Jornal Boqnews ed1594 de 1 a 7.11.25

Page 1


EM CIRCULAÇÃO

Boqnews

População de rua

Em parceria com a Unifesp, a Prefeitura de Santos dará início a uma nova pesquisa sobre a população em situação de rua após a pandemia da Covid-19. Página 6

MOBILIDADE

Regras ignoradas

Sonhos programação dos cinemas da região.

TEATRO

O espetáculo Desbotou, que será apresentado no domingo (2), no Auditório do Sesc Santos, conduz ao mundo onde as cores foram banidas e onde tudo o que resta é cinza, enquanto se tenta descobrir a origem da catástrofe das cores. Página 8

DIVULGAÇÃO

Boqnews - 1 a 7 de novembro/2025 - 2

A nova dinâmica do crime

A megaoperação policial em favelas do Rio de Janeiro, que resultou em mais de uma centena de mortes, maisumavezreveladeformatrágica a urgente necessidade de adoção de medidasconcretasdecombateaocrime organizado. Mais do que comandar a venda de drogas, as quadrilhas se uniramàsmilíciase,assim,ampliaram o espaço de atuação com a conquista deterritóriosondesubmetemgrandes contingentespopulacionaisaleispróprias,controlandoacessoseobrigando o consumo de produtos e serviços clandestinos, consolidando uma nova dinâmicacriminosaquedesprezaregras quenormatizamavidaemsociedade.

Quadrilhas se

uniram às milícias e, assim, ampliaram o espaço de atuação com a conquista de territórios onde submetem grandes contingentes populacionais a leis próprias

Essa realidade, que se tornou comum em núcleos de favelas e morros de diversas cidades brasileiras – e que tem no Rio de Janeirooquadromaisemblemático-,nãopodemaisser aceitadeformapassiva.Ocupandoposiçõesestratégicas, commodernosarmamentosesistemasdeinformação, osmarginaistêmreveladoumaaudácianuncavistaea firmedisposiçãoderesistiràpolícia,tornandocadavez maisdifícilrecuperarasoberanianesseslocais.

Fortalecidos pela negligência das administrações públicas, omissas no atendimento das demandas sociaisbásicas,efavorecidospelavigênciadedecisão judicialqueimpediaaçõespoliciaisemáreasdominadas, traficantes e milicianos consolidaram estratégias

JAIRO SÉRGIO & COLABORADORES

redacao@boqnews.com

Dança das cadeiras

Aquilo que era tratado como rumor e de que ocorreria apenas no final do ano ou no início do próximo se tornará realidade. Afinal, alguns fatores contribuíram para agilizar a dança das cadeiras envolvendo o Executivo e o Legislativo.

Ouvindo

A primeira mudança envolve o ouvidor municipal e ex-vereador Marcos Libório, que pediu licença na Ouvidoria, após denúncia efetuada pelo vereador Benedito Furtado (PSB) na sessão da Câmara.

Bilhete azul

O ex-edil assinou um termo de fomento para repassar R$ 350 mil ao Instituto Vida Plena, ligado à Igreja Bola de Neve. A instituição é presidida por Fabrício Rodrigo Simões, assessor da Prodesan e cedido à Ouvidoria. Simões já foi exonerado do cargo e Libório, que tem mandato, pediu licença, mas não retornará à função.

Não convenceu

À Imprensa, o ouvidor se defendeu e disse que ‘por um erro administrativo’ o termo de fomento foi direcionado à Ouvidoria. Além disso, o equívoco teria sido corrigido. No entanto, a história não convenceu o prefeito Rogério Santos, que já sacramentou a substituição.

@jairosacampos

Atritos

semelhantesagruposterroristas.

Tamanhograudeorganizaçãoenível deingerêncianavidadascomunidades impõe muito mais do que periódicas incursões policiais traumáticas, método que tem se mostrado como mero paliativo diante da dimensão que o problemajáalcançou.Portanto,torna-se imperiosorestabeleceraordempormeio da ocupação e permanência das forças militares nos territórios dominados pela marginalidade. Da mesma forma, é preciso introduzir medidas sociais cabíveis para o desenvolvimento de projetosqueelevemaqualidadedevida dessas comunidades para reconquistar aconfiançadaspopulaçõesresidentes. Somente com a mobilização e união de esforços nas esferas municipais, estaduais e Federal será possível para vencer a guerra contra o crime organizado, iniciativa que por certo contará com o apoio irrestrito da sociedade e, principalmente, de milhares de famílias obrigadas a viver sob o fogo cruzado. Nesse sentido, mas do quealimentarguerradenarrativascomaintençãode conquistardividendoseleitorais,cabeasautoridades constituídas o dever de direcionar todos os esforços paraevitararepetiçãocotidianadeocorrênciasdessa natureza. Coibir crimes representa a imposição do desejo de preservar o estado de direito e a garantia deliberdadeecidadaniaàsatuaisefuturasgerações.

Mais notinhas em www.boqnews.com/blognews

Outra saída ocorrerá no Desenvolvimento Social. Atritos envolvendo parcela dos servidores da pasta com o atual secretário, Elias Jr, têm provocado desgaste, a ponto de ter ocorrido uma reunião na quarta (29) - sem a presença do prefeito - envolvendo servidores da pasta, vereadores da oposição e integrantes do governo.

Saída e entrada

Com um perfil de gestor, Elias tende a ser deslocado para a Ouvidoria, enquanto a vereadora Renata Bravo (PSD) assumirá a pasta de Desenvolvimento Social. Durante a criação da secretaria da Mulher e Direitos Humanos, Renata teve uma ligação muito forte com o setor - além de integrar a comissão da área na Câmara.

No Legislativo

Com a ida de Renata ao Executivo, abre-se espaço para mudanças no Legislativo. Neste caso, quem assumirá será o quarto suplente do PSD, o ex-vereador Antonio Carlos Banha, de volta à casa, após passagem no primeiro semestre.

Ligeirinho

Diante de projetos importantes a serem votados, a volta de Banha ocorrerá ainda nesta semana, dependendo do aval final às mudanças no Executivo.

Mudanças internas

A saída de Renata, porém, vai alterar pontos importantes na estrutura do Legislativo. A vereadora é a segunda vicepresidente, que assume na ausência do primeiro vice (Lincoln Reis) e do presidente (Adilson Jr). O nome de Benedito Furtado (PSB) é o mais cotado para a função.

Comissões

Além disso, Renata está em sete comissões no Legislativo, sendo três como presidente, três como vice e uma como terceira integrante, no caso a de Constituição e Justiça. Nem tudo

Ainda que a tendência é que Banha ocupe seu lugar nestas comissões, em algumas delas isso não deverá ocorrer, como na CCJ. Revitalização central Diante do sucesso do boulevard da Rua XV, o trecho entre as ruas Riachuelo e a praça Barão do Rio Branco passará pelo mesmo processo, atraindo novos empreendimentos não só na via, assim como na Rua Tuiuti, como já tem ocorrido no Centro Histórico.

Quem Responde?

Quando... começarão efetivamente as operações da segunda fase do VLT, com conclusão prometida ainda nas eleições municipais do ano passado?

“Algumas pessoas no corredor da morte hoje poderiam não estar lá se os tribunais não tivessem sido lenientes com eles quando eram réus primários.”

Prêmio Nobel a democracia

A candidata que foi impedida de concorrer às eleições presidenciais na Venezuelaem2024elíderdaoposição naquele país, María Corina Machado, venceuoPrêmioNobeldaPaz.Quase todos os países do mundo a cumprimentaram. O Presidente Lula não o fez, o que, mais uma vez, demonstra que ele é favorável ao governo do farsante Nicolás Maduro, que preside a Venezuela, não obstante o fato de ele terperdidoaseleiçõescomapenasum terço do eleitorado a seu favor e dois terços contrários, de acordo com as legítimasatasdetodasaszonaseleitorais. O governo brasileiro, entretanto, silencioudiantedosresultados.

María Corina Machado teve um papeltãoextraordinárionalutaincansávelparaqueaVenezuelavolteaser um país democrático que, apesar de muitos esperarem que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fosseolaureado-porestarconseguindoumacordoentrepalestinoseisraelenses-,foielaquemmereceuahonraria. Nessa esteira, impressiona-me muito a relação do presidente Lula com a corrupção no Peru: trouxe uma condenada naquele país para o Brasil em avião da FAB (ex-primeira-dama doPeru,condenadaa15anosdeprisão por lavagem de dinheiro em um caso envolvendo a construtora Odebrecht, que solicitou asilo alegando perseguiçãopolítica).

Na Argentina, visitou outra condenadaporcorrupção,criticandoojudiciário daquele país. Outro ponto é a relação com a ditadura de Cuba, para a qual o Brasil emprestou dinheiro e ainda não recebeu de volta. Há, ainda,arelaçãocomaVenezuela,aponto de mandar a embaixadora brasileira à posse, considerada absolutamente ilegítimadeMaduro,quefraudouaseleições,jamaismostrandooresultadodas urnas.Lembremo-nosdequeaVenezuelatambémdevedinheiroaoBrasil. Por outro lado, o Brasil, o Presidente Lula e o Itamaraty não tiveram a coragem de cumprimentar María CorinaMachadopelorecebimentodo Prêmio Nobel da Paz; ela que, sendo considerada a principal representante

da oposição democrática na Venezuela,éavozdademocraciaedaliberdade. Ora, inúmeros países do mundo civilizadoacumprimentaram. Trata-se, pois, da primeira mulher da América do Sul a receber um Nobel,algosignificativoparatodasas mulheres, em especial as latino-americanas, para o Brasil e, enfim, para quem tem procurado valorizar as mulheres. Contudo, repito, não foi cumprimentada pelo governo brasileiro. Parece-mequequemfalatantodedemocracia deve ser coerente com seus gestos, pois democratas são aqueles que defendem a democracia e cumprimentamaquelesquelutamporela.

Ora, no Brasil muito se fala de um golpe que nunca houve — é apenasumanarrativa-,poiséimportante lembrarqueaspessoasqueestãopresas não tinham uma arma sequer no dia8dejaneiro.Poroutrolado,tenho absoluta convicção de que os comandantesdastrêsForças(pelomenosdo Exército, que detém dois terços dos contingentes armados no Brasil) jamaisdariamumgolpe.Falocomoprofessor emérito da Escola de Comando eEstado-MaiordoExército,ondeministreiaulassobreaConstituiçãobrasileiraparaaquelesqueseriamgenerais.

Ainda assim, o que vemos é que, no exterior, os amigos do Presidente Lula são grandes ditadores. As relaçõescomIsraelestãopraticamenteinterrompidas, pois ele protege sempre ogrupoterroristaHamas,quetudofaz paraquenãohajapaznaPalestina. A impressão que tenho é que há um discurso pela democracia, mas uma prática de imensa cordialidade com os ditadores. Esse silêncio sepulcral em relação à concessão do Prêmio Nobel da Paz para quem luta pela democracia contra a ditadura de um fraudador como Nicolás Maduro demonstra, efetivamente, que o discurso presidencial não corresponde à prática. Entendo que o Brasil é um paísqueamaademocracia,tantoque vemospessoaslutandopelaliberdade deexpressão,algoquecaracterizauma democracia autêntica, e temos que continuarnessaluta.(...)

Ponto de Vista
IVES GANDRA MARTINS vilma@rvcomunica.com.br

ECONOMIA SegundodadosdaAutoridadePortuáriadeSantos,houveoregistrode16,5milhõesdetoneladasnomêsdesetembro

Porto alcança novos recordes

O Porto de Santos registrou seu melhor movimento de cargas para setembro e também o recorde para o período de três semestres do ano. Estatísticas da Autoridade Portuária de Santos (APS) registraram 16,5 milhões de toneladas no mês e 138,7 milhões no período janeiro-setembro. O movimento de contêineres foi ainda mais produtivo e registrou aumentos de 6,6% no mês, marcando mais de 515,7 mil TEU, e também no acumulado do ano, com crescimento de 7,8% em relação a 2024, chegando a 4,37 milhões de TEU.

“Este novo registro de recorde no Porto de Santos, que é o principal equipamento logístico do Brasil, apenas confirma a necessidade de olhar o futuro; por isso a APS está trabalhando na ampliação da Poligonal, no aprofundamento do canal de navegação, no arrendamento do Tecon 10, nas perimetrais e no túnel Santos-Guarujá, dentre outras iniciativas”, afirma o presidente da APS, Anderson Pomini.

Com sua característica de porto

multipropósito, o Porto de Santos bate novos recordes mesmo registrando queda na movimentação de granéis sólidos vegetais. Em setembro, as cargas de maior movimentação foram o açúcar (2,85 milhões de toneladas), o milho (2,61 milhões) e o complexo soja – grãos e farelo – (2,05 milhões).

Apenas a soja cresceu em relação ao mesmo mês do ano anterior (81,6%). Açúcar e milho registraram queda (4,9 e 21%, respectivamente). O aumento total em relação a setembro de 2024 foi de 3,7%. No acumulado do ano, o aumento foi de 0,9% em relação aos nove primeiros meses do ano anterior. O maior movimento é do complexo soja (aumento de 9,9% em relação a 2024, total de 38,82 milhões de toneladas). Seguem açúcar (17,09

FOTO: DIVULGAÇÃO/APS visam racionalizar e dar mais fluidez naquele que é o principal acesso ao Porto de Santos. As melhorias na infraestrutura viária incluem troca de pavimento, adequação das faixas de rolamento, iluminação em LED e sinalização. O investimento é de R$ 27,45 milhões. “Esta obra, no começo da perimetral de Santos, faz parte dos R$ 12,5 bilhões de investimento destes cinco anos que podemos chamar de uma retomada do Porto de Santos”, explica o presidente da APS. “Este investimento é um dos ‘nós desatados’ nesta gestão, uma obra que estava parada há três anos e que dará maior fluidez ao tráfego da região”, completa Pomini.

Destaques Em setembro, as cargas de maior movimentação foram o açúcar, o milho e o complexo soja –grãos e farelo

milhões, queda de 17,8%), milho (7,6 milhões, redução de 14,5%) e adubo (5,62 milhões, queda de 4,1%)

Obras na perimetral Além disso, a APS deu início na segunda-feira (20), a nova obra na Avenida Augusto Barata, via perimetral da margem direita do Porto de Santos, na região da Alemoa. As obras

Em uma primeira fase, que vai até o final do mês de novembro, é feita a execução de uma nova pista, que servirá para desvio de tráfego. Nesta fase, não haverá interferências no trânsito local.

As obras são realizadas no final do Viaduto Paulo Benevides – junto à Rodovia Anchieta e acesso ao distrito industrial da Alemoa -, e seguem pela Rua Augusto Scarabotto até o início da Avenida Engenheiro Augusto Barata.

Silenciar a voz de uma jornalista na internet é silenciar as vozes de milhares de mulheres.

DE NOVEMBRO

TRÂNSITO Especialistadetrânsitoexplicaadiferençaeprincipaisregrasentreciclomotores,bicicletaselétricaseautopropelidos

Recentemente, os ciclomotores, bicicletas elétricas e autopropelidos têm ganhado cada vez mais espaço nas ruas do Brasil, principalmente em Santos, cidade litorânea e plana, e região. Com a busca por alternativas econômicas e sustentáveis de mobilidade, esses veículos se tornaram uma opção atraente para quem deseja fugir do trânsito e reduzir custos.

No entanto, o aumento do uso também levanta dúvidas sobre as regras para a circulação de cada: afinal, é preciso usar capacete e possuir habilitação para conduzi-los?

Ciclomotor

De acordo com o assessor da presidência da CET-Santos, advogado e especialista na legislação de trânsito, Marco Fabrício Vieira, a diferenciação do ciclomotor para os outros veículos é feita por meio de critérios técnicos e legais estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro e pela Resolução CONTRAN nº 996/2023.

O ciclomotor é um veículo de duas ou três rodas que possui um motor de combustão interna com cilindrada não superior a 50 cm³ (cinquenta cilindradas) ou motor de propulsão elétrica com potência não superior a 4 kW (quatro quilowatts), e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda 50 km/h. Contudo, se um veículo similar exceder qualquer um desses limites (cilindrada acima de 50cm3, potência acima de 4 kW ou velocidade máxima acima de 50 km/h), ele é classificado como motoneta ou motocicleta, e não como ciclomotor, sujeitando-se às regras mais rigorosas destes.

Aliás, segundo Fabrício, o ciclomotor possui uma velocidade máxima de fabricação de 50 km/h. Porém, em via pública, o condutor deve respeitar a sinalização de velocidade da via, mas o veículo não é projetado para exceder.

Regras

Assim como é importante estar atento para as principais regras estabelecidas pelo CTB e pela Resolução CONTRAN nº 996/2023 para os ciclomotores que incluem:

Verifique: Habilitação - Condutor deve ser maior de 18 anos e possuir ACC ou CNH Categoria A.

Registro e Licenciamento: O veículo deve ser registrado, licenciado e emplacado junto ao órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal (DETRAN). O Contran estabeleceu que a data limite para regularização do registro de ciclomotores é 31/12/2025. Após esse prazo, esses veículos estarão sujeitos a multa e remoção por falta de registro.

Equipamentos Obrigatórios: Devem ser dotados de espelhos

Mercado Popularização de veículos reflete busca por economia e agilidade, mas é bom ficar atento para as legislações

Novos desafios para a mobilidade

retrovisores, farol dianteiro, lanterna traseira, velocímetro, buzina e pneus que ofereçam condições mínimas de segurança.

Forte demanda

Segundo o especialista, em primeiro lugar, o custo-benefício dos ciclomotores é o grande atrativo imediato, pois são veículos com preço de aquisição e manutenção muito mais baixos que carros ou motocicletas tradicionais. “A economia de combustível, ou no caso dos elétricos, de energia, é um fator decisivo no orçamento familiar, especialmente em tempos de alta nos combustíveis".

"Em segundo lugar, a mobilidade urbana é crucial. Em cidades congestionadas, o ciclomotor é sinônimo de agilidade".

"Ele oferece uma alternativa rápida para o deslocamento em curtas e médias distâncias, permitindo que as pessoas escapem dos grandes engarrafamentos. Além disso, o crescimento do setor de delivery consolidou o ciclomotor como uma ferramenta de trabalho essencial, gerando renda para milhares de pessoas”.

Ele também menciona que após a pandemia, houve uma busca por meios de transporte individual que evitassem a lotação do transporte público. Assim, o ciclomotor se encaixou perfeitamente nessa demanda por individualização e rapidez.

Bicicletas e autopropelidos

Desse modo, é fundamental saber diferenciar o ciclomotor das bicicletas elétricas e os equipamentos de mobilidade individual autopropelidos.

As bicicletas elétricas são de motor elétrico auxiliar (pedal assistido). Possui um motor elétrico auxiliar com potência máxima de 1 kW, velocidade máxima de 32 km/h) e possui sistema de pedal que aciona o motor (pedal assistido).

Seu local de circulação são as ciclovias, ciclofaixas (a 20 km/h) e, na ausência destas, na rua (borda na pista, no sentido do tráfego).

Já o equipamento de mobilidade individual autopropelido são patinetes, skates e monociclos motorizados e algumas scooters. O motor elétrico com potência máxima de 1 kW e velocidade máxima de 32 km/h. Comprimento máximo de 130 cm entre os eixos e largura máxima de 70 cm.

O local de circulação também são nas ciclovias, ciclofaixas (a 20 km/h). Na ausência delas, a circulação na rua pode ser regulamentada pelo órgão municipal para vias de 40 km/h.

Além disso, bicicletas elétricas e autropropelidos que excederem suas características, podem ser classificados como ciclomotor, estando sujeito as mesmas regras, inclusive quanto a necessidade de adequação até 31/12.

cações do fabricante e o passageiro também utilize o capacete de segurança obrigatório. Assim como em bicicletas elétricas e autopropelidos também são permitidos, desde que o veículo possua dispositivo próprio de fábrica.

Fiscalização

O especialista também comenta que a fiscalização do trânsito é realizada pelos Órgãos e Entidades Executivos de Trânsito e seus agentes, nas suas respectivas áreas de circunscrição:

Agentes de Trânsito Municipais: Nas vias urbanas (ruas, avenidas, etc.). Polícia Militar Estadual: Nas vias urbanas. Muitas vezes atua na fiscalização de trânsito em convênio com os órgãos municipais. Em Santos, há convênio da Polícia Militar com o Município para fiscalização de trânsito.

Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN): Fiscalização de registro, licenciamento e habilitação, que, no estado de São Paulo, fiscaliza por meio da Polícia Militar. Polícia Rodoviária Estadual e Federal: Nas rodovias e estradas.

O que fazer?

Circulação De acordo com o especialista, os ciclomotores devem circular somente na rua (pista de rolamento), proibidos de circular em ciclovias, ciclofaixas, calçadas e passeios, conforme o CTB e a Resolução CONTRAN nº 996/2023.

Assim, devem circular: preferencialmente no centro da faixa de trânsito mais à direita ou no acostamento, quando houver. É vedada a circulação em vias de trânsito rápido e sobre calçadas e passeios.

