Edição 368

Page 1

"CASTRO DADIZELEITORAL”,DESUSPEITOÉCRIMECOMISSÃOALERJ

ACESSE AS NOTÍCIAS DO BRASIL DE FATO RJ TAMBÉM PELO CELULAR, ATRAVÉS DO QR CODE SERÁ DECHEGOUFINALMENTEQUEAVEZNEYMAR?

Pedido de auditoria de programas do governo estadual foi encaminhado ao TCE após escândalo na Ceperj. Entenda. GERAL, PÁG 3. DivulgaçãoDivulgação Divulgação

Confira os comentários sobre o que há de diferente no jogador do PSG nesta temporada. ESPORTES, PÁG 12.

EDIÇÃO 368 Ano 9 25 a 31 de agosto de 2022 distribuição gratuita brasildefatorj.com.br /brasildefatorj fato_rj brasildefatorj

Bolsonaro tentou se livrar da pecha de corrupto; relembre os principais casos envolvendo seu governo. GERAL, PÁG 7. APRENDA A FAZER CAIPIRAARROZDELICIOSOUM Receita faz parte do cardápio do Armazém do Campo. Saiba como enviar dicas culinárias ao Brasil de Fato. CULTURA & LAZER, PÁG 9. Divulgação MOTORISTAS SEM REGISTRO DE INFRAÇÃO NA CNH PODEM RECEBER DESCONTOS A PARTIR DE SETEMBRO Os benefícios fiscais ou tarifários compreendem pedágios e impostos. Saiba mais. GERAL, PÁG 2.

“CORRUPÇÃOACABOU”:AFIRMAÇÃODEBOLSONARONOJORNALNACIONALÉVERDADEOUMENTIRA?

EDIÇÃO 368 25 A 31 DE AGOSTO DE 2022GERAL2

» Mais de 60 famílias que moram no Projeto de De senvolvimento Sustentá vel (PDS) Osvaldo de Oli veira, no município de Macaé, na região norte fluminense do Rio, estão mobilizadas para recons truir o assentamento após o incêndio que atingiu o local na última semana O fogo, que teve causas naturais segundo o Movimen tos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), destruiu moradias, unidades de produção agroecológica, pasta gem, além do sistema elétrico e de abastecimento de água.

Contribuições em dinheiro podem ser repassadas pe lo Pix 05805135728 ou por depósito na conta corrente do Banco do Brasil, agência 5768-1; CC 12516-4. Os pontos de arrecadação são o Armazém do Campo RJ, no cen tro do Rio, e na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Rio das Ostras. www.brasildefatorj.com.brbrasildefato.com.br Antonio Neiva (in Carolina Dias, Joaquín Piñero (in memoriam), Mário Augusto Jakobskind (in memoriam), Rodrigo Marcelino, Vito Giannotti (in memoriam), Cláudia Santiago, Gerson Castellano, Carolina Proner, Maíra Marinho, Pablo Vergara, Olímpio Alves dos Santos, Silas Evangelista, Valéria Zacarias e Cristina Valle | EDIÇÃO: Mariana Pitasse | SUBEDIÇÃO: Eduardo Miranda | ADMINISTRAÇÃO: Catia Caroline Otávio REDAÇÃO: Clívia Mesquita, Jéssica Rodrigues, Jaqueline Luiz Ferreira e Lucas : Juliana Pablo e Érico Lebedenco.

Detran-RJDivulgação

Braga,

CHARGE | HELÔ D'ANGELO MARIANA LEMOS SÃO PAULO (SP)

MSTVergara/Pablo

Após incêndio, 63 famílias lutam para assentamentoreergueremMacaé (RJ)

redacaorj

Alves | DISTRIBUIÇÃO:

(21) 99373 4327/brasildefatorjbrasildefatorj fato_rj CONSELHO EDITORIAL:

Os benefícios fiscais ou tarifários compreendem pedágios e impostos A nova regra faz parte das alterações na lei de trânsito

Maia | DIAGRAMAÇÃO

Apartir do mês de setembro estados e municípios poderão conceder des contos em impostos, pedágios e de mais serviços aos cidadãos que estiverem ca dastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). Ou seja, se você é mo torista e está no mínimo há 12 meses sem cometer infração de trânsito, pode ser beneficiado. A nova regra faz parte das alterações na lei de trânsi to realizadas ainda em 2020 pelo Congresso Nacional.

Se for qualquerregistradainfração de trânsito, o registro na RNPC excluídoautomaticamenteserá

Deister,

|

Tavares

memoriam),

Segundo a resolução do Conselho Nacional de Trân sito (Contran) serão conce didos “benefícios fiscais ou tarifários” aos condutores e estes descontos poderão ser “de qualquer natureza”. Se você cumpre com os requisitos neces sários para o cadastro, deve acessar o site da Secretaria Nacional de Trânsito (Sena

Motoristas sem registro de infração na CNH podem receber descontos a partir de setembro

tran) e solicitar ser incluído na lista. O pe dido pode ser feito também por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsi to (CDT), disponível para Android ou iOS. A consulta ao RNPC será garantida a to dos os cidadãos. Para conferir se você es tá na lista acesse o site da Senatran e insi ra seu nome completo e CPF. A previsão é que o sistema seja atualizado até o oitavo dia útil de cada mês.Caso o motorista dese je ser excluído do registro, poderá realizar a solicita ção juntamente com a Se natran.Seforregistrada qualquer infração de trânsito no no me do motorista, o registro na RNPC será automatica mente excluído. Isso ocorre também quando a pessoa tiver o direito de dirigir suspenso, quando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estiver cassada ou vencida há mais de 30 dias ou se o motorista estiver cumprin do pena privativa de liberdade.

"O próprio STF já de cidiu que não carece de fundamento rejei tar sob qualquer pre texto concurso públi co, alegando-se au mento de despesa se esse concurso vai se dar por vagas existen tes, e não vagas novas criadas. Um Estado de bem-estar social que oferte à população serviços é um Estado com servidores públi cos, pontuaExecutivoocorreExatamente,mentequalificadosconcursados,ejustaremunerados.oquenãohojenoPoderfluminense",odeputado.

