2 minute read

CARLOS MESQUITA

Next Article
- MOPHRH

- MOPHRH

Ministro Das Obras P Blicas Habita O E Recursos H Dricos

Estimada(o) Leitor (a), É com muita satisfação que, diante de várias adversidades conseguimos lograr este grande êxito e apresentamos a presente revista. Ao longo das páginas que se seguem, encontram-se espelhadas as nossas realizações e aspirações que, o Ministério das Obras Publicas Habitação e Recursos Hídricos, sempre prezou e desejou materializar.

Advertisement

Estamos cientes dos desafios que o país, em particular, e o mundo em geral estão a enfrentar, uma dinâmica que dela não fugimos, sendo por isso que diariamente estamos dispostos a ultrapassá-las, mas sempre olhando para o bem-estar da comunidade moçambicana.

Hoje, enfrentamos as mudanças climáticas, a recessão económica, o advento do Terrorismo em Cabo Delgado e vários outros factores que afectam severamente o nosso tecido social, que exigem do sector das Obras Públicas uma nova pujança, assim como o redobrar de esforços para mitigar os seus efeitos, para sempre continuarmos a desempenhar.

Estimada(o) leitor (a), a presente revista baptizada Especial MOPHRH é também especial por ser testemunha e percursora de histórias que caracterizam o caminho que trilhamos diaa-dia, com vista a provisão de serviços essenciais para o desenvolvimento económico e social do nosso Moçambique. Como instituição, o Ministério das Obras Públicas habitação e Recursos Hídricos compromete-se a continuar a mobilizar fundos e parcerias para a implementação de iniciativas dos vários sectores e assim alavancar acções produtivas de carácter social, para que pedra a pedra, construamos os alicerces do nosso plano de desenvolvimento.

Acreditamos que só desta forma conseguiremos alcançar a prosperidade e o desenvolvimento que o País tanto persegue, pois através deste meio, o cidadão poderá ter acesso a informação relevante inerente ao nosso sector, fazendo, assim valer a

Lei de Direito à Informação, um princípio constitucional da permanente participação democrática dos cidadãos na vida pública e a garantia de direitos fundamentais conexos. A publicação deste documento é carregado de cor e alegria, por contarmos com todas as forças vivas da sociedade rumo ao desenvolvimento, aproximando cada vez mais informação sobre obras públicas, materiais de construção, estradas e pontes, habitação, recursos hídricos, abastecimento de água e saneamento ao cidadão, permitidno uma melhor forma de participação individual e coletiva no processo de desenvolvimento do país.

Termino agradecendo a todos, especialmente aos nossos parceiros de cooperação e a população em geral, que tem tornado possível a materialização dos projectos do nosso sector, incluindo a concretização do sonho de sintetizar as realizações semestrais das obras públicas em forma de uma revista. Boa leitura!

05 VIII CONSELHO COORDENADOR

Delegados provinciais das Obras Públicas devem ser mais actuantes nos projectos de desenvolvimento rural

12 ACESSO A HABITAÇÃO NO PAÍS

FFH comprometido em continuar a promover o acesso a habitação mesmo com a recessão económica que assola o país

22 FINANCIAMENTO E GESTÃO DE ESTRADAS

Governo promete continuar a promover a participação do sector privado no financiamento gestão de estradas em todo o país

25 ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SOFALA

Água chega a mais de 35 mil pessoas da Beira e Dondo com a entrega de um sistema e estação de bombagem

35 RECONSTRUÇÃO PÓS-CICLONE EM SOFALA

Lançada a Primeira Pedra para Construção de Maior Escola Secundaria Geral do país

39 ÁGUA NA REGIÃO METROPOLITANA DE MAPUTO

É urgente a construção da barragem Moamba-Major para travar escassez de água na zona metropolitana de Maputo nos próximos

15 a 20 anos

44 REABILITAÇÃO DE ESTRADAS

Preços dos combustíveis e mudanças climáticas podem comprometer planos do sector

This article is from: