Jornal Boqnews ed1597 de 22 a 28.11.25

Page 1


Boqnews

O IPTU e as demais taxas municipais cobradas pela Prefeitura de Santos serão reajustados em 5,23% a partir de 2026, com base no IPCA no período. Página 3

Reduto da cultura pop

CULTURA & VARIEDADES

TEATRO

Os palhaços Shortz e Calarças protagonizam o espetáculo infantil Catappum!, que será apresentado neste domingo (23), no Sesc Santos. Eles buscam o responsável por colocar habitantes de uma cidade imaginária em sono profundo. Página 7

Boqnews - 22 a 28 de novembro/2025 - 2

Valorizar os povos da floresta

Motivo de controvérsia e preocupação de ambientalistas, as questões que envolvem a preservação das florestas destacadas na COP 30 realizada em Belém têm adquirido cadavezmaisrelevância,nãoapenas pelosreflexosambientaisquepodem produzir ao planeta, mas sobretudo pela necessidade de se dar mais atenção às populações que habitam áreas nativas. Mais do que nunca se evidencia a necessidade de valorizar a importância dessas comunidades, quedevemservistascomoparceiros estratégicos na defesa da soberania nacional em territórios que cada vez mais despertam a cobiça de nações estrangeiras.

Mais do que nunca se evidencia a necessidade de valorizar a importância dessas comunidades, que devem ser vistas como parceiros estratégicos na defesa da soberania nacional

Vítimas no processo de colonização e marginalizados durante décadas pelo total desprezoaosseusvaloresculturais,povosdafloresta sempreforamsubjugadospelointeressenaexploração das riquezas naturais e minerais contidas nas áreas porelesocupadas,sendoinvariavelmenterelegados àcondiçãosecundárianasprioridadesdefinidaspelo Estado.Apesardoreconhecimentodealgunsavanços obtidos no trato das questões indígenas e dos povos ribeirinhos, grande parte dessas comunidades ainda não gozam dos plenos direitos de cidadania. Daí os conflitosintermitentesgeradospelodesrespeitoaos seusvaloresfundamentais,baseadosnapossibilidade

JAIRO SÉRGIO & COLABORADORES

redacao@boqnews.com

História sem fim Já ultrapassa uma década a discussão sobre o futuro do STS10, na área do Saboó no Porto de Santos. Afinal, entre idas e vindas de projetos e promessas, a demora atrasa investimentos não só no Porto de Santos, mas também no Brasil.Isso porque a área é a maior a ser privatizada para movimentação de contêineres no País - sendo a joia da coroa da vez nos portos brasileiros e altamente cobiçada no setor empresarial internacional. Só em 2026

A decisão do TCU - Tribunal de Contas da União (leia mais na pág. 5) em protelar para dezembro a escolha da forma da modelagem para a realização do futuro edital de licitação do terreno de mais de 600 mil m2 provocará efeito cascata. Efeitos colaterais

Afinal, com muito esforço, a licitação só ocorrerá em 2026 - ano eleitoral. Não bastasse, independente da forma como ocorrerá o leilão - com a participação ampla ou com restrições entre os concorrentescertamente haverá questionamento judicial, o que demandará ainda mais tempo.

Pós-eleições

Pior: há o risco da indefinição de qual grupo ocupará a cobiçada área se ela não ocorrer em 2026. E

@jairosacampos

Jairo Sérgio de Abreu Campos (Mtb 12.514)

DE REDAÇÃO Humberto Iafullo Challoub (Mtb 17.645) DIRETOR ADM./COMERCIAL Fernando De Maria dos Santos (Mtb 21.123)

de sobrevivência em terra fértil.

A negligência no trato adequado dessas populações produziu, ao longo da história de formação da identidade nacional,oambienteidealparaaação de oportunistas e à proliferação de entidadesestrangeirasinteressadasem melhorconhecerasriquezasabrigadas na floresta tropical, camufladas sob a égide da benemerência e de falsos princípios humanitários. As extraordinárias possibilidades oferecidas pelas regiões nativas existentes da floresta tropical já são por demais conhecidas como significativos mananciais de matérias-primas, especialmente para mineradoras e indústrias químicas e farmacêuticas.

Nessesentido,alémdefazervaler direitos fundamentais, o debate sobre as questões amazônicas,obrigatoriamente,devefocarpropostas queestabeleçamreaiseefetivoscanaisdeintegração daquelas comunidades, assegurando a proteção de bensculturaiseterritoriaisdevaloresinestimáveis.As promoçõesdeaçõespaternalistasouestereotipadas têm pouca serventia. Por isso, é de se esperar que sejam estabelecidas diretrizes factíveis visando a comunhãodosinteresseseconômicoeambientaisàs necessidadesatuaisefuturasdaspopulaçõesnativas quehabitamasflorestas,semoquenãoseconseguirá alcançar o desenvolvimento sustentável.

Mais notinhas em www.boqnews.com/blognews

se houver mudança no comando federal, quem garante que isso ocorrerá? Deve-se lembrar que o governo Bolsonaro queria privatizar a Autoridade Portuária, projeto cancelado pela gestão do presidente Lula.

Cascata 1

A indefinição também atinge outras áreas e investimentos, como a construção de viadutos nas proximidades em razão do fluxo de caminhões que irão se deslocar ao futuro terminal. Sem perspectivas, não sairá do papel. Enquanto isso, o volume de cargas e caminhões cresce ano após ano - trazendo transtornos na entrada da Cidade.

Cascata 2

A demora também impacta a transferência do futuro terminal de passageiros, hoje no Outeirinhos, para o Valongo, atrasando investimentos no setor. Afinal, a empresa vencedora do STS-10 ficará responsável pela obra para a construção da estrutura de base para o terminal de passageiros.

Cascata 3

De forma paralela, isso impacta a velocidade da revitalização do Centro Histórico de Santos, com novos negócios e oportunidades, tema vital para o prefeito Rogério Santos (Republicanos).

De volta

Após longo período ausente da

política, o ex-deputado José Dirceu (PT) está de volta a Santos. Neste sábado (22), às 10 horas, participa de seminário sobre formação política com simpatizantes da legenda. No Sindicato da Administração Portuária (Rua Júlio Conceição, 91).

Games

Presidente do Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Bittencourt, comemora os R$ 500 mil em emendas do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) para a criação de uma incubadora de games na Cidade.

Tatuzão

A exemplo do que ocorreu em um trecho na Avenida Ana Costa, a Sabesp prevê para 2026 a renovação da tubulação na Avenida Pinheiro Machado, no trecho nas imediações do Curvão do Marapé até a Avenida Francisco Glicério - sentido Centroorla.