Pedido de auditoria de programas do governo estadual foi encaminhado ao TCE após escândalo na Ceperj

"Listamos 21 programas que precisam, de fato, ser profundamente auditados, investigados, para que não fique pedra sobre pedra, porque o que aconteceu na Ceperj é o absurdo dos ab surdos. Há indicativos de que outras irregularidades estejam acontecendo tam bém em outras áreas. Nes te momento, muitas coisas podem estar envolvidas: a improbidade administrati va, o crime eleitoral. Muitas hipóteses podem ser aven tadas. Então, é necessário que não se misture o joio com o trigo", disse o depu tado estadual.

"É inaceitável de vários pontos de vista, incluindo aí o ético. Mas somos um es tado que já teve vários go vernadores presos pela tra jetória de malversação das contas públicas. Lamenta velmente, não é uma surpre sa, até porque é uma versão fluminense do orçamento secreto do governo federal, que beneficiou aliados dire tamente, com o controle do [presidente da Câmara Fe deral Arthur] Lira (PP). Cas tro tentou reproduzir essa mesma lógica no estado do Rio", avalia o reportagemsecretos,vernador"planilhaquecomosobdeRecentemente,economista.agestãoCláudioCastrocolocousigiloprojetosusadosindicaçãopolíticaetinham,inclusive,umacomoonome"gopara9milcargosconformemostroudoportal .

UOL

EDIÇÃO 368 25 A 31 DE AGOSTO DE 2022 GERAL 3

PimentelMauro RIO DE JANEIRO (RJ)

EDUARDO MIRANDA

O caso dos cargos secretos do Ceperj é apontado como um dos maiores escândalos da administração pública no Rio de Janeiro. Segundo Luiz Paulo, diversas outras secretarias e órgãos ligados ao governo estadual podem estar sendo usadas para os mesmos esquemas, suspei ta que vem sendo comparti lhada inclusive pelo Minis tério Público estadual. Segundo comissão, há fortes indícios de crime eleitoral e de crime de improbidade administrativa

Acomissão de tributa ção da Assembleia Le gislativa do Rio de Ja neiro (Alerj) encaminhou ao Tribunal de Contas do Esta do (TCE) um pedido de audi toria em diversos programas do governo estadual. A medi da ocorre após o escândalo dos cargos secretos na Fun dação Centro Estadual de Es tatísticas, Pesquisas e Forma ção de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) usado para que aliados do governa dor Cláudio Castro (PL) fizes sem saques de mais de R$ 200 milhões em espécie. Segundo o presidente da comissão da Alerj, o deputa do Luiz Paulo (PSD), há for tes indícios de crime eleito ral, com o governador be neficiando aliados políti cos em troca de apoio pa ra sua reeleição, e de crime de improbidade adminis trativa, quando um agente público causa lesão ao pa trimônio público ou busca enriquecimento ilícito seu ou de outros.

REGIME

CASTRO E BOLSONARO Em entrevista ao Brasil de Fato, o professor Alexan dre Jerônimo de Freitas, do Departamento de Econo mia da Universidade Fede » O deputado Luiz Pau lo lembra que o pró prio Castro aceitou os novos termos do Re gime de Recuperação Fiscal (RRF) do estado impostos pelo governo federal, dentre eles fa zer cortes em contra tações, como a abertu ra de concursos públi cos, por exemplo. Se gundo o parlamentar, o governador se omi tiu sobre a necessida de de concursos públi cos, "sempre alegan do que poderia ferir o RRF" e criou despe sas de pessoal de for ma oculta para benefi ciar aliados e comprar suaAoreeleição.mesmotempo em que convém ao gover nante usar os cargos como moeda de troca, e os servidores con cursados atrapalha riam essa negociação, Luiz Paulo lembra que o argumento do gover nador é falho.

O caso da Ceperj é apontado como um dos públicaadministraçãoescândalosmaioresdanoRio

Castro é suspeito de crime eleitoral, diz comissão da Alerj ral Rural do Rio de Janei ro (UFRRJ), afirmou que, embora se trate de um dos maiores escândalos políti co-econômicos do estado, Castro dá continuidade às sucessivas má administra ções públicas, vide, lembra ele, o número de governa dores presos ou destituídos do cargo nos últimos anos Além da comparação com Sergio Cabral, Luiz Fernan do Pezão, Anthony Garoti nho, Moreira Franco e Wil son Witzel, cuja cadeira foi ocupada pelo então vice -governador Cláudio Cas tro após um processo de im peachment, Freitas vê seme lhanças entre o modus ope randi do atual governador com a forma encontrada pe lo presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo partido de Cas tro, para obter apoio políti co em ano eleitoral.

Brunno Dantas/TJRJ

“Pelo exposto, nota-se que a materialidade e autoria dos crimes são indiscutíveis e não há nos autos prova capaz de afastar, de plano, a ilicitude ou a culpabilidade dos agen tes. É necessário registrar que os crimes foram prati cados pela mãe e pelo pa drasto da vítima, no ambien te familiar”, destaca o docu mento encaminhado ao Juízo.

Jairinho e Monique foram denunciados em maio de 2021 por homicídio tripla mente qualificado, tortu ra, fraude processual e co ação no curso do processo, enquanto apenas Monique foi denunciada por fraude processual, por ter presta do declaração falsa no Hos pital Real D’Or, em Bangu, durante atendimento mé dico prestado a Henry um mês antes da morte.

Henry foi encontrado desa cordado na residência onde vivia o casal, na Barra da Ti juca, na madrugada do dia 8 de março. Levado ao hospi tal com múltiplas lesões cor porais, teve sua morte decla rada por hemorragia interna e laceração hepática.

Jairinho e Monique doismaiodenunciadosforamemde2021,mesesapós a morte de Henry entre as 23h30 do dia 07 de março de 2021 e as 03h30 do dia 08 de março de 2021, Jai rinho, mediante ação con tundente exercida contra Henry, causou-lhe lesões graves que ocasionaram a morte da Monique,criança.por sua vez, omitiu-se de sua respon sabilidade legal, concor rendo para a consumação do crime de homicídio de seu filho, uma vez que, sen do conhecedora das agres sões que o menor de idade sofria do padrasto, e estan do presente no local dos fa tos, nada fez para evitá-las.

