Edição 369

Page 1

RJ EDIÇÃO 369 Ano 9 1° a 8 de setembr o de 2022 distribuição gratuita brasildefatorj.com.br /brasildefatorj fato_rj brasildefatorj ACESSE AS NOTÍCIAS DO BRASIL DE FATO RJ TAMBÉM PELO CELULAR, ATRAVÉS DO QR CODE USAR OBRIGATÓRIO?AINDAMÁSCARASÉ Segundo a Fiocruz, o uso da máscara é poucoespecialmenteimportante,emlocalarejado.Entenda. GERAL, PÁG 3. SINAL 5G CHEGA AO RIO: ESPECIALISTAS ALERTAM PARA A DESIGUALDADE NO ACESSO Valor cobrado, aparelhos que suportam a tecnologia e regiões selecionadas para a cobertura evidenciam contraste. GERAL, PÁG 6. OSCAR: CONHEÇA OS FILMES CONCORRERPRÉ-SELECIONADOSBRASILEIROSPARAÀINDICAÇÃO Na próxima semana, jurados se reúnem para escolher a produção representante do país. CULTURA & LAZER, PÁG 8. Sá/AFPEvaristo BrasilAgência Divulgação RIO É O ESTADO COM MILITARESDENÚMEROMAIORCANDIDATOS Quase metade dos 212 candidatos são oriundos da Polícia Militar, segundo a Iniciativa Direito a Memória e Justiça Racial. Saiba mais. GERAL, PÁG 5.

EDIÇÃO 369 1º A 8 DE SETEMBRO DE 2022GERAL2 tativas de fraudes on-line. Já São Paulo, que respon de por 33% das vendas de e-commerce, registrou 31% das tentativas de fraudes no » A cada 45 minutos, uma criança ou adolescente é es tuprada no Rio de Janeiro. O dado foi levantado pela GloboNews nas delegacias do estado, a partir da Lei de Acesso à Informação. Em um ano só a cidade do Rio identificou e aco redacaorj www.brasildefatorj.com.brbrasildefato.com.br (21) 99373 4327/brasildefatorjbrasildefatorj fato_rj CONSELHO EDITORIAL: Antonio Neiva (in memoriam), Carolina Dias, Joaquín Piñero (in memoriam), Mário Augusto Jakobskind (in memoriam), Rodrigo Marcelino, Vito Giannotti (in memoriam), Cláudia Santiago, Gerson Castellano, Carolina Proner, Maíra Marinho, Pablo Vergara, Olímpio Alves dos Santos, Silas Evangelista, Valéria Zacarias e Cristina Valle | EDIÇÃO: Mariana Pitasse | SUBEDIÇÃO: Eduardo Miranda | ADMINISTRAÇÃO: Catia Alves | DISTRIBUIÇÃO: Caroline Otávio | REDAÇÃO: Clívia Mesquita, Jéssica Rodrigues, Jaqueline Deister, Luiz Ferreira e Lucas Maia | DIAGRAMAÇÃO: Juliana Braga, Pablo Tavares e Érico Lebedenco.

Pesquisa aponta crescimento de 404% no número de fraudes em vendas online no RJ REDAÇÃO RIO DE JANEIRO (RJ)

Aumento foi notado pelo levantamento feito pela Konduto nos primeiros quatro meses de 2022 em comparação com 2021 Maior parte das vítimas tem entre 11 e 14 anos Segundo levantamento, estado é responsável por 18% das tentativas de fraudes on-line do país

HORÁRIO COMERCIAL Ao segmentar seus dados por horário, o levantamen to apontou que no Brasil, das 12h às 14h, acontece a maior parte das tentativas de fraudes: 20% do volume total de fraudes ou 18% das vendas do 1º trimestre fo ram registrados durante es seEmhorário.comparação com o período da madrugada, das 0h às 6h, o número é bem diferente: 10% das fraudes lheu 55 crianças e adoles centes vítimas de abuso. A maior parte desses crimes é cometida con tra crianças e adolescen tes de 11 a 14 anos. O au mento da violência sexu al sofrida por este gru po quase dobrou nos úl (8% das vendas) acontecem nesse período.

As tentativas de frau des cresceram 404% nos quatro primei ros meses de 2022 no Rio de Janeiro. Os dados são da pesquisa da Konduto, em presa antifraude para paga mentos on-line da Boa Vis ta SCPC, parceira do Clube de Diretores Lojistas do Rio deOJaneiro.estudo leva em conta a comparação dos primeiros quatro meses de 2022 com o mesmo período do ano passado, quando também houve aumento nas ven das de Segundo240%.o levantamen to, o estado responde por cerca de 10% das vendas de e-commerce do país e é res ponsável por 18% das ten

PratesGiorgia

BrasilAgência-Jr.CasalMarcello

A cada 45 minutos uma criança ou um adolescente é estuprado no estado do Rio Brasil, no 1º quadrimestre deste ano. Nesse período, o aumento das tentativas de fraude superou o pró prio crescimento das ven das on-line.

“As fraudes acontecem du rante o dia. É uma estratégia para se misturar com as ven das legítimas e tentar bur lar as ferramentas de com bate à fraude”, explica Tom Canabarro, diretor de servi ços antifraude na Boa Vista. Os dados nacionais da empresa também revela ram que, no 1º trimestre de 2022, domingo foi o dia da semana com menos ven das no varejo on-line, com apenas 12,19% das compras realizadas neste dia. Tam bém foi o dia com a menor incidência de fraudes, com um índice de 9,48%. Por outro lado, o dia com mais pedidos fraudulentos foi a segunda-feira, que re presentou 17,48% das ten tativas de fraude. timos cinco anos. Houve uma alta de 88,5% no nú mero de casos. O levantamento ainda mostrou que, apenas nos três primeiros meses de 2022, quase mil estupros de menores de idade foram registrados no estado. No Brasil, das 12h às 14h, acontece a maior parte das tentativas fraudes

Transporte público é um dos locais em que o uso da máscara é recomendado AFP

BrasilAgência-RêgoTânia

» No interior de São Pau lo, a cidade de Campinas também decidiu retirar a exigência do uso de más caras nas escolas a par tir do mês de agosto, com base na queda nos núme ros de Síndrome Respira tória Aguda Grave (SRAG) em crianças. Entretanto, segundo a Prefeitura, o Comitê Municipal de En frentamento da Pande mia de Infecção Humana pelo novo Coronavírus (co vid-19) manterá as avalia ções epidemiológicas ne cessárias para validar ou reverter a decisão. O reitor da Universidade de São Paulo (USP), Car los Gilberto Carlotti Junior, lançou um comunicado à comunidade universitária ainda na semana passada, desobrigando o uso de máscara nas dependên cias dos campi da USP. Mas elas seguem sendo obrigatórias nos transpor tes públicos e nas unida des de saúde dentro dos campi da Universidade.

