Jornal Boqnews ed1596 de 15 a 21.11.25

Page 1


EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986

Boqnews

CUBATÃO

A Secretaria de Meio Ambiente de Santos desenvolve plano de gestão para coexistência entre moradores e os gaviões- asa-de-telha que habitam a cidade.

Página 5

Referência ambiental

CULTURA & VARIEDADES

Muita ação, suspense e aventura Truque de Mestre - O 3° Ato, um dos destaques da programação dos cinemas da região.

Página 7

TEATRO

O espetáculo Casa de Vó, que será apresentado domingo (16), no Sesc Santos, narra a história de duas netas que, após a morte da vó, ocupam uma casa na árvore para evitar a demolição da antiga casa da família. Página 7

Santos, 15 a 21 de novembro de 2025 Nº 1596 ANO XL
FOTOMONTAGEM ARTE MALA
DIVULGAÇÃO/ LEONARDO SOUZZA

Boqnews - 15 a 21 de novembro/2025 - 2

Novos paradigmas ambientais

A medida que avançam as negociações na COP 30 fica cada vez mais evidente que dificilmente os objetivosalmejadosparaoevento,especialmenteosquedizemrespeitoàs metasdefinanciamentodosprojetos de combate às mudanças climáticas, serão alcançados. Esvaziada pela ausência das principais lideranças mundiaisepeloceticismoresultante do não cumprimentos dos acordos estabelecidosemediçõesanteriores, a COP de Belém deverá colocar fim àideiadequeosdesafiosambientais impostos pelo aquecimento global serão superados com recursos e a cooperaçãodasnaçõesricas.

O novo contexto geopolítico e o crescimento das correntes políticas negacionistas - associado à justa ambição de desenvolvimento das nações mais pobres -, indicam que dificilmenteserápossívelintegraresforçosemtorno de objetivos comuns. Portanto, fica evidente que a partir de agora novos modelos de parcerias deverão ser estabelecidos por meio de iniciativas bilaterais e agrupamentos regionais. Nesse contexto, o Brasil pode se valer de sua liderança nesse campo, com o compartilhamentodasexperiênciasadquiridasepela transferência de tecnologias próprias desenvolvidas aolongodasúltimasdécadas.

A COP de Belém deverá colocar fim à ideia de que os desafios ambientais impostos pelo aquecimento global serão superados com recursos e a cooperação das nações ricas

voltados à transição energética e à recuperaçãodeáreasdegradadas,fazendo uso adequado dos recursos naturais existentes em seu território.

Nesse contexto, não há como desprezaraspossibilidadesoferecidaspela exploraçãodenovasregiõespetrolíferas existentes no País. É preciso admitir que o petróleo continuará sendo, por umbomtempo,aprincipalfontepara geraçãodeenergiadeinúmerasnações queaindanãodispõemdetecnologias adequadasealternativasviáveisparaa substituir totalmente os combustíveis fósseis.IssodáaoBrasilapossibilidade deampliarapossibilidadedeassegurar recursosparaatendimentodedemandas sociais e para o financiamento de modernastecnologiasquevenham,em um futuro próximo, substituir totalmente o uso do petróleoeseusderivados.

Da mesma forma, o País deve priorizar projetos

JAIRO SÉRGIO & COLABORADORES

redacao@boqnews.com

Dos quilombos à realidade

Terra da liberdade e caridade, Santos foi uma das primeiras cidades abolicionistas, tendo como referências históricas os quilombos do Jabaquara e Pai Felipe, além do próprio Vale do Quilombo, hoje em Cubatão, cidade emancipada em 1948. Em sua história, estão referências como José Bonifácio, Xavier Pinheiro, Quintino de Lacerda, Maria Patrícia Fogaça, entre outras personalidades.

Realidades distintas I

No entanto, a Cidade cresceu e mudou radicalmente este perfil. Segundo dados do Censo IBGE, a Cidade tem 418,6 mil moradores, sendo 67% brancos. Outros 25% pardos e 7% pretos, além de 1% orientais (amarelos). Ou seja, 2 em cada 3 santistas se declararam brancos.

Realidades distintas II

Na vizinha São Vicente, este índice é bem diferente: 46% são brancos, 42,5% pardos, 11% pretos e 0,5% amarelos. Em Guarujá, 42% são brancos, 10% pretos e 48% pardos.

Relações sociais

Coincidência ou não, justamente nas cidades onde há maior número de população branca, há menor participação de pessoas vivendo em submoradias. Em Santos, 11% vivem em favelas. Em São

@jairosacampos

Mais do que adotar retóricas ufanistas ou apocalípticas, que invariavelmente têm permeado os debatessobreaquestãoambiental,éprecisoformar conceitosparaatomadadedecisõescoerenteseadequadasaosreaisinteressesdasociedadebrasileiraeà salvaguardadoplaneta.Espera-se,assim,quedesta feitaasoportunidadessejamaproveitadasdeforma aevitaroserrosdopassadoepermitirqueariqueza produzidaemsolobrasileirobeneficieefetivamente aspopulaçõesmenosfavorecidas.

Mais notinhas em www.boqnews.com/blognews

Vicente, 26% e em Guarujá, 37%.

Nos bairros

Isso fica ainda mais claro quando analisamos a população por raça em cada bairro. Na Ponta da Praia, 80% dos moradores são brancos. No Boqueirão, 84%; e 83% no Gonzaga. Já no Morro do Saboó, 55% são pretos e pardos. E na Caneleira, 62%.

Números expostos

Os números, portanto, expõem como a população preta foi literalmente expulsa para pontos periféricos em nossa região. Ou seja, a rica história do povo preto não teve o devido reconhecimento social mesmo na terra da caridade e da liberdade.

Dez anos depois

Assim, vale registrar a participação de mulheres de Santos que irão participar da Marcha das Mulheres

Negras no próximo dia 25, em Brasília, segunda edição após uma década. A doutora em Ciências

Sociais, Aldenir Dias dos Santos, marcará presença.

Servir ao próximo

Bispo diocesano Joaquim Mol vai iniciar uma série de encontros com prefeitos da região para promover discussões conjuntas em busca de ações sociais coletivas. A população em situação de rua e as mulheres marginalizadas são pontos que chamam a atenção do religioso.

Comunicação e Educação

Reitor por 15 anos da PUC/ MG, o bispo também tem amplo conhecimento na área educacional e na Comunicação, área onde atuou por anos na CNBB. Ele prometeu também criar o Departamento da Comunicação na Diocese de Santos, além de pastorais em várias áreas, inclusive no Turismo. Novos ares Presidente do PL em Santos, Gerson Carife integra hoje o Conselho Administrativo da Cia Docas de São Sebastião, após passagem pelo Conselho Fiscal da Companhia Paulista de Securitização. Carife é esposo da deputada federal Rosana Valle (PL). Ranking Hoje na Ouvidoria, Elias Jr divulgou a listagem de setembro referente aos contratos de Gestão de Metas e Resultados. Na ocasião, ele ocupava a Secretaria de Desenvolvimento Social, pasta que ficou na 30ª colocação, com nota 6,52. Agora vai?