REDAÇÃO RIO DE JANEIRO (RJ) Os dois foram denunciados por homicídio triplamente qualificado, tortura, fraude processual e coação O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) in cluiu nas Alegações Finais da Promotoria que o ex-ve reador Jairo Souza Santos Júnior, o Jairinho, e sua ex -companheira, Monique Medeiros da Costa e Sil va de Almeida, sejam jul gados por um júri popular. Eles são réus por homicí dio, tortura e coação pela morte de Henry Borel, em março de Segundo2021.os acusados, Ministério Público do RJ quer júri popular para ex-vereador Jairinho e Monique Medeiros

EDIÇÃO 368 25 A 31 DE AGOSTO DE 2022GERAL4

O documento também in dica que houve crime de tor tura, após a babá da vítima confirmar que o menino se queixou de dores depois de passar algum tempo sozi nho com o denunciado, tendo a informação sido repassa da a Monique, e de coação, pois os denunciados induzi ram funcionárias da resi dência a prestarem informa ções falsas em depoimento à autoridade policial. Sobre o possível crime de fraude processual, não foram encontrados indícios suficientes de que uma fun cionária do casal teria rea lizado a limpeza do aparta mento devido à ocorrência do homicídio, não havendo prova de que, no dia do crime, os acusados tenham passado ordem diversa do habitual, para inviabilizar o trabalho pericial.

"MOTIVO TORPE" »Ainda de acordo com a peça processual, "o crime foi cometido por motive tor pe, uma vez que Jairinho ale grava-se com a dor e deses pero da criança, enquanto Monique anuiu aos episódios de violência em prol de seu benefício financeiro, alcan çado pela união com o ex -vereador, mediante recur so que impossibilitou a de fesa da vítima, e com o em prego de meio cruel, tendo a vítima sofrido intenso so frimento físico".

Em suas Alegações Finais, a 2ª Promotoria de Justiça junto ao II Tribunal do Jú ri da Capital destaca que, no período compreendido

DeputadosdosMacedo-CâmaraLuis

Em abril deste ano, Daniel Silveira foi condenado pelo STF por crimes contra o Estado Democrático de Direito. A maioria da Corte votou pela condenação do parlamentar a oito anos e nove meses de prisão, a perda do mandato e dos direitos políticos.

Na quepublicação,foiretirada do ar, o Daniel Silveira chamou Moraes de “mentiroso da República” e disse “cagar e andar” para as medidas do ministro.

» Em novembro de 2021, o ministro Alexandre de Mo raes revogou a prisão de Daniel Silveira, detido por ataques antidemocráticos e incitação à violência con tra ministros da Corte. A decisão definiu que o deputa do deveria cumprir duas medidas cautelares: não ter contato com investigados do inquérito das Fake News e não frequentar qualquer rede social pelo seu pró prio nome ou de terceiros.

Nas eleições deste ano Silveira tenta uma cadeira no Senado

Ataque de Daniel Silveira a ministro do STF pode configurar crime contra a honra, diz advogada

“Se a pena não existe mais, a proibição de acesso às redes sociais, que vinha no lugar da prisão, também acaba sendo sem razão de ser, sem função. A caute lar não existe em si mesma, ela existe para ser alter nativa a pena”, aponta a advogada.

Um dia após a decisão do Supremo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu a graça constitucional, ou seja, o perdão da pena a Silveira.

No último domingo (21) o deputado federal e candidato a senador, Daniel Silveira (PTB-RJ), uti lizou as redes sociais da es posa, Paolla Silveira, para publicar um vídeo em que atacava o ministro do Supre mo Tribunal Federal (STF) e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ale xandre de Moraes. Para a advogada crimina lista Maria Jamile José, as ofensas proferidas pelo par lamentar podem caracteri zar em crimes contra a hon ra. Segundo ela, a discussão no STF já reiterou o enten dimento de que a liberdade de expressão não pode aco bertar a prática de crimes.

Parlamentar chamou Alexandre de Moraes de “mentiroso da República” mesmo proibido de usar redes sociais pelo STF

EDIÇÃO 368 25 A 31 DE AGOSTO DE 2022 GERAL 5

“A veiculação de pala vras, expressões e afirma ções que podem atacar, diminuir e desmoralizar a honra de quem quer que se ja pode configurar, em te se, alguns dos crimes con tra a honra previsto no nos sos ordenamento jurídico, como a injúria, calúnia ou difamação, quaisquer des ses crimes se configuram quando por meio de pala vras o interlocutor minimi za, atinge a respeitabilidade do destinatário das afirma ções. E as penas desses cri mes são aumentadas quan do veiculadas para milha res de pessoas, por exem JAQUELINE DEISTER RIO DE JANEIRO (RJ) plo, por meio de redes so ciais. Essas novas afirma ções poderiam configurar alguns desses crimes”, ex plica a sócia-fundadora do escritório Maria Jamile Jo séComAdvocacia.arevogação da Lei de Segurança Nacional, em setembro de 2021 e a insti tuição da Lei 14.197/21, re lativa aos crimes contra o Estado Democrático de Di reito, as ofensas dissemi nadas pelo deputado não podem mais serem agra vadas por se destinarem a um ministro do Supremo Tribunal Federal. “A lei que substituiu a lei de crimes contra a Seguran ça Nacional que é chamada de lei dos crimes contra o Es tado Democrático de Direi to não repetiu essa previsão

SAGA COM A JUSTIÇA

Desde maio parlamentar tem usado as redes sociais da esposa para realizar lives e vídeos em que afirma estar sendo “censurado” e que é candidato elegível devido ao indulto individual concedido por Bolsonaro.

Esse não é o entendimento da Procuradoria Geral da República que em maio divulgou que os efeitos do in dulto restringe-se à “condenação penal, não atingindo eventual responsabilização em outras esferas, como a eleitoral”. Isso significa que caberá à Justiça Eleitoral definir a legitimidade ou não da candidatura de Silvei ra ao Senado. Já com relação ao uso das redes sociais, a avalia ção da advogada criminalista Jamile é que a graça con cedida pelo presidente extingue sim a origem das me didas cautelares impostas ao parlamentar, assim sendo, o Silveira poderia utilizar as redes.