De olho

Depois da CET, a bola da vez é a Prodesan, em razão do “elevado número de cargos comissionados”, segundo o vereador Rui de Rosis Jr (PL), que promete acionar o Ministério Público.

Quem Responde?

Será... que o Santos FC vai repetir o triste feito ocorrido em 2023?

“Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem..”

Tiro no pé da Reforma Tributária

A tão aguardada reforma tributária, com a promessa de simplificar nosso complexo sistema, traz consigo uma sombra preocupante: a intenção de tributar as operações de crédito sob o novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS)eContribuiçãoSocialsobre Bens e Serviços (CBS). Essa medida, se concretizada, representa umdesviofundamentaldosprincípios de uma tributação modernaeeficiente,transformandoum avanço potencial em um retrocesso com sérias consequências paraaeconomiabrasileira.

A essência de um imposto sobre valor agregado (IVA), como o IBS/CBS,residenasuanãocumulatividade. Isso significa que o imposto pago em etapas anterioresdacadeiaprodutivaécreditado na etapa seguinte, garantindo que a tributação incida apenas sobre o valor adicionado em cada fase, e que o custo final do imposto seja suportado pelo consumidor. No entanto, as operações de crédito, por sua natureza, não se encaixam nessa lógica de “cadeia produtiva” tradicional. Um banco, ao conceder um empréstimo, não está “comprando” um insumo que gerará um “crédito” para ser abatido. A tributação de juros e outras receitas financeiras, sem a possibilidade de créditos substanciais, resultará em uma novaeperversaincidência.

Isso não é um mero detalhe técnico; é um veneno para a neutralidade fiscal. O princípio da neutralidade exige que o sistema tributário não distorça as decisões econômicas. Ao tributar o crédito, o IBS/CBS encarecerá artificialmente o custo do dinheiro, impactando diretamente o investimento, o consumo e a competitividade das empresas. Em vez

depromoverumambientedenegócios mais justo e transparente, adicionaremos uma camada extra de custo e complexidade, penalizandojustamenteomotordaeconomia:oacessoacapital. As consequências macroeconômicassãoalarmantes.Umcusto de crédito mais elevado significa menos investimentos em infraestrutura, tecnologia e expansão de negócios. Pequenas e médias empresas,quedependemcrucialmente de financiamento, serão as mais afetadas, limitando sua capacidade de crescimento e geração de empregos. Além disso, a distorção na alocação de capital podelevaraescolhasineficientes, com empresas optando por autofinanciamento ou integração vertical para evitar a carga tributária, mesmo quando a especialização e a terceirização seriam economicamente mais vantajosas. Em última instância, o encarecimento do crédito se traduz em menos crescimento, produtos e serviços mais caros para o consumidor final, alimentando a inflação, reduzindo o poderdecompra.

É imperativo que os formuladores da reforma tributária reconsiderematributaçãodasoperações de crédito sob o regime do IBS/ CBS. Ignorar a natureza distinta dasoperaçõesfinanceiraseaplicar-lhesumalógicadeIVAdebense serviçosdeformaindiscriminadaé umerroquepodeminarosbenefíciosesperadosdareforma.Precisamos de um sistema tributário que estimuleoinvestimentoeocrescimento, não que os penalize. A reformaéumaoportunidadedeouro paramodernizaroBrasil,masessa modernização exige inteligência e respeito aos fundamentos da economia, evitando armadilhas que podemcomprometernossofuturo.

Ponto de Vista

HABITAÇÃO ConjuntohabitacionalcontacomdoisblocosnobairrodoPaquetá

Convênio

O investimento, de R$ 13,4 milhões, é resultado de convênio da Prefeitura de Santos com a CDHU

Santos entrega 50 moradias no Centro

Na manhã de segunda-feira (17), em Santos, houve a entrega de chaves para 50 famílias que residiam em cortiços da área central. Com isso, o conjunto habitacional Santos I – Condomínio Edifício Samara Faustino, localizado na Rua Amador Bueno, 432 (Paquetá), foi inaugurado, realizando o sonho da casa própria dos novos moradores.

O conjunto conta com dois blocos, sendo um com 16 apartamentos e outro com 34.

Do total, 25 unidades têm 40,66m² e as outras 25 contam com área total de 44,66m². Todos os 50 apartamentos têm dois dormitórios, banheiro, sala, cozinha e área de serviço. Além disso, há centro de convivência e área verde com paisagismo

O empreendimento ainda tem unidades habitacionais para PCD (Pessoa com Deficiência) e apartamentos para idosos, além de vagas de estacionamento de carros, motos e PCD. Além disso, há bicicletário, área de lazer e um centro de apoio ao condomínio com copa e dois banheiros.

Parceria

O investimento é resultado de convênio da Prefeitura de Santos com a CDHU. As obras custaram R$ R$ 13.421.880,95, com recursos do Programa de Atuação em Cortiços, da empresa estatal. A Cohab foi a responsável

pelo gerenciamento das obras e dos contratos. “Para nós, é o momento de várias felicidades. A maior felicidade é entregar a chave para 50 famílias. Estamos falando de um potencial de 200 pessoas que passam a viver em uma habitação com dignidade. Dignidade todas essas famílias têm e sempre tiveram, mas morar de uma maneira digna. Poder deitar na cama sabendo que está morando em segurança e saber que vai ter o documento que vai se perpetuar pela família, de geração em geração”, celebrou o prefeito Rogério Santos, durante a cerimônia.

O diretor presidente da Cohab Santista, Maurício Prado, destaca a parceria que concretizou o empreendimento. “Estamos felizes com a entrega deste novo conjunto habitacional, resultado de uma parceria de sucesso entre o Município e o Governo do Estado, através da CDHU e a COHAB Santista, executado com recursos do Estado. Mais importante, principalmente, pelo atendimento a essa demanda de moradores de cortiços do Centro, que há muito não era atendida”.

“Aqui, a gente encontrou uma estrutura adequada e a confiança de colocar o recurso e confiar que fosse feita a execução da obra e isso aconteceu muito bem”, resume o diretor presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino.

