Revista Super Negócios 52ª Edição - Novembro 2023

Page 1


EDITORIAL

Bate-papo com o Fábio Fábio Queiróz online

Olá, leitor da Super Negócios! Tudo bem? Que calorão, né? Como você tem atraído os clientes para o seu supermercado para aumentar as vendas de produtos refrescantes nesta época?

Fábio, eu já comercializo sucos, bebidas geladas, sorvete, cooler e filtro solar no meu estabelecimento. O que mais eu posso fazer para conquistar os fregueses e faturar no verão?

O verão é a oportunidade perfeita para potencializar o lucro da sua loja com itens que atenderão às principais necessidades do público atualmente: hidratação, cuidados e lazer. Confira a nossa matéria de capa e saiba como alavancar os resultados na estação mais quente do ano.

Aprenda, também, como elaborar um planejamento para 2024, conheça inovações capazes de transformar o dia a dia do seu negócio e fique por dentro do uso da inteligência artificial nos supermercados. Ainda temos as primeiras novidades da SRE Trade Show 2024. Boa leitura e sucesso nas vendas!

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

02


ÍNDICE

04

08

08

12 16

12

22

26

29

45

40

42

45 47

47

50 52

ADMINISTRAÇÃO ASSERJ EXECUTIVOS COMERCIAIS Aline Freire Eliane Pessoa Bruno Martins

ASSISTENTE COMERCIAL Juliana Paceli

GERENTE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING Letícia de Freitas e Castro EDITORA Claudia Abreu Campos Usina da Comunicação REDAÇÃO Dayane Barbosa Diego Insfran Daniella Lopes

Teste e Use: Ter padaria própria x Assar itens de fornecedor: prós e contras das opções te ajudam a entender qual é a mais vantajosa para o seu negócio.

Matéria de Capa: Verão à vista: confira estratégias infalíveis para impulsionar as vendas dos supermercados.

Super Papo: Entrevista exclusiva com Lisiane Campos, Gerente de Marketing da Piracanjuba.

Matéria Especial: Gestão Eficiente, Lucro Certo: Aposte no planejamento estratégico para 2024 e veja soluções que podem te ajudar a pensar nas ações para o próximo ano.

Associado em Foco: Spid assume a operação Express do iFood no Rio, Armazém do Grão é destaque no Petrópolis Business 2023 e Espaço Sesc + Saúde no Supermercado Guanabara oferece exames gratuitos de mamografia e preventivo.

Conecta Varejo: Três ferramentas que vão otimizar a rotina do seu supermercado e contribuir para bons resultados.

Economia em Pauta: Fique por dentro da análise mensal do setor supermercadista no Brasil e no Rio de Janeiro. Verifique os últimos dados da cesta de consumo fluminense.

Espaço Trade: Ativações de trade marketing contribuem para o aumento das vendas nos supermercados.

Boas Vendas: Entenda como a inteligência artificial (IA) é capaz de otimizar tarefas e processos do seu estabelecimento e alavancar a performance.

Por Dentro da ASSERJ Especial: Super Rio Expofood é reconhecida pela prefeitura como evento oficial da cidade do Rio. E, ainda, Fábio Queiróz assume como Primeiro Vice-Presidente da ALAS.

Retail Woman: Mulheres no varejo: liderando o caminho para o futuro. Conheça o case de Belisa Avena, Chief Digital Marketing Office do grupo L’Oréal Brasil.

Vem Aí: Descubra as novidades sobre a próxima edição da Super Rio Expofood, maior evento de negócios do setor alimentício do estado do Rio de Janeiro.

Tá na Gôndola: Saiba quais itens acabaram de chegar às gôndolas dos estabelecimentos do país.

HEAD DE COMUNICAÇÃO Letícia de Freitas e Castro PRODUÇÃO EDITORIAL Usina da Comunicação SUPERVISÃO E REVISÃO Laisa Gomes Pedro Felipe Daniel Bittencourt DIGITAL Dalin Sant’ Anna

DESIGN E DIAGRAMAÇÃO Dalin Sant’ Anna

@asserjsupermercados

CAPA Anderson Barros IMAGENS Adobe Stock Freepik PNGwing

/asserjsupermercados Siga nossas redes sociais! www.asserj.com.br

SUGESTÕES falecom@asserj.com.br

ANUNCIE AQUI!

