente, a metade, seu anúncio aparecerá em um posicionamento melhor. Isso quer dizer que, ao entender tecnicamente o funcionamento algorítmico das mídias com as quais você trabalha, além do comportamento de seu público-alvo, suas campanhas online terão um desempenho muito melhor e renderão um retorno sobre o investimento bastante positivo. A principal dica nesse período de crise econômica é trabalhar uma

estratégia de comunicação digital integrada entre as principais mídias utilizadas em seu projeto. É preciso tornar seu conteúdo encontrável pelo seu público-alvo, segmentar sua audiência e fidelizá-la. Traduzindo em exemplo: você pode tornar seu conteúdo encontrável pelo seu público-alvo no Google, segmentar sua audiência em campanhas no Facebook Ads e fidelizá-la utilizando e-mail marketing. Aí, é só correr pro abraço! 27


panifi

At


Aryzta do Brasil:

Excelência em ficação congelada

tendendo as principais marcas de Food Service no Brasil, empresa é líder absoluta no setor Escrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Taybele Piven 29


A R Y Z TA D O B R A S I L

C

omo líder global em panificação e confeitaria congelada, a ARYZTA está entre as três maiores companhias de panificação do mundo. Com sede em Zurique, na Suíça, possui 60 fábricas e está presente em 25 países. No ano passado, registrou um faturamento de cerca de 4.8 bilhões de Euros. A companhia foi fundada em 2008, através da fusão das empresas IAWS Group plc e Hiestand Holdings AG. No Brasil, a empresa que iniciou sua jornada há mais de 30 anos fornecendo pães de hambúrguer e tortinhas para a rede McDonalds, faz parte do grupo ARYZTA desde 2010. Mantendo os mesmos valores no Brasil, a ARYZTA segue o conceito de qualidade diferenciada com base na máxima segurança alimentar e no atendimento pleno das especificações dos clientes. “Líder absoluta no setor de Food Service do Brasil, a companhia é responsável por servir 80% do mercado nacional, incluindo as principais bandeiras do mundo”, diz o presidente da ARYZTA no Brasil, Claudio Gekker.

Fábrica de Pães no Food Town - Osasco

30

Setembro 2015


I

Silos de farinha de trigo

w w w. . c o m . b r

31



PÃ E S E S P E C I A I S

A estrutura industrial da empresa conta com uma fábrica de especialidades em Santo Amaro, duas fábricas de pães nos municípios de Osasco e Jaguariúna, em São Paulo, e uma fábrica em Juiz de Fora, em Minas Gerais. Entre pães de hambúrguer, pães artesanais softs, pães artesanais com casca, bolos, croissants, entre outros, a empresa vem investindo em novas linhas de produtos e embalagens, incluindo uma linha específica para varejo. Nos planos estão parcerias com grandes redes de supermercado. Cookies

Estratégias de gerenciamento Desde a Implantação da empresa no Brasil, o sistema de gestão de processos sempre foi baseado no TPM que evoluiu ao Lean Manufacturing. E Gekker explica que “o ARYZTA RISE é o resultado do processo de melhoria continua que suporta toda nossa operação utilizando ferramentas e técnicas do Lean”. Através de ações como avaliação de desempenho e identificação de talentos são também definidas estratégias de investimento em treinamentos. Há ainda um programa de recrutamento interno onde são divulgadas todas as vagas primeiro dentro da empresa. “Falando em treinamentos internos, temos em torno de 6000 horas ano, e treinamento específicos de panificação, que chegam a durar seis meses no exterior, onde destinamos cerca de 1% do nosso faturamento líquido”, complementa o presidente.

“Líder absoluta no setor de Food Service do Brasil, a companhia é responsável por servir 80% do mercado nacional, incluindo as principais bandeiras do mundo” – Presidente da ARYZTA, Claudio Gekker

w w w. a r y z t a . c o m

33


B

34

Setembro 2015


PÃ E S E S P E C I A I S

Para aumentar ainda mais o nível de engajamento, é comemorado o Breaking Bread Brasil – um encontro mensal (que também celebra os aniversariantes do mês) de divulgação interna dos produtos, onde acontece a integração e união entre o time. Além disso, Gekker ressalta a importância de reuniões permanentes com os funcionários de todos os setores. “Temos reuniões onde eu mesmo converso com grupos de colaboradores de todas as nossas fábricas e escritórios para entender onde mais temos oportunidades, para que tenhamos a colaboração e participação de todos em nosso negócio”. Como referência mundial na Indústria de Alimentos, as politicas de Segurança alimentar, Segurança e Saúde de seus colaboradores se baseiam nas normas mais rígidas do GFSI e suas diversas certificadoras. “Estamos em fase de implantação da certificação BRC (British Retail Consortium). Nosso Sistema de Gestão de Qualidade e Food Safety é reconhecido e aprovado por nossos clientes, através de auditorias anuais realizadas por órgãos independentes internacionais reconhecidos publicamente (SGS / Intertek / Global Sai)”, complementa. w w w. . c o m . b r

35

“Temos reuniões onde eu mesmo converso com grupos de colaboradores de todas as nossas fábricas e escritórios para entender onde mais temos oportunidades” – Presidente da ARYZTA, Claudio Gekker


A R Y Z TA D O B R A S I L

Petit Gateau

“Da mesma forma, alimentos produzidos que por algum motivo não foram aprovados para venda, são doados para Mesa Brasil, Banco de Alimentos e diversas outras Instituições” – Presidente da ARYZTA, Claudio Gekker 36

Setembro 2015

Responsabilidade Ambiental Sempre preocupada com o Meio Ambiente, a ARYZTA adota atitudes conscientes para promover a participação dos colaboradores e compartilhar a responsabilidade nos processos de melhoria nas fábricas. Em 2013, a Diretoria de Sustentabilidade ARYZTA Global lançou um grande desafio para todas as fábricas de reduzir até 2020, 20% o consumo de energia elétrica, água e GLP/GN e 50% o envio de resíduos sólidos para aterro sanitário.