Novos moradores

A seleção dos contemplados

TRAVESSIAS

Acqua Vias vence leilão para operação de balsas

DA REDAÇÃO

O consórcio Acqua Vias SP – Internacional Marítima Ltda foi a vencedora da concessão do Sistema de Travessias Hídricas do Estado. Ela venceu a concorrência em relação a outras três concorrentes, oferecendo desconto de 12,6%, o maior entre as participantes. Valor abatido sobre a contraprestação pública anual de R$ 413 milhões (R$ 52 milhões de desconto). Os documentos foram entregues na sede da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), de forma presencial e remota. Assim, o leilão ocorreu na quinta (13), à tarde, na B3. Com investimentos estimados em R$ 2,5 bilhões, o projeto prevê a renovação completa da infraestrutura e da frota, com novos terminais, embarcações modernas e serviços aprimorados.

foi feita com base em critérios estipulados no convênio com a CDHU, atendendo famílias cujas moradias apresentavam características de precariedade construtiva, insalubridade, adensamento excessivo, ausência de infraestrutura adequada ou risco de colapso estrutural identificado por laudo técnico emitido pelo Departamento de Proteção e Defesa Civil de Santos. As mudanças ocorrerão seguindo cronograma que iniciou na terça-feira (18).

Ao fim da cerimônia, a primeira das portas dos 50 apartamentos foi aberta pela estudante do restaurante-escola Estação Bistrô, Ruth Carolina Basílio Ezequiel, que vai se mudar para o prédio com os dois filhos. “Eu não tenho nem como explicar se eu choro, se dou risada, se tremo. Eu estou muito feliz e satisfeita, muito realizada”.

Próximas unidades

Além das unidades entregues na manhã de segunda, estão previstas outras 113 unidades no conjunto Santos L, que será erguido no Centro, destinadas aos moradores dos cortiços.

Além disso, os preparativos para as obras já começaram, com a contratação de serviços para elaboração de ensaio de sondagem, levantamento topográfico e planialtimétrico cadastral e laudo geotécnico de fundações e contenções do terreno onde serão construídas as unidades habitacionais.

bientes climatizados, banheiros adaptados e áreas de alimentação e atendimento ao público.

No total, o projeto contempla 14 linhas aquaviárias – sendo oito no litoral paulista, três na Região Metropolitana de São Paulo e três no Vale do Paraíba.

Ao todo, 45 novas embarcações elétricas, híbridas e de baixo consumo. Portanto, o modelo de Parceria Público-Privada (PPP), com prazo contratual de 20 anos, garante a manutenção da base tarifária atual, preservando gratuidade e benefícios já existentes para usuários e moradores das regiões atendidas.

Dessa forma, as melhorias garantirão mais conforto, segurança e eficiência no transporte de veículos e passageiros. Além de ampliar o acesso turístico e a integração entre regiões. As novas estruturas receberão padronização e acessibilidade, com am-

Assim, entre as rotas contempladas estão São Sebastião–Ilhabela, Santos–Vicente de Carvalho, Santos–Guarujá, Bertioga–Guarujá. Ainda: Cananéia–Continente, Cananéia–Ilha Comprida, Cananéia–Ariri, Iguape–Juréia, Bororé–Grajaú, Taquacetuba–Bororé, João Basso–Taquacetuba, Porto Paraitinga, Porto Varginha e Porto Natividade da Serra. Juntas, essas linhas transportam cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano, sob fiscalização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

SANTOS

Valores do IPTU e taxas terão reajuste de 5,23%
DA REDAÇÃO

Tributos, multas e demais taxas municipais, em Santos, serão reajustados em 5,23% a partir de 2026. A informação consta no Diário Oficial de sexta (14). O índice resulta do IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo entre agosto de 2024 a julho de 2025. Até outubro, a Prefeitura santista já havia arrecadado quase R$ 4 bilhões, conforme balancete sintético também publicado no Diário Oficial. Apenas em impostos, taxas e contribuições de melhoria, R$ 2,348 bilhões. O novo índice também servirá

para saldos de parcelamentos de débitos de contribuintes. Por sua vez, quem pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano e a Taxa de Remoção de Lixo Domiciliar relativos ao ano de 206, em cota única (à vista), terá desconto de 4%. Ou seja, neste caso, os pagamentos ocorrem em janeiro. O acumulado nos últimos 12 meses (nov/24 a out/25) é de 4,68%, segundo o IPCA, do IBGE. Ou seja, como há uma tendência de queda na inflação até o fim do ano, a tendência é que a atualização supere o índice inflacionário de 2025. Os carnês devem chegar às residências e empresas a partir de dezembro.

DA REDAÇÃO
FOTO: FRANCISCO ARRAIS/PMS
Renovação
A nova concessionária também ficará responsável pela renovação completa das embarcações e pontos de embarque

SANTOS FESTIVAL EventodeculturapopgratuitoocuparegiãodoCentroHistóricoatédomingo(23)

O Centro Histórico de Santos se tornará até domingo (23) o ponto de encontro dos apaixonados por cultura pop, tecnologia, música e entretenimento com a sétima edição do Santos Festival Geek, promovido pela Secretaria de Cultura (Secult).

O maior evento de cultura pop gratuito do País vai ocupar os principais espaços do Valongo, com uma programação intensa e democrática, que une gerações e celebra o universo geek em todas as suas formas.

Os Arcos do Valongo, a Frontaria Azulejada, o Planetário, o Espaço Games e a área externa do Museu Pelé ganham vida com atividades simultâneas, reunindo shows, oficinas, experiências imersivas, apresentações artísticas e encontros com grandes nomes da cena geek e musical.

Além disso, uma das atrações internacionais da edição deste ano será o ator norte-americano Vincent Martella, conhecido por interpretar Greg, no seriado Todo Mundo Odeia o Chris, sucesso nas TVs aberta e fechada.

Importância

Segundo o secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal, o Santos Festival Geek é um dos grandes símbolos da vocação criativa local. “Ele movimenta o Centro Histórico, fomenta a economia local, valoriza os artistas, os cosplayers, os criadores de conteúdo e fortalece a identidade cultural de Santos como uma das cidades mais geeks do Brasil. É um evento que democratiza o acesso à cultura pop e traz famílias inteiras para viver experiências inesquecíveis.”

Além disso, o secretário menciona que a expectativa de público para este ano é superar a marca de 90 mil pessoas.

Segurança

Aliás, Leal também abordou sobre o que está sendo planejado em termos de segurança, organização e acolhimento para garantir uma experiência confortável ao público. “Trabalhamos com um planejamento integrado entre diversas secretarias da Prefeitura para oferecer segurança reforçada, orientação constante ao público, acessibilidade, estrutura ampliada e serviços que garantam conforto para visitantes de todas as idades. Nosso foco é que cada pessoa se sinta bem acolhida e viva o festival da maneira mais plena e segura possível.”