O Brasil de Fato procurou o STF para uma posição sobre os recentes vídeos publicados pelo parlamen tar nas redes sociais. O STF respondeu que não co mentaria o caso. A reportagem também tentou conta to com o deputado federal, porém não obteve retorno. legal, ou seja, esse crime de aumento de pena por calú nia direcionada a ministro não existe mais. O que a gen te tem é o crime comum de calúnia, injúria e difamação no Código Penal, no qual se prevê um aumento de pe na se a calúnia é direciona da especificamente ao pre sidente da República ou ao chefe de poder de Estado es trangeiro, mas não a minis tro do STF”, comenta Jamile.

MP Wilsonex-governadorcampanhacontestaEleitoraldeWitzel

»Para o cargo de governador, a co ligação "Para mudar com quem sabe governar", formada pelo Pa triota, Partido Democrático Tra balhista (PDT), Partido Social De mocrático (PSD) e Agir, será a pri meira a veicular propaganda em bloco na televisão, no próximo dia 26, quando inicia o horário eleito ral gratuito. Para senador, o pri meiro será o PDT; para deputado federal será o Patriota e para de putado estadual, o Republicanos. A posição da apresentação de cada partido, federação ou coliga ção no horário eleitoral gratuito se altera a cada dia. 13h25 e, no horário da noite, das 20h às Além20h25.disso, serão destinados 70 minutos em inserções diárias de 30 e 60 segundos, de segunda a do mingo, entre 5h e 24h.

ORDEM PROGRAMASDOS

A PRE-RJ ressaltou ao TRE que Witzel está inelegível em razão da condenação pelo Tribunal Misto Especial no julgamento de impe achment que, em 2020, o afastou do Palácio Guanabara e o inabili tou ao exercício de função públi ca durante cinco anos. Segundo a PRE-RJ, é iminente o gasto de vultoso financiamento público (R$ 26,6 milhões – é o limite le gal total de gastos do candidato), de modo que o pedido liminar de proibição da campanha deve ser apreciado ainda antes do julga mento de outras impugnações.

» O Ministério Público Eleitoral enviou ao Tribunal Regional Elei toral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) um conjunto de sete ações de im pugnação de registros de candi datura na última semana para as eleições fluminenses. Dentre elas, está a do ex-governador Wilson Witzel (PMB), candidato a che fe do Executivo do estado do Rio.

Veja o tempo de TV e rádio de cada candidato na campanha eleitoral do Rio de Janeiro

Além do ex-governador, vão res ponder a ações de impugnação os seguintes seis candidatos a deputa do estadual: Davi Loureiro (União), Zito (PSD), Júnior Baiano (Repu blicanos), Chiquinho da Educa ção (União), Rodrigo Negão (PSC) e Mauro Gouvêa (Republicanos).

C omeça na próxima sexta-fei ra (26) o horário eleitoral gra tuito no rádio e na televisão. Os programas dos candidatos aos cargos de presidente, governador de estado, senador e deputados fe deral e estadual serão exibido de segunda a sábado até o dia 29 de setembro e terão 50 minutos diá rios divididos em dois blocos de 25Aminutos.transmissão nos canais aber tos e nas rádios é obrigatória, já que as duas mídias são concessões públicas. No rádio, o primeiro ho rário será das 7h às 7h25, e o se gundo das 12h às 12h25. Na tele visão, a propaganda eleitoral gra tuita vai ao ar primeiro das 13h às Horário eleitoral gratuito tem início na próxima sexta-feira (26) e fica no ar até 29 de setembro

Cláudio Castro, Marcelo Freixo e Rodrigo Neves terão mais tempo de TV Divulgação

A Procuradoria Regional Eleito ral (PRE-RJ) pede ao TRE que o ex -governador Wilson Witzel (PMB), além de ter a candidatura indeferi da, seja proibido de utilizar recur sos de campanha, seja de fundo partidário ou fundo eleitoral, por se tratar de um candidato que o PMB tinha ciência de estar inabi litado (direitos políticos suspensos) e, ainda assim, o escolheu em con venção do último dia 30.

REDAÇÃO DE JANEIRO (RJ)

CANDIDATOS NO RIO

INSERÇÕES »Cada vez mais importantes para os candidatos frente a um públi co que nem sempre está com a TV ligada em canal aberto por conta do uso de internet, strea ming ou TV a cabo, as inserções em intervalos comerciais de 30 e 60 segundos foram definidas da seguinte forma: Cláudio Cas tro terá 468 inserções; Marcelo Freixo terá 311 inserções; Rodri go Neves, 162; Paulo Ganime, 39. Serão destinados 70 minutos em inserções diárias, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), sem pre de segunda a domingo, entre 5 horas e meia-noite.

»Candidato à reeleição, o governa dor Cláudio Castro (PL) terá 4 mi nutos e 46 segundos de programa eleitoral. Já o deputado Marcelo Freixo (PSB), também candidato à sucessão no Palácio Guanabara, terá 2 minutos e 55 segundos. O ex-prefeito de Niterói Rodrigo Ne ves (PDT) terá 1 minuto e 24 segun dos de propaganda eleitoral. Paulo Ganime (Novo) terá 24 segundos. Os partidos PSTU, PCB, DC, PRTB, PCO, PMN, PMB, Agir e UP não terão direito à propaganda gra tuita no rádio e na TV por conta da aplicação da cláusula de barreira, em função dos seus desempenhos nas Eleições 2018.