Capacete e CNH

Desse modo, para os ciclomotores, é obrigatório o uso de capacete de segurança com certificado pelo INMETRO para o condutor e o passageiro. Assim como é obrigatória a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Categoria A. Já para Bicicletas Elétricas e Equipamentos Autopropelidos (em ciclovia/rua, conforme o caso), a Resolução 996/2023 não exige o uso de capacete de ciclista (ou capacete de segurança) e não exige CNH, mas é altamente recomendado por segurança.

Passageiros

Além disso, ele comenta que pode ter passageiros nos ciclomotores, mas desde que o ciclomotor seja dotado de assento suplementar para o passageiro, conforme as especifi-

Caso um munícipe presencie uma infração de trânsito ou um acidente envolvendo ciclomotores, Fabrício aborda que a atitude deve ser pautada em dois princípios: segurança e responsabilidade civil. Se for um acidente com vítimas, a prioridade máxima é garantir a segurança do local, sinalizando para evitar novos acidentes. Assim como chamar o socorro, ligando imediatamente para o SAMU (192) ou Corpo de Bombeiros (193) para o atendimento médico e para a autoridade de trânsito (Polícia Militar ou Guarda Municipal) para controle do tráfego. Além de não mover a vítima, pois o munícipe deve ser uma testemunha atenta, anotando placas, modelos dos veículos e as circunstâncias do ocorrido para repassar às autoridades.

Agora, se for uma infração de trânsito, o munícipe não deve confrontar o infrator. Assim, é preciso anotar o máximo de informações possíveis, como a placa do ciclomotor, modelo, local e horário exato da infração. Se puder tirar uma foto ou vídeo de forma segura, isso ajuda muito.

Assim como, procurar o canal de ouvidoria ou denúncia do órgão executivo de trânsito do município ou do estado (Detran/Polícia Militar), pois a denúncia ajuda a direcionar a fiscalização para os pontos mais críticos da cidade. “O cidadão tem um papel importante como observador ativo”, completa.

Dessa maneira, apesar da modernização e acessibilidade dos veículos, é importante a conscientização da segurança no trânsito, tanto para os condutores quanto para os pedestres, visando a educação e o respeito às normas de circulação, ao uso do capacete e à exigência de habilitação, contribuindo para a redução de acidentes e a construção de um ambiente mais seguro.

SANTOS De acordo com a Prefeitura, doses aplicadas nas unidades neste ano chegaram a 2.783 até a última terça-feira (28)

Vacinação nas escolas supera 2024

Cerca de um mês antes do encerramento, a vacinação nas escolas santistas neste ano já ultrapassou em 25% o total aplicado em 2024. A iniciativa, facilitada pelo Programa Saúde na Escola, chegou a 2.783 doses até terça-feira (28), contra 2.488 em todo o ano de 2024. A aplicação das doses nas escolas prossegue até a primeira semana de dezembro, destinada a estudantes e seus responsáveis, além dos funcionários.

Secretário

O secretário municipal de Saúde, Fábio Lopez, afirma que o programa, realizado desde 2023 com regularidade em Santos, é um sucesso e foi aprimorado ao longo do tempo. “Neste ano, pela primeira vez, nossa equipe foi ao encontro dos estudantes das escolas estaduais e também das escolas técnicas. Nossa intenção

é promover a saúde no ambiente educacional, independentemente do ente federativo que o administra”.

A enfermeira Bruna Hellen, do Programa Saúde na Escola, explica

Espetáculo infantil

que todo estudante leva para casa um termo de autorização a ser assinado pelo responsável. Havendo a concordância e com a caderneta de vacinação na mochila para conferência, as

Até dezembro

doses que eventualmente estiverem em atraso são aplicadas de acordo com o calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde.

“Muitas vezes, o responsável não

tem tempo de levar a acriança ou o adolescente até a unidade de saúde e, como o termo de autorização assinado exime a presença do adulto, ajuda a ampliar a cobertura vacinal do município”.

“Muitos pais acham que atualizaram por terem feito a rematrícula, mas só neste período entre a rematrícula e a data em que eu venho na escola aplicar as doses, a criança pode ter 1 ou 2 meses a mais de idade e contemplar outro imunizante do calendário vacinal”, acrescentou ela.

Aplicação das doses nas escolas destinada a estudantes e seus responsáveis, além dos funcionários vai até o próximo mês de dezembro Informe

A vacinação no ambiente escolar traz também mais segurança aos estabelecimentos de ensino. “Muitos responsáveis não conseguem acompanhar os pequenos para se imunizar, e temos visto doenças que voltaram no Brasil ou aumentaram o número de casos. Então, quando a escola fica com essa responsabilidade de vacinar, é um reforço a mais”, explicou Simone Ribeiro, orientadora da UME Cely Moura Negrini.

“Circuito e Cidadania 2ª Edição” acontece em Santos para promover educação no trânsito

O projeto usa o teatro como ferramenta educativa para formar futuros cidadãos conscientes e responsáveis no trânsito

A peça teatral “Circuito e Cidadania 2ª Edição” chega a Santos, litoral de São Paulo, para promover a educação no trânsito. O projeto acontece no dia 31 de outubro. Voltado para o público infantil, o projeto une arte, educação e cidadania de forma lúdica e interativa, despertando nas crianças a consciência sobre regras de trânsito, empatia e respeito ao espaço público.Com entrada gratuita, a peça leva cultura e aprendizado para crianças de 7 a 10 anos de escola pública. Durante a encenação, os pequenos espectadores vivenciam situações inspiradas no dia a dia das ruas. Personagens como um guarda de trânsito, um ciclista, uma cientista ambientalista e uma pessoa com deficiência visual conduzem a narrativa, provocando reflexões sobre convivência, mobilidade, meio ambiente e cidadania. As crianças também participam ativamente da intervenção cênica, promovendo maior engajamento e aprofundamento das mensagens trabalhadas. O espetáculo aborda temas urgentes. Segundo dados do Infoseg-SP e do Detran-SP, os acidentes de trânsito no estado de São Paulo seguem alarmantes: entre janeiro e novembro de 2024 foram registradas 5.594 mortes em acidentes de trânsito, média de cerca de 16 óbitos por dia. Além disso, em 2023 e 2024 foram realizados mais de 118 mil atendimentos de vítimas de

acidentes de automóveis e motocicletas no estado, gerando um custo superior a R$ 130 milhões em internações e consultas. Diante desse cenário, o projeto reforça a importância da educação desde os primeiros anos. Ao envolver as crianças em experiências práticas e participativas, o “Circuito e Cidadania 2ª Edição” fortalece a fixação do conteúdo e multiplica o alcance da mensagem: as crianças se transformam em multiplicadores do conhecimento dentro de suas famílias e comunidades. Com cenário imersivo e um roteiro leve e divertido, “Circuito e Cidadania 2ª Edição” oferece não apenas uma atividade cultural de qualidade, mas também uma experiência transformadora. A proposta reafirma o poder da arte como ferramenta de transformação social e reforça que cidadania e segurança no trânsito constroem desde cedo, com empatia, cuidado e responsabilidade.