“Quero convidar todo mundo a participar do maior evento de cultura pop gratuito do país. Venha curtir, se emocionar, encontrar seus ídolos, celebrar a criatividade e ocupar o Centro Histórico com a gente. O Santos Festival Geek é de todos nós”

Geek e nerd

Atualmente, diversas pessoas usam os termos geek e nerd quase como sinônimos. Contudo, há di-

Público

Expectativa é que o evento receba até 90 mil pessoas até domingo (23)

Espaço consagrado à cultura geek

ferenças reais entre essas identidades. Segundo o jornalista, redator publicitário, professor universitário e pesquisador em Comunicação, André Rittes, existe uma diferença, embora hoje em dia possam significar a mesma coisa.

“A expressão Nerd nasce bem antes, lá pelos anos 50 nos Estados Unidos e usada de forma pejorativa para descrever pessoas muito estudiosas. Todos com foco no conhecimento acadêmico, raciocínio lógico, tecnologia, ciências, matemática e entre outros fatores. É alguém apaixonado por aprender, mais introspectivo, e muito dedicado a temas intelectuais, por exemplo".

Já o Geek vem da cultura pop dos anos 80/90, com foco no entretenimento, na tecnologia, cultura pop, fandoms e entre outros pontos. O geek é mais voltado para o entusiasmo e o colecionismo — filmes, HQs, jogos, séries, gadgets etc. Por exemplo, alguém que sabe tudo sobre Star Wars, coleciona action figures (figuras de ação/bonecos) e acompanha todos os lançamentos da Marvel.

Olhar Geek

Sobre como o olhar geek influencia a forma de contar história, ele informa que impacta a partir do momento que trabalha referências, temas e plots que permitam o desdobramento em universos expandidos.

“É o livro que vira filme, que vira série, que estimula fanfics(histórias feitas por fãs dentro daquele universo), que vira HQs, que sai para brinquedos e figuras de ação. Não digo que alguns autores pensem, na concepção, em transformar sua obra numa saga interminável e lucrativa, mas alguns podem fazer isso na origem", explica.

"Não acredito que George Lucas tenha pensado nisso no começo de Star Wars (que ele pretendia que fossem nove filmes, mas se contentaria em fazer três). Hoje é uma das marcas mais lucrativas da Disney, com inúmeros desdobramentos”.

Classificação

Além disso, o pesquisador cita se é possível considerar uma pessoa geek apenas quem assiste série ou só quem assiste filme.

“Acho um tanto forçada essa classificação. O universo pop é a cultura do homem contemporâneo. Basta perguntar a quase qualquer pessoa qual a identidade secreta do Batman ou do Homem-Aranha. Todos sabem a resposta. Agora, se a pergunta é sobre fatos históricos, muitos não sabem. Isso mostra que Umberto Eco já estava certo nos anos 60 quando disse que a cultura de massa é a cultura do homem atual".

Mesmo quem não gosta de ficção científica ou super-heróis, conhece as referências e sagas principais, então, vive a Era Geek e ninguém está livre de suas influências. "Com a popularização dos streamings de vídeo, ficou ainda mais fácil ser exposto a esse tipo de material.”

Imagem

Além disso, segundo Rittes, a imagem de ser geek atualmente é não ter preconceito com os produtos culturais de massa. A visão elitista de teóricos como Adorno e Horkheimer, críticos ferrenhos do que chamavam de “indústria cultural” é difícil de ser sustentada hoje em dia.

“Por que a arte de uma revista em quadrinhos não pode ser libertadora tanto quanto uma obra de Shakespeare? Quem constrói

FÓRUM SOCIAL

Evento debate efeitos da crise climática

A 5ª edição do Fórum Social da Baixada Santista (V FSBS) será realizada no campus da Unifesp, no dia 29 de novembro (sábado), das 8h às 18h, e reunirá lideranças comunitárias, movimentos sociais, pesquisadores, ambientalistas e gestores públicos dos nove municípios da Região Metropolitana. O evento tem como tema central “A questão ambiental é humanitária: exige reinventar o futuro” e o lema “Que planeta queremos habitar e que humanidade queremos nos tornar?”.

As inscrições podem ser feitas preenchendo o formulário e escolhendo o eixo temático que deseja discutir, no link da bio das redes sociais do V FSBS (@ forumsocialbs) e da OSC Concidadania (@concidadania.org.br), além do site da OSC.

o significado é o leitor, o telespectador, a audiência... Num mundo com cada vez menos educação e cultura, a cultura pop, de massa ou a “indústria cultural” ocupa um lugar e uma função central", explica.

"Portanto, ser geek é ser uma pessoa exposta constantemente a esse tipo de cultura. Se isso é bom ou ruim, é uma outra discussão. Uma pessoa pode ler Machado de Assis e um gibi da Mônica e gostar dos dois”.

HQs

A professora universitária, pesquisadora de HQ, cultura pop e questões de gênero, Daniela Marino, comenta sobre o que faz das HQs um elemento tão central para a formação dessa identidade e comunidade geek.

“Os quadrinhos são mídias mais acessíveis se comparados aos games e filmes, por exemplo. Sua confecção também é bem mais democrática, já que qualquer pessoa com recursos simples como lápis e papel pode fazer uma HQ. Então, eles têm um apelo muito grande entre leitores de diferentes faixas etárias”.

Futuro

Sobre como ela enxerga o futuro da cultura geek e das HQs, Daniela aborda que a cultura pop, como qualquer produção humana, reflete muito o contexto que está inserida e pode-se observar discussões muito atuais sobre questões relacionadas às crises humanitária e climática em filmes e quadrinhos. “Eu acredito nesse poder de articulação e conscientização que a cultura Geek tem de chamar a atenção das pessoas para problemas reais de forma lúdica e até mesmo, divertida.”

Abertura

Na abertura será servido um café coletivo seguido de ato ecumênico. As discussões terão a participação de representantes de povos originários da região e mesa de representantes da Unifesp Baixada Santista, ministériod das Cidades e Meio Ambiente e da organização do V FSBS.