EDIÇÃO 368 25 A 31 DE AGOSTO DE 2022GERAL6

RIO

REDAÇÃO RIO DE JANEIRO (RJ)

O Estado de S.Paulo revelou o es cândalo a partir de centenas de ofícios enviados por deputados e senadores a ministérios do Exe cutivo federal.

com os postulantes à vaga no Pa lácio do MergulhadoPlanalto.em escândalos em diversas pastas de seu governo, o presidente tem lutado para se esquivar da pecha de "corrupto". A interferência em investigações contra sua família, o uso descabi do do sigilo em informações públi cas e o aparelhamento do Estado para satisfazer interesses de alia dos apontam em outra direção. Confira alguns dos escânda los de corrupção envolvendo o seu governo: COVAXIN » A suspeita de corrupção na compra da vacina indiana Co vaxin foi uma das principais li nhas de investigação da CPI da Covid, realizada em 2021 no Se nado. O caso também é investiga do pelo Ministério Público Fede ral (MPF). No ano passado, o MPF citou suspeita da ocorrência dos crimes de corrupção e superfa turamento na compra.

EMPREITEIRA FRAUDULENTA

» O governo Bolsonaro criou um orçamento paralelo bilionário em emendas, no final de 2020, para conseguir apoio do “Centrão” no Congresso Nacional. Uma série de reportagens publicada pelo jornal

ÔNIBUS SUPERFATURADOSESCOLARES

O Ministério da Educação teria superfaturado em mais de R$ 700 milhões a compra de ônibus escola res. A denúncia foi revelada em documentos obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo De acordo com a reportagem, o governo do presi dente Jair Bolsonaro (PL) abriu um processo de lici tação para pagar R$ 480 mil por cada ônibus escolar destinado ao transporte de estudantes em áreas ru rais. No entanto, Técnicos do Fundo Nacional de De senvolvimento da Educação (FNDE) apontaram que cada veículo deveria custar no máximo R$ 270 mil.

A empreiteira Engefort tem conquistado a maioria das concorrências de pavimentação do governo Bolsonaro. A empresa venceu dife rentes licitações nas quais participou sozinha ou na companhia de uma empresa de fachada registrada em nome do irmão de seus sócios, a Del Construtora. A informação foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo na segunda-feira (11). A reportagem aponta que a construtora, com sede na cidade de Imperatriz, sul do Maranhão, explodiu em verbas na atual gestão e assinou contratos para asfaltamento mesmo longe de sua base.

OBRAS DA SAÚDE NO RIO

»

»

“Corrupção acabou”: afirmação de Bolsonaro no Jornal Nacional é verdade ou mentira?

O Ministério da Saúde atuou para desembolsar, sem licitação, quase R$ 30 milhões em obras em prédios da pasta no Rio de Janeiro. Empe nhados em ritmo de urgência, sob a justificativa da pandemia, os valores só não foram efetivamente gastos porque a Advocacia Geral da União (AGU) identificou indícios de irregu laridades e cancelou os repasses.

» O advogado Marconi Gonçalves, que comandou a superintendência do Ins tituto Nacional de Colonização e Refor ma Agrária (Incra) no Maranhão entre novembro de 2021 e janeiro deste ano, contou em depoimento à Polícia Fede ral que recebeu um pedido de propina logo após tomar posse. A proposta teria sido feita na porta da sede do órgão por um lobista. Em nota, o Incra diz que apura suspeitas de irregularidades na superintendên cia do órgão no Maranhão.

Em maio do ano passado, o então ministro do Meio Ambiente, Ricar do Salles, foi alvo de uma opera ção da PF que investigava se fun cionários do ministério e do Ibama favoreceram indevidamente em presas que atuam no contraban do de madeira. Na mesma opera ção, o então presidente do Ibama, Eduardo Bim, foi afastado do car go pelas mesmas suspeitas.

ORÇAMENTO SECRETO

»

@g1-Reprodução-Twitter

Bolsonaro tentou se livrar da pecha de corrupto na sabatina na Rede Globo; relembre os principais casos “ N ã o há corrupção no meu governo", disse o presidente Jair Bolso naro (PL), candidato à reeleição, na bancada do Jornal Nacional, na noite da última segunda-fei ra (22), ao participar da sabatina PAULO MOTORYN BRASÍLIA (DF)

Chefe do Executivo sentou na bancada do Jornal Nacional pela segunda vez

CORRUPÇÃO NO INCRA

EDIÇÃO 368 25 A 31 DE AGOSTO DE 2022 GERAL 7

»

MINISTRO MADEIREIRO

O Instituto de Pesqui sa e Memória Pretos Novos, na Gamboa, na zona portuária do Rio, abriu suas portas na última sexta-feira (19) com uma programação cultural re pleta de muita arte e home nagens ao povo afro-brasi leiro e seus ancestrais. Do lado de fora, na facha da da instituição, o artista visual Ozi, um dos pionei ros do graffiti no Brasil, as sina o mural “Sankofa” cria do com a técnica de estêncil, com dimensão de 15 m², em uma parceria inédita com a poeta Mel Duarte, que é re tratada na obra como uma deusa africana-barroca, e aplicação de texto exclusivo da autora para esta pintura, cujo trecho inicial começa com a seguinte frase: “Em memória aos nossos ante passados, em respeito às su as infindas histórias".

SOBRE O INSTITUTO O sítio arqueológico Cemi tério dos Pretos Novos (1769 – 1830) é uma das provas ma teriais mais contundentes e incontestáveis encontra das até hoje sobre a barbá rie ocorrida no período mais intenso do tráfico de seres humanos. Foram deposita dos neste cemitério os restos mortais de dezenas de mi lhares de africanos brutal mente retirados de sua terra natal e trazidos à força para o trabalho escravo.

» Depois de bem-sucedi das temporadas virtual e presencial no Rio e em São Paulo, o monólogo “Cora do Rio Vermelho” chega ao Te atro da UFF, em Niterói, pa ra apresentações de 26 a 28 de agosto. O espetáculo, que tem patrocínio do governo do estado através do Edital Retomada Cultural RJ2, foi tecido a partir do encontro de anotações e reflexões da atriz Raquel Penner com a obra de Cora PseudônimoCoralina.deAnna

Na Galeria Pretos Novos de exposiçãoestáContemporâneaArteemcartaza“Ourubu” e

Museu dos Pretos Novos, na Gamboa, inaugura exposição e novo mural na fachada

SERVIÇO

Temporada: 26 a 28 de agosto Teatro da UFF: Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí - Niterói - RJ Telefone: (21) 2629-5576 Dias e horários: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Apresentação de libras: 26 de Ingressos:agosto. R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia-entrada) e R$ 5 (APADA - Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos). Duração: 50 minutos Instagram: @coradoriovermelho poesia, celebrava a vida e a simplicidade. Quando a re encontrei, a partir de um li vro do Drummond, percebi que tudo o que eu queria di zer no palco estava ali”, lem bra Raquel.