Lei de Incentivo à Cultura, “Circuito e Cidadania 2” tem a produção da Ricardo Martins, patrocínio da Ecovias Imigrantes e Ecovias Leste Paulista,

apoio da Komedi Projetos, SSP e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal - Do lado do povo brasileiro. “A segurança no trânsito é um tema essencial para a Ecovias entregar sua missão de servir à sociedade com qualidade superior. Esta iniciativa colabora para que as crianças levem as mensagens e boas práticas de um trânsito seguro para dentro de suas casas, compartilhando-as com seus familiares, influenciando o trânsito desde já, e se tornando pedestres conscientes, além de condutores responsáveis, no futuro”, destaca Jefferson da Silva Júnior, coordenador de sustentabilidade da Ecovias Imigrantes e Ecovias Leste Paulista.

Serviço

“Circuito e Cidadania 2ª Edição”

Educandário Santista Av. Conselheiro Nebias, 680CEP: 11045-002 - Santos - SP

Apresentação: 31/10/2025

Horários: 08h, 09h30,13h e 14h15

Sobre a Ecovias Leste Paulista

A Ecovias Leste Paulista, empresa controlada pela EcoRodovias, assumiu, no dia 18 de junho de 2009, a administração do corredor Ayrton Senna/Carvalho

Pinto, entre o km 11,1 e o km 134,7. As rodovias ligam a Região Metropolitana de São Paulo com o Vale do Paraíba, a região serrana de Campos do Jordão e as praias do Litoral Norte.

Sobre a Ecovias Imigrantes

A Ecovias Imigrantes, integrante do grupo EcoRodovias, é responsável pela administração e manutenção do Sistema Anchieta-Imigrantes, a principal ligação entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista. A concessão faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo e opera sob a fiscalização da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). Com investimentos constantes em infraestrutura, tecnologia e segurança viária, a concessionária trabalha para garantir fluidez e qualidade no atendimento aos usuários.

Sobre o Ministério da Cultura

A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura

AÇÃO SOCIAL Levantamento será realizado por pesquisadores da Unifesp

Santos fará novo censo para população de rua

Santos vai realizar a primeira pesquisa sobre a população em situação de rua após a pandemia da Covid-19. A informação é do secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Santos, Elias Jr.

Ele comentou sobre o assunto durante participação no Jornal Enfoque da última sexta (24). A ação ocorrerá em parceria com a Unifesp – campus Baixada Santista, a mesma instituição que realizou o último levantamento, realizado em 2019 – antes da pandemia.

“Tivemos agenda positiva com a diretora da Unifesp, que está resgatando toda a metodologia implementada em 2019 para que a gente possa compreender as lições aprendidas e eventualmente mudar algo na metodologia”, explica.

Novos equipamentos deverão ser incorporados para agilizar o trabalho dos estudantes e pesquisadores, como tablets e aplicativo. Em 2019, o questionário continha 19 questões – abertas e fechadas.

Segundo o secretário, a expectativa é que o levantamento ocorra ainda este ano. “Queremos revisitar o Censo realizado em 2019 feito pela Unifesp, com toda a sua propriedade intelectual para apresentar sua nova metodologia para o novo levantamento que virá”, acrescenta o secretário.

Unifesp

O diretor da Unifesp – campus Baixada Santista, professor-doutor Odair Aguiar Jr, confirma as tratativas. “Em 2019, tínhamos o cenário pré-pandêmico e agora teremos o

pós-pandêmico”, destaca. Afinal, a pandemia alterou profundamente a vida de muitas pessoas, que encontraram nas ruas a única alternativa de subsistência. “Isso (a pandemia) deve ter alterado substancialmente. Essa transição econômica e política que o Brasil vem vivendo certamente atingiu lá na ponta. Identificar isso é fundamental”, destaca.

Este será o sexto censo a ser realizado pela Prefeitura de Santos.

Em 2013, conforme o levantamento na ocasião, viviam nas ruas do Município 797 pessoas. Em 2019, com dados divulgados em dezembro do ano seguinte em razão da pandemia, eram 868 pessoas em situação de rua. Deste total, 761 viviam nas ruas, a maioria na Região Central, orla e Porto/ Macuco. Outros 107 nos serviços municipais de acolhimento. Na comparação entre o levantamento de 2014 e 2019 houve uma alta de 8,9%.

Atualmente, segundo dados cadastrais nos órgãos federais do País, existem 1.745 pessoas que se autodeclararam viver em situação de rua em Santos. No entanto, como este fluxo é móvel, muitos já deixaram a cidade em busca de novos destinos, explica o secretário.

O que, aliás, reforça a necessidade de um novo censo. Assim, o censo será capaz de identificar o real quadro da população em situação de rua na Cidade.

Outros assuntos

Durante o programa, o secretário falou das entregas realizadas para o atendimento social, como o CRAS da Zona Intermediária, o Centro -

TRANSPORTE

Governo Federal define projetos para a Região

O Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Ministério das Cidades, concluiu a definição de projetos para ampliar as redes de transporte público coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC) na Baixada Santista. Na região, o ENMU projeta expansão da rede em três projetos de VLT (25km) e um de BRT (18km). O investimento estimado para os projetos é de R$ 3,4 bilhões.

Na Baixada Santista, a implementação dos projetos resultará na redução estimada de cerca de 150 mortes em acidentes de trânsito até 2054. E, também, evitará a emissão de 39 mil de toneladas de CO2 por ano. Outro benefício é a redução do custo operacional por viagem, decorrente da maior utilização dos sistemas de média e alta capacidade, que tipicamente são mais eficientes. No caso da Baixada, a redução é de 6%.

-Dia para Idosos, o CRAS do Morro da Nova Cintra, entre outros. “Foram sete equipamentos entregues em novos espaços ou reformados em 10 meses”, enfatizou.

E adiantou a mudança em breve do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Zona Leste, desde 2015 funcionando na Avenida Conselheiro Nébias, 452.

Aliás, alvo de críticas em razão das más condições por parte de servidores e usuários. Conforme o secretário, um novo imóvel deve ser locado em breve com a realização de reformas e adaptações. A ideia é que a transferência ocorra antes de março, quando vence o contrato de locação no atual endereço. Além disso, Elias Jr enumerou o trabalho social desenvolvido pelo município, onde 10 mil pessoas recebem o Bolsa-Família do Governo Federal.

Além da expectativa para a entrega das obras do Mercado Municipal, que passará por mudanças representativas, unindo Turismo, Desenvolvimento Social, Cultura e Educação. Com o novo espaço, o Restaurante Bom Prato, na Praça Iguatemi Martins, que completou 20 anos nesta sexta (24), será transferido para outro local nas imediações (a área não foi divulgada).

Dessa forma, o atual espaço onde funciona o Bom Prato será cedido para a futura instalação do campus Santos do futuro Instituto Federal. Porém, inicialmente, a instituição ocupará dois andares do prédio do Parque Tecnológico de Santos, distante três quadras do Mercado Municipal. Assim, as atividades educacionais devem começar no próximo semestre.

“Com o estudo, o BNDES contribui com a produção de uma política pública para a formulação de uma estratégia nacional de mobilidade urbana, de longo prazo e sustentável, unindo esforços da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos brasileiros e brasileiras, com um transporte mais eficaz, menos poluidor e mais seguro”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

“Os projetos selecionados mostram que o Brasil está buscando se adaptar às mudanças do clima, com ações que unem sustentabilidade, mobilidade e inclusão social”, afirma o ministro das Cidades, Jader Filho. “Investir em transporte coletivo limpo é investir nas cidades e nas pessoas, para que os centros urbanos se tornem mais resilientes, com menos poluição e deslocamentos mais rápidos e seguros.”

Na Baixada Santista, com a implantação dos projetos previstos no ENMU haverá também a redução

no tempo médio de deslocamentos na cidade, com um impacto estimado em R$ 760 milhões. Na região, os projetos apontados pelo ENMU são extensão do VLT da Baixada Santista - entre Terminal Samaritá e Terminal Tatico, implantação do VLT Santos-Guarujá e do BRT Praia Grande - entre Estação São Vicente (VLT) e Terminal Caiçara e extensão do VLT da Baixada Santista - entre Terminal Barreiros e Terminal Samaritá.

187 projetos em todo o Brasil Em todo Brasil, o ENMU concluiu a definição de 187 projetos para ampliar as redes de transporte público coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC) nas 21 maiores regiões metropolitanas (RMs) do País. Ao todo, são estimados investimentos da ordem de R$ 430 bilhões, sendo R$ 230 bilhões em metrôs, R$ 31 bilhões em trens, até R$ 105 bilhões em veículos leves sobre trilhos (VLT), até R$ 80 bilhões em BRTs e R$ 3,4 bilhões em corredores exclusivos de ônibus. A aceleração desses investimentos dependerá do modelo de financiamento adotado, sendo os investidores privados via concessões e parcerias uma ferramenta relevante.

Redução de mortes

A implementação de todos os projetos previstos no ENMU resultará na redução estimada de 8 mil mortes em acidentes de trânsito ao até 2054 nas 21 RMs. Evitará ainda a emissão de 3,1 milhões de toneladas de CO2 por ano, equivalentes a uma absorção de carbono de uma área estimada de floresta amazônica de 6.200 km2, equivalente a 5 vezes a área do município do Rio de Janeiro. Outros benefícios incluem a redução do custo da mobilidade urbana em cerca de 10%, considerando sistemas mais eficientes, e o aumento do acesso da sociedade a empregos, escolas, hospitais e áreas de lazer em menor tempo. Haverá, também, a redução no tempo médio de deslocamentos nas cidades, com um impacto econômico estimado de mais de R$ 200 bilhões.

Em todo

Valores Investimento na região é estimado em R$ 3,4

187 projetos foram definidos, com investimentos da ordem de R$ 430 bilhões

DA REDAÇÃO
Dados Em 2019, com dados divulgados em dezembro do ano seguinte em razão da pandemia, eram 868 pessoas em situação de rua
bilhões.
Brasil,

BRASILEIRO PeixeprecisadecampanhaperfeitaparasemanternaSérieA

Santos FC aposta na Vila como fator decisivo

O torcedor santista vive dias de ansiedade. A cada rodada do Campeonato Brasileiro, o drama se repete: calcular pontos, comparar campanhas e fazer contas para saber quantas vitórias o Santos precisa para permanecer na Série A. Agora, a conta é direta — vencer todas as partidas na Vila Belmiro pode ser o suficiente para garantir o clube na elite do futebol nacional em 2026.

O Santos soma 32 pontos em 29 jogos e precisa chegar a 47 para se afastar de vez da zona de rebaixamento. O número mágico coincide exatamente com os pontos em disputa nas cinco partidas que o time fará como mandante até o fim do campeonato. Os adversários são conhecidos e de pesos diferentes: Fortaleza, Palmeiras, Mirassol, Sport e Cruzeiro.

Fora de casa, o cenário é mais complicado. O Peixe ainda enfrentará Flamengo, Palmeiras, Internacional e Juventude — duelos difíceis, principalmente diante de equipes que brigam por Libertadores ou que tentam confirmar permanência na Série A. Por isso, os confrontos na Vila Belmiro ganharam status de finais antecipadas.

Alçapão

A missão do Santos é transformar a Vila Belmiro novamente em um local temido pelos adversários. O histórico recente, porém, preocupa. O time comandado por Juan Pablo Vojvoda apresenta o terceiro pior aproveitamento como mandante do campeonato, com apenas 45,2% dos pontos conquistados. Somente Fortaleza (41,6%) e Sport (23,8%) têm desempenho inferior jogando em casa.

Em 2025, o Santos ainda não conseguiu vencer duas partidas

consecutivas diante de sua torcida. A irregularidade se tornou um dos principais obstáculos na luta contra o rebaixamento. A derrota recente para o Vitória, dentro da Vila Belmiro, foi um golpe duro para o elenco e a torcida. O time desperdiçou a chance de se afastar do Z-4 e saiu de campo sob vaias.

Na partida anterior, contra o Botafogo, o volante André resumiu o sentimento de frustração ao comentar o gol sofrido nos minutos iniciais: “Quebra qualquer estratégia.” A frase ilustra bem o momento de instabilidade do Peixe, que ainda busca consistência defensiva e eficiência no ataque.

Campanha irregular

Até aqui, o Santos fez 14 partidas como mandante no Brasileirão. Destas, 11 ocorreram na Vila Belmiro, duas no Morumbis (contra Juventude e Vasco) e uma no Allianz Parque (diante do Ceará). A alternância de estádios, motivada por punições e questões logísticas, também afetou a regularidade da equipe.

As estatísticas mostram um time que oscila demais dentro de casa. Em alguns jogos, o Santos se impõe e cria chances; em outros, cede espaços e sofre gols em falhas individuais. O técnico Vojvoda tenta ajustar a equipe, mas reconhece que o psicológico dos jogadores pesa neste momento decisivo. “A pressão é grande, mas precisamos jogar com coragem, especialmente na Vila”, afirmou o treinador após o empate com o Internacional.

Adversários duros

Das cinco partidas restantes na Vila Belmiro, três serão contra adversários que figuram entre os melhores visitantes do campeonato: Palmeiras, Cruzeiro e Mirassol. Esses times têm alto

aproveitamento fora de casa e costumam jogar de forma reativa, explorando erros do adversário — justamente o tipo de situação que tem custado caro ao Santos.

Em contrapartida, Fortaleza e Sport estão entre os piores visitantes da Série A. Os cearenses perderam oito dos 13 jogos longe de casa, enquanto os pernambucanos somam dez derrotas em 15 partidas como visitantes. Esses confrontos são vistos como oportunidades de ouro para o Peixe somar pontos e aliviar a pressão na reta final.

Além disso, os jogos em casa devem contar com Vila Belmiro lotada. A diretoria estuda promoções de ingressos e campanhas de incentivo para atrair a torcida, que vem sendo um diferencial quando empurra o time nos momentos mais críticos. O objetivo é criar um ambiente hostil para os rivais e dar confiança aos jogadores.

Reta final

O Santos entra na reta decisiva do campeonato ciente de que não há mais margem para erros. O desempenho como mandante será o fator determinante entre permanecer na Série A ou amargar o rebaixamento. O elenco aposta na união, na força da Vila e na superação para evitar que o pior aconteça.

“A gente sabe da responsabilidade de vestir essa camisa e da história que o Santos tem. Vamos lutar até o fim”, declarou o capitão João Basso após o treino desta semana no CT Rei Pelé.