Em seguida, começa a mesa temática “Que cidade queremos habitar? sobre o impacto das mudanças climáticas na Baixada Santista e no Brasil, com a participação de Orlando Santos Junior, professor e pesquisador; Ivan Carlos Maglio, engenheiro e consultor em planejamento urbano e ambiental; André Leandro Nascimento, ativista socioambiental. Mediação da professora Tânia Diniz. Na sequência, os participantes se dividirão em eixos temáticos para discutir propostas e construir coletivamente ações de enfrentamento à crise climática. O dia terá encerramento com uma mesa redonda e plenária final, sintetizando as proposições e reafirmando compromissos regionais. Serão nove eixos com os seguintes títulos: 1) Moradia, infraestrutura urbana, participação popular; 2) Saúde pública, água e saneamento; 3) Limpeza urbana e tratamento de resíduos; 4) Conflitos socioambientais e remoções forçadas de famílias; 5) Educação, sustentabilidade e crise climática; 6) Violação dos Direitos Humanos, garantia de justiça, equidade, diversidade e inclusão; 7) Redução das desigualdades sociais e territórios vulnerabilizados; 8) Governança metropolitana, participação social e mudanças climáticas; 9) Mobilidade urbana e impactos ambientais.

Só em 2026

Aguardada há mais de uma década, área de 602 mil m2 vai demorar mais um pouco para ser licitada, atrapalhando novos investimentos

Divergência faz leilão do STS-10 ser adiado

O leilão da área de 602 mil m2 a ser outorgada à iniciativa privada no Saboó, no Porto de Santos, onde funciona o STS-10, ficará para 2026, ano eleitoral. Na tarde de terça (18), ministros do TCU – Tribunal de Contas da União divergiram sobre a forma como ocorrerá o leilão. Assim, diante da divergência, o ministro Augusto Nardes pediu que a votação fosse adiada para que pudesse ponderar sobre as defesas dos ministros de opiniões distintas.

A previsão é que a nova votação ocorra apenas em 8 de dezembro, impedindo a realização do leilão ainda neste ano. Até porque são reais as chances de questionamentos jurídicos, independente da posição a ser definida no futuro edital.

Assim, isso demandará mais tempo até a realização do leilão. Fato, aliás, reconhecido até pela Autoridade Portuária de Santos. Não bastasse, a demora vai prolongar ainda mais a indefinição sobre a transferência do futuro terminal de passageiros, hoje na região do Outeirinhos.

Afinal, a empresa vencedora ficará responsável em construir a estrutura básica para o futuro terminal em investimento pre-

visto de R$ 800 milhões. Com a conclusão do leilão e o início das atividades, programado para a próxima década, o Brasil deve saltar da 46ª para a 15ª posição mundial em capacidade de movimentação de contêineres.

Votação

A proposta apresentada pela Antaq, com o respaldo do Ministério dos Portos, mantém a ideia de duas fases, com desinvestimento na segunda, caso não haja um vencedor na primeira fase. Dessa forma, só concorreriam empresas que não atuam no Porto de Santos em um primeiro momento. Caso não haja interessados, no segundo momento todas as empresas poderiam participar do leilão, com a necessidade de desinvestimento do grupo vencedor que já opera no Porto de Santos.

Ministro relator

Em plenário, o ministro relator do projeto Antonio Anastasia apontou diversos riscos de concentração, especialmente no tocante as empresas interessadas em operar no Porto de Santos. “Respeito a decisão técnica da autarquia”, define. Assim, Anastasia votou a favor de participação ampla entre as empresas em fase única. Dessa forma, na visão do relator, deve prevalecer a necessidade da em-

presa vencedora, caso já opere no terminal, abrir mão do investimento anterior, para assim assumir o STS-10.

Posição distinta

Posição distinta em relação ao ministro revisor, Bruno Dantas, que reiterou que tal medida não seria suficiente para evitar a verticalização para as futuras concorrentes. “Estamos longe de estarmos a lidar com um setor onde os atores tem baixo poder de interferência na atividade comercial do Brasil”, destacou Dantas.

Afinal, o cais santista é responsável por cerca de 30% de toda a movimentação econômica (exportação e importação) no País. O Porto de Santos já opera com três empresas do setor: BTP (união da MSC quanto à Maersk), DP World (de Dubai) e Santos Brasil (CMA/CGM).

Dantas citou como exemplo a compra da Santos Brasil pelo grupo francês CMA/CGM em setembro do ano passado. “Antes, os navios franceses respondiam por 8% da movimentação no Porto de Santos. Agora, 20%”, destacou.

“Por sua vez, os navios independentes – sem relação com os terminais – representavam 26%. Agora, 18% em menos de um ano”, destacou. Confira a matéria completa em boqnews.com

DA REDAÇÃO

O Samu de Santos ganhará uma nova Base Central de Operações, que está em fase final de construção. A expectativa é que a inauguração seja realizada antes do início da temporada de verão 2025/2026.

Localizada estrategicamente no bairro Valongo (Rua Visconde de São Leopoldo, 318), permitirá um deslocamento mais rápido das ambulâncias para todas as regiões de Santos, diminuindo o tempo-resposta aos chamados.

Composta por dois pavimentos exclusivos para o uso do Samu, a nova edificação permitirá ainda mais conforto e estrutura às equipes que salvam vidas 24 horas, atualmente alocados na Base Encruzilhada (Rua Barão de Paranapiacaba, 241): ambulâncias, socorristas e o Núcleo de Educação Permanente do Samu (NEP- Samu) serão transferidos para a Base Valongo.

Parceria O novo prédio é fruto de uma parceria da Prefeitura com a Fundação Lusíada, que investiu cerca de R$ 8 milhões na aquisição do terreno e na construção, e será cedido para o Samu, via comodato, por 30 anos. Servirá ainda como campo de estágio aos estudantes do Centro Universitário Lusíada. Permanecerão na Encruzilhada os servidores administrativos do Samu e a Central de Chamados, que atende as ligações tele-

fônicas de Santos, Guarujá e Bertioga. Importante ressaltar que as nove bases descentralizadas continuarão em funcionamento: São Manoel, Rádio Clube, Castelo, Nova Cintra, Caruara, Vila Mathias, Estuário, Boqueirão, Ponta da Praia.

O prefeito Rogério Santos, em visita à obra na segunda-feira (10), destacou outras parcerias com a Fundação Lusíada na história recente da saúde, por meio da UPA Central, Ambesp Nelson Teixeira e Policlínica Jabaquara. “A formação dos estudantes nessas unidades também nos interessa, pois serão eles que estarão na linha de frente daqui a alguns anos na Cidade e já com essa vivência no SUS”.

O secretário Fábio Lopez enfatizou a importância da nova base antes do início da temporada de verão 2025/2026, quando a população flutuante aumenta. “Será entregue totalmente equipada, abrigando a maior parte das ambulâncias da Cidade em linha, além das que compõem a reserva técnica. Ganham os moradores e os turistas”.