Divulgação Monólogo reúne textos

Monólogo no teatro da UFF passeia pela vida da escritora Cora Coralina

CORA DO RIO VERMELHO

Além do Museu Memorial e da Galeria de Arte Con temporânea, o IPN também conta com uma Biblioteca e ainda um auditório cons tantemente ocupado com a programação de oficinas ao longo de todo o ano. Após quase dois anos de distanciamento social, o Mu seu se encontra funcionando normalmente. As visitações gratuitas acontecem às ter ças-feiras das 10h às 16h. As pagas são de quarta a sex ta, das 10h às 16h, e aos sá bados, das 10h às 13h, com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$10 (meia entrada).

EDIÇÃO 368 25 A 31 DE AGOSTO DE 2022CULTURA & LAZER8

Já na Galeria Pretos No vos de Arte Contemporânea,

Lins dos Guimarães Peixoto Bre tas, Cora Coralina (1889 –1985) é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Nascida na cida de de Goiás, ela viveu mais de quatro décadas em São Paulo. Apesar de escrever seus versos desde a adolescência, ganhava a vida como docei ra, e seu primeiro livro só foi publicado em junho de 1965, quando tinha quase 76 anos de idade. Escreveu sobre os lugares onde viveu, as pesso as com as quais se relacionou e a natureza que observava. “Cora Coralina foi uma mulher múltipla e libertária. Removeu pedras e abriu ca minhos para outras mulhe res. Há 10 anos, tive meu pri meiro encontro com ela, em uma exposição no CCBB-RJ. Fiquei encantada por aquela senhora do interior do Bra sil que falava firme e can tado, fazia doces e escrevia

poemas da escritora Divulgação REDAÇÃO RIO DE JANEIRO (RJ) REDAÇÃO RIO DE JANEIRO (RJ)

Visitações gratuitas acontecem às terças está em cartaz a exposição “Ourubu”, do artista visu al Mulambö, que apresen ta uma paródia sobre o ciclo natural da vida até a morte, na qual o personagem cen tral é um urubu dourado, re presentado em uma escul tura que toma toda a área central da galeria.

» Retirar as sobrecoxas e reservar em um recipiente » É recomendado fazer esse pro cesso (chamado de “selar”) em duas ou três levas, pois adicionar todas de uma vez vai esfriar a panela e impe dir que elas fritem, soltando água, o que não é desejado.

» Adicionar a cúrcuma, se for in natura é recomendado ralar no ralador fino ou macerar bem » Adicionar o arroz e a cenoura » Adicionar água até passar um dedo de altura do arroz

» Corrigir o sal e deixar cozinhar até a água secar e o grão de arroz estar cozido, se necessário, adicione mais água aos poucos até chegar ao ponto

» Após cozido, finalizar com a mos tarda, cominho, pimenta do reino e cheiro verde/coentro à gosto.

EDIÇÃO 368 25 A 31 DE AGOSTO DE 2022 CULTURA & LAZER 9 CAÇA-PALAVRA WWW.COQUETEL.COM.BR PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS Solução www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL BANCO 8 ADC ASSEMBLEIA OSALISAR FAROLTATO IXAROPE ISCAORAZ TALONARIO CIMACLERO CACOCAM CASCAVIR DAIPIMB VOAMOLEZA LSTNEI HORAEXTRA MESESDOANO Acessóriodevia-jantes antesConso-de"balé" masculinodefinidoArtigoplural deRecursocâme-rasfoto-gráficas enfurecervecer;EnraicomoBlocoodecheques BethâniarâneoConterdeMaria fevereiro,Janeiro,março,abril... De muitopreçoaltoBarcodeluxoDesenrugarA(oCozerbolo)segundavogalTomara;queiraDeus O toRuídodasentidopelefei-nosono A(?),deLnominhoca,anzolanternacarrosD.Pedroimpe-radordoBrasil quarparaRemédiotosseMóveldoto(pl.) A dosclassepadresCobalto(símbolo) Time mineiro (fut.) (?) metal: o dinheiro Em (?) de: romanos100,sobreem AbelMatou(Bíb.)(?)está:eisaqui deVretornarVoltar;asilhasbarro Senhores(abrev.)Hiatode"paetê"Tipo trabalhadoPdecotedeeríodoalémdacargahoráriadoexpedienteRevesteasfrutasViajadeavião(fig.) MarHeitortinez,ator deReuniãocondô-minos Elegante;requin-tado (?) usadaplantavera:emxampus (dívida)liquidaSalda; (?)brasileirosambistaLopes, Por (?): por quantoenSumiçoCosta(Geog.) Mandioca(bras.)Faci-lidade 4/aloe—zoom.5/clero.9/talonário.10/assembleia. DICAS MASTIGADAS CAIPIRAARROZReprodução INGREDIENTES • Arroz agulhinha (Tipo1) 500g • Sobrecoxa de frango 1 kg • Linguiça Calabresa 1 unidade (aprox 200g) • Bacon 200g • Alho 50 g (6 a 8 dentes) • Cebola 1 unid • Cúrcuma a gosto • Cenoura 0,5 kg • Milho 2 latas • Ervilha fresca congelada 300g • Mostarda a gosto • Cominho a gosto • Pimenta do reino a gosto • Cheiro verde/coentro a gosto • Sal a gosto Esta receita foi enviada pelos alunos do curso de gastronomia da UFRJ. Eles participam do projeto Convivium (@convivium.ufrj), que tem uma parceria com o Armazém do Campo, na Lapa, onde algumas das receitas são oferecidas aos sábados. Compartilhe com a gente a sua receita! MODO DE FAZER » Picar ou macerar o alho » Picar a cebola, a cenoura, a cala bresa e o bacon em cubos pequenos » Levar uma panela grande ao fogo. Quando estiver bem quente, colocar as sobrecoxas com a pele virada para baixo e esperar formar uma crosta dourada enquanto a gordura é liberada » Adicionar sal, virar as sobrecoxas e dourar o outro lado.

»

Após selar as sobrecoxas, adicio nar a cebola, o alho, a calabresa e o bacon (pode colocar a capa tam bém para dar gosto) e refogar até soltar a crosta do fundo formada.

REDAÇÃO SÃO PAULO (SP) Base do governo de Petro

México implica militares no desaparecimento de 43 estudantes de Ayotzinapa Ações e desaparecimentopermitiramomissões e execução dos jovens, diz relatório M ilitares mexicanos têm cimentopermitiramparticipaçãopassada.talcomissãosegundotesrecimentodaderesponsabilinodesapade43estudandeAyotzinapaem2014,relatóriodeumagovernamendivulgadonasemana"Asações,omissõesou[demilitares]odesapareeaexecuçãodos estudantes, assim como o assassinato de outras seis pessoas", afirmou Alejan dro Encinas, subsecretário do Interior e chefe da Co missão da Verdade de Ayot zinapa, ao apresentar o re latório em um ato público. Encinas acrescentou que não foi comprovada "uma ação de caráter institucio nal, mas sim responsabili dades claras de integrantes" das secretarias de Defesa e da Marinha destacados pa ra a área dos acontecimen tos. Ele não especificou se os agentes ainda continu am na ativa. Por isso, o chefe da comis são enfatizou que é preci so continuar investigando qual foi o grau de partici pação do Exército e da Ma rinha do México no que ele descreveu, repetidamente, como um "crime de Estado".

» A Comissão de Paz do Se nado da Colômbia anun ciou, na semana passada, a implementação de um pla no para proteger líderes so ciais e signatários da paz, priorizando os 65 municí pios mais violentos do país. Autoridades do legislati vo indicam que, de acordo com a política de seguran ça do presidente Gustavo Petro, a força pública será responsável pela proteção de pessoas reintegradas à vida civil e de defensores de direitos

Esportistas e frequentadores do lago SerrePoncon, em Ubaye Serre-Ponçon, nos Alpes franceses, observam o nível da água, que diminuiu 14 metros devido à seca que vem atingindo diversas partes da Europa e do hemisfério norte. O registro é da última terçafeira (23) e, segundo o jornal francês “Le Monde”, as atividades turísticas estão sendo adaptadas em um cenário de tensões em torno de um recurso que está se tornando escasso.

"São 29 medidas, sugeri das a diferentes órgãos do poder público, que têm o objetivo de limitar, delimi tar ou baixar as estatísticas de crimes contra defenso res de direitos humanos, li deranças sociais e pessoas que assinaram o acordo de paz", afirma o senador Iván Cepeda, do Pacto Históri co, a coalizão do presiden te Petro e sua vice, Francia Márquez.

humanosdoscontraconterprogramalançaparaviolênciadefensoresdireitos Saget/AFPJoel

Protestos nas ruas do México pelos 43 jovens de AyotzinapaREDAÇÃO DW

O desaparecimento dos 43 estudantes ocorreu en tre a noite de 26 e a madru gada de 27 de setembro de 2014, quando o grupo esta va a caminho da cidade de Iguala, no sul do país. Lá, pretendiam pegar um ôni bus rumo à Cidade do Mé xico para participar de pro testos contra as más condi ções da educação no país. O caso, que gerou forte comoção internacional, é considerado uma das pio res violações de direitos hu manos da história do Mé xico, que tem cerca de 100 mil pessoas desaparecidas. De acordo com as inves tigações, os jovens foram capturados por policiais locais em conluio com in tegrantes do cartel de dro gas Guerreros Unidos, que são suspeitos de assassiná -los e incinerar seus corpos. O caso ficou conhecido co mo massacre de Iguala.

SECA E ESCASSEZ DE ÁGUA ASSUSTAM PAÍSES DO HEMISFÉRIO NORTE

armasdasalémramdos114vimentodoSegundohumanos.levantamentoInstitutodeDesenvoldaPaz(Indepaz),liderançasdefensorasdireitoshumanosjáfoassassinadasem2022,deoutros31membrosFarcquedeixaramasapósassinaroAcor do de Paz com o governo. A Colômbia também é um dos países mais perigosos do mundo para defensores do meio ambiente.

SEM SOBREVIVENTES Conforme declarações de Encinas ao jornal mexica no Milenio, não há indícios de sobreviventes entre os 43 desaparecidos, e todas as evidências apontam que eles foram assassinados. Em 29 de março deste ano, o presidente do Mé xico, Andrés Manuel Ló pez Obrador, anunciou que membros da Marinha esta vam sob investigação por supostamente terem adul terado provas durante as primeiras investigações.

Colômbia anuncia programa para proteger lideranças sociais

EDIÇÃO 368 25 A 31 DE AGOSTO DE 2022MUNDO10 Claudio Cruz/AFP

Seleção feminina sub-20 joga semifinal da Copa do Mundo nesta quinta

REDAÇÃO RIO DE JANEIRO (RJ)

EDIÇÃO 368 25 A 31 DE AGOSTO DE 2022 ESPORTES 11

Scooby começou sua carreira no surfe aos 11 anos de idade. Aos 34 anos, ele é o atual vice-campeão do maior campeonato de ondas gigantes do mundo, o Nazaré Tow Surfing Challenge, onde, inclusive, recebeu a nota mais alta da competição; também foi finalista do “Big Wave Awards”, considerado o “Oscar” das ondas gigantes, como surfista do ano e detentor da maior onda surfada. “Me senti muito honrado com o convite. Ajudar a levar essa mensagem, de quão importante são os Jogos Olímpicos e do quanto esses atletas são especiais por serem olímpicos. É uma honra ajudar e fazer parte disso de alguma forma”, celebrou Scooby.