PÃ E S E S P E C I A I S

Informação da Companhia NOME

Aryzta INDÚSTRIA

Alimentação/Panificação FUNCIONÁRIOS

Em torno de 550 FUNDAÇÃO

1937 SEDE

Brasil - São Paulo, SP Global - Zurique, Suíça

Materiais como papelão, plástico, metal e lâmpadas queimadas utilizadas nas áreas fabris e escritórios, por exemplo, são coletados por empresas de reciclagem. Em média, por ano, são mais de 12 toneladas de material reciclável por fábrica. “Da mesma forma, alimentos produzidos que por algum motivo não foram aprovados para venda, são doados para Mesa Brasil, Banco de Alimentos e diversas outras Instituições”, completa o presidente. Anualmente, cada fábrica ARYZTA doa de 12 a 20 toneladas de alimentos.

PRODUTOS/ SERVIÇOS

Pães de Hambúrguer, Pães Artesanais Soft, Pães Artesanais com Casca, Bolos, Cookies, Brownies, entre outros G E S TÃ O

Presidente: Claudio Gekker CFO: Regis Santos

w w w. a r y z t a . c o m

37


Birla Carbon South America:

60 anos de sucess com sustentabilidad

Líder no mercado de Negro de Fumo na América do Sul, empresa investe nas melhores tecnologias com os mais ríg conceitos de segurança e preservação ambiental Escrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Nayara Ferreira


so de

gidos

39


BIRLA CARBON SOUTH AMERICA

P

ioneira na fabricação de Negro de Fumo, conhecido também como Carbon Black, a Birla Carbon South America (BCSA), cuja razão social permanece como Columbian Chemicals Brasil Ltda, está comemorando 60 anos de atividade, atendendo os mercados de pneus, artefatos de borracha, plásticos e tintas. Operando no Brasil desde 1958, além de uma unidade fabril no Polo de Cubatão, em São Paulo, a empresa também possui uma fábrica localizada no Polo de Camaçari, no Estado da Bahia, cujas instalações têm a mais moderna tecnologia na fabricação do Negro de Fumo. Além disso, a Birla Carbon também produz e comercializa energia elétrica, tail gas e vapor, onde há 15 anos vem operando uma Co-Geração de 27MW instalada na sua unidade de produção em Cubatão. Tendo como principal ferramenta a “Sustentabilidade”, traduzida principalmente na garantia de fornecimento e desenvolvimento de Negros de Fumo e Energia, a companhia oferece serviços de alta qualidade, trabalhando com um baixo impacto ambiental e alto nível de segurança operacional. “O maior diferencial da Birla Carbon South America está na

Fábrica Birla Carbon Polo de Cubatão, São Paulo

40

Setembro 2015


NEGRO DE FUMO

Fábrica Birla Carbon Polo de Camaçari, Bahia

sua grande capacidade de produção instalada, global e na América do Sul, como consequência de uma visão de longo prazo que tem como maior objetivo sempre melhorar os relacionamentos”, ressalta Ronaldo Silva Duarte, presidente da Birla Carbon América do Sul. Mercado e produção Líderes no mercado sul-americano de Carbon Black, a maior parte da produção é vendida no Brasil. A companhia possui ainda uma forte

Negro de fumo, molécula vista ao microscópio

w w w. b i r l a c a r b o n . c o m

41



NEGRO DE FUMO

presença em todos os países do continente através de Assistência Técnica e Vendas específicas para cada segmento de mercado. A planta de Cubatão tem como escopo o desenvolvimento, vendas e serviços com capacidade de produção de 210.000 t/ano de Negro de Fumo, além da geração e venda de energia elétrica, tail gas e vapor. Já a planta de Camaçari, tem capacidade de produção de 75.000 t/ano e também comercializa tail gas. Duarte explica que “a produção de Negro de Fumo gera como subproduto um gás residual (tail gas) com poder energético suficiente para ser reutilizado na própria produção de Negro de Fumo e na Cogeração de energia elétrica com geração de vapor, fazendo com que nossas

Fábrica Birla Carbon Polo de Cubatão, São Paulo

Matéria-prima - Negro de Fumo (Carbon Black) w w w. b i r l a c a r b o n . c o m

43


BIRLA CARBON SOUTH AMERICA unidades sejam autossuficientes em energia, gerando ganho ambiental e energético”. Inovação e estratégia de gestão Com o objetivo de reduzir a resistência ao rolamento do pneu, minimizando assim o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de CO2, a Birla Carbon está lançando Negros de Fumo de alta performance para ser utilizado pela indústria pneumática. Para o segmento de Special Blacks, voltado aos setores de tintas e plásticos, foi desenvolvido, para o mercado sul-americano, um produto aprovado pela ANVISA para contato indireto com alimentos. Com um mínimo impacto nas qualidades físicas do polímero, a ideia é abordar o mercado de tubos de PEAD destinado ao transporte de água potável. “Acreditamos que essa aplicação possui grande potencial, considerando as necessidades das grandes cidades em infraestrutura e preservação”, diz o presidente. Por outro lado, ainda de acordo como Duarte, a principal estratégia de gerenciamento é o processo de gestão ‘Flex in Operations’. “Conseguimos ter flexibilidade para atender as necessidades de mercado, gerando uma maior garantia no formecimento de nossos produtos e qualidade de serviços”. Além disso, a implantação do Balanced Scorecards (BSC) como ferramenta gerencial e estratégica, foca em treinamentos específicos de qualidade e melhoria contínua, e o programa WCM (World Class Manufacturing) do Grupo Aditya Birla, é projetado para ajudar as empresas do grupo a adotar e se destacar em excelência operacional, tendo como principal objetivo intensificar a cultura de Lean Manufactoring.