Estrutura

No pavimento térreo haverá almoxarifado, sala de logística da frota de ambulâncias, estacionamento das ambulância, lava-rápido e depósito para materiais de limpeza. Já no primeiro pavimento haverá copa e sala de descompressão, sala de treinamentos do NEP-Samu, sala de reuniões, banheiros e quartos de conforto médico e de enfermagem (com vestiários).

Agilidade A nova unidade permitirá deslocamentos mais rápidos das ambulâncias para todas as regiões

DA REDAÇÃO
FOTO: DIVULGAÇÃO/PMS

FOTO: ARQUIVO/PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHA SOLTEIRA

Destino marcante Município fica no interior de São Paulo e oferece atrativos que incluem parques, mirantes, museu científico e áreas de lazer à beira d’água

TURISMO

Ilha Solteira oferece

praias artificiais no interior

DA REDAÇÃO

Localizada há 600 quilômetros da capital paulista, a cidade faz divisa com o estado do Mato Grosso do Sul. Com cerca de 27 mil habitantes, a charmosa cidade une qualidade de vida e belas praias artificiais, que atraem visitantes durante todo o ano.

Paredão do Porto

O Paredão é um dos cenários naturais mais bonitos da cidade. Localizado às margens do reservatório de água, oferece uma ampla vista das formações naturais que compõe o entorno.

O local abriga espaço para piquenique e estrutura completa para os visitantes contemplarem a natureza. Uma dica é ir ao entardecer, onde o céu ganha um tom alaranjado.

Praia Catarina

Uma das praias artificiais mais movimentadas da cidade, o local possui faixa de areia clara, águas calmas e quiosques com diversidade gastronômica. Dessa maneira, é famosa por receber eventos esportivos, além de ser muito procurado por famílias durante a alta temporada.

Parque da Mantiqueira

Para quem busca lazer completo para a família, o Parque da Manti-

queira é ideal. Sua área arborizada, abriga parquinho para a criançada e espaço para trilhas. Além de quadras esportivas, banheiros e bebedouros que compõem a estrutura.

Museu

Localizado dentro do campus da UNESP, o Museu reúne um acervo científico dedicado ao estudo de insetos. É uma ótima opção para quem gosta de ciência e curiosidades sobre a fauna, especialmente para crianças e estudantes.

Praça das Araras

Um dos cartões-postais da cidade, o local é ponto de encontro dos moradores e visitantes. Com isso, Ilha Solteira é conhecida pela proximidade das Araras com a população. Arborizada e bem iluminada, abriga as aves e possui espaço para os visitantes descansarem e passearem tornando-se ideal para passeios durante a tarde ou à noite.

Usina hidrelétrica

Localizada no Rio Paraná entre os municípios de Ilha Solteira e Selvíria (MS), é uma das maiores usinas hidrelétricas do Brasil e a maior do estado de São Paulo. Para quem tem interesse em engenharia e história da cidade, é possível realizar de forma gratuita, uma visita guiada. Vale se atentar pois é preciso realizar agendamento prévio, além da idade mínima para o passeio, de 7 anos.

BRASILEIRÃO Peixe falha na Vila Belmiro e encara reta final sob pressão

Santos aumenta tensão na briga contra o Z4

FELIPY

O Santos se encontra em um momento carregado de tensão e incertezas, revivendo ecos do traumático rebaixamento de 2023. Faltando apenas quatro rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Peixe soma 37 pontos, número inferior aos 42 que possuía no mesmo momento (a quatro rodadas do fim) há dois anos, quando menosprezou a reta final e acabou sendo rebaixado após somar apenas mais um ponto.

A imagem dessa repetição histórica — potencialmente ainda mais perigosa — pesa sobre o clube, sobre os jogadores, sobre a comissão técnica e, especialmente, sobre uma torcida que já sofreu demais para voltar a passar por esse pesadelo.

A fragilidade dessa situação não é apenas simbólica: os dados estatísticos confirmam que o risco de queda é real e alto. Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), após a 32ª rodada o Santos chegou a 50,5% de probabilidade de rebaixamento. Em momentos anteriores da temporada, esse risco oscilou bastante — por exemplo, houve previsões de cerca de 33% a 35% segundo os cálculos da mesma universidade.

Esses números alimentam uma sensação urgente de que não basta apenas “escapar”: o Santos precisa reagir com firmeza, consistência e inteligência para garantir sua permanência na série A.

Internamente, a comissão técnica do clube parece plenamente consciente da gravidade do momento. As quatro partidas restantes são tratadas como verdadeiras “finais”, e a preparação não se resume apenas ao aspecto físico ou técnico: é preciso blindar o emocional, reforçar a união do elenco, valorizar lideranças e tomar decisões táticas cirúrgicas. Cada 90 minutos será uma batalha — e qualquer erro pode ser fatal.

Sequência

A sequência de confrontos finais

Preocupação

Técnico Vojvoda

terá que pontuar fora de casa contra o Internacional, que também briga para não correr o risco de entrar na zona de rebaixamento

reforça essa pressão. O Santos terá pela frente um duelo direto contra o Internacional, em Porto Alegre, em partida que pode definir boa parte das suas chances de sobreviver. Logo em seguida, receberá o Sport, adversário teoricamente mais fraco, mas que pode jogar sem nada a perder - e com atletas querendo mostrar serviço para serem contratados por outros times na série A. Depois virá uma viagem a Caxias do Sul para enfrentar o Juventude, também na zona de rebaixamento, e a campanha se encerra com o Cruzeiro, na Vila Belmiro — partida que pode selar um final heróico ou um drama já visto. Dentro de campo, a estratégia tática precisa ser muito bem calibrada. O Santos deverá buscar um equilíbrio entre atacar com coragem e proteger seus pontos vulneráveis.

A comissão técnica pode apostar em uma abordagem agressiva para conquistar vitórias, mas sem descuidar da marcação e das transições defensivas.

Além disso, as bolas paradas devem ganhar protagonismo: faltas bem batidas, escanteios bem trabalhados, podem se tornar armas decisivas quando a margem de erro é mínima.

Ao mesmo tempo, o preparo mental dos atletas será tão importante quanto qualquer plano tático: a equipe precisa resistir à pressão, manter a concentração, evitar desespero e reagir com maturidade.

Bastidores

A liderança no vestiário pode ser o diferencial — e, nesse sentido, Neymar se coloca como peça central.

O camisa 10, que já viveu episódios explosivos, parece ter assumido uma postura mais centrada, consciente da responsabilidade que carrega. Sua influência vai além do talento: ele é um mentor para os mais jovens, uma voz de comando nos momentos mais difíceis, e um símbolo para unir o grupo. Nos bastidores, a diretoria também sente que o risco é elevado. Um rebaixamento - o segundo em menos

de dois anos - agora não seria apenas uma falha esportiva: seria uma cicatriz simbólica para o clube, um revés que reforçaria instabilidades internas, colocaria em xeque planos de reconstrução e poderia abalar a confiança de investidores, patrocinadores e torcedores. Por isso, existe uma mobilização silenciosa para dar respaldo à comissão técnica, proteger lideranças e reforçar o discurso nas próximas quatro rodadas.

Esperança

Para a torcida santista, essa fase exige um misto de esperança e pragmatismo. Há motivos para acreditar: com Neymar mais presente, com líderes firmes e com adversários que teoricamente podem ser confrontados com ambição, existe uma janela para uma arrancada duradoura. Mas os riscos são palpáveis. Cada jogo que resta vai além dos três pontos: pode definir o futuro imediato do Santos na Série A.

No horizonte, dois caminhos bem distintos se desenham para o Peixe: o primeiro, de uma salvação heróica, se a equipe reagir, somar pontos e mostrar resiliência. O segundo, de um reveste amargo, caso os erros voltem, a pressão pese e a equipe sucumba à sombra de 2023.

Não se trata apenas de lutar por um objetivo esportivo — é uma batalha pela identidade santista, pela reputação do clube, por sua história. Se o Santos sair vitorioso desta guerra, a recompensa será imensa: permanência na elite, confiança restaurada, torcida renovada e a prova de que aprendeu com seus erros. Se falhar, o revés será ainda mais doloroso, porque não será apenas sobre cair: será sobre não ter aproveitado a chance de mostrar que é possível redenção.

A reta final promete ser tensa, dramática e decisiva — provavelmente os 360 minutos mais significativos da temporada e da história do clube para evitar que os erros de 2023 não se repitam em 2025.

agende-se

Catappum!

Um barulho ensurdecedor coloca todos os habitantes de uma cidade “imaginária” em sono profundo, exceto os palhaços Shortz e Calarças. Eles embarcam em uma busca para descobrir o responsável pelo fato.

Recomendação: Livre. Local: Auditório, Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136 - Santos).

Dia e horário: domingo (23), às 15h e às 17h30. Ingresso: R$ 40 (inteira), vendas em sescsp.org.br.

Música

Chorinho no Aquário

O feriado prolongado da Consciência Negra ganha um tributo especial no projeto cultural com a apresentação do grupo Música de Preta. A idealizadora do grupo, Rô Ribeiro, divide o vocal com Célia Maria e Selma Donizeti. A formação se completa com Marcos Canduta (violão), Hélio Guadalupe (cavaco), Daniel Oliveira (timba), Cheyne Aguiar (pandeiro) e Baitinha Luthier (surdo).

Recomendação: Livre. Local: Aquário Municipal de Santos (Praça Vereador Luiz La Scala, Ponta da Praia - Santos). Dia e Horário: sábado (22), às 18h. Ingresso: gratuito.

Cinema

Cineflix - Miramar - Santos

Wicked: Parte 2 (leg) – 15h10, 18h, 20h50. 10 anos. O Agente Secreto (nac) – Sáb e dom – 14h20. Exceto ter – 17h30, 20h40. Ter – 15h. 16 anos. Mauricio de Sousa - O Filme (nac) – Sáb e dom – 14h10. Livre. Truque de Mestre – O 3° Ato (leg) – 16h20, 21h. 12 anos. Homo Argentum (leg) – 16h, 18h50. 14 anos. Entre Duas Mulheres (leg) – 18h10, 20h30. 16 anos.

Cinemark - Praiamar - Santos

Wicked: Parte 2 (leg) – Sáb e dom – 12h30. Todos os dias – 21h30, 22h (leg-3D) –15h30, 18h30, 19h (leg-XD) – 14h, 20h (leg-3D-XD) – 17h (dub) – Sáb e dom – 12h, 13h. Todos os dias – 16h, 18h (dub-3D) – 15h, 21h. 10 anos. O Sobrevivente (leg) – Sáb e dom – 12h10. Todos os dias –15h10, 18h10, 21h10 (dub) – Sáb e dom – 13h10. Todos os dias – 13h50, 16h10, 19h10, 22h10. 18 anos. A Própria Carne (nac) – Seg e ter – 12h. 18 anos. Predador: Terras Selvagens (dub) – 21h40. 14 anos. Truque de Mestre - 3° Ato (leg) – Sáb e dom – 13h15. Todos os dias – 15h50, 18h40, 21h20 (dub) – 14h20, 17h05, 19h40, 22h20. 12 anos. Vitória (nac) – Seg e ter – 12h. 16 anos. Salve Rosa (nac) – Seg e ter – 12h. 16 anos. Mauricio de Sousa - O Filme (nac) – Seg e ter – 12h. Livre. O Natal da Patrulha Canina (dub) – Sáb e dom – 12h. Livre. Zuzubalândia - O Filme (nac) – Seg e ter – 12h (nac-XD) – Seg e ter – 12h. Livre. Eddington (leg) – Seg e ter – 14h. 18 anos. JUJUTSU KAISEN: Execução (leg) – 16h40, 19h20. 18 anos. Eu e meu avô Nihonjin (nac) – Seg e ter – 12h. Livre. Uma Mulher Sem Filtro (nac) – Seg e ter – 12h. 14 anos. O Agente Secreto (nac) – Sáb e dom – 13h40. Todos os dias – 17h10, 20h30. 16 anos

DIVERSÃO, CULTURA & LAZER

decadência urbana do tradicional bairro santista, desde o início do século XX até os dias atuais. A mostra reúne fotografias tratadas com o auxílio de inteligência artificial, mapas que mostram a evolução do bairro e depoimentos registrado em um documentário que revelam como o Paquetá foi gradualmente perdendo vitalidade urbana e valor simbólico.

Recomendação: Livre. Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias - Santos). Dia e Horário: segunda a sexta, das 14h às 20h. Ingresso: gratuito.

Teatro

Lágrimas De Laura

Black Charme Ice

Baile black da Baixada Santista que mistura música, dança e vivência comunitária para criar uma experiência única de celebração da cultura Black. Mais do que uma festa, o evento se firma como um espaço de encontro, resistência e afeto.

Recomendação: 12 anos. Local: Convivência Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: sábado (22), às 20h. Ingresso: R$ 30 (inteira), vendas em sesc.sp.org.br.