A CET realiza na quarta (19), às 19h, reunião com comerciantes do Centro para discutir o início das atividades do VLT.

Quem Responde?

As sessões... vão ficar mais tranquilas na Câmara após as mudanças ocorridas?

“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes.”

Juvenismo, cura só envelhecendo

A civilização sempre oscilou entre o culto ao vigor e o respeito à cicatriz. Hoje vivemos um surto inédito: o juvenismo, atitude cultural que erige a juventude em valor absoluto, relegando experiência e sabedoria ao limbodo“ultrapassado”.Nãoémera preferência estética; é cronofobia estrutural, imediatismo que transforma efêmeroemeterno.Oparadoxoéque a cura para o juvenismo é o próprio envelhecimento. Karl Mannheim viu na juventude “potencial revolucionário”; Pierre Bourdieu analisou o capital cultural etário. Mas nenhum nomeou a doença. O juvenismo é o diagnóstico contemporâneo de um mal antigo, agravado pela aceleração tecnológica. O cérebro não envelhece de uniformemente. A inteligência fluida declina, mas a cristalizada – vocabulário, julgamento, reconhecimento de padrões – ascende. Indivíduos acima de60anossuperamosde25em70% das decisões sob incerteza, segundo meta-análise da Psychological Science (2024). A sinapse que não se usa morre;aqueseusasereforça. novaçãodisruptivaéprivilégioda juventude. Einstein aos 26, Newton aos 23, Turing aos 24 – romperam o mundo com a audácia de quem ainda não sabia que era impossível. O erro está em confundir o insight com a execução. O jovem que inventa o fogo não é o melhor para construir a cidade que o usará por séculos. Para isso,éprecisoquemjáviuincêndios. A história registra surtos juvenistas macabros. Na Revolução Cultural Chinesa,MaoTsé-Tung,aos72anos, orquestrou culto ideológico à juventude como antídoto à “decadência etária”. Mobilizou milhões de Guardas Vermelhos, adolescentes exaltados como “vanguarda revolucionária pura”,quedestruíramtemplos,humilharam intelectuais e causaram entre umedoismilhõesdemortes.Maonão eraoexecutorimpulsivo,masoarquiteto cínico: usou o juvenismo como armageracionalparaeliminarrivais. Algumas civilizações entenderam cedoovalordamaturiocracia.AChina

confuciana elevou o ancião a conselheiro supremo; Roma confiava o Senadoapatríciosacimade42anos;Levítico ordena: “Levanta-te diante dos cabelos brancos”. Não eram gerontocracias,masmaturiocraciasfuncionais. Hoje o pêndulo oscila de volta. Xi Jinping tem 72 anos; Lula, 80; Modi, 75; Scholz, 67. A média dos chefes do G20 é de 60 anos. No Congresso americano, média de 59 anos na Câmara e 64 no Senado. Onde a complexidadeaumenta,ojuvenismo recua.Aexpansãodojuvenismocontemporâneo tem raízes na transformação digital. A internet comprimiu o tempo cognitivo: o que exigia anos de reflexão cabe em 280 caracteres. O jovem que viraliza aos 22 torna-se referência,enquantooespecialistade 62,com40anosdepesquisa,é“lento demais”. A relevância vem da velocidade,nãodaprofundidade.Oalgoritmo não distingue insight de barulho; premia o que engaja. A imaturidade vira moeda de troca.

A educação sucumbiu. Cursos online de três horas prometem “dominarPython”ou“sermilionárioaos 30”. O “fail fast” da startup é útil na técnica,masdesastrosoparaaformação humana. O erro precisa de tempo para se transformar em lição; sem tempo, repete-se. O juvenismo só será superado por quem o viveu. O jovemdehojeseráomadurodeamanhã. Então, não precisará de argumentos: terá cicatrizes. A sociedade nãoprecisarádemanifestos:terámemória. O tempo fará o que nenhum discurso consegue – transformar o descrente em crente.

Enquanto isso, aos maduros cabe existir – não como pregadores, mascomoprovaviva.Suasrugassão mapas; suas cicatrizes, medalhas; suasdecisões,legados.Elesnãoprecisam convencer – precisam durar. Quandoocorpoceder,oquerestará não será um post efêmero, mas estrutura sólida: uma lei, uma instituição,umexemplo.Ojuvenismoquer tudo agora. A maturidade constrói para sempre. E o tempo sempre escolheoquedura.

Ponto de Vista
MARCOS CINTRA gabriel.oliveira@fgv.br

SANTOS,

480

ANOS

Mercado Municipal será reaberto em janeiro

A reforma e restauro do novo Mercado Municipal de Santos, na fase de arremates, já revela a beleza do novo equipamento turístico do Centro Histórico, esbanjando modernidade com design inovador e conceito funcional. A inauguração está prevista para janeiro de 2026, mês do aniversário de 480 anos da Cidade.

O mercado, mais do que um centro de compras, deverá concentrar opções de lazer e entretenimento. “Está totalmente repaginado e vem com novas características: a inovação, a tecnologia e a economia criativa. Será um espaço dedicado às atividades de economia criativa, como gastronomia, artesanato, vestuário e tatuagem, mas também com vocação para shows, entretenimento e a cultura de Santos”, explica o prefeito Rogério Santos, que visitou as obras na terça-feira (11), acompanhado de vários secretários municipais.

O equipamento, que promete surpreender santistas e turistas e se tornar o novo ícone de Santos, foi revitalizado com restauro dos telhados e fachadas e reforma total do seu interior, a cargo da Secretaria de Obras e Edificações (Seobe).

“Chegamos à fase final: pintura, revestimento, montagem dos painéis de marcenaria. Alguns LEDs de iluminação estamos complementando nesta semana. São executados também os testes finais. Já testamos o ar-condicionado, o gás, o gerador, a iluminação e a ligação de energia”, explicou a titular da Seobe, Larissa Cordeiro.

Reforçam a modernização do espaço a mobilidade e infraestrutura urbana que o entorno vai oferecer, com a estação do VLT implantada na porta principal e a revitalização do entorno, a Bacia do Mercado, obra em andamento.

Economia criativa

O novo Mercado Municipal vai oferecer uma mistura de comércio

tradicional e economia criativa, com uma variedade de opções, harmonizando a venda de produtos frescos e especializados com experiências culturais e gastronômicas, artesanato e muito mais. No térreo, uma cervejaria, restaurantes e 18 boxes com peixaria, hortifrúti, açougue, temperos, bebidas, laticínios, incluindo a padaria artesanal.

O mezanino será ocupado por um café, uma varanda e 18 boxes com exposições, salão de beleza, venda de joias e artesanato, estúdios de tatuagem e piercing, além de espaços para coworking, ateliê, antiquário e suvenires.

O teto em PVC imitando madeira dá o ar de modernidade e o conforto é garantido por climatização e gerador a gás. Guarda-corpos em vidro na altura padrão de 1,10 m garantem a segurança dos frequentadores.