“Conseguimos ter flexibilidade para atender as necessidades de mercado, gerando uma maior garantia no formecimento de nossos produtos e qualidade de serviços” – Ronaldo Silva Duarte, presidente da Birla Carbon América do Sul 44

Setembro 2015


NEGRO DE FUMO

Negro de fumo aplicado em pneus

Negro de fumo aplicado em tintas

w w w. b i r l a c a r b o n . c o m

45


C O M PA N Y N A M E

Fábrica Birla Carbon Polo de Cubatão, São Paulo

46

Julho 2015


NEGRO DE FUMO

Segurança e Qualidade Certificada por normas internacionais para os sistemas da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional, a BCSA é também signatária do programa Atuação Responsável da ABIQUIM. Acima de tudo, o Grupo Birla integra o programa WASH PLEDGE, que tem como foco o controle e melhoria de higiene nas unidades de produção. No âmbito social, a companhia é parceira de longa data da instituição CAMP (no município de Cubatão), que ajuda a preparar jovens entre 15 e 18 anos para o mercado de trabalho. “Na empresa, os jovens são considerados aprendizes e desenvolvem atividades administrativas,

Pessoas chaves R O N A L D O S I LV A DUARTE

Presidente e Diretor de RH para América do Sul FLAVIO RICARDO RODRIGUES

Vice-Presidente de Vendas e Logística ADILSON TREVISAN

Diretor Financeiro e Controladoria e Compras JOSÉ DE AZEVEDO MARQUES NETTO

Diretor de Qualidade, Assistência Técnica e Gestão Integrada ALESSANDRA GAGLIARDI GÓMEZ

Diretora de Sustentabilidade ROBERTO FERREIRA D A C O S TA

Diretor de Engenharia FERNANDO QUINTINO NUSCH

General Manager de Cubatão RICARDO GODINHO BANDEIRA

General Manager de Camaçari

Fábrica Birla Carbon Polo de Camaçari, Bahia

w w w. b i r l a c a r b o n . c o m

47


BIRLA CARBON SOUTH AMERICA

Ronaldo Silva Duarte, Presidente Regional América do Sul

Matéria-prima - Negro de Fumo (Carbon Black)

48

Setembro 2015

participando de treinamentos internos e demais programas desenvolvidos, bem como, ajuda psicológica quando necessário”, relata Duarte. Recentemente, a empresa lançou no Brasil o seu Programa de Voluntariado, que contará com a participação de colaboradores-voluntários em diversas ações junto às comunidades onde a Birla Carbon atua. O foco cultural também está presente nas ações da empresa junto à comunidade. Isso se reflete nos patrocínios a projetos culturais com abordagem educacional,


NEGRO DE FUMO

através de leis de incentivo como o ProAC (Programa de Apoio à Cultura), do Estado de São Paulo.

Informação da Companhia NOME

Investimentos e melhorias “A Birla Carbon tem como política corporativa investir instalando as melhores tecnologias disponíveis no mercado. É importante ressaltar que todos os investimentos são suportados pelos mais rígidos conceitos de segurança e preservação ambiental”, diz Duarte. A Planta de Cubatão tem recebido constantes investimentos na modernização de suas instalações, assim como os processos de filtração, separação e transporte de gases. Segundo o presidente, o plano de investimentos da Birla Carbon está na ordem de US$ 60 milhões no período de cinco anos, não incluindo valores destinados a possíveis expansões na América do Sul. A companhia está avaliando também novas tecnologias de recuperação de energia com investimentos na ordem de US$ 6 milhões. “A nossa estratégia de investimento está intimamente ligada ao crescimento de mercado, bem como, no aumento de nossa competitividade. O nosso negócio depende fundamentalmente do “humor do mercado automobilístico e também tem forte influência dos setores de infraestrutura e tintas”, conclui o presidente.

Birla Carbon INDÚSTRIA

Petroquímico SEDE

São Paulp - SP FUNDAÇÃO

1955 FUNCIONÁRIOS

250 R E C E I TA A N U A L

R$ 560 milhões PRODUTOS/ SERVIÇOS

Negro de Fumo, Energia Elétrica, Vapor e Tail Gas

w w w. b i r l a c a r b o n . c o m

49


Munksjö Brasil:

DESIGN INOVADOR EM PAPÉIS ESPECIAIS

Empresa oferece produtos de alta qualidade para o segmentos de autoadesivo, embalagens flexíveis e imprimir & escrever. Escrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Nayara Ferreira


M

os

51


MUNKSJÖ BRASIL

F

undada em 1862, na Europa, a Munksjö Oy é uma empresa sólida constituída através de uma sinergia poderosa de conhecimentos e recursos. Está presente nos mercados de revestimentos de embalagens, pisos, cozinhas, móveis e energia, e está listada na bolsa de valores NASDAQ, em Helsinque e em Estocolmo. As vendas globais da empresa estão na ordem de 1.4 bilhões de Euros, que contam com o respaldo de quase três mil colaboradores espalhados pelo mundo. Atuando em quatro áreas de negócios: Decor, Release Liners, Graphics and Packaging e Industrial Applications, a companhia possui 15 unidades de negócios em vários países como Alemanha, Brasil, China, Espanha, França, Itália e Suécia. “É uma combinação de experiência de papel e celulose; habilidade especializada e dedicação no atendimento ao cliente; pesquisa e desenvolvimento e sustentabilidade”, resume Valmir Piton, Diretor-

Fachada

52

Setembro 2015


C

Foto aérea - Jacareí, SP

Presidente da Munksjö Brasil e Vice-Presidente da área de negócios “Release Liners” – América do Sul. Munksjö Brasil A Munksjö Brasil foi criada através da junção da área de negócios “Label and Processing” da Ahlstrom com a Munksjö AB. Essa junção tornou a Munksjö Oy uma nova líder global em papéis especiais. Antes disso, a unidade fabril de Jacareí já foi parte integrante dos grupos Papel Simão e VCP, produzindo papel desde 1972, com um extenso conhecimento nesse ramo. O seu portfólio de produtos para aplicações em rótulos autoadesivos é o mais amplo na indústria. A empresa oferece uma solução completa de papéis de alta qualidade no segmento de L1 (coated one side) para Facestock e Release Liner, garantindo excelentes resultados de impressão e desempenho. Para o w w w. m u n k s j o . c o m