Se vencer o Japão, Brasil enfrentará seleção vencedora do duelo Espanha x Holanda no confronto final Brasileiras comemoram a vitória após jogo com a Colômbia

Ziehe/COBMarina Scooby é o atual campeonatopeãovice-cam-domaiordeondasgigantesdomundo REDAÇÃO RIO DE JANEIRO (RJ)

»

MILAN IGNORA REGRA E LANÇA UNIFORME DA COR DO GRAMADO

Magalhães/CBFThais

Surfista tem recordes mundiais e vai fazer a ponte entre torcida e atletas Atual campeão da Série A da Itália, o Milan lançou na terça-feira (23) sua nova terceira camisa para a temporada 2022/23. Produzida pela empresa alemã Puma, a peça alternativa do clube lombardo é predominantemente verde-oliva com alguns detalhes em amarelo fluorescente. Com isso, o clube descumpriu uma norma da Lega Serie A que impede a utilização de uniformes verdes. O objetivo da entidade é atender ao interesse das emissoras de televisão, que temem que os kits sejam semelhantes à cor do gramado e atrapalhem a transmissão.

ASeleção Brasileira realizou no último fim de semana um feito não alcançado desde 2006, quando levou o bronze na Copa do Mundo Feminina Sub-20 da Rússia, e chegou às semifinais. Nesta quinta-feira (25), a partir das 23h, as meninas jogam as semifinais contra a equipe do Japão, na Costa Rica. Na única vez que brasileiras e japonesas se enfrentaram na história do futebol feminino sub-20, o Japão levou a melhor, vencendo por 3x1, no Mundial de 2016. Quem passar deste duelo vai enfrentar Espanha ou Holanda, que fazem a outra semifinal. No último sábado (20), o Brasil bateu a Colômbia por 1 a 0, no Estádio Nacional de San José, em San José (COL). O único gol da Canarinho foi marcado de pênalti pela zagueira Tarciane.ACanarinho está invicta e soma três vitórias, um empate. Além disso, a equipe comanda pelo técnico Jonas Urias ainda não teve sua meta vazada, somando oito gols.

O programa de padrinhos e madrinhas proporcionará a interação de grandes personalidades com os atletas e a torcida em ações especiais. A ideia do COB é levá-los para acompanhar a performance do Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Jogos Pan-americanos de Santiago 2023 e outras missões organizadas pelo COB. Após o anúncio de Scooby, o COB já prepara a divulgação de novos nomes para os próximos meses.

Pedro Scooby é o novo padrinho do Comitê Olímpico Brasileiro Divulgação

Acostumado a encarar as maiores ondas do planeta, o surfista Pedro Scooby foi convidado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para uma missão especial. O carioca será padrinho do Time Brasil e, de forma voluntária, terá a função de convocar a torcida verde e amarela no apoio aos atletas rumo aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

ME AJUDA A TE AJUDAR, LUÍS CASTRO! » Eu entendo perfeitamente que o Bo tafogo passa por um período de recons trução. Os reforços estão chegando e a necessidade de se trocar o pneu do car ro com ele andando é cada vez maior. Só que o técnico Luís Castro precisa en tender que os resultados precisam che gar o mais rápido possível. Não há mais tempo para testes. Silva / BotafogoDaniel Ramalho / CRVG FERREIRAPAPO ESPORTIVO Neymar é o tipo de personagem que divide opiniões. Há quem veja no camisa 10 e principal referência da Seleção Brasileira um ho mem de 30 anos que se re cusou a crescer (e amadu recer) e que não sabe lidar com críticas. E há quem veja nele o craque que vai comandar o escrete cana rinho rumo ao hexa no Ca tar no final do ano. Só que as coisas pa recem estar mudan do. Depois de um perío do marcado por lesões e polêmicas fora do cam po, Neymar parece final mente disposto a ser o jo gador que eu e você es peramos que ele seja. As suas atuações pelo Paris Saint-Germain nesse iní cio de temporada euro peia prova essa tese. Desde que se recupe rou de mais uma lesão no quinto metatarso do pé direito no começo de 2022, Neymar fez 21 par Há algo Neymar,diferentedeemnão se pode negar tidas (somando suas partici pações na Seleção Brasilei ra e no PSG). Foram 21 gols marcados, onze assistências para gol e mais uma série de ótimos números que não ca beriam aqui nessa coluna. Mas talvez a grande notí to e de direito que distribui passes decisivos com uma facilidade absurda. Ao invés das polêmicas ex tracampo, vemos um atleta mais focado e muito melhor preparado fisicamente. E ao invés da "estrela" que quer monopolizar os holofotes, vemos o desejo de dividir o protagonismo.Sim,euseique é difí cil acreditar nessa melho ra toda. Mas ela é real. E ainda que o Campeona to Francês não tenha tan ta competitividade, a mu dança no comportamen to do brasileiro dentro de campo é nítida. Há algo de diferente em Neymar. Algo que não vi mos em 2014 (no Brasil) e nem em 2018 (na Rús sia). É possível, sim, afir mar que aquele brilho nos olhos está diferente. Tal vez um foco maior, uma noção de responsabilida de mais forte ou até mes mo a vontade de calar os críticos sejam as grandes motivações do camisa 10 nesse momento. E ao contrário do que muitos dos seus detrato res afirmam, ele ainda é o nosso principal jogador. Gostem dele ou não. Será que finalmente chegou a vez de Neymar? Não é fácil prever o futu ro. Mas este parece ser bem promissor diante de tudo que estamos vendo lá pelos lados da França nessas últimas semanas.

PRA QUÊ ESPERAR TANTO? » Eu ainda não entendi por que o Vas co ainda não correu atrás de um novo treinador. Nada contra Emílio Faro. O auxiliar vem fazendo um bom traba lho dentro de suas possibilidades. Mas a Série B exige um pouco mais de “cas ca”. A distância para o quinto colocado está diminuindo e as coisas podem se complicar de verdade.

Vitor

EDIÇÃO 368 25 A 31 DE AGOSTO DE 2022ESPORTES12 LUIZ

PSGReprodução/Twitter cia seja a vontade firme que Neymar tem de se superar e se transformar no líder que a Seleção Brasileira tanto precisa nessa próxima Co pa do Mundo. Ao invés do jogador individualista, es tamos vendo um "10" de fa

SERÁ

DECHEGOUFINALMENTEQUEAVEZNEYMAR?

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.