Já os espaços no mezanino para coworking e, no segundo pavimento, para os restaurantes, contam com piso em porcelanato, cerâmica nas paredes e forro de gesso. As luminárias internas decoram o ambiente, enquanto a iluminação cênica da fachada realça a beleza da arquitetura.

Entradas

Defronte à Estação Mercado do VLT, as antigas portas restauradas da entrada principal do Mercado abrem para saguão com piso remetendo às muretas da orla, nas cores cinza escuro e cinza claro. No restante, o piso é de granilite, material durável, resistente e de fácil manutenção.

Na outra entrada, pela Rua do Meio, rampas oferecem acessibilidade, assim como diversos outros itens distribuídos por todo o edifício; e o portão metálico, réplica do original, se destaca. Os permissionários do antigo mercado, que vão ocupar alguns dos boxes, aguardam a conclusão da obra atendendo no anexo, das 7h às 12h na segunda-feira, das 7h às 18h de terça a sábado e das 7h às 13h nos domingos.

de compras, o local deverá concentrar opções de lazer, turismo e entretenimento

AUTISMO Área necessita de mão de obra e profissionais

Atendimento

Surgimento de clínicas especializadas decorre da demanda crescente para atendimento aos pacientes e seus familiares

Clínicas enfrentam

desafios no atendimento

O crescente aumento de casos de crianças, adolescentes e adultos com TEA – Transtorno do Espectro Autista não tem acompanhado a formação por novos profissionais em áreas com atendimento a este público. Assim, falta mão de obra em segmentos da saúde, especialmente Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, entre outras. Na região, de forma presencial, o curso de Terapia Ocupacional é apenas oferecido pela Unifesp.

A partir do próximo ano, a Unisanta passará a oferecer a modalidade (previsão de 120 vagas – 60 manhã e 60 noturno). Já o curso de Fono é ministrado apenas pela Unilus.

Diante do cenário de alta demanda, com a necessidade crescente de ampliar os atendimentos, mas com a escassez de profissionais, há um impasse. Equacionar os custos crescentes com a alta procura por profissionais, valorizados em razão da relação oferta-procura, no mercado de trabalho.

Resultado: os planos de saúde, que são obrigados legalmente a oferecer este serviço seja em sua unidade própria ou fazendo convênios com clínicas terceirizadas, acabam destinando recursos expressivos para este fim. E no meio desta situação, ficam as famílias e filhos atípicos. Aliás, o surgimento de clínicas especializadas decorre desta demanda crescente para atendimento aos pacientes e seus familiares.

Entender a complexidade desta

situação foi uma das pautas do Jornal Enfoque de segunda (10). O programa trouxe como convidados Guilherme Reis, coordenador geral do Centro de Reabilitação Neurológica Mateus Alvares e Rodrigo Sessa, diretor administrativo da instituição.

Eles falaram sobre os objetivos da instituição e a importância na continuidade no tratamento das crianças com os profissionais, formando vínculos de apoio e confiança

Crescimento

Criada há oito anos, o centro conta com 21 unidades espalhadas pelo interior e litoral paulista. Em outubro, inaugurou a Casa Matheus Alvares, com 3 mil m2, em Praia Grande, no litoral sul paulista, homenagem ao filho do casal fundador da instituição.

A casa oferece sala de descompressão multissensorial, cozinha industrial, cinema/teatro, ginásio de Psicomotricidade, além de Game Zone equipada com recursos tecnológicos. Além de consultórios médicos e odontológicos e um salão de beleza inclusivo, voltado às famílias que encontram dificuldades no acesso a serviços especializados.

Assim, a própria clínica sente a questão da falta de mão-de-obra, a ponto de ter um imóvel próprio para atrair colaboradores de outras regiões.

A situação, porém, não se restringe à Baixada Santista. “É um problema também em outras localidades”, destaca Reis. Atualmente, com base em estudos científicos americanos, a cada 36 crianças nascidas nos EUA, uma tem o transtorno. E esta relação

tem caído de tempos em tempos. Tais indicadores servem como referência em âmbito nacional. Para se ter uma ideia, apenas na rede municipal de Santos, quase 7% das quase 26 mil matriculadas na rede municipal são formadas por crianças diagnosticadas com TEA.

Santos, aliás, é uma das poucas cidades no Brasil que mantém uma clínica-escola voltada para crianças com TEA. Mesmo assim, a demanda é crescente e limitada.

Assim, diante do crescimento nos atendimentos, a clínica se coloca como apoio para atender o público, especialmente por meio de convênios dos planos de saúde. “Atualmente, são 40 operadoras credenciadas”, acrescenta Sessa.

Poder público

Durante o programa, os convidados falaram também sobre a importância de integração do Poder Público com as clínicas existentes de forma a atender a demanda crescente. Hoje, muitos familiares esperam por meses para seus filhos recebam o atendimento adequado em alguma clínica – pública ou conveniada.

Dessa forma, é muito comum as mães assumirem sozinhas esta responsabilidade – com a ausência ou abandono do pai da criança – ao se deparar com o quadro após o laudo da criança.

Deixam, inclusive, de trabalhar, criando uma dependência cada vez maior por políticas públicas sociais. E um círculo vicioso onde todos perdem.

DA REDAÇÃO
DA REDAÇÃO

COP30 CubatãoéreferêncianaCOP30compainelexclusivosobrerecuperaçãoambientalebuscasoluçõessustentáveispararegião

Na segunda-feira (10), iniciou-se a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), evento que reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil visando discutir ações para combater as mudanças do clima.

Antes conhecida como um dos locais mais poluídos do mundo, Cubatão tornou-se referência internacional em políticas de recuperação ambiental e sustentabilidade industrial. A participação do município reforçou o protagonismo das cidades brasileiras na agenda global da transição energética, valorizando iniciativas locais que unem sustentabilidade, inclusão social e competitividade econômica.

Cubatão é referência para a Baixada Santista na COP30 em busca de soluções sustentáveis para região. A Cidade estará presente no principal pavilhão do encontro, a Blue Zone, dialogando com os principais autoridades e líderes mundiais. Neste sábado (15) haverá uma apresentação sobre “Recuperação ambiental e transição industrial: experiências locais rumo a indústrias sustentáveis”.

Prefeitura

Segundo a Prefeitura de Cubatão, a Cidade tem um papel histórico e estratégico na agenda ambiental brasileira. Por isso, sua responsabilidade na COP30 é atuar como porta-voz das demandas da região, levando a experiência de um município que já passou por profundas transformações ambientais e que hoje busca consolidar um modelo de desenvolvimento sustentável.

A intenção é representar a região de forma articulada, apresentando os desafios e as potencialidades comuns aos municípios da Baixada, como a recuperação de áreas degradadas, a transição energética, a proteção dos manguezais e o enfrentamento dos impactos climáticos.

Mudanças climáticas

Cubatão tem atuado de forma integrada com os demais municípios da Baixada Santista, reconhecendo que os desafios climáticos da região — como enchentes, deslizamentos e a elevação do nível do mar — exigem soluções conjuntas e sustentadas na cooperação.