53


Operações

mercado de imprimir e escrever, é também oferecida uma vasta linha de papéis offset, de 50 a 180 gsm, em folhas e bobinas. Com a concentração dos negócios no mercado doméstico e também nos países da América Latina, a unidade Jacareí possui uma linha de acabamento de embalagem e corte, além de uma máquina de papel e outra de revestimento, que estão aptas a produzir papel couché revestido de um ou dois lados (one / two sides coated paper), e papel offset. Valmir Piton assume que uma das principais estratégias operacionais é acompanhar as necessidades dos clientes. “Nossos clientes, de um modo geral, estão trabalhando na redução de custos. Para auxiliá-los, estamos diversificando o portfólio de nossos produtos para atender essa nova demanda de excelência operacional do mercado, principalmente dos segmentos de autoadesivo e embalagens flexíveis”, explica. 54

Setembro 2015


PA P É I S E S P E C I A I S

Operações e custos Com o foco no aperfeiçoamento e no controle de custos, a companhia mantém a excelência na produção sem perder a qualidade. No programa de melhoria continua, desde 2007 é usada a metodologia do TPM (Total Productive Maintenance) – Manutenção Produtiva Total, a fim de eliminar perdas, reduzir paradas, garantir a qualidade e diminuir custos nos processos. Outra ferramenta de gestão é o S&OP (Sales and Operation Planning) – Vendas e Planejamento das Operações, que contribui para um balanceamento adequado entre suprimento e demanda, aumentando o nível de serviço oferecido aos clientes. “Fazer mais com menos, principalmente nesse momento de turbulência econômica que estamos passando, é o nosso principal desafio”, ressalta Valmir Piton.


MUNKSJÖ BRASIL Qualificação Profissional Priorizando a mão de obra local, para contribuir com o desenvolvimento humano na região, a Munksjö Brasil possui um clima organizacional saudável e uma equipe sólida e qualificada. Todas as funções têm treinamentos específicos conforme suas necessidades de performance e desenvolvimento de carreira. Valmir Piton se orgulha de dizer que “os índices de absenteísmo e rotatividade são os mais baixos do mercado em relação às empresas do setor e da região”. E complementa, “Temos um processo de desenvolvimento de jovens profissionais “Trainees”, voltado aos recém-formados das melhores universidades do Brasil. Além disso, a empresa oferece também algumas quotas de aprendizes, como incentivo à inclusão social”. O pacote de benefícios conta com programa anual de participação nos resultados, convênio médico e odontológico, ajuda de custo para despesas com medicamentos, vale-alimentação, transporte, ginástica

Equipe qualificada

56

Setembro 2015


w w w. . c o m . b r

57


MUNKSJÖ BRASIL

1000 dias sem acidentes - 2015

Valmir Piton, DiretorPresidente da Munksjö Brasil e Vice Presidente da área de negócios “Release Liners” América do Sul 58

Setembro 2015

laboral, bolsa de estudos para graduação, pósgraduação, MBA e idiomas. A empresa, multinacional, provê ainda possibilidade de intercambio técnico através de reuniões e treinamentos corporativos. “Oferecemos a todos os nossos colaboradores a possibilidade de expressar seus talentos, pois, acreditamos que o grande diferencial que nos permite inovação, desenvolvimento e crescimento, só existe devido a esse cuidado que temos em selecionar e manter nossas pessoas engajadas e motivadas”, diz Valmir Piton. Segurança e sustentabilidade Segurança é o foco principal da empresa. A Unidade Jacareí possui um sistema de gestão integrado para qualidade assegurada, meio


PA P É I S E S P E C I A I S

ambiente, saúde e segurança, sob a gerência de QHSE (Qualidade Assegurada, Saúde, Segurança e Meio Ambiente), reportando-se diretamente à Presidência a qual também é responsável por um programa interno educacional de segurança, denominado PESEM, focado no comportamento das pessoas, que visa um ambiente de trabalho saudável e seguro. Sempre em busca de aprimoramento para o desenvolvimento sustentável, a Munksjö visa à redução no uso de recursos naturais através de metas estabelecidas e monitoradas mensalmente, tais como: redução no consumo de água, energia, emissões de gás carbônico e geração de resíduos. A empresa apoia ainda projetos de responsabilidade social na área da cultura, esporte e educação, como é o exemplo

Pesquisa e desenvolvimento

w w w. m u n k s j o . c o m

59


MUNKSJÖ BRASIL

Produtos

da parceria com a prefeitura local, de abrir as portas para escolas da região, para que conheçam a fábrica e o processo operacional e tenham a oportunidade de vivenciar na prática o que aprendem na teoria em sala de aula. Crescimento A empresa está voltada para o aumento da capacidade de produção e a flexibilidade das máquinas para desenvolver novos produtos, além do foco em investimentos para atualizar o parque fabril. “Nos últimos anos foram feitos investimentos na máquina de revestimento para o aumento da capacidade de produção demonstrando que nossa empresa está 60

Setembro 2015


PA P É I S E S P E C I A I S

Informação da Companhia NOME

Munksjö Brasil Indústria e Comércio de Papéis Especiais Ltda. INDÚSTRIA

Papel / Papelão SEDE

Jacareí - SP FUNCIONÁRIOS

266 FUNDAÇÃO

1972 PRODUTOS /

realmente comprometida em acompanhar o crescimento dos mercados de autoadesivo e embalagens flexíveis”, explica Valmir Piton. Para os próximos anos, o objetivo é diversificar ainda mais o portfólio de produtos trabalhando no lançamento de novidades para esses mercados. “Para atingir esse objetivo, estamos qualificando a mão de obra existente em todos os níveis para que estejamos preparados para atender aos novos segmentos”, completa.