»

Na metade deste mês, a Agência Nacional de Vi gilância Sanitária (Anvisa) determinou, com publica ção extra no Diário Oficial da União, a não obrigato riedade do uso de másca ras em aeroportos e aviões nacionais.Mesmo assim, como a Fiocruz, a Anvisa segue re comendando o uso de más caras para pessoas que possuem saúde mais vul nerável.Entretanto, os outros protocolos sanitários se guem sendo obrigatórios nas aeronaves e aeropor tos brasileiros, como a dis ponibilização gratuita de álcool em gel, limpeza e desinfecção dos ambien tes, desembarque por fi leiras para evitar aglome rações e a manutenção dos sistemas de climatização.

» O estado do Rio de Janeiro registrou a pri meira morte causada por varíola dos maca cos na última segunda-feira (29). É o segun do óbito causado pela doença no país. O ca so aconteceu em Campos dos Goytacazes, na região do Norte Fluminense do estado De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a vítima é um homem de 33 anos que estava internado no hospital Fer reira Machado. Ele tinha baixa imunidade e comorbidades que agravaram o quadro da doença e o levaram a ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital des de o dia 19 de agosto. No estado do Rio, são 611 casos confirma dos de varíola dos macacos e outros 474 ca sos estão sendo investigados. A Secretaria Municipal de Saúde de Cam pos dos Goytacazes informou por meio de nota que tem monitorado todas as pessoas que tiveram contato com o paciente e que até o momento nenhuma apresentou sintomas.

Com o avanço da vacinação contra a covid-19 e a consequente diminui ção de infecções e óbitos causados pela doença, diversos estados e municí pios vêm liberando o uso de máscaras desde o início do ano. Mas muita gente se pergunta: onde é importante seguir usando a máscara de proteção? Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o uso da máscara é importan te, especialmente quando a pessoa esti ver em local pouco arejado e com muita gente, como é o caso do transporte públi co, por exemplo. A recomendação tam bém vale para os ambientes como hos pitais e postos de saúde.

RIO DE JANEIRO (RJ) Vítima pelo vírus é a segunda registrada em todo o país

No RJ, são 611 casos confirmados da doença RJ tem primeira morte por varíola dosJÉSSICAmacacosRODRIGUES

EDIÇÃO 369 1º A 8 DE SETEMBRO DE 2022 GERAL 3

ESCOLAS UNIVERSIDADESE

O Grupo de Trabalho Multidisciplinar para En frentamento à Pandemia de Covid-19 da Universi dade Federal do Rio de Ja neiro (UFRJ) emitiu uma nota técnica também na semana passada, reco mendando a suspensão do uso de máscaras em lo cais fechados da UFRJ. Outras universidades públicas, como a Univer sidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se guem mantendo a obriga toriedade do uso de más caras nas dependências dos seus campi.

AVIÕES AEROPORTOSE

MARIANA LEMOS SÃO PAULO (SP) Segundo a Fiocruz, o uso da máscara é importante, especialmente em local pouco arejado

Usar Entendaaindamáscaraséobrigatório?

Além disso, a Fiocruz também reco menda o uso das máscaras por pessoas que possuem baixa imunidade, doen ças crônicas, ou ainda idosos, gestantes, pessoas não vacinadas e profissionais da saúde. No caso da pessoa estar com sin tomas gripais, o uso da máscara de pro teção também é recomendável. De qualquer forma, como as orientações e leis referentes ao uso ou não de máscaras são de responsabilidade dos municípios e estados, caso haja dúvida, você pode entrar em contato com a prefeitura da sua cidade.

TESTES DA FIOCRUZ

Na última segunda-feira (29), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial de 24 mil kits de testes para diagnóstico de varíola dos macacos. São dois testes do tipo PCR produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Apesar disso, a Anvisa afirmou que os testes "ainda encontram-se em análise para aprovação de registro" e que "até o presente momento, não existe nenhum teste de diagnóstico comercial com registro aprovado na Anvisa”.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e a senadora Simo ne Tebet (MDB) quantocos/nulos3%.respectivamente,aparecem,com7%eOpercentualdebranficouem7%,enosquenãosabem Ipec: Lula segue na liderança, com 44%, e Bolsonaro tem 32% das intenções de voto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida eleitoral pela Presidência da República, segundo no va pesquisa Ipec, sob enco menda da Rede Globo, di vulgada na última segun da-feira (29).

EDIÇÃO 369 1° A 8 DE SETEMBRO DE 2022GERAL4 Ricardo Stuckert e Isac Nóbrega/PR REDAÇÃO RIO DE JANEIRO (RJ)

Em relação à pesquisa anterior, Lula e Bolsonaro mantiveram os percentuais

A pesquisa do Inteligência em Pesquisa e Consul toria Estratégica (Ipec) divulgada na última terça-fei ra (30) mostra o atual governador Cláudio Castro sal tando à frente de Marcelo Freixo, depois de dois le vantamentos em que ambos apareciam empatados tecnicamente.Destavez,Castro somou 26% das intenções de vo to, enquanto Freixo apareceu com 19%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa do Ipec divulgada em 15 de agosto, Cas tro tinha 21% das intenções de voto enquanto Freixo pontuava com 17% das menções. Depois de Freixo, aparecem Rodrigo Neves (PDT), com 6%, e Cyro Garcia (PSTU), com 4%. Juliete Pan toja (UP) tem 3%, enquanto Eduardo Serra (PCB), Paulo Ganime (Novo) e o ex-governador impechma do Wilson Witzel (PMB) somam 2% das intenções de voto. Paulo Eugênio (PCO) teve 1%. Brancos e nulos somam 19% e 16% não responderam.