Entre as ações práticas, destacam-se a participação nos Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRR), que fortalecem a prevenção a desastres, e o apoio a projetos de infraestrutura verde e drenagem sustentável, desenvolvidos em parceria com o Governo do Estado, a Agem e instituições de pesquisa.

Além disso, Cubatão tem buscado alinhar suas políticas locais — como o Plano Diretor e o Plano Municipal de Meio Ambiente —

Recuperação Cubatão recuperouse de um passado conhecido como "Vale da Morte", focando em políticas de recuperação ambiental e sustentabilidade industrial

Santista nessa questão climática. E tem muito conhecimento, tem muito respaldo sendo dado por essas universidades nas discussões globais, inclusive”, disse o professor. Dessa forma, ele aborda que é preciso que os governos municipais estejam cada vez mais juntos de academias nesse planejamento e tomada de decisão que seja cientificamente embasado, mas uma ciência que também está junto, ouvindo, conversando, dialogando com a sociedade e trazendo junto de si os diálogos que sabem respeitar o meio ambiente muito mais que os demais. Então, esse é um segundo ponto que é necessário para pensar sobre os desafios climáticos.

Ações para um futuro sustentável

às metas regionais de sustentabilidade, de modo a garantir que o crescimento urbano ocorra de forma segura, sustentável e adaptada às mudanças climáticas.

Preservação ambiental

A transição energética e a recuperação de áreas degradadas são temas importantes. Portanto, a Administração informa que assinou o termo de parceria “Centro de Ciência Para o Desenvolvimento Cidades Carbono Neutro”, uma iniciativa que visa desenvolver e aplicar tecnologias inspiradas na natureza, como a bioengenharia, no intuito de aumentar a resiliência urbana aos impactos das mudanças climáticas, como a formação de ilhas de calor, a escassez hídrica e tempestades intensas, além de aumentar a captura de GEE, como por exemplos os gases metano e carbônico (CO2).

"Pretendemos atuar em diálogo com governos, empresas, universidades e organizações da sociedade civil, defendendo políticas públicas e investimentos que unam crescimento econômico e preservação ambiental. O objetivo é influenciar as discussões globais com exemplos locais e mostrar que é possível transformar um território industrial em referência de sustentabilidade e inovação verde", informa, em nota, a Prefeitura.

Demandas

De acordo com o professor do Instituto do Mar da Unifesp, Ronaldo Christofoletti, também presente na COP, a sociedade precisa entender que quando se aborda a mudança do clima, estão inseridos impactos e soluções cujos resulta-

dos não aparecem na escala eleitoral de poucos anos ou na escala da vida, "que esperamos que as nossas ações sejam uma resposta rápida".

“Nós estamos falando de problemas que são decadais, ou seja, muitas vezes uma ação que é essencial ser realizada e iniciada agora, só teremos sinais claros dela em 15, 20 ou 30 anos, porque nós estamos falando de processos que ocorrem nessa escala”, explica.

Ele cita que, por exemplo, na década de 80 e começo da década de 90, abordava-se muito dos dos gases de efeito estufa, que prejudicavam a camada de ozônio e ela estava sendo destruída, isso fazia aumentar a radiação solar, ajudava o aquecimento, trazia mais questões de câncer de pele e entre outros fatores.

"Portanto, houve um movimento expressivo, que passou por empresas e por todo um processo. E que agora, em 2025, pela primeira vez, tem sido divulgado de que a camada de ozônio voltou a melhorar, a fechar um pouco. Então, percebemos que todo aquele investimento feito há 30 anos atrás resultou agora".

Vale da Morte

Portanto, para ele, Cubatão entra neste mesmo cenário, pois a cidade que antes era tida como o Vale da Morte, 30 anos depois, ela mostra que não é perfeita, mas que por um trabalho contínuo e longínquo é possível melhorar, restaurar ambientes, melhorar a qualidade do ar, da vida das pessoas e assim continuar fazendo isso.

“Cubatão mostra que para uma cidade, ela precisa trabalhar com

política pública de Estado e não de governo, e que faz com que, ao passar por diferentes governos, sejam mantidas estratégias que levem para isso.”

Ações

O professor também comenta sobre quais ações os municípios podem ter para reduzir os impactos das mudanças climáticas e proteger os ecossistemas costeiros. “O que precisamos primeiro entender é qual modelo de desenvolvimento nós tivemos que nos trouxe até aqui, um modelo de desenvolvimento da urbanização extrema, ou seja, cidades com muitos concretos, tirando as áreas verdes. E isso não foi só na Baixada Santista, pois isso era um modelo mundial, um modelo onde economia e meio ambiente pareciam opostos ou onde o meio ambiente servia a economia”.

Christofoletti menciona que o modelo de desenvolvimento atual é o sustentável, onde a economia e o meio ambiente caminham juntos, isso porque um meio ambiente estável garante uma economia estável e explorações de economias novas, como novos traçados e impactos regionais.

Trabalho conjunto “Nós temos nove divisas geopolíticas, mas para o meio ambiente a região é uma só. Então é essencial um trabalho conjunto, um trabalho que tenha um olhar regional em todos os aspectos econômicos, ambientais que a gente possa trabalhar como região. É essencial que esse olhar venha junto da academia. Nós temos várias universidades de referência mundial na Baixada

Além disso, ele cita que é preciso pensar em soluções baseadas na natureza que são aquelas que inclusive consideram a engenharia, trata-se de um desenvolvimento tradicional, por ser soluções que ajudam muito a ter um desenvolvimento sustentável na região.

“Cada cidade tem que olhar as suas características e pensar o melhor caminho. Cidades como Santos, já totalmente urbanizadas, ou nos outros municípios, as áreas totalmente urbanizadas, eles têm caminhos como os jardins de chuva, a restauração de pequenas praças, para que ajude nesse escoamento de água e, ao ver o verde, a minimizar também a questão da temperatura dos extremos de calor.

Por outro lado, nós temos na região, cidades com áreas naturais muito protegidas de restinga e manguezal, principalmente, que são aquelas que vão ajudar a defesa natural quanto ao aumento do nível do mar.”

Ele aborda que essas áreas tem que ser prioritárias para a conservação, pois elas devem se manter desta forma, proteger elas enquanto ainda existem é economia e garantir que depois não será preciso investir para ficar reconstruindo mureta como ocorre em Santos ou em outras regiões toda vez.

“Então, concretar, retirar essas áreas para construir prédios, parques, não é uma solução. E aí, se isso passa por balancear o modelo de desenvolvimento antigo com o novo e pensar o retorno econômico disso, que ainda não é claro muitas vezes para os governantes, mas muitos estudos já mostram como conservar as áreas naturais, tem um retorno econômico muito maior em longo prazo do que concretá-las, também tem que se pensar num plano de fundo regional, onde municípios que lucraram mais ao longo do tempo e tem uma economia mais forte por conta daquele desenvolvimento do passado, possam agora contribuir para os municípios não conservar suas áreas.