Com a combinação de jogos duros e pressão crescente, o Santos encara cada rodada como uma final. A matemática é simples, mas o desafio é enorme. Uma campanha perfeita em casa pode salvar o Peixe — e transformar a Vila Belmiro no palco da reação que a torcida tanto espera.

TURISMO

Além dos exageros Conhecida como "Cidade dos Exageros", cidade também possui atrativos naturais e culturais

Itu reúne muitos atrativos

no interior paulista

DA REDAÇÃO

Conhecida como a “Cidade dos Exageros”, Itu é um dos destinos mais encantadores do interior paulista. Localizada a cerca de 100 km da capital, o município preserva construções históricas, oferece atrativos culturais e mantém viva sua fama de cidade acolhedora e cheia de histórias curiosas.

Praça dos Exageros

A Praça dos Exageros é parada obrigatória para quem visita à cidade. Lá estão os famosos objetos em tamanho gigante (como o orelhão, jogo de xadrez e o semáforo) que simbolizam o charme local. Assim, atrai centenas de turistas, garantindo fotos divertidas e muita diversão para os que visitam a praça.

Igreja Matriz

Localizada no centro histórico, a Igreja Matriz é uma das mais belas construções barrocas do estado. Inaugurada em 1780, o seu interior é rico em detalhes que encanta aqueles que visitam. Aliás, a Igreja possui pinturas e artes de José Patrício da Silva e do frei Jesuíno do Monte Carmelo, consagrando-se como um marco da fé e da arquitetura colonial paulista.

Museu Republicano

Para quem aprecia passeios culturais, o Museu Republicano é uma boa opção. Instalado em um casarão histórico de 1867, o local abriga acervos sobre o movimento republicano e eventos que marcaram a história política do Brasil.

Parque Geológico

Para os amantes da natureza e da ciência, o Parque Geológico do Varvito é um verdadeiro tesouro natural. Aliás, ele é patrimônio tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turismo do Estado de São Paulo).

Assim, o local preserva formações rochosas de mais de 270 milhões de anos e possui trilhas e painéis explicativos que contam a história geológica da região.

Fazenda do Chocolate

Um dos locais mais visitados pelos turistas, a Fazenda do Chocolate combina lazer rural, contato com animais e produtos artesanais. O local produz chocolates feito com cacau 100% e é conhecido por não adicionar aditivos em seu produto. O espaço possui restaurante de comida caipira feito à lenha, lojas de produtos locais e diversão garantida com lago e playground.

Decisão em casa De nove partidas para disputar, Peixe mandará cinco jogos na Vila Belmiro

RECEITA Umsalgadoparaolanchequetodosadoram

DIVULGAÇÃO/NESTLÉ

Abobrinha cremosa assada e recheada

INGREDIENTES

PARA A ABOBRINHA

2 abobrinhas italianas médias 1/2 xícara (chá) de água

1 colher (chá) de sal

PARA O RECHEIO

8 tomates-cereja cortados ao meio meio copo de Requeijão Light

4 colheres (sopa) de Leite em Pó

1 pitada de pimenta-do-reino meia xícara (chá) manjericão meia colher (chá) de sal

2 colheres (sopa) de queijo parmesão

1 colher (sopa) de cebolinha

1 colher (chá) de azeite

MODO DE PREPARO

DA ABOBRINHA

Corte as abobrinhas ao meio no sentido do comprimento. Em uma panela, coloque-as e cozinhe com água e o sal até

ficarem macias, porém as cascas ainda firmes, por cerca de 10 minutos, após ferver. Retire a polpa com uma colher com cuidando para não quebrar a casca, formando umas barquinhas e reserve.

DO RECHEIO

Em um recipiente, junte a polpa, os tomatinhos, o requeijão, o leite, pimenta-do-reino, o manjericão e o sal. Recheie as barquinhas, polvilhe o queijo parmesão, a cebolinha-verde e o azeite. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido por 5 minutos ou até dourar e sirva. Recheie as barquinhas, polvilhe o queijo parmesão, a cebolinhaverde e o azeite. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido por 5 minutos ou até dourar e sirva

FONTE: RECEITAS NESTLÉ

agende-se

Música

Chorinho no Aquário

O compositor, cantor e instrumentista Tuco Pellegrino comanda o palco do projeto cultural Chorinho no Aquário . Membro da ala de compositores de uma das mais tradicionais escolas de samba do país, a Portela, Tuco é reconhecido como um dos grandes expoentes da nova geração do samba.

Recomendação: Livre. Local: Aquário Municipal de Santos (Praça Vereador Luiz La Scala, Ponta da Praia - Santos). Dia e Horário: sábado (1), às 18h. Ingresso: gratuito.

Frente Cumbiero

O grupo é um dos maiores nomes da nova cúmbia colombiana, liderado por Mario Galeano Toro, leva aos palcos uma experiência musical inovadora e dançante, conectando raízes latino-americanas a uma sonoridade global.

Recomendação: 18 anos. Local: Comedoria Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: quinta (13), às 20h. Ingresso: R$ 40 (inteira), vendas em sescsp.org.br.

Exposição

Do Analógico à IA

A mostra pretende inspirar e surpreender com as possibilidades do encontro entre o analógico e a inteligência artificial, de forma fascinante e provocativa. A exposição apresentará diversas formas de expressão visual explorando diferentes técnicas: a linguagem da arte de colagem, a nostalgia da fotografia analógica, o imediatismo da fotografia digital e de celular.

Recomendação: Livre. Local: Galeria de Arte Nelson Penteado (Prç. dos Expedicionários, 10Gonzaga, Santos). Dia e Horário: de segunda a sexta, das 8h às 18h. Ingresso: gratuito.

Cine Arte Posto 4 - Santos Um Lobo entre os Cisnes - 16h30, 18h30 e 21h. Classificação: 16 anos. Ingresso: R$3 (inteira).

Cineflix - Miramar - Santos

Chainsaw Man? O Filme: O Arco da Reze (leg) – 15h40. 18 anos. Se Não Fosse Você (leg) – 16h30, 20h50. 14 anos. O Telefone Preto 2 (leg) – Exceto sáb – 20h30. Sáb – 17h30. 18 anos. Mauricio de Sousa: O Filme (nac) – 15h. Livre. O Agente Secreto (nac) – Sáb – 20h. 16 anos. A Noiva Cadáver (leg) – 19h. 10 anos. Springsteen: Salve-me do Desconhecido (leg) – 18h, 20h30. 14 anos. Sonhos (leg) – 18h10, 20h40. 16 anos. Uma Mulher Diferente (leg) – Sáb – 14h40. Exceto sáb – 15h50, 18h20. 14 anos. Cinemark - Praiamar - Santos

A Casa Mágica da Gabby: O Filme (dub) – Sáb e dom – 13h40. Livre. A Noiva Cadáver (dub) – Sáb e dom – 17h10. Seg e ter – 19h20. 10 anos. O Rei da Feira (nac) – Seg e ter – 13h, 22h55. 14 anos. Chainsaw Man? O Filme: O Arco da Reze (leg-XD) – Seg e ter - 18h40 (leg) – Sáb e dom – 14h50, 19h40. Seg e ter – 17h. Todos os dias - 22h. 18 anos. Springsteen: Salve-me do Desconhecido (leg-XD) – Dom – 12h50, 18h40. Sáb e dom – 21h40. Seg e ter – 21h50 (leg) – Seg e ter – 15h10, 17h50, 20h40. 14 anos.Salve Rosa (nac) – Seg e ter – 13h, 22h40. 16 anos. Guerreiras do K-POP (leg-XD) – Sáb – 13h10. Sáb e dom - 15h30 (leg) – Sáb e dom - 19h (dub) – Sáb e dom – 14h, 16h30. 10 anos. Tubarão (RE) (dub-3D) – 20h10. 14 anos. Sonhos (leg) – Seg e ter – 16h40, 19h. Sáb e dom – 12h45. Todos os dias – 17h30, 21h20.