Petista mantém liderança com início oficial da campanha eleitoral REDAÇÃO SÃO PAULO (SP) ou não opinaram atingiram 6%. Os outros candidatos não chegaram a 1% das in tenções de voto. Em relação à pesquisa anterior do mesmo insti tuto, divulgada em 15 de agosto, Lula e Bolsonaro mantiveram os percentu ais. Ciro e Tebet cresceram 1% cada.

AVALIAÇÃO DO GOVERNO BOLSONARO

Atual governador do estado abriu dianteira de 7% em relação ao adversário

O petista apareceu com 44% das intenções de voto, contra 32% do atual presi dente Jair Bolsonaro (PL).

O levantamento perguntou qual a avaliação da popula ção em relação ao governo Bolsonaro. O resultado mos tra que 57% das pessoas reprovam a maneira como o pre sidente Jair Bolsonaro (PL) está governando o Brasil, en quanto 38% aprovam. A reprovação se mantém no mesmo nível registrado na pesquisa anterior, publicada em 15 de agosto. Já o percen tual de aprovação oscilou um ponto para cima, dentro da margem de erro. O levantamento ouviu 2.000 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto em 128 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o códi go BR01979/2022.

Nas últimas pesquisas, os dois apareciam empatados

»

Marina Ramos/Câmara dos Deputados e Antonio Cruz/Agência Brasil

O levantamento apontou que Lula atingiu o mesmo percentual, considerada a margem de erro de 2 pon tos percentuais, da soma de todos os outros candidatos (44% a 43%).

»

No RJ, Ipec aponta Castro com 26% contra 19% de Freixo

SENADO A corrida para o Senado pelo Rio de Janeiro segue com a liderança de Romário (PL). O atual senador aparece com 30% das intenções de voto, muito a fren te dos adversários. Alessandro Molon (PSB) tem 8%, Daniel Silveira (PTB) tem 7% e Cabo Daciolo (PDT) aparece com 6%. Clarissa Garotinho (UNIÃO) somou 5%, empatada com André Ceciliano (PT). O Ipec realizou 1.008 entrevistas pessoais no esta do do Rio de Janeiro, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo. A sondagem está registrada no TSE sob os números RJ-08610/2022 e BR-03082/2022.

A pesquisa do Ipec tam bém perguntou aos eleito res quais seriam seus can didatos em um eventual se gundo turno. Lula apare ce com 50% de intenção de votos, enquanto Bolsonaro chega a 37%. Brancos e nu los são 9% e os 4% restantes não sabem ou não quiseram responder.

"MILITAR PARA CHAMAR DE SEU"

Quase metade dos 212 candidatos são oriundos da Polícia Militar, segundo levantamento

EDUARDO MIRANDA RIO DE JANEIRO (RJ)

Corrêa-PRMarcos

Rio de Janeiro é o estado com o maior crescimento de candidaturas de militares

» Em entrevista ao Brasil de Fato, o professor Marcus Ianoni, cientis ta político da Universidade Federal Fluminense (UFF), afirmou que a anunciada "nova política" das elei ções passadas trouxe flagrante e aberta manifestação de hoje polí ticos que defendem o fechamento do Congresso Nacional, do Supre mo Tribunal Federal (STF) e que conspiram, novamente, com o "fi nanciamento de empresários pelo neofascismo"."Sãopessoas com vínculo com a milícia, como considera-se que seja o clã Bolsonaro, e com viés neofas cista, que se caracteriza por criar mobilizações de massas para bus car legitimidade para ações violen tas de eliminação do inimigo, é um tipo especial de autoritarismo. Vimos a morte do dirigente do PT, em Ma ringá, mesmo antes do início da cam panha eleitoral", pontua Ianoni. No cenário atual de pesquisas de intenção de voto e a pouco mais de um mês do primeiro turno das elei ções, o cientista político afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido o contrapeso viável, na esfera do Poder Executivo, e a maior ameaça à continuidade do bolsonarismo, ao menos pela via da reeleição de Jair Bolsonaro (PL). "Não sabemos ainda se o bolso narismo é uma onda passageira ou se ele vai prosseguir. É possível que haja, sim, novos bolsonaros que rendo ocupar o lugar do Bolsonaro quando ele sair. Então, é uma ques tão dessas forças progressistas lu tarem por democracia e por justi ça social e fazerem frente também no Congresso Nacional", afirma ele.

» Coordenadora do IDMJR, a econo mista Giselle Florentino lembra que não há ineditismo em relação a mi litares no poder na história do Bra sil. Mas ela afirma que, no contex to atual e junto com outros ingre dientes, o resultado pode ser uma bomba-relógio."Sãocandidaturas de um campo militarizado em associação com a conjuntura conservadora, neolibe ral, de crise mundial do capitalis mo que nos fazem sentir os efeitos de empobrecimento no Sul global. Assistimos a militares adentrando os parlamentos, e esse é um pro cesso muito sério de riscos, repre senta riscos à democracia", avalia a coordenadora da ONG. A economista faz críticas à entra da dessa parcela social tanto em partidos de direita quanto nos de esquerda. Segundo ela, há partidos da esquerda também empenhados em ter "um policial para chamar de seu". Ela aponta a priorização de de terminadas pautas e as consequên cias do militarismo em instituições políticas no estado. Ainda assim, é a direita quem li dera as indicações de militares no Rio de Janeiro. O partido Agir, co nhecido até 2021 como Partido Tra balhista Cristão (PTC), tem 21 can didatos, seguido pelo PTB (19), PRTB (19), Patriota (16), PMN (15), PMB (14), Podemos e Republicanos (11 cada um), PSC (10), Pros, DC e União (9 cada um), PP e PL (8 cada um), Avan te (7), PSD (5), MDB e PSDB (3 cada um) e Cidadania (2). No campo da esquerda, o Partido do Trabalhadores (PT) do estado não possui candidato que tenha se decla rado militar, segundo o levantamen to. Já o PDT tem dois candidatos, se guido pelo PSB, Psol e Rede, cada uma das legendas com um candida to associado à polícia militar (42,7% do total), militares reformados (32,4%), bombeiros (10%), forças ar madas (8%) e outros (6,9%).

O dossiê ressalta, ainda, que a maior parte dessas candidaturas são do gênero masculino. Em relação ao cargo postula do por esses candidatos mili tares, 63,4% buscam ocupar as cadeiras de deputados estadu ais, 33,8% deputados federais e 0,9% Senado.

EDIÇÃO 369 1º A 8 DE SETEMBRO DE 2022 GERAL 5

OR io de Janeiro é o estado com o maior registro de candidaturas de milita res para as eleições de outubro deste ano. Um levantamento da organização não-governamen tal Iniciativa Direito a Memó ria e Justiça Racial (IDMJR) por meio do Projeto de Olho na As sembleia Legislativa do estado (Alerj), mostra que o Rio tem 212 das 1.517 candidaturas milita res registradas em todo o Brasil. O aumento de militares postu lantes a vagas nos Poderes Exe cutivo e Legislativo, em territó rio nacional, em relação às elei ções de 2018, quando os mesmos cargos estavam em disputa, foi de 27,9%. Segundo trecho do do cumento do IDMJR, "assistimos a uma ampliação da militarização e milicialização da política ins titucional, por conseguinte, um fortalecimento da popularmente conhecida Bancada da Bala, que atua principalmente no debate de segurança pública". O crescimento da entrada de militares na política estadual já havia sido sentido na eleição pas sada. O Projeto de Olho na Alerj, que monitora as proposições le gislativas sobre segurança públi ca no Parlamento fluminense, identificou que a atual legislatu ra (2018 - 2022) registrou aumen to de 85% na composição de de putados estaduais do Rio oriun dos dos setores militares. Na sequência, aparecem São Paulo, com 187 candidatos e can didatas, e Minas Gerais, com 94 candidaturas, justamente os estados da região Sudeste com os maiores colégios eleitorais.

Aumento em relação a 2018 foi de 27,9% no estado do Rio de Janeiro CONTRAPESOS

“A gente tem uma nova tecnolo gia com os problemas de sempre, de acesso, de preço. O valor do 5G é muito inacessível. Aí eu falo não só do pacote do 5G, mas dos pró prios aparelhos que suportam a tecnologia”, acrescenta Luã.

Osinal 5G puro (standalone), a quinta geração de internet móvel, começou a funcionar na cidade do Rio de Janeiro na se gunda-feira (22). A nova tecnolo gia pode oferecer velocidades até 30 vezes maiores que o 4G, o que no futuro irá possibilitar o uso da chamada "internet das coisas", que se refere a uma rede de objetos físi cos capaz de reunir e de transmitir dados online. As empresas de telefonia instala ram, ao todo, 1405 antenas na capi tal fluminense para ofertar o sinal 5G aos seus clientes. A rede ativada usa a frequência de 3,5 GHz, e além de maior velocidade, também ofe rece suporte a mais dispositivos co nectados ao mesmo ponto. Apesar de todos os benefícios que o 5G promete, especialistas alertam para a desigualdade no acesso da novaMarcelotecnologia.Saldanha,

“O 5G, a princípio, é só para quem tiver dinheiro para pagar. As áreas que hoje ainda estão desassistidas, por conta até do próprio modelo de negócio, não terão o problema re solvido com a chegada do 5G. Pelo contrário, essa tecnologia provavel mente vai demorar muito mais tem po para chegar a essas localidades”, diz Saldanha.

PARATECNOLOGIAPOUCOS

presidente do Instituto Bem Estar Brasil (IBE Brasil), organização que defende o acesso à internet como direito fun damental das pessoas, explica em entrevista ao programa Central do Brasil, uma parceria do Brasil de Fato com a rede TVT, que a imple mentação do 5G é muito cara e que a Agência Nacional de Telecomuni cações (Anatel) não estabelece co mo obrigação das operadoras ins talarem a nova tecnologia nas re giões mais pobres.

EDIÇÃO 369 1º A 8 DE SETEMBRO DE 2022GERAL6

Valor cobrado, aparelhos que suportam a tecnologia e regiões selecionadas para a cobertura evidenciam contraste

» O pesquisador de telecomuni cações e direito digital do Institu to Brasileiro de Defesa do Con sumidor (Idec), Luã Cruz, diz que o 5G chega como uma tecnologia para ricos e traz diversos proble mas de acessibilidade.

“Elas [operadoras] são obriga das pelas regras dos programas de universalização que cumpram com as metas, ou seja, tem sim que instalar em todos os bairros, oferecer a mesma quantidade e qualidade para todos os bairros, mas isso só vai acontecer se hou ver fiscalização intensa”, finaliza o

Casal Jr. - Agência Brasil As empresas de instalaram,telefonia ao todo, 1405 antenas na capital fluminense

Sinal 5G chega ao Rio: especialistas alertam para a desigualdade no acesso da nova tecnologia

Para acessar ao 5G é necessário ter um celular habilitado. Em caso de celulares antigos é preciso trocar por um novo que já venha com a tecnologia. Além disso, apenas uma operadora de telefonia disse ter habilitado o 5G para todos os bairros do Rio de Janeiro, as demais se concentram quase exclusivamente na zona Sul e Barra da Tijuca.

As empresas de telefonia instalaram 1405 antenas na capital fluminense

“A partir do momento que a in fraestrutura se populariza, e a gente pode falar de médio e lon go prazo, não tem mais motivo al gum para estabelecer limite de tráfego de dados, porque a pró pria tecnologia e a infraestrutu ra praticamente eliminaram es sa escassez”, explica.

Para ele, é importante o maior comprometimento das agências reguladoras para que todas as pessoas tenham, de fato, o direito garantido de acesso ao 5G.

pesquisador.Marcello

JÉSSICA RODRIGUES RIO DE JANEIRO (RJ)

Marcelo explica também que com a chegada do 5G as operadoras não podem mais usar o discurso exclu dente de que falta infraestrutura para que todas as pessoas tenham acesso à internet.