"Veja que essa é a lógica que a COP trata do financiamento climático. Os países que causaram mais o problema climático agora têm que ajudar aqueles que precisam fazer a sua resiliência”, explica.

A COP 30, que ocorre em Belém, prossegue até o dia 21 de novembro.

SANTOS Medidasvisamreforçoaoabastecimentoeampliaçãodarededeesgoto

Integração Plano da Sabesp apresentado à Prefeitura de Santos reforça a integração entre infraestrutura, turismo e sustentabilidade

MEIO AMBIENTE

Santos realiza ações para convivência com gaviões

DA REDAÇÃO

Recentemente moradores de Santos têm relatado uma onda de ataques de gaviões em diferentes localidades do município. Dessa forma, durante o programa Manhã Bandeirantes da Rádio Bandeirantes de terça-feira (11), foi noticiado que serão instaladas placas de sinalização em Santos, com informações sobre o que fazer e o que não fazer com o animal no caso de um municípe encontrá-lo.

Sabesp apresenta plano de investimentos

Com investimentos previstos de R$ 7,5 bilhões até 2029, sendo R$ 1,5 bilhão já em 2025 para obras, equipamentos e serviços na Baixada Santista, a Sabesp apresentou, quinta-feira (6) no Paço Municipal de Santos, o Plano Verão 2025, conjunto de ações estruturantes e operacionais voltadas ao reforço do abastecimento de água, ampliação da rede de esgoto e melhoria dos serviços durante o período de maior demanda populacional.

Em Santos, as medidas também estão conectadas às políticas de urbanização e regularização de áreas vulneráveis, incluindo o projeto Parque Palafitas, considerado um dos mais inovadores do País em habitação social e sustentabilidade ambiental.

Obras em Santos

Entre as principais intervenções na Cidade, estão a construção dos reservatórios Piratininga (4 mil m³) e Cruzeiro (2 mil m³), o remanejamento de 10 km de redes coletoras de esgoto na Ponta da Praia, além de ações de reforço e setorização nas zonas Leste e Noroeste.

O prefeito Rogério Santos destacou que o planejamento apresentado pela Sabesp reforça a integração entre infraestrutura, turismo e sustentabilidade. “Uma série de atividades, serviços e equipamentos implantados não só em Santos, mas em toda a Baixada, que vão garantir a melhoria dos serviços e a ampliação do abastecimento de água. O aumento populacional no verão é bem-vindo, porque somos uma região turística, e isso é fundamental para a nossa

economia. Mas, para ser uma região atrativa, é importante que o abastecimento, o esgoto e o meio ambiente estejam solucionados. Essa parceria com a Sabesp tem garantido avanços significativos”.

O prefeito ressaltou, ainda, a importância da regularização de áreas antes informais, que se integra ao Parque Palafitas. “A Sabesp é uma das parceiras do projeto, que tem como foco a questão ambiental, as mudanças climáticas e a resiliência. Estamos trabalhando juntos em um projeto inovador para o Brasil, gerando habitação com dignidade — e habitação com dignidade também é habitação com saneamento básico”, completou.

Social

O superintendente regional da Sabesp, João Paulo Tavares Papa, destacou que o plano de investimentos contempla obras de grande porte e também ações voltadas à inclusão social, em sintonia com o projeto do Parque Palafitas. “A Prefeitura de Santos está enfrentando o desafio das palafitas de forma pioneira e exemplar. O projeto é transformador. Entre os benefícios, está o acesso das famílias à água de boa qualidade e ao esgoto coletado e tratado — um ganho enorme em termos de higiene, saúde e qualidade de moradia”. Papa afirmou que as redes de água e esgoto já estão preparadas para atender as novas moradias do Parque Palafitas, garantindo conexão imediata às residências assim que forem entregues. “O ganho sanitário e ambiental é expressivo. É uma satisfação muito grande participar desse esforço do município, que em breve inaugura a primeira etapa do progra-

ma, com possibilidade de expansão para outras regiões do Dique da Vila Gilda”, completou.

Alta temporada

Além disso, foram anunciadas medidas específicas para a alta temporada, quando a população da Baixada Santista chega a triplicar. Em Santos, estão programadas 33,7 km de lavagem de rede, 150 km de testes de fumaça, 3,5 mil vistorias, 100 km de pesquisas de vazamentos e 4 mil novas ligações de água e esgoto em áreas vulneráveis. As ações são apoiadas por plano de contingência com equipes de plantão 24 horas para manutenção de redes, limpeza de estações e atendimento emergencial.

Com a modernização do marco legal do saneamento, sancionado em 2020, o Brasil tem como meta atingir 99% da população com acesso à água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto até 2033. No caso da Sabesp, a meta foi antecipada para 2029.

O gerente da Baixada Santista e Vale do Ribeira, Ricardo Ferrari, destacou que, até setembro de 2025, o número de domicílios conectados equivale a 102% da meta estabelecida para o período. “São mais de 218 mil ligações de água e esgoto regularizadas. Isso significa dignidade para famílias em situação de vulnerabilidade”. Entre as ações em andamento em Santos e nas cidades vizinhas estão novas tubulações, interligações, reservatórios e conjuntos de bombas, que ampliam a disponibilidade hídrica e reduzem falhas no abastecimento. Os investimentos têm resultado em queda de 30% nas reclamações por falta d’água e redução de 20% no número de vazamentos.

Segundo a veterinária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santos, Michelle Meletti, o gavião asa-de-telha é uma espécie que possui status de ameaçado de extinção no Estado de São Paulo, portanto é uma espécie que precisa ser preservada. “Nós estamos desenvolvendo o plano de gestão da coexistência humanofauna do município. Assim, a primeira espécie a ser trabalhada no momento, é o gavião-asa-de-telha. E esse plano inclui uma campanha de educação ambiental e um programa de monitoramento da espécie. Na campanha de educação ambiental, nas próximas semanas, serão instaladas placas de sinalização com informações para a população saber o que fazer e o que não fazer”. Além disso, serão distribuídos folders educativos, com um material didático e visual com todas as informações para orientar a população.

Monitoramento

Aliás, nas próximas semanas, será lançada uma campanha de monitoramento da espécie, em que será acompanhando os locais de circulação dele. Dessa maneira, mapeando a cidade onde existe a presença do gavião e do ninho para entender melhor o comportamento da espécie. Além de seu deslocamento e poder acompanhar essa relação do ser humano com a espécie. “Nós já temos 14 locais mapeados, mas durante a campanha, do programa de monitoramento, eu acredito que serão mais locais. Os gaviões estão distribuídos por toda a Área Insular. Então, eles têm uma distribuição mais ou menos homogênea. Como

Evitar conflitos Após relatos de ataques, Cidade planeja medidas para evitar conflitos de moradores com as aves

eles são territorialistas, quando um casal acaba ocupando uma região, ele acaba afugentando, então tem essa disputa por território. Mas eles estão bem distribuídos mesmo na Área Insular”.