SERVIÇOS

Papéis especiais G E S TÃ O

Diretor-Presidente da Munksjö Brasil e Vice Presidente da área de negócios “Release Liners” América do Sul: Valmir Piton

w w w. m u n k s j o . c o m

61


DENTSPLY

Líder mundial em Odontologia Presente em mais de 120 países, empresa investe forte em P&D e oferece uma linha completa de produtos e soluções integradas Escrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Karla Sohn


63


D E N T S P LY

C

onsiderada a maior empresa odontológica do mundo, a Dentsply está há mais de 100 anos no mercado e presente em mais de 120 países. São mais de 20 fábricas espalhadas pelo mundo produzindo uma completa gama de produtos e marcas líderes para todos os procedimentos realizados no dia-a-dia. Na América Latina, a Dentsply possui sedes na Argentina, Chile e Colômbia, além de representantes em todos os países de língua espanhola e duas fábricas no Brasil: em Catanduva/SP e em Petrópolis/ RJ. Ambas com GMP e inúmeras certificações ISO, assim como a marca CE, da Comunidade Europeia e o registro no FDA, órgão regulamentador americano. Dos cerca de 1.000 funcionários na América Latina, mais de 85% estão no Brasil, incluindo a maior equipe de vendas e divulgação do mercado odontológico.

Indicado para uso em cimentação de: inlays e onlays e prótese adesiva

64

Setembro 2015


ODONTOLOGIA MODERNA

O dente mais conhecido do Brasil com polímero IPN

Qualidade com soluções integradas Nenhuma empresa no setor odontológico mundial investe tanto em pesquisas e desenvolvimento como a Dentsply. Dentre tantas inovações, destaque para criações como: a primeira escala de cores, com 25 tonalidades; a primeira peça de mão, 40 vezes mais rápidas do que as utilizadas até então; o primeiro cimento obturador de canais radiculares; o primeiro ionômero de vidro; a primeira resina fotoativada; o primeiro dente com tecnologia IPN (rede de polímeros interpenetrados); os primeiros instrumentos endodônticos em Níquel Titânio. Atendendo todas as especialidades do setor, a empresa oferece soluções integradas em restauração e estética, prevenção, materiais de impressão, dentes artificiais, prótese laboratorial,

Material de moldagem à base de alginato com Presa Normal

w w w. d e n t s p l y. c o m . b r

65


endodontia, implantodontia e anestésicos. Degudent Pode-se dizer que a DeguDent, divisão do grupo Dentsply adquirida em 2002, é a empresa mais focada no segmento de Prótese Fixa. Além de uma vasta diversidade de produtos usados no dia-a-dia dos laboratórios, incluindo metalocerâmica, cerâmicas metal-free, ligas preciosas e nãopreciosas para metalocerâmica, ligas de CoCr para PPR e revestimentos, conta também com uma linha de alta tecnologia em equipamentos.
 Prótese Removível A Dentsply foi a primeira empresa a produzir dentes artificiais e criou o conceito hoje largamente difundido de escalas de cores. Atualmente a empresa é modelo em produção de dentes e exporta para diversas filiais 66

Setembro 2015


ODONTOLOGIA MODERNA

na Europa, Ásia e Austrália. 
No Brasil, são líderes no mercado com o dente Biotone (dente de 4 camadas ArtiPlus). Implantodontia Oferecendo uma linha completa de implantes dentários, tecnologias digitais e ferramentas de desenvolvimento profissional, a DENTSPLY Implants é a união de duas empresas de implantes dentários bem-sucedidas e inovadoras: DENTSPLY FRIADENT e Astra Tech Dental. Responsabilidade Social Preocupada com a responsabilidade social, a Dentsply desenvolve projetos e programas sociais em diversas áreas.
Um exemplo são os investimentos contínuos em programas de educação, junto as universidades e entidades do setor em todo o país. Os programas prevêem doação de materiais, prêmios para estudantes e cursos gratuitos para profissionais formados. A empresa também patrocina o Programa Pesquisador Iniciante em Odontologia SBPqO Dentsply, conduzido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, que dá a oportunidade para um aluno de graduação de cada uma das Faculdades de Odontologia do Brasil receber uma viagem, com despesas pagas, para participar da Reunião Anual da SBPqO. Os três melhores trabalhos científicos feitos por estudantes de odontologia são escolhidos e o primeiro colocado representa o Brasil no Student

Revestimento à base de Cristobalita

Resina Biotone, Copolímero acrílico

w w w. d e n t s p l y. c o m . b r

67


D E N T S P LY

Fornos Multimat NTX e NTXpress

68

Setembro 2015


ODONTOLOGIA MODERNA

Precise SX - Silicone de Condensação Hidrofílico

Clinician Award - evento patrocinado pela American Dental Association - ADA e Dentsply International. Iniciado em maio de 2006, o Programa Saúde na Empresa, tem por objetivo promover a saúde e qualidade de vida dos seus funcionários, através de intervenções que possibilitem a prevenção de doenças ocupacionais, redução de estresse, enriquecimento das relações interpessoais e incentivo à adoção de um estilo de vida saudável através de palestras educativas, orientação e acompanhamento médico-nutricional, ginástica laboral e convênio com academias. Há ainda o Programa Incentivando o Crescer, que foi desenvolvido pela Dentsply com o objetivo