CLÍVIA MESQUITA RIO DE JANEIRO (RJ) N a última terça-fei ra (30), Dia Interna cional das Vítimas de Desaparecimentos For çados, foi divulgada uma pesquisa da Universidade Federal Rural do Rio de Ja neiro (UFRRJ) em parceria com o Fórum Grita Baixa da, que chama atenção pa ra esse tipo de violência que envolve execuções sumá rias, ocultação de cadáver e cemitérios Quiprocóparceriacumentáriocomdivulgadocompletosítio”,ascomrosmitériosdetambémmiramcianosnãosa,coordenadoraênciasexplicalhadascontémdoquedoSegurançabasetemainiciativadaprincipalmenteclandestinos,naBaixaFluminense.OlevantamentoéumainéditasobreonoestadoetemcomodadosdoInstitutodePública(ISP)eDisqueDenúncia(100),garanteoanonimatoinformantee,porisso,descriçõesdetadoscrimes,comoaprofessoradecisociaisdaUFRRJedapesquiNalaynePinto.“Aspessoasdenunciamsótraficantes,miliepoliciaisquesucompessoascomoindicamolocaldesovadecorpos,ceclandestinos,carqueforamincendiadospessoasdentro,pessoencontradasemrio,emdetalha.Orelatóriodapesquisaseráemdezembro,olançamentododo"Desova",emcomaprodutoraFilmes.

Pesquisa inédita da UFRRJ em parceria com o Fórum Grita Baixada investiga casos no estado do Rio de Janeiro

É nesse contexto que a ausência de um marco legal traz consequências graves para a população, que depende da repercussão dos casos para de fato serem levados à fren te, avalia Nalayne. “A visibilidade é determinante para a polícia fazer uma in vestigação mais cuidadosa. Tem um protagonismo impor tante das famílias, das mães das vítimas. E aí sim alcançan do as grandes mídias a investigação muda o caráter e passa a ser mais atenta”, disse a professora usando como exem plo o caso dos meninos de Belford Roxo.

Baixada Fluminense registrou 361 denúncias de desaparecimentos forçados em cinco anos

“O que a gente encontra no ISP são todos os registros policiais de desaparecimento. Isso inclui pessoas que têm algum tipo de doença mental, pessoas que resol veram abandonar seu lar por conta própria, crianças. É um conjunto de muitas variáveis de tipos de desapare cimentos, então não conseguimos a partir dos dados ofi ciais identificar quais são os desaparecimentos força dos”, explica Nalayne.

CASOS RECENTES »No caso mais recente, quatro amigos foram sequestra dos por homens armados em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no dia 12 de agosto. Dois corpos encontra dos em um rio na cidade foram identificados como sendo dos jovens desaparecidos. Segundo a polícia, os responsá veis pelo assassinato são milicianos que atuam na região. Os municípios de Belford Roxo e Duque de Caxias con centraram o maior número de desaparecidos forçados e encontro de cadáveres em cinco anos. Para chegar no re corte da pesquisa, porém, o projeto da UFRRJ e do Fórum Grita Baixada precisou ir além dos números oficiais e bus cou outras fontes como as mães e familiares de vítimas dessa violência.

»Para a pesquisadora, a fragilidade das estatísticas se deve ao fato de que a legislação brasileira ainda não pre vê esse crime. No Senado Federal, um projeto de lei que tipifica o crime de desaparecimento forçado, com penas que podem chegar a 40 anos de reclusão, está parado há quatro anos no Congresso Nacional.

FRAGILIDADE DAS ESTATÍSTICAS

O levantamento é uma temainéditainiciativasobreonoestado NegroMundo

A Polícia Civil concluiu que os assassinatos de Lucas Ma theus, de 8 anos, Alexandre da Silva, de 10, e Fernando Henri que, de 11, foram autorizados pelo tráfico na região, mas os corpos nunca apareceram. Eles foram vistos pela última vez no dia 27 de dezembro de 2020. De acordo com o relatório parcial da pesquisa, a região registrou 361 denúncias período.dequantitativodaquasedocasos.46%aforçadosdesaparecimentosdede20162020,cercadedototaldeNacidadeRio,quetemodobropopulação,ofoi417nomesmo

EDIÇÃO 369 1° A 8 DE SETEMBRO DE 2022 GERAL 7

VEJA A SINOPSE DE CADA FILME: A MÃE »Segue a jornada de Maria, migran te nordestina e vendedora ambulan te em busca de seu filho Valdo, su postamente assassinado por poli ciais militares durante uma ação na vila onde mora. Em busca de desco brir o paradeiro do filho, Maria en frenta diversas adversidades.

REDAÇÃO RIO DE JANEIRO (RJ)

EDIÇÃO 369 1° A 8 DE SETEMBRO DE 2022CULTURA & LAZER8

AAcademia Brasileira de Cinema e Artes Audiovi suais anunciou na última terça-feira (30) a lista com os seis longas-metragens pré-seleciona dos para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme In ternacional na premiação do Os carSão2023.eles: “A Mãe”, de Cristiano Burlan, “A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky, “Carvão”, de Ca rolina Markowicz, “Marte Um”, de Gabriel Martins, “Pacificado”, de Paxton Winters, e “Paloma”, de Marcelo Gomes. Ao todo, foram 28 longas-me tragens inscritos e habilitados a concorrer à vaga e, pela primei ra vez, a eleição será realizada em dois turnos. Na próxima segunda -feira (5), será escolhido, entre os seis pré-selecionados, o filme que representará o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar.

Na próxima semana, jurados se reúnem para escolher a produção representante do país “A viagem de Pedro” e “Marte Um” estão em cartaz nas salas de cinema

A VIAGEM DE PEDRO »1831, durante a travessia do Atlân tico em uma fragata inglesa rumo à Europa, Pedro, o ex-imperador do Brasil, busca forças físicas e emo cionais para enfrentar seu irmão que usurpou seu reino em Portugal.

CARVÃO »Numa pequena cidade do inte rior, uma família recebe uma pro posta rentosa, mas também perigo sa: hospedar um desconhecido em sua casa. Antes mesmo da chega da dele, no entanto, arranjos preci sarão ser feitos, e a vida em família começa a se transformar.

Divulgação

MARTE UM »Durante as tensões de um governo conservador, os Martins, uma famí lia negra de classe média baixa, tem uma mãe que cuida da casa enquan to passa por crises de angústia, o pai que quer ver o filho virar joga dor de futebol e o pequeno Deivinho, que sonha em colonizar Marte.

PACIFICADO »A introspectiva Tati, de 13 anos, luta para se conectar com seu dis tante pai, Jaca, recém-saído da pri são no momento turbulento das Olimpíadas do Rio. Enquanto a polí cia “pacificadora” luta para ocupar as favelas do Rio, ela e o pai nave gam entre os obstáculos que amea çam suas esperanças.

Oscar: conheça os filmes brasileiros pré-selecionados para concorrer à indicação

Presidida por Bárbara Cariry, a Comissão de Seleção deste ano é formada por 19 membros: An dré Pellenz, Barbara Cariry, Ca vi Borges, David França Mendes, Eduardo Ades, Guilherme Fiúza Zenha, Jeferson De, João Daniel Tikhomiroff, João Federici, Jo sé Geraldo Couto, Juliana Sakae, Marcelo Serrado, Maria Ceiça de Paula, Patricia Pillar, Petra Cos ta, Renata Almeida, Talize Saye gh, Waldemar Dalenogare Neto, Zelito Viana.

PALOMA »Paloma trabalha como agriculto ra no sertão de Pernambuco, ela quer um casamento tradicional em uma igreja com o namorado Zé. O padre local recusa seu pedido. Mas Paloma, uma mulher trans, não vai desistir e vai continuar lutando por seu sonho.

O grupo Teatro ao Redor apresen ta, de 08 de setembro a 1º de outu bro, a peça itinerante “Travessia Tiradentes”, com sessões gratuitas de quinta a sábado, sempre às 16h. Ancorados na linguagem site spe cific (termo que significa criar uma obra artística específica para um de terminado espaço), o coletivo tem como fonte de inspiração, pesquisa, cenário e guia a Praça Tiradentes, no centro do Rio, e a sua relação com a efervescência cultural do território. Encenações, intervenção de artes visuais, revelações históricas e mú sica ao vivo compõem a montagem que conduz o público para uma via gem no tempo não-linear sobre es se reduto cultural que, entre o sécu lo XIX e os dias atuais, abrigou mais de 40 teatros: do São Luiz ao Teatro Real São João, passando pelo Teatro Brazilian Garden, Moulin Rouge e o Teatro Maison Moderne, lugar com peças teatrais, roda-gigante, tiro-ao -alvo, balões, fotografia, bola ao ces to, pinball e até uma jaula com leões. Na região havia também salas de cinemas, cafés-concerto, gafieiras, bilhares e outros ambientes propí cios à boemia e férteis para a criação artística. Atualmente, a praça abriga alguns espaços culturais que resis tem às adversidades do presente, in cluindo dois teatros públicos: o João Caetano e o Carlos Gomes (que ce lebra 150 anos em 2022). A peça ter mina com uma exposição no Cen tro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Tendo como ponto de encontro a estátua de D. Pedro I, o público é convidado a percorrer a Praça Ti radentes passando pelos locais on de esses teatros existiram e que ho je em dia funcionam como estacio namentos, edifícios comerciais, ci nema pornô, entre outras funções.

Onde: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica – Sala Multiuso 1 Dia/Hora: segunda a sábado, das 10h às 18h Endereço: Rua Luís de Camões, 68 – Centro Entrada: gratuita Público é conduzido a uma viagem no tempo Diogo Nunes

• Pão de sua prefe rência (usamos o pão delicioso do as sentamento Alaide Reis)

REDAÇÃO RIO DE JANEIRO (RJ)

EDIÇÃO 369 1° A 8 DE SETEMBRO DE 2022 CULTURA & LAZER 9 DICAS

» Descascar a cebola; » Cortar o tomate no meio duas vezes e retirar o miolo (não pre cisa descartar, pode usá-lo para fazer molho de tomate, refoga dos e outras preparações);

Divulgação

Esta receita foi enviada pelos alunos do curso de gastronomia da UFRJ. Eles participam do projeto Convivium (@convivium.ufrj), que tem uma parceria com o Armazém do Campo, na Lapa, onde algumas das receitas são oferecidas aos sábados.

» Cortar a pimenta ao meio e retirar as sementes (cuidado com a mão no rosto, após mani pular passar óleo nas mãos e lavar com sabão em seguida); » Picar o tomate, a pimenta e a cebola em cubinhos pequenos; » Picar o coentro; » Partir os abacates ao meio, retirando as sementes; » Retirar a polpa com uma colher de sopa, descartando partes mais escuras, se houver;

“TRAVESSIA TIRADENTES” Local: Praça Tiradentes, Centro (ponto de partida: atrás da estátua equestre de D. Pedro I) Datas: 8/09 a 1º/10 (quinta a sábado) Horário: 16h Informações: (21) 97121 0081 (WhatsApp) Instagram: @teatroaoredor Duração: 60min Ingresso: Gratuito EXPOSIÇÃO Temporada: de 8/09 a 1º/10

A cada ponto de parada, os ato res interpretam histórias culturais, apresentam curiosidades, especifi cidades arquitetônicas e causas de desaparecimento. Atuando sempre no limiar entre a ficção e a realida de. A trilha musical é executada ao vivo por Rach Araújo, mesclando canções compostas para a própria peça, com clássicos da MPB.

• 1/2 kg de tomate 1/2 kg de cebola roxa 1 maço de coentro 3 pimentas dedo-de -moça 2 limões Azeite a gosto Sal e pimenta do reino a gosto

• 2 abacates maduros

• Azeite a gosto • Sal a gosto

»

TiradentesdaculturalefervescênciaresgataitineranteaPraça

» Reservar na geladeira por pelo menos 1 hora e servir acompa nhado pelas torradas.

INGREDIENTES

GUACAMOLE Peça

SERVIÇO

COMGUACAMOLEMASTIGADASTORRADAS

» Em uma tigela grande, com as mãos higienizadas, amassar os abacates até obter uma pasta; » Adicionar os ingredientes picados; » Espremer os limões em cima da tigela; » Temperar com azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto, mis turando bem;

TORRADAS

Compartilhe com a gente a sua receita! MODO DE FAZER

Michael M. Santiago / Getty Images via AFP

EDIÇÃO 369 1° A 8 DE SETEMBRO DE 2022MUNDO10

Apesar de promessas, moedas digitais repetem modelo desigual do capitalismo D epois de ver seu valor derreter em mais de 70% desde novembro do ano passa do, o bitcoin (a criptomoe da mais conhecida e usa da do mundo) coloca em xeque o modelo das mo edas digitais, e faz mui ta gente questionar se as criptomoedas não seriam um novo tipo de esque ma de pirâmide high tech.

Fundador de um dos maiores softwares de tri butação de criptomoedas da Índia, o empreende dor digital Gaurav Meh ta conversou com o Bra sil de Fato sobre o tema. "Há muitos elementos ali que lembram, mes mo um esquema de pirâ mide, mas há tantos ou tros que afastam essa te oria", diz o fazemaindasotirandosico,esquemacentavos",sejacoisadispostobitcoinfraudedesbancaportanteSegundoempresário.ele,umimargumentoqueanarrativadeéqueovalordojamaisserázero."Vaitersemprealguémapagaralgumaporisso,mesmoqueumdólaroualgunsexplica,"enumdepirâmideclástemsemprealguémodinheiro–nocadobitcoin,odinheiroestáali.Aspessoaspartedomodelo".Quantoàvolatilidadee

queda das criptomoedas, Mehta parece aceitar tu do com naturalidade. "O valor de um determinado produto é baseado em sua utilidade e, ou, no senti mento do mercado. O ou ro, por exemplo, tem pou ca utilidade, e 80% de seu preço é determinado pe lo mercado. O bitcoin não tem utilidade alguma, e seu preço é uma respos ta ao sentimento do mer cado", completa. Sem arriscar previsões sobre uma nova alta – ou queda – das moedas digi tais, Mehta concorda, po rém, que a manutenção e sobrevida do bitcoin, as sim como no esquema de pirâmide, depende das demais camadas.

O incidente resultou em detenções

Reunião

Ponto de venda de bitcoin em Nova York

PaparenúnciarumorescardeaiscomlevantasobredoFrancisco

Robayo/AFPLuisPrefeito

Derretimento do Bitcoin é só a ponta do iceberg das criptomoedas

» O último fim de sema na na Argentina foi mar cado pela repressão poli cial contra apoiadores da vice-presidenta Cristina Fernández de Kirchner (CFK). Desde o pedido de prisão de 12 anos contra Kirchner, no dia 22, cen tenas de apoiadores reali zam uma vigília ao redor do prédio onde Cristina reside em Buenos Aires, no bairro Recoleta. Na sexta-feira passada (26), o prefeito da cidade, Horacio Rodríguez Larreta, da oposição, enviou a polí cia de Buenos Aires ao lo cal para cercar as quadras ao redor do prédio com ta pumes. O prefeito alegou denúncias de vizinhos, que estariam incomoda dos com a movimentação desde o início da semana. A tensão começou quan do, no sábado (27), um gru po de pessoas empurrou os tapumes para liberar a passagem. A polícia avan çou com gás lacrimogêneo e caminhões hidrantes so bre os manifestantes. Via turas foram atacadas, e os efetivos endureceram a in vestida. Um jornalista foi ferido durante o episódio. O incidente resultou em detenções, incluindo legis ladores peronistas. Mais tarde, com os tapumes já retirados, policiais ataca ram e insultaram o filho de CFK, Máximo Kirchner.

»

O Papa Francisco reuniu na última terça-feira (30) todos os cardeais do mundo no maior evento desse tipo desde que o chefe da Igreja Católica assumiu o cargo, em março de 2013. O en contro, a portas fechadas, levan tou especulações sobre uma re núncia de Francisco, que pode ria deixar o comando da igreja por motivos de saúde. No fim de semana, ele deu se guimento à criação de 20 novos postos para cardeais, incluindo dois brasileiros - os arcebispos de Brasília, Paulo Cezar Costa, e de Manaus, Leonardo Ulrich Stei ner – e pediu que "Deus nos livre que a miopia humana feche" os horizontes que já foram abertos. Com isso, o Brasil passará a ter nove integrantes no colégio cardi nalício, sendo seis eleitores. Ape nas Itália, Estados Unidos e Espa nha contam com mais cardeais. A lista inclui 16 novos cardeais que estariam aptos a participar de um eventual conclave e qua tro com mais de 80 anos, idade limite para poder votar na elei ção de um papa. No fim de julho, Francisco dis se a jornalistas que “mudar de papa não seria uma catástrofe. Não pensei nesta possibilidade, mas isto não quer dizer que de pois de amanhã não vou pen sar. A porta está aberta", decla rou, na ocasião.

Na Argentina, Cristina Kirchner condena repressão contra vigília em sua defesa

Lista inclui 16 novos nomes AFP/SolaroAndreas

ELOÁ ORAZEM LOS ANGELES (EUA) FERNANDA PAIXÃO BUENOS AIRES, ARGENTINA

de Buenos Aires mobilizou polícia contra vigília

Multicampeã derrotou a montenegrina Danka Kovinic por 2 sets a 0 Co m a melhor campanha da história da Seleção Feminina Sub-20 em Mundiais, o Brasil venceu a Holanda por 4 a 1 e garantiu o terceiro lugar na Copa do Mundo Sub-20 FIFA, na noite de domingo (28), na Costa Rica. Com a vitória, as meninas repetiram o feito da edição de 2006, na Rússia, quando o país ficou com a medalha de bronze ao vencer os Estados Unidos, nos pênaltis. Desta vez, no entanto, a Seleção perdeu apenas um jogo, empatou outro e venceu três. A Seleção Brasileira começou a partida decisiva buscando o protagonismo, tocando bem a bola e tentando pressionar a Holanda no seu campo. O primeiro gol aconteceu aos 8 minutos, em jogada construída pelo lado direito: Bruninha cruzou, e Ana Clara, no segundo poste, cabeceou para abrir o placar. A Holanda se reorganizou e, aos 20 minutos, a atacante Van Gool subiu entre a zaga do Brasil e cabeceou sem chances de defesa para Barbieri, após bola longa alçada da intermediária.Aos39minutos, a bola bateu no braço de Bruninha após cruzamento pela esquerda. A árbitra marcou pênalti para Holanda. O VAR, no entanto, corrigiu a marcação de campo ao recomendar revisão. Alívio para o Brasil. No segundo tempo, aos 13 minutos, Tarciane se redimiu do pênalti perdido no primeiro tempo e fez um golaço, de bicicleta, mostrando muito recurso técnico. Dois a um para o Brasil. Depois do gol, o Brasil retomou com o ímpeto do início do jogo e começou a acumular boas chances. Aos 30 minutos, Gi Fernandes entrou no lugar de Rafa Levis. Em seguida, Luany foi empurrada na área pela zagueira holandesa. Mais um pênalti para o Brasil. Tarciane foi novamente para a cobrança. A zagueira não desperdiçou dessa vez e marcou o terceiro da Seleção Sub-20. Jonas Urias optou por fechar a equipe para segurar o resultado e apostar nos contra-ataques. E, após boa troca de passes, Gi Fernandes invadiu a área, driblou a zagueira e chutou no cantinho para marcar o quarto gol brasileiro. Com o 4 a 1 no placar, a Canarinho só precisou esperar os últimos minutos para confirmar a vitória.