Recomendações

Portanto, a veterinária recomendou que a partir da instalação das placas de sinalização, as pessoas evitem passar nesse local durante o período reprodutivo da espécie, que vai de junho a janeiro. Assim como, também as pessoas não deixem resíduos, restos de alimento e armazene corretamente os lixos para não atrair pombos e roedores. “Caso a população encontre algum animal ferido ou machucado, deve ligar para o 153 (Guarda Municipal) ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193. Já em caso de crime ambiental, ligue para o 190, porque também existe a possibilidade do gavião sofrer uma retaliação por parte da população”, informa Michelle.

Perigo para animais

Além disso, Michelle também comentou se existe perigo quando o morador estiver trafegando pela região do gavião com um animal de estimação de porte pequeno ou com um filhote. “Na verdade, quando os gaviões caçam, a presa deles são mais os pombos e os roedores, pois são presas pequenas. Não tem nenhum relato verídico deles pegarem cachorro. No máximo que eles conseguiriam pegar, talvez se fosse muito pequeno, algum filhote de cão ou gato, pesando menos de 1 kg, o que equivale ao peso máximo que o avião conseguiria carregar”.

Prefeitura de Santos

De acordo com a Prefeitura de Santos, o Grupamento segue realizando buscas por gaviões em locais mencionados pela população para verificar se o comportamento agressivo das aves com humanos está relacionado à presença de ninhos e filhotes. Quando há este registro, o Grupamento e a Polícia Ambiental são acionados para avaliar o animal e o ambiente. Confira a matéria completa em boqnews.com

DA REDAÇÃO

TURISMO

Bombinhas encanta com natureza e gastronomia

DA REDAÇÃO

A charmosa cidade de Bombinhas, em Santa Catarina, é um dos menores municípios do estado. Conhecida por suas praias paradisíacas, é um refúgio para quem procura a calmaria da natureza. O seu forte é a culinária, que tem como base frutos do mar.

Praia da Sepultura

Famosa pelas águas calmas e transparentes, a Praia da Sepultura é um dos principais cartões-postais de Bombinhas. O local é perfeito para nadar, praticar snorkel e observar peixes coloridos que se aproximam da costa. Cercada por rochedos e vegetação nativa, é preciso fazer uma pequena trilha para chegar ao paraíso.

Praia de Mariscal

Com cerca de 4 quilômetros de extensão, a praia é a maior do município. Suas ondas moderadas atraem surfistas, enquanto as pousadas e restaurantes à beira-mar garantem conforto e boa gastronomia. É uma das praias mais completas da cidade para famílias e casais.

Morro do Macaco

O Parque Municipal do Morro do Macaco oferece uma das vistas mais impressionantes do litoral catarinense. A trilha, possui dificuldade média e é possível fazer o percurso

entre 30 minutos à 1h. Assim, a parada final é o topo de um mirante, onde é possível avistar toda a península da cidade e as ilhas da região. É um passeio obrigatório para quem gosta de aventura e fotografia.

Ilha do Arvoredo

Destino imperdível para mergulhadores, a Ilha do Arvoredo é uma reserva biológica marinha com rica fauna e flora subaquática. O acesso ao arquipélago é feito por barco saindo de Bombinhas, e as águas cristalinas revelam corais, tartarugas e uma grande variedade de peixes.

Centro de Bombinhas

Apelidado carinhosamente como Centrinho, o local é um bairro composto por artesanatos, cafeterias e restaurantes especializados em frutos do mar frescos. À noite, o clima é animado e familiar, com música ao vivo e feirinhas que valorizam produtos locais. É o ponto ideal para quem busca lazer e boa comida após um dia de praia.

Capela da Imaculada

Inaugurada em 1928, a Capela da Imaculada Conceição foi construída com a ajuda de moradores dos bairros Bombas e Bombinhas. Localizada em cima do morro, divide os bairros e é sinônimo de fé entre os moradores e visitantes. Entre contos e lendas locais, a Capela faz parte do Roteiro Cultural do município.

BRASILEIRÃO Peixetrataclássicocomodecisivonalutacontraorebaixamento

Santos FC busca vitória

contra o Palmeiras

FELIPY BRANDÃO DA REDAÇÃO

Na tarde desta sexta-feira (15), o Santos encerrou sua preparação no CT Rei Pelé para o clássico contra o Palmeiras, marcado para este sábado, às 21h, na Vila Belmiro. O jogo, adiado da 13ª rodada, ganhou contornos de decisão pela situação dramática do Peixe na tabela e pelo impacto que um triunfo pode ter na luta contra o rebaixamento. A semana intensa, marcada por tensões externas, cobranças e demonstrações de apoio, reforçou o clima de final que envolve o elenco.

Os ingressos estão esgotados, e mais de 13 mil torcedores devem lotar a Vila Belmiro. Novas entradas só serão disponibilizadas em caso de desistência de compradores.

O ambiente promete ser de pressão e incentivo, com a torcida abraçando o time em um momento que pode definir os rumos da temporada.

Torcida

O clima no CT Rei Pelé foi diretamente influenciado pelos acontecimentos fora de campo. Na quinta-feira, o local amanheceu com uma faixa cobrando Neymar após a atuação na derrota para o Flamengo, quando o camisa 10 demonstrou irritação, discutiu com companheiros e deixou o gramado contrariado ao ser substituído. A repercussão rapidamente tomou conta das redes e dos arredores do clube.

Entretanto, a resposta dos torcedores veio já nesta sexta-feira, quando uma nova faixa foi colocada no mesmo local com a mensagem: “Neymar, estamos com você”. O gesto representou um movimento de apoio ao jogador em um dos momentos mais turbulentos desde sua volta ao Peixe. A publicação do atacante nas redes sociais — com uma imagem de

Kobe Bryant, simbolizando resiliência — também foi vista como uma tentativa de mostrar foco e blindagem emocional.

Para reforçar o clima de união, torcedores selecionados foram convidados a comparecer ao CT após o último treino, num gesto de incentivo antes do clássico decisivo.

Vojvoda

Enquanto isso, no campo, o técnico Juan Pablo Vojvoda conduziu um treino tático de alta intensidade. Apesar de manter a base que enfrentou o Flamengo, o treinador ensaiou mudanças importantes.

Robinho Jr. voltou a atuar entre os titulares no ataque, oferecendo mobilidade e profundidade.

No meio-campo, Victor Hugo e Gabriel Bontempo revezaram ao longo da atividade, disputando o posto que pode ser decisivo para dar mais consistência à equipe.

A formação mais utilizada no treino contou com: Gabriel Brazão; Igor Vinicius, Zé Ivaldo, Adonis Frías e Souza; Willian Arão, Victor Hugo (Gabriel Bontempo) e Zé Rafael; Barreal, Robinho Jr. e Neymar. Luan Peres cumpriu o último dia do protocolo de concussão e pode retornar neste sábado, mas sua presença no clássico ainda será avaliada. Alexis Duarte segue ausente, devido ao compromisso com sua seleção.