Programa Pesquisador Iniciante em Odontologia SBPqO

w w w. d e n t s p l y. c o m . b r

69


D E N T S P LY

TPH3 - A Resina Nanohíbrida perfei

de ajudar na educação e formação de funcionários da empresa, seus dependentes e terceirizados. Além de estimular a aquisição de saberes e habilidades no âmbito ético, político e social. O projeto, iniciado em 2003, já formou aproximadamente 150 pessoas. Meio Ambiente Em todo o processo de fabricação da Dentsply há medidas criteriosas de proteção ambiental. Recentemente a companhia investiu cerca de 1 milhão de reais em seu parque industrial em Petrópolis (RJ), no tratamento de efluentes industriais. O sistema implantado consiste em duas unidades de pré-tratamento e uma unidade de tratamento biológico, circulando por tanques de decantação e filtragem em que são retirados seus detritos. Com relação ao descarte de resíduos, todos os resíduos gerados na 70

Setembro 2015


ODONTOLOGIA MODERNA

Informação da Companhia NOME

Dentsply Brasil INDÚSTRIA

Setor odontológico FUNDAÇÃO

1955 - Dentsply Brasil 1899 - Dentsply International PRODUTOS/ SERVIÇOS

ita para o seu dia-a-dia

empresa passam por uma criteriosa avaliação antes de sua destinação final. Os resíduos perigosos, por exemplo, são encaminhados para co-processamento onde ocorre a incineração, e a cinza resultante é incorporada ao cimento de forma controlada, descaracterizando-os por completo. O gerenciamento dos resíduos visa o atendimento às normas legais relacionados com as atividades de transporte, manuseio, armazenamento e distribuição de produtos químicos perigosos, assegurando um melhor desempenho nas áreas de segurança e meio ambiente.

Soluções integradas em odontologia, atendendo a todas as especialidades

w w w. d e n t s p l y. c o m . b r

71


DESTAQUE MUNDIAL EXTRAÇÃO DE TÂN

Companhia desenvolve uma vasta linha de produ diversas indústrias e mercados complementares. Escrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Taybele Piven


L NA NTALO

utos atendendo .

73


AMG MINERAÇÃO

Mina

A

través de duas unidades operacionais a AMG Mineração controla suas operações concentradas em valores voltados à Segurança, Transparência, Inovação, Respeito Mútuo e Foco em Resultado. Foi assim que completou 100 anos (em 2012) e hoje o Grupo é destaque nacional e mundial pela origem certificada e sustentável de extração de Tântalo, alta qualidade das ligas de alumínio e óxidos de tântalo e nióbio, além de outros serviços complementares. Os produtos desenvolvidos na AMG no Brasil compõem uma linha que atende a diversas indústrias, como as de alumínio, automobilística, eletrônica, aeronáutica, aeroespacial, de ferramentas especiais, produtos cerâmicos, vidros e energia. Ao todo, a empresa emprega quase 500 74

Setembro 2015


TÂ N TA L O , N I Ó B I O , A L U M Í N I O , F E L D S PAT O

colaboradores diretos e outros quase 300 indiretos, que são considerados o maior “ativo” da empresa. Produção Na mina de Volta Grande, em Minas Gerais, o principal produto é o concentrado de Tântalo, um metal raro e considerado como crítico pela ONU. Através da mineração e beneficiamento do Pegmatito, são produzidos também o minério de cassiterita, que fundido produz lingotes de

“Estamos também desenvolvendo um novo sub-produto a partir de minerais de Lítio presentes no rejeito, que deve compor o portfólio de produtos da empresa a partir de 2017” – Fabiano Costa, presidente da AMG Mineração

w w w. a m g m i n e r a c a o . c o m . b r

75


Concentrado de t창ntalo 76

Agosto 2015


TÂ N TA L O , N I Ó B I O , A L U M Í N I O , F E L D S PAT O

estanho, e o Feldspato Potássico (produzido a partir do rejeito). “Estamos também desenvolvendo um novo sub-produto a partir de minerais de Lítio presentes no rejeito, que deve compor o portfólio de produtos da empresa a partir de 2017”, ressalta Fabiano Costa, presidente da AMG Mineração. O complexo da AMG Brasil opera uma planta que produz Óxidos de Tântalo e Nióbio através de processo químico, uma unidade de transformação metalúrgica de Alumínio em ligas especiais, além de uma usina hidroelétrica. Ainda de acordo com o presidente, a capacidade de se reinventar de acordo com a demanda do mercado por mais competitividade, inovação e qualidade, é uma marca que distinguiu a AMG até onde chegou. E um dos diferenciais fica por conta da produção de Feldspato. “Adicionando maior valor agregado a seus produtos, a AMG entrou com sucesso no mercado nacional de cerâmica e vidro fornecendo Feldspato produzido na mina de Nazareno, o que garantiu lucratividade e sustentabilidade da mina”, complementa.

Feldspato

w w w. a m g m i n e r a c a o . c o m . b r

77


Planta I - Beneficiamento de Ta

Qualidade A AMG Mineração vem se destacando no cenário mundial como provedora de concentrado de tântalo de altíssima qualidade, com muita regularidade de produção e também pela maneira responsável com a qual lida com o meio ambiente e as comunidades ao seu redor. “Tanto a mina quanto a unidade fabril em São João del-Rei são consideradas atualmente benchmark em eficiência operacional, inovação e responsabilidade ambiental pelo mercado internacional”, orgulha-se Costa. Além disso, o desenvolvimento tecnológico utilizado na planta de beneficiamento de Feldspato permite reduzir significativamente os contaminantes contido no produto assegurando cerâmicas bastante claras e com baixa porosidade. 78

Setembro 2015


TÂ N TA L O , N I Ó B I O , A L U M Í N I O , F E L D S PAT O

Já em relação a planta de óxidos de tântalo, nióbio e sais, é a versatilidade que faz a diferença. Quase 100% da produção abastece o mercado externo, especialmente Europa, Estados Unidos e China. Costa ainda admite que a AMG é “também uma das maiores produtoras de ligas especiais de alumínio e altabs. Conseguimos estabelecer diferentes tipos de produtos, incluindo ligas usadas na produção de rodas, janelas, cabos elétricos, latas de alumínio, chapas, cabos coaxiais, tubos, rebites, zíppers e produtos de engenharia com propriedades mecânicas específicas”. Planta II,

