VENEZUELA Facultad de Arquitectura de la Universidad deI Zulia Diretor: Arq. Miguel Casas Armengol Coordenador: Arq. Luis A. Basil Autores: Betty Antunes, Aura Castro, Luiz Otero e Miguel Sempere.
Banco Nacional da Habitação Sala Especial
o
BANCO NACIONAL DA HABITAÇÃO, órgão da Administração Pública Federal, ao qual compete a gigantesca tarefa de definir, disciplinar, orientar e coordenar a Política Habitacional e de Desenvolvimento Local integrado do País, através do Sistema Financeiro da Habitação, não poderia ficar ausente de iniciativas que têm por objetivo o aprimoramento das téc,nicas de construção de habitações e da organização das comunidades, mediante o estudo e a pesquisa dos problemas, tendo por base o planejamento integrado. É o que se vem realizando através das Bienais de São Paulo, com a organização de Salões de Arquitetura onde, na oportunidade do lançamento de Concursos de Projetos, de âmbitos nacional e internacional, subordinados a temas que emprestam enfoques amplos e atualizados a problemas de arquitetura e urbanismo, vêm prestando valiosas contribuições, arquitetos, urbanistas e estudantes universitários das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo.
Daí a presença do BNH nas Bienais de São Paulo, emprestando todo seu apoio aos referidos eventos, a partir da IX Bienal, levada a efeito no ano de 1967. No corrente ano, com a realização da XI Bienal, promovida, mais uma vez, pela Fundação Bienal de São Paulo, tendo à sua frente, na presidência do mesmo órgão, a incansável e exemplar figura de Francisco Matarazzo Sobrinho, pudemos contar com mais um Salão de Arquitetura, tendo por base a exibição dos trabalhos resultantes de um Concurso Latino-Americano de Escolas de Arquitetura, subordinado ao tema "Projeto para solução de problema da paisagem que o homem organiza na era industrial". A êste certame compareceram doze Faculdades de Arquitetura sediadas em Estados das diferentes regiões do Brasil, e mais quatro Faculdades de outros países latino-americanos. O tema escolhido enquadra-se, com grande oportunidade, na era que atravessamos, cujo desenvolvimento industrial desordenado, somado aos inconvenientes de uma crescente urbanização sem planejamento, tem levado o homem a uma existência prejudicada, onde quer que êle viva. Os resultados dêsse Concurso, decorrentes de amplos e profundos estudos realizados pela juventude das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo de países latino-americanos, despertam, portanto, ao BNH e à sua direção, sob a presidência do sr. Rubens Vaz da Costa, o maior interêsse, pelas vinculações que encerram com as atividades do Banco.
245