Pressão máxima

Com 33 pontos, dois a menos do que o Vitória, o Santos pode finalmente deixar a zona de rebaixamento se vencer o Palmeiras. A equipe não vence há cinco rodadas, acumulando três derrotas e dois empates, e sabe que qualquer tropeço pode complicar ainda mais a reta final da competição.

A partida deste sábado também tem impacto direto na

disputa pelo título. O Palmeiras precisa da vitória para se manter líder sem depender de outro resultado. O único concorrente que entra em campo antes é o Flamengo, que enfrenta o Sport, último colocado, no início da noite. O desfecho desse jogo já definirá o nível de pressão que o rival trará para a Vila Belmiro.

Clássico de peso

Com casa cheia, ambiente tenso nos bastidores e um elenco mobilizado, Santos e Palmeiras protagonizam um clássico que vai além da rivalidade. Para o Peixe, o duelo representa sobrevivência, reação e esperança. Para o Palmeiras, é a chance de consolidar a liderança e manter a disputa acirrada pelo título. A Vila Belmiro estará carregada de emoção, expectativa e urgência. Para o Santos, será quase uma final — e vencer significa muito mais do que somar três pontos: significa manter vivo o sonho de permanecer na elite do futebol brasileiro.

JP Chermont

Além disso, o lateral direito, JP Chermont não será relacionado, pois vai reforçar o Sub-20 do Santos FC diante do São Paulo neste domingo (16), às 15h em Mogi das Cruzes pela volta da final do Paulista. O atleta tem treinado com o profissional, mas pela falta de oportunidades no time principal, desceu para a categoria Sub-20 desde as oitavas de final do Campeonato Estadual. No entanto, na primeira final do Sub-20, ele foi relacionado para o time principal e não jogou a primeira partida da final do Paulista. Apesar das atuações de destaque do jogador, o técnico Vojvoda dava espaço apenas para Mayke e Igor Vinicius no time principal.

FOTO: RAUL BARETTA/SANTOS FC
Local único
Destino reúne praias preservadas, rotas de mergulho, trilhas e uma gastronomia marcada por frutos do mar
Menino da Vila Torcida espera que o atacante Robinho Jr atue por mais tempo em campo

agende-se

Após a morte da avó, duas netas enfrentam a proposta de uma construtora para demolir a antiga casa da família. Para lutar pela preservação, ocupam uma casa na árvore e encontram um catálogo de folhas da avó. Recomendação: Livre. Local: Convivência, Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136 - Santos). Dia e horário: domingo (16), às 17h30. Ingresso: gratuito.

Música

Chorinho no Aquário

O grupo Choronas, formado por Ana Claudia César (cavaco), Paola Picherzky (violão 7 cordas), Miriam Cápua (percussão) e Cibele Palopoli (flauta transversal), celebra 30 anos de trajetória com o projeto “Choronas 30 Anos – Elas na Roda” no palco do projeto cultural.

Recomendação: Livre. Local: Aquário Municipal de Santos (Praça Vereador Luiz La Scala, Ponta da Praia - Santos). Dia e Horário: sábado (15), às 18h. Ingresso: gratuito.

Zé Manoel – Piano Solo

No show, o cantor, compositor e pianista pernambucano, Zé Ma-

Cinema

Cineflix - Miramar - Santos

O Agente Secreto (nac) – Todos os dias - 14h40, 17h50, 21h. Exceto sáb – 19h. 16 anos. Harry Potter e o Cálice de Fogo (leg) – Sáb – 14h40, 17h50, 21h. 10 anos. Predador: Terras Selvagens (leg) – 15h30, 18h10. 14 anos. Truque de Mestre – O 3° Ato (leg) – 15h40, 18h20, 20h50. 12 anos. Eddington (leg) – Todos os dias – 20h30. Exceto sáb – 15h50. 18 anos.

Cinemark - Praiamar - Santos

A Própria Carne (nac) – Seg e ter – 13h30. 18 anos. Predador: Terras Selvagens (leg) – Sáb –21h. Dom – 14h20. Exceto sáb – 20h (dub) – Sáb e dom – 13h20. Todos os dias – 15h50. Exceto dom – 18h30. Dom – 18h20. Exceto sáb – 21h. 14 anos. Truque de Mestre - 3° Ato (leg) – Sáb e dom – 14h20, 14h40. Sáb –18h50, 21h50. Dom – 18h35. Todos os dias – 17h, 19h40, 22h20 (dub) – Sáb – 16h10. Exceto sáb – 21h10. Todos os dias - 17h40, 20h20 (leg-XD) – Sáb – 12h10. Exceto sáb – 18h50, 21h40 (dub-XD) – Dom – 13h20. Exceto sáb – 16h. 12 anos. Meu Pior Vizinho (leg) – Sáb – 14h20. Dom – 13h10, 15h40. Seg e ter – 16h10, 18h40. 14 anos. Vitória (nac-XD) – Seg e ter – 13h30. 16 anos. Harry Potter e o Cálice de Fogo (dub) – Sáb – 15h40, 19h (leg-XD) – Sáb – 14h50, 21h30 (dub-XD) – Sáb – 18h10 (leg) – Sáb – 16h40, 20h. 10 anos. Grand Prix: A Toda Velocidade (dub) - Sáb e dom – 12h. Livre. Salve Rosa (nac) – Seg e ter – 13h30. 16 anos. Mauricio de Sousa - O Filme (nac) – Seg e ter – 13h30. Livre. Se Não Fosse Você (leg) – Sáb – 14h. Dom – 16h50. Seg e ter – 17h10. 10 anos. O Natal da Patrulha Canina (dub) – Sáb e dom – 12h50. Livre. Malês (nac) – Seg e ter – 13h30. 16 anos. Zuzubalândia - O Filme (nac) – Seg e ter – 13h30. Livre. O Telefone Preto 2 (dub) – Sáb – 22h30. Seg e ter – 15h30. 18 anos. A Casa Mágica da

DIVERSÃO, CULTURA & LAZER

objetos, resultado de três meses de imersão criativa.

Recomendação: Livre. Local: G. Galeria (Rua Almeida de Moraes, 47 – Vila Mathias - Santos). Dia e Horário: quarta a sexta, das 14h às 18h. Ingresso: gratuito.

Teatro

O Mundo Na Cabeça

Por meio do diálogo ativo, os atores e atrizes, ora representam personagens fictícios inspirados na literatura infantil contemporânea, ora representam a si mesmos, retomando lembranças de sua infância.

Recomendação: Livre. Local: Auditório Teatro

Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: quinta (20), às 15h e às 17h30. Ingresso: R$ 40 (inteira), vendas em sescsp.org.br.

Eventos

noel apresenta repertório próprio e revisita seu mais recente álbum, “Coral”, lançado em 2024, no qual mergulha nas memórias da infância e na força das vozes negras, costurando religiosidade, ancestralidade e afetos com arranjos modernos. Ele também apresenta composições de outros artistas como Capiba e Caymmi.