Exposição

Fragmentos de uma Cidade

A exposição propõe um mergulho sensível e histórico no processo de

A resposta à dor do não pertencimento dos descendentes dos povos sequestrados da África é o foco deste espetáculo, influenciado pela vida de mulheres negras e o pensamento de intelectuais negras, manifestando um protesto contra a força inumana imposta pelos colonizadores a escravizados, um impacto que ainda se faz presente.

Recomendação: 14 anos. Local: Auditório Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: quinta (27), às 20h. Ingresso: R$ 40 (inteira), vendas em sescsp.org.br.

Dentro De Mim Mora Um Oceano Uma palhaça bióloga e um palhaço músico trazem a poesia dos mares e a reflexão sobre a triste situação dos oceanos nesse espetáculo.

Recomendação: Livre. Local: Auditório Teatro Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136). Dia e Horário: domingo (30), às 15h e às 17h30. Ingresso: R$ 40 (inteira), vendas em sescsp. org.br. Obs: Grátis para crianças de até 12 anos.

DE 22 A 25 DE NOVEMBRO

O Sobrevivente

Em um futuro próximo, TheRunningMan é o programa de TV de uma competição mortal em que os participantes, chamados de Corredores, precisam sobreviver por 30 dias enquanto são caçados por assassinos profissionais.

Roxy 5 - Gonzaga - Santos

JUJUTSU KAISEN: Execução (leg) – 19h. 18 anos. O Agente Secreto (nac) – 14h, 21h. 16 anos. Silvio Santos Vem Aí (nac) – 15h. 12 anos. O Sobrevivente (dub) – 17h, 19h30, 22h. 18 anos. O Natal da Patrulha Canina (dub) – 14h, 15h30, 17h. Livre. Truque de Mestre – O 3° Ato (dub) – 17h, 19h15, 21h30. 12 anos. Wicked: Parte 2 (dub) – 14h, 16h35, 19h15, 22h (leg) – 15h, 17h45, 20h30. 10 anos

Roxy 6 - Brisamar - São Vicente

JUJUTSU KAISEN: Execução (leg) – 19h. 18

anos. O Sobrevivente (dub) – 17h, 19h30, 22h. 18 anos. Silvio Santos Vem Aí (nac) –

15h. 12 anos. Truque de Mestre – O 3° Ato (dub) – 14h30, 17h, 19h15, 21h30. 12 anos. Predador: Terras Selvagens (dub) – 16h45, 21h. 14 anos. O Natal da Patrulha Canina (dub) – 14h, 15h39. Livre. O Telefone Preto 2 (dub) – 15h, 17h15, 19h30, 22h. 18 anos. Wicked: Parte 2 (dub) – 15h, 17h45, 20h30. 10 anos.

Roxy 2 - Pq. Anilinas - Cubatão O Natal da Patrulha Canina (dub) – Exceto seg - 15h. Livre. O Sobrevivente (dub) –Exceto seg - 18h30. 18 anos. Truque de Mestre – O 3° Ato (dub) – Exceto seg16h30, 21h. 12 anos. Wicked: Parte 2 (dub) – Exceto seg - 15h, 17h30, 20h. 10 anos.

Lombo de porco assado

INGREDIENTES

1 lombo de porco inteiro

2 colheres (sopa) de Gril

1 dente de alho amassado

1/2 xícara (chá) de aguardente

1/2 colher (sopa) de suco de limão

2 folhas de sálvia fresca

1 folha de louro

2 colheres (sopa) de manteiga em pedaços

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de suco de laranja

1 xícara (chá) de água

MODO DE PREPARO

Faça furos no lombo com uma faca e tempere com o gril e o alho. Regue com a aguardente, o suco de limão, acrescente a sálvia picada e o louro, cubra e

deixe na geladeira por cerca de 1 hora pra tomar gosto. Coloque o lombo em uma assadeira, regue com o tempero e espalhe por cima da carne a manteiga em pedaços. Cubra com papelalumínio e asse em forno médioalto (200°C), preaquecido, por cerca de 1 hora e meia. De vez em quando, levante o papel e regue o lombo com o próprio caldo da assadeira. Quando estiver macio, retire o papel e deixe dourar. Retire a carne da assadeira, fatie e reserve. Leve a assadeira ao fogo médio, acrescente a farinha, o suco de laranja, a água e cozinhe, raspando o fundo e misturando bem até obter um molho espesso. Tire do fogo, coe e sirva sobre a carne fatiada.

FONTE: RECEITAS NESTLÉ

BoqNegócios

caderno de oportunidades

BoqNegócios

caderno de oportunidades

VENDO 1 DORM. LINDÍSSIMO - STOS.

A 500M DA PRAIA

Piscina, squash, salão de festa, gar. demarcada. Portaria 24hs, câmeras. Vendo R$350 mil. Ac. veículo. Tratar c/ prop. Tr. tel / whatsapp 13 99115.5531

R$20,00

MACUCO/1 QUADRA DA AV AFONSO PENA E CANAL 5

Sobrado, geminado de um lado com 2 dorms, 1 suíte, WC social com box blindex, sala 2 ambes c/ sacada, coz. ampla, A/Serviço independente com WC de empr., piso porcelanato, garagem fech. p/ 2 carros com WC, área gourmet. 125m² de área construída.

Preço: R$ 600 mil. Aceita 50% entrada + financiamento. (Não aceito corretores). TELEFONE e WHATSAPP p/ CONTATO: 13 99123-9085

GONZAGA / SANTOS

Apto c/ 2 dorms, suíte, lavabo, sala 2 ambs. coz plan, dispensa e área de serviço. Com lazer completo. Só 680 mil (13) 99701-2399 - Mara

COBERTURA DUPLEX NO GONZAGA - VISTA 360 Charmosa e aconchegante. R$ 1.700.000. Metro quadrado abaixo do mercado! Contato: 13 991 15 55 31

OPORTUNIDADE! LÍNDÍSSIMA E MODERNA COBERTURA DUPLEX no Gonzaga.Vista Mar! R$ 3.700.000. Sem uso! Contato: 13 991 15 55 31

VENDO 2 DORMS AMPLO (AC. PERMUTA 1 DORM.)

Na av. Bernardino de Campos, em Santos, 10 mins da praia, 93 m² c/ 2 entrs, 2 qtos, 1 banh, fte e gar. dem., interfone, cams, 3º andar, prédio 3 ands e vista livre! Super arejado! Ac. permuta, R$360 mil. Contato Tr. tel / whatsapp 13 99115.5531

BoqNegócios

caderno de oportunidades

BoqNegócios

caderno de oportunidades

BoqNegócios

caderno de oportunidades

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal Boqnews ed1597 de 22 a 28.11.25 by Jornal Boqnews - Issuu