Desbotou

Em um mundo onde as cores foram banidas e onde tudo o que resta é cinza, a pequena Catarina insiste em descobrir a origem da catástrofe das cores.

Recomendação: Livre. Local: Auditório, Sesc

às 15h e às 17h30. Ingresso: R$ 40 (inteira), vendas em sescsp.org.br

Teatro

Carangueja

Uma figura humana está em cena. Vozes diversas falam por meio do seu corpo e vão sugerindo um lugar, um bioma. De onde vêm essas vozes que vão desenhando as raízes aéreas de um manguezal e seu terreno movediço? Estamos na cabeça de alguém e essas vozes vão dando pistas dos acontecimentos.

Recomendação: 12 anos. Local: Auditório Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: sexta (7) e sábado (8), às 20h. Ingresso: R$ 40 (inteira), vendas em sescsp.org.br.

Vá Idosas Show

Neste show, as carismáticas personagens Geni e Lurdes, duas senhorinhas cheias de energia, abordam assuntos atuais com muito bom humor e descontração, compartilhando suas fofocas e situações do cotidiano.

Com piadas ágeis, improviso e uma interação marcante com o público, o espetáculo vem conquistando plateias de todas as idades por onde passa.

Recomendação: 14 anos. Local: Centro Cultural Português (R. Amador Bueno, 188 - Centro, Santos). Dia e Horário: sexta (14), às 20h30. Ingresso: R$ 80 (inteira), vendas em bilheteriaexpress.com.br.

O Puro Suco da Fruta Entre caixotes empilhados, frutas voadoras e bicicleta acrobática, nasce uma feira que vira circo. Com humor em movimento, a história de um dia na feira, da montagem silenciosa até a hora da xepa, onde tudo vira bagunça e brincadeira. Com acrobacias grupais, equilíbrios, piruetas e corpos que voam, o espetáculo transforma o cotidiano em circo.

Recomendação: Livre. Local: Convivência Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: domingo (9), às 17h30. Ingresso: gratuito.

Sonhos

Jennifer é uma influente socialite de São Francisco, mas sua vida entra em risco quando ela se envolve com Fernando, um jovem bailarino mexicano que sonha em atuar numa grande escola de balé. Impulsionado pelo amor, ele atravessa a fronteira para estar ao lado dela.

16 anos. Terror em Shelby Oaks (leg) – 16h, 20h30 (dub) – 18h20. 18 anos. Mauricio de Sousa - O Filme (nac) – Sáb e dom - 12h50. Seg e ter – 13h. Livre. Perrengue Fashion (nac) – 15h05. 14 anos. Se Não Fosse Você (dub) – Sáb e dom – 12h50. Todos os dias17h40 (leg) – 15h, 20h20. 10 anos. A Própria Carne (nac) – Seg e ter – 13h, 17h, 19h10. Sáb e dom – 19h20. Todos os dias – 21h30. 18 anos. O Natal da Patrulha Canina (dub) – Sáb e dom – 14h40, 16h50. Livre. Bom Menino (leg) – 17h20, 22h10 (dub) – Seg e ter - 15h20. Sáb e dom – 15h25. Todos os dias – 19h30.

Livre. Zuzubalândia - O Filme (nac-XD) – Seg e ter – 13h (nac) – Seg e ter – 13h. Livre. Malês (nac) – Seg e ter – 13h. 16 anos. A Sogra Perfeita 2 (nac) – Seg e ter – 13h. 12 anos. Vitória (nac-XD) – Seg e ter – 16h10. 16 anos. O Telefone Preto 2 (dub) – Sáb e dom – 13h30, 21h50. Seg e ter – 21h40. Todos os dias – 16h10, 18h50. 18 anos. Eu e meu avô Nihonjin (nac) – 13h, 22h55. Livre. Frankie e os Monstros (dub) – Sábado e dom – 12h40. Livre. Uma Mulher Sem Filtro (nac) – Seg e ter – 13h. 14 anos. O Agente Secreto (nac-XD) – Sábado – 18h.

DIVERSÃO, CULTURA & LAZER
FOTO: DIVULGAÇÃO
Santos (R. Conselheiro Ribas, 136 - Santos).
Dia e horário: domingo (2),

BoqNegócios

caderno de oportunidades

BoqNegócios

caderno de oportunidades

BoqNegócios

caderno de oportunidades

GONZAGA / SANTOS

VENDO 1 DORM. LINDÍSSIMO - STOS.

A 500M DA PRAIA

Piscina, squash, salão de festa, gar. demarcada. Portaria 24hs, câmeras. Vendo R$350 mil. Ac. veículo. Tratar c/ prop. Tr. tel / whatsapp 13 99115.5531

R$20,00

MACUCO/1 QUADRA DA AV

AFONSO PENA E CANAL 5

Sobrado, geminado de um lado com 2 dorms, 1 suíte, WC social com box blindex, sala 2 ambes c/ sacada, coz. ampla, A/Serviço independente com WC de empr., piso porcelanato, garagem fech. p/ 2 carros com WC, área gourmet. 125m² de área construída.

Preço: R$ 600 mil. Aceita 50% entrada + financiamento. (Não aceito corretores). TELEFONE e WHATSAPP p/ CONTATO: 13 99123-9085

Apto c/ 2 dorms, suíte, lavabo, sala 2 ambs. coz plan, dispensa e área de serviço. Com lazer completo. Só 680 mil (13) 99701-2399 - Mara

COBERTURA DUPLEX NO GONZAGA - VISTA 360 Charmosa e aconchegante. R$ 1.700.000. Metro quadrado abaixo do mercado! Contato: 13 991 15 55 31

OPORTUNIDADE! LÍNDÍSSIMA E MODERNA COBERTURA DUPLEX no Gonzaga.Vista Mar! R$ 3.700.000. Sem uso! Contato: 13 991 15 55 31

VENDO 2 DORMS AMPLO (AC. PERMUTA 1 DORM.)

Na av. Bernardino de Campos, em Santos, 10 mins da praia, 93 m² c/ 2 entrs, 2 qtos, 1 banh, fte e gar. dem., interfone, cams, 3º andar, prédio 3 ands e vista livre! Super arejado! Ac. permuta, R$360 mil. Contato Tr. tel / whatsapp 13 99115.5531

BoqNegócios

caderno de oportunidades

BoqNegócios

caderno de oportunidades

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.