Recomendação: Livre. Local: Convivência Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: sábado (15), às 20h. Ingresso: R$ 40 (inteira), vendas em sesc.sp.org.br.

Exposição

Inventário: O tempo nas coisas A exposição reúne 47 obras inéditas que exploram o tempo e a vida dos

Chegada do Papai Noel No sábado (15), a partir das 15h, o Litoral Plaza Shopping, em Praia Grande recebe a chegada do Papai Noel em grande estilo, com um show musical com personagens temáticos. Já no domingo (16), a partir das 20h, o Shopping Parque Balneário, em Santos se prepara para o evento, que vai envolver o público em um espetáculo de brilho, encanto e inclusão. A concentração será na Praça do Surf, na área do Canal 1, e segue pela Avenida da Praia, entre os canais 1 e 2, em direção ao Shopping. Recomendação: Livre. Local: Litoral Plaza Shopping (Av. Ayrton Senna da Silva, 1.511 - Praia Grande) e Shopping Parque Balneário (Av. Ana Costa, 549 - Gonzaga, Santos). Ingresso: gratuito. Informações: para conferir a programação completa, acesse boqnews.com

DE 15 A 18 DE NOVEMBRO

Truque de Mestre - O 3° Ato Os Quatro Cavaleiros estão de volta com uma nova geração de ilusionistas e uma trama cheia de reviravoltas, mágicas e surpresas, que promete ser diferente de tudo o que já foi mostrado na franquia.

Gabby: O Filme (dub) – Sáb – 12h40. Livre. Eddington (leg) – Sáb – 12h30. Dom – 14h. Seg e ter – 18h10. Todos os dias – 21h40. 18 anos. j-hope Tour 'HOPE ON THE STAGE' THE MOVIE (leg) – Dom – 17h10, 19h30. Livre. Eu e meu avô Nihonjin (nac) – Seg e ter – 13h30. Livre. Sombras no Deserto (leg) – Dom – 22h.

Exceto dom – 21h35 (dub) – Dom – 16h15. Exceto dom – 16h50. 18 anos. Wicked (RE) (3D-leg) - Dom – 18h30. 10 anos. Uma Mulher

Sem Filtro (nac) – Seg e ter – 13h30. 14 anos. O Bad Boy e Eu (leg) - Dom – 13h40. Exceto dom – 19h10. 12 anos. O Agente Secreto (nac) –Sáb – 15h, 18h20. Dom – 14h30, 17h50, 21h10. Sáb e dom – 13h50. Seg e ter – 13h30, 18h20, 21h50. Todos os dias – 17h20, 20h40. 16 anos

RECEITA Formagostosaediferentedesaborearpeixes

Linguado acompanhado com molho de maçãs

INGREDIENTES

PARA O PEIXE

4 filés de linguado 400 g

4 colheres (sopa) de vinho branco seco

1 colher (chá) de raspas da casca de laranja

1 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de farinha de trigo

PARA A MOLHO

1 colher (sopa) de azeite

1 cebola picada

1 maçã verde em cubos

1 colher (sopa) de manjerona

1 pitada de pimenta-do-reino branca

1 lata de Creme de Leite

1 colher (chá) de sementes de papoula

MODO DE PREPARO

DO PEIXE

Em uma tigela, tempere o linguado com o vinho, as raspas de casca de laranja e o sal. Polvilhe a farinha de trigo nos filés e em uma frigideira antiaderente untada, grelhe os filés. Reserve em lugar aquecido.

DO MOLHO

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte a maçã e a manjerona e cozinhe por cerca de 5 minutos. Retire do fogo, acrescente a pimenta e o Creme de Leite, misture bem e despeje sobre os filés. Sirva polvilhado com as sementes de papoula. FONTE: RECEITAS NESTLÉ

Roxy 5 - Gonzaga - Santos

Harry Potter e o Cálice de Fogo (leg) – Sáb –14h15, 15h15, 17h15, 18h15, 20h15, 21h15. Dom – 00h01. 10 anos. O Bad Boy e Eu (dub) – Exceto sáb – 17h. 12 anos. A Casa Mágica da Gabby: O Filme (dub) – Exceto sáb - 15h. Livre. Sombras no Deserto (dub) – Exceto sáb - 19h. 18 anos. O Agente Secreto (nac) – 15h, 18h, 21h. 16 anos. Predador: Terras Selvagens (dub) – Dom – 21h45. Seg e ter – 19h, 21h15. 14 anos. Quando o Céu se Engana (dub) – 15h15, 19h30. 12 anos. O Natal da Patrulha Canina (dub) – Ter – 17h30. Todos os dias - 14h, 15h45. Livre.O Telefone Preto 2 (dub) – 17h15, 21h30. 18 anos. Truque de Mestre – O 3° Ato (leg) – Exceto sáb – 21h (dub) – 14h30, 17h, 19h15, 21h30. 12 anos.

FOTO: DIVULGAÇÃO
Casa de Vó

BoqNegócios

caderno de oportunidades

BoqNegócios

caderno de oportunidades

VENDO 2 DORMS AMPLO (AC. PERMUTA 1 DORM.)

Na av. Bernardino de Campos, em Santos, 10 mins da praia, 93 m² c/ 2 entrs, 2 qtos, 1 banh, fte e gar. dem., interfone, cams, 3º andar, prédio 3 ands e vista livre! Super arejado! Ac. permuta, R$360 mil. Contato Tr. tel / whatsapp 13 99115.5531

GONZAGA / SANTOS

VENDO 1 DORM. LINDÍSSIMO - STOS. A 500M DA PRAIA Piscina, squash, salão de festa, gar. demarcada. Portaria 24hs, câmeras. Vendo R$350 mil. Ac. veículo. Tratar c/ prop. Tr. tel / whatsapp 13 99115.5531

R$20,00

Apto c/ 2 dorms, suíte, lavabo, sala 2 ambs. coz plan, dispensa e área de serviço. Com lazer completo. Só 680 mil (13) 99701-2399 - Mara MACUCO/1 QUADRA DA AV AFONSO PENA E CANAL 5

COBERTURA DUPLEX NO GONZAGA - VISTA 360 Charmosa e aconchegante. R$ 1.700.000. Metro quadrado abaixo do mercado! Contato: 13 991 15 55 31

OPORTUNIDADE! LÍNDÍSSIMA E MODERNA COBERTURA DUPLEX no Gonzaga.Vista Mar! R$ 3.700.000. Sem uso! Contato: 13 991 15 55 31

Sobrado, geminado de um lado com 2 dorms, 1 suíte, WC social com box blindex, sala 2 ambes c/ sacada, coz. ampla, A/Serviço independente com WC de empr., piso porcelanato, garagem fech. p/ 2 carros com WC, área gourmet. 125m² de área construída.

Preço: R$ 600 mil. Aceita 50% entrada + financiamento. (Não aceito corretores). TELEFONE e WHATSAPP p/ CONTATO: 13 99123-9085

BoqNegócios

caderno de oportunidades

BoqNegócios

caderno de oportunidades

BoqNegócios

caderno de oportunidades

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.