REDAÇÃO RIO DE JANEIRO (RJ)

Campanha na Costa Rica é a melhor da história em Copas do Mundo Fifa Mesmo com equipe fechada no final do segundo tempo, Brasil ainda marcou mais um gol

"Permaneci bastante vaga sobre este assunto, certo? Então vou continuar dessa forma, porque nunca se sabe", comentou Williams no pós-jogo.

Seleção feminina sub-20 vence Holanda e garante terceiro lugar

A multicampeã não teve dificuldades para derrotar a montenegrina Danka Kovinic por 2 sets a 0, duplo 6/3, na estreia do Grand Slam dos Estados Unidos.

O ambiente do futebol é muito hostil para um gay. Eu fico imaginando quantos garotos desistiram de se tornar jogador de futebol por conta disso, por perceberem a situação. Quantos talentos perdidos?”foram

AFP/SipkinCorey Reprodução/Redes sociais assistidateveJogadorapartidapor políticos, esportistas e celebridades

REDAÇÃO ANSA

FRASE DA SEMANA

Com a presença de quase 24 mil torcedores, a estreia de Williams foi recheada de homenagens na quadra central de Flushing Meadowns. Diversas celebridades assistiram ao jogo da tenista, como Bill Clinton, Mike Tyson e Hugh Jackman. Williams entrou em quadra com vestido e tênis cravejados de diamantes. O especial look da atleta de 40 anos de idade foi desenhado pela empresa norte-americana Nike, patrocinadora da tenista.

EDIÇÃO 369 1º A 8 DE SETEMBRO DE 2022 ESPORTES 11

» A tenista norte-americana Serena Williams venceu em sua estreia no US Open na noite de segunda-feira (29) e despistou sobre sua possível aposentadoria após o torneio.

Serena Williams avança no US Open e 'adia' aposentadoria

Magalhães/CBFThais

Emerson Ferretti, ex-goleiro do Grêmio, Bahia e Flamengo, relatando preconceitos que enfrentou e que precisam ser superados no esporte. foram

EDIÇÃO 369 1° A 8 DE SETEMBRO DE 2022ESPORTES12 LUIZ FERREIRA

PUNIÇÕESEDUCAÇÃORACISMO,ENOFUTEBOL

Atos “provocação”encaradosacabamracistassendocomo tência. Apenas seis dos qua renta clubes que disputam as Séries A e B do Brasileirão se mostraram favoráveis à me dida. Os clubes contrários à perda de pontos por causa de atos racistas explicam que não podem ser responsabili da há quem veja no futebol o terreno fácil para descar regar todo tipo de frustração e xingamento. E nesse ponto, os atos racistas acabam sen do encarados como “provo cação” quando deveriam ser encarados como crime pas sível de punição pesada de acordo com a lei. Nossos clubes têm o de ver de educar seus torce dores. São entidades de prática desportiva, mas que influenciam demais no comportamento de ca da um de nós e na socieda de como um todo. É com preensível que a grande maioria deles queira se res guardar de punições rela tivas a atos racistas de seus torcedores, mas fica meio difícil defender essa tese quando vemos vários di rigentes afirmando que o bem mais valioso de um clube é a sua torcida. E isso sem falar no envolvimen to no mínimo questionável que alguns deles possuem com determinadas torci das organizadas. O fute bol e seu meio ajuda mui to a explicar como a socie dadeEducarpensa.ésim necessário e demanda tempo. Mas a punição também faz par te do processo. Ainda mais quando aqueles que pre cisam da educação a re cusam terminantemente e preferem se manter pre sos a conceitos e dogmas completamente mesqui nhos e abomináveis.

SELEÇÃO FEMININA SUB-20 FAZ BONITO

SOBRE

FLUMINENSE PERIGOSAMENTEOSCILA

Figueiredo/CBFLucas

» Que o Fluminense está sim na briga por coisas grandes, to do mundo sabe. No entanto, as últimas atuações da equipe no Brasileirão e na Copa do Brasil mostram que o time oscila pe rigosamente. É preciso manter o foco para que o caldo não de sande no final do ano.

A CBF realizou o primeiro Semi nário de Comba te ao Racismo e à Violên cia no Futebol no dia 24 de agosto na sua sede, no Rio de Janeiro. Um dos pontos levantados nas discussões foi a punição desportiva contra times cujos torcedores apresen tarem esperar,setos,nha,resracistasdaGrêmioas.roneamentecismodeaprevêtiçaoracistascomportamentosnosestádios.ÉinteressantenotarqueCódigoBrasileirodeJusDesportiva(oCBJD)jánoseuartigo243-GpossibilidadedeperdapontosemcasosderapraticadosimultaporumnúmeconsideráveldepessoEm2014,porexemplo,oacaboueliminadoCopadoBrasilporatosdosseustorcedodirigidosaogoleiroAraentãojogadordoSanaoserenquadradonesartigodoCBJD.Aideia,comojáeradeencontrouresis

Marcelo Gonçalves/FluminenseThais Magalhães/CBF PAPO ESPORTIVO

zados pelas atitudes dos seus torcedores e sustentam que a medida impacta diretamen te no trabalho realizado den tro e fora de campo. Essa questão não é simples de ser resolvida e ainda vai gerar muita discussão. Ain

» A Seleção Feminina ficou com a terceira colocação na Copa do Mundo Sub-20 ao golear a Ho landa no último final de sema na. E pelo que se viu lá na Cos ta Rica, tem muita jogadora que vai se transformar em figurinha fácil na equipe principal. Podem anotar e me cobrar depois.

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.