Desenvolvimento Sustentável Em sua estratégia operacional, a empresa criou diversas ferramentas dentro de um modelo chamado AMG Sustentável, onde são desenvolvidos projetos de melhorias que possibilitam o uso contínuo de ferramentas como 5S, Six Sigma, TPM e Melhoria Contínua. Dentro do programa AMG Sustentável, cada gerente é responsável por parte do projeto e tem metas bem definidas em relação a sua área. Além disso a companhia criou a área de Serviços Técnicos que é responsável por toda a gestão da qualidade total, administrando os processos de melhoria, e etc. “Incentivamos nossos gerentes a fazer segurança e cuidar da saúde ocupacional e questões ambientais de forma bastante prática. Cada gerente executa pessoalmente inspeções

Beneficiamento de Ta

TiBAl, Refinador de Grão

w w w. a m g m i n e r a c a o . c o m . b r

79


AMG MINERAÇÃO

Análise da composição química

de área e reporta desvios. Atualmente estamos implementado auditoria comportamental e cremos que os resultados serão muito positivos. Estamos há 600 dias sem acidentes reportados”, comemora o presidente. Futuro Com foco no crescimento, os planos da AMG Mineração estão voltados em novos mercados de minérios considerados críticos e aumento da capacidade produtiva. Há poucos anos foi feito um upgrade na Planta II de Beneficiamento que aumentou a capacidade de produção em 20%. “Estamos nos preparando para atuar em novos mercados e firmarmos nossa posição onde já atuamos, com estratégias de investimentos da ordem de 35 milhões de dólares, nos próximos 5 anos”, diz o presidente. 80

Setembro 2015


TÂ N TA L O , N I Ó B I O , A L U M Í N I O , F E L D S PAT O

Informação da Companhia NOME

AMG Mineração e AMG Brasil INDÚSTRIA

Química, Metalúrgica, Mineira SEDE

Minas Gerais FUNDAÇÃO

1912 - Empresa 1945 - Mineração

E quando o assunto é a volatilidade econômica e social do país, Costa é categórico. “A diferenciação e inovação precisam fazer parte do nosso dia-a-dia. O compromisso de tratar o meio ambiente de modo sustentável e desenvolver a comunidade onde estamos inseridos é algo que precisa, necessariamente, fazer parte da rotina. Lidar com todas essas variáveis de modo sistêmico, com uma equipe qualificada e motivada, é a chave para vencer o momento e seguir firme na trajetória de sucesso da empresa.”

FUNCIONÁRIOS

500

w w w. a m g m i n e r a c a o . c o m . b r

81


Atlantic Energias Renováveis:

ESTÍMULO SUSTENTÁVE

Através do desenvolvimento, implantação e opera de projetos de geração elétrica provenientes de fo renováveis, empresa é um dos mais novos players Escrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Danilo Stefanelli


EL

ação ontes s do setor

83


AT L A N T I C E N E R G I A S R E N O VÁ V E I S

C

onsideravelmente nova no mercado, a Atlantic Energias Renováveis é uma holding que atua no desenvolvimento, implantação e operação de projetos de geração elétrica provenientes de fontes renováveis, com o foco em parques eólicos e pequenas centrais hidrelétricas (PCH’s). Enquanto iniciavam medições e estudos energéticos em diversos estados do Brasil para identificar locais propícios para a instalação de parques eólicos, foi justamente o know-how dos sócios no setor de energias renováveis que tornou a empresa, fundada em 2010, mais competitiva para a participação em leilões de energia do governo brasileiro. A estrutura acionária é composta por três empresas: a britânica Actis (60%), a brasileira Pattac (24%) e a espanhola Servinoga S.L. (16%). Acompanhando as tecnologias emergentes, tanto eólicas quanto hidrelétricas, a alta capacidade técnica e operacional da Atlantic a coloca em uma posição de destaque na indústria de energia.

Vista dos Aerogeradores do Parque Eólico Eurus II, Rio Grande do Norte

84

Setembro 2015


Vista geral da Casa de Força da PCH Rondinha

Operando sempre com equipamentos de última geração, os números não mentem. O crescimento de mais de 10 vezes na capacidade de geração é prova disso. “O grande salto ocorrido entre 2013 e 2015, onde por meio dos leilões, asseguramos projetos que totalizam 600MW. Em um ano e meio tivemos um crescimento de 60MW para quase 650MW”, diz orgulhoso o diretorpresidente da Atlantic Energias Renováveis, José Roberto de Moraes. Parques Eólicos e PCH’s As operações da Atlantic estão concentradas no Rio Grande do Norte – com o parque eólico Eurus II e o Renascença, ambos com potência de 30 MW, em operação desde 2014; e o Complexo Morrinhos, com operação programada para o segundo semestre de 2015, e capacidade de 180

“Em um ano e meio tivemos um crescimento de 60MW para quase 650MW” – Diretor-presidente da Atlantic Energias Renováveis, José Roberto de Moraes

w w w. a t l a n t i c e n e r g i a s . c o m . b r

85


Aerogerador do Parque E贸lico Eurus II, Rio Grande do Norte


PA R Q U E S E Ó L I C O S E P C H ’ S

MW. No Rio Grande do Sul está o Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar que, com potência de 207MW, deve começar a funcionar nos próximos dois ou três anos. Já as Pequenas Centrais Hidrelétricas estão no estado de Santa Catarina. Juntas, a PCH Rondinha, em operação desde junho de 2014 e as PCH’s Painel e Campo Belo, têm capacidade de produção de aproximadamente 30MW. Entretanto, de acordo com Moraes, “os desafios convergem para aspectos de financiamento e implantação/operação dos projetos. Para manter a estrutura sólida e continuar crescendo, a empresa conta com importantes parceiros. “Na parte de financiamento temos assessorias e parcerias com os principais bancos do país e na parte de implantação/ operação temos contratos com grandes fornecedores nacionais e internacionais”, completa.

Vista do Canal de Fuga da PCH Rondinha

w w w. a t l a n t i c e n e r g i a s . c o m . b r

87


SUSTENTABILIDADE

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

RESPEITO A NATUREZA

Nós ajudamos você construir respeitando a natureza

ENGENHARIA AMBIENTAL - GEOTECNOLOGIAS - ESTUDOS AMBIENTAIS E MONITORAMENTO

www.napeia.com.br

Av. Júlio de Castilhos, 2773 | 701 A | 702 A Caxias do Sul | Rio Grande do Sul | BRAZIL +55 54 3223 9188 | napeia@napeia.com.br

RISE A ACCIONA Windpower experimenta um forte crescimento de vendas da sua plataforma AW3000. Com projetos baseados na experiência da ACCIONA como líder mundial em energias renováveis, as turbinas da ACCIONA Windpower oferecem o menor custo da energia e confiabilidade líder de mercado.

ACCIONA-WINDPOWER.ES Visite-nos na Brazil Windpower, stand 74/77

Avenue Luís Viana, 6462 | Torre West Salvador | Bahia | BRAZIL | +55 71 3037 9106 napeia.nordeste@napeia.com.br


PA R Q U E S E Ó L I C O S E P C H ’ S

Aliança com a sociedade e sustentabilidade Os empreendimentos da Atlantic também trazem benefícios para as comunidades locais com programas que melhoram a infraestrutura e o entendimento da implementação de seus projetos. “A Atlantic é uma das empresas que ajuda na manutenção do Centro Educacional João Paulo II, em Piraquara/PR, o qual oferece complemento educacional a 300 crianças carentes na faixa etária de 3 a 9 anos”, exemplifica Moraes. Cumprindo com as suas responsabilidades sociais e ambientais, a empresa implementou algumas ações que merecem destaque: Ao Som do Vento - O plano de comunicação social tem como objetivo principal dialogar com os habitantes das áreas lindeiras aos parques eólicos. O plano prevê o esclarecimento à população sobre o empreendimento e os impactos sociais e ambientais que o projeto envolve. Ecoar - Com atuação nas áreas sociais, culturais, ambientais e de w w w. a t l a n t i c e n e r g i a s . c o m . b r

89


AT L A N T I C E N E R G I A S R E N O VÁ V E I S

Vista interna da Casa de Força da PCH Rondinha

empreendedorismo popular, o “Programa Ecoar de Responsabilidade Socioambiental” faz parte da estratégia de implantação do Parque Eólico de Morrinhos, no município de Campo Formoso (BA). A ideia é potencializar fatores positivos inerentes às comunidades que residem em áreas de influência do complexo eólico. BNDES - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, através do Projeto Social Integrado, organiza ações para levantar e direcionar recursos para melhorias efetivas na infraestrutura das regiões onde os projetos são implantados. Os empreendedores se 90

Setembro 2015


PA R Q U E S E Ó L I C O S E P C H ’ S

comprometem em destinar os recursos e o BNDES em organizar a distribuição dos mesmos em reais necessidades da região. O objetivo é contribuir para a melhoria dos indicadores socioeconômicos destes municípios e das condições de vida da população da área de atuação dos projetos. Acima de tudo, a Atlantic cumpre com todos os requisitos ambientais exigidos pelos órgãos

“Na parte de financiamento temos assessorias e parcerias com os principais bancos do país e na parte de implantação/ operação temos contratos com grandes fornecedores nacionais e internacionais” – Diretor-presidente da Atlantic Energias Renováveis, José Roberto de Moraes

w w w. a t l a n t i c e n e r g i a s . c o m . b r

91


AT L A N T I C E N E R G I A S R E N O VÁ V E I S

Vista da nacelle do aerogerador do

para licenciamento e seus investimentos em matrizes energéticas limpas poupam os recursos naturais e levam desenvolvimento a regiões do Brasil onde, inclusive, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é reduzido. Crescimento com investimento Focando na tecnologia, a empresa está implantando um Centro de Operações através do qual todos os parques eólicos e usinas PCHs serão monitorados a distância. “O valor investido é na ordem de R$ 3 milhões”, diz Moraes. Em termos gerais, nos últimos três anos a Atlantic investiu mais de R$ 586 milhões e, segundo o diretor-presidente “temos como previsão de investimentos para 2015 cerca de R$1,17 bilhões”. “A empresa tem projetos eólicos e hidrelétricos nos estados do Piauí, Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, resume. 92

Setembro 2015


PA R Q U E S E Ó L I C O S E P C H ’ S

Informação da Companhia INDÚSTRIA

Energia Elétrica SEDE

Curitiba/PR FUNDAÇÃO

2010 FUNCIONÁRIOS

50 PRODUTOS/ SERVIÇOS

o Parque Eólico Renascença V, Parazinho - RN

A cada ano a Atlantic torna-se mais competitiva no mercado de energias renováveis. O plano de negócios da empresa conta com investimentos programados até 2018, que totalizam R$ 1,66 bilhões. Além do Complexo Eólico de Morrinhos e o Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar, o Complexo Lagoa do Barro, no Piauí, também entra no plano de expansão, onde as operações estão previstas para iniciarem no final de 2018. “Com isso, consolidar o segmento eólico com a implantação e operação de 650MW até o final de 2018 é o nosso objetivo”, conclui o diretorpresidente.

Desenvolvimento, implantação e operação de projetos de energia renovável, foco em parques eólicos e PCH´s G E S TÃ O

Diretor-presidente: José Roberto de Moraes Presidente do conselho de administração: Sérgio Brandão Diretor administrativofinanceiro: Thiago Corrêa Marder Diretor de Operações: Miguel Diaz

w w w. a t l a n t i c e n e r g i a s . c o m . b r

93


94


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.