(21) 2584-6339 comercial@asserj.com.br

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

03


TESTE E USE!

Ter padaria própria x Assar itens de fornecedor Prós e contras das opções que te ajudam a entender qual é a alternativa mais vantajosa para o seu negócio

A

padaria é, sem dúvidas, um setor do supermercado que enche os olhos dos consumidores. Afinal, quem não gosta da facilidade de encontrar um pão quentinho, bolos, tortas, rabanadas ou outros itens no mesmo local onde faz as compras? De acordo com o Centro de Treinamento e Desenvolvimento Empresarial (CTDE), a padaria e a confeitaria representam 12% das vendas totais nos pequenos e médios supermercados. Como é esse departamento no seu estabelecimento? Você produz os itens do zero ou encomenda de um fornecedor? Confira os prós e os contras de cada opção e avalie qual é a alternativa mais vantajosa para o seu negócio.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

04


TESTE E USE!

Ter padaria própria

Assar itens de fornecedor

O que é: produzir os itens de padaria e confeitaria na própria unidade do supermercado, diariamente, e disponibilizar para a venda.

O que é: optar por comprar itens congelados de fornecedores e assar os produtos diariamente e vender.

Indicado para: supermercados que desejam oferecer produtos próprios, têm espaço para a produção e profissionais qualificados para o processo de fabricação do zero.

Indicado para: lojas que não têm espaço para instalar cozinhas destinadas à produção de padaria e confeitaria, que não desejam investir em profissionais especializados ou, simplesmente, preferem oferecer itens já prontos por conta da praticidade.

Diferenciais: oferece produtos de fabricação própria, exclusivos da loja, com liberdade para inovar e variar de acordo com o que achar mais conveniente para o estabelecimento, como seguir as datas sazonais. Além disso, atende à demanda de clientes que desejam adquirir os itens frescos e buscam variedade nessa seção do supermercado.

Diferenciais: não precisa se preocupar em preparar do zero a leva diária de alimentos, além de não demandar o direcionamento de recursos para ingredientes e mão de obra qualificada. E, ainda, tem a praticidade de dispor produtos básicos que são apenas assados no dia a dia.

Desvantagens: demanda uma cozinha específica para a preparação, além de um profissional ou equipe qualificada para a produção dos itens e ingredientes necessários.

Desvantagens: não oferece uma experiência diferenciada e encantadora aos clientes com diversidade de itens, inclusive, diferentes nas épocas festivas.

O que eu preciso: uma cozinha equipada com utensílios e eletrodomésticos adequados para o preparo dos alimentos, além de um profissional ou uma equipe especializada e ingredientes a serem usados na produção dos artigos de padaria e confeitaria.

O que eu preciso: é necessário firmar parceria com um fornecedor especializado nos artigos que o supermercado deseja oferecer, além de um ambiente adequado para assar os pães e derivados.

Quem pode oferecer: supermercados pequenos, médios e grandes.

Quem pode oferecer: supermercados pequenos, médios e grandes.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

05


TESTE E USE!

Relato de quem tem padaria própria x de quem atua com fornecedor O Rede Market é um exemplo de supermercado que tem padaria própria há 30 anos.

“Nós possuímos mais de 200 itens à disposição do cliente. Dentre eles estão pães, pães especiais, bolos, tortas, salgados e sobremesas. Além disso, em datas sazonais, como Natal e Páscoa, produzimos outros alimentos com o objetivo de trazer novidades a cada ano. O setor de padaria representa 3% das vendas do nosso supermercado e, na nossa visão, o principal benefício é conseguir conquistar os fregueses dia após dia para que possamos fidelizá-los e fazer com que a padaria da Rede Market seja sempre a sua primeira opção. Entretanto, sabemos que o maior desafio é encontrar mão de obra especializada tanto para pães como para confeitaria”, relatam Alexandre Castilho e Edson Barboza, ambos Supervisores de Padaria da Rede Market.

Já a rede Super Bom testou os dois modelos, mas, após avaliá-los, optou por receber os itens de fonecedores.

“As duas principais vantagens de atuar com fornecedores são a padronização da qualidade dos artigos de padaria ofertados aos clientes e, também, o fato dos produtos pré-prontos facilitarem os processos no departamento. Por outro lado, a desvantagem é que, dependendo do volume de venda, você tem uma leve perda de rentabilidade, pois inclui um terceiro na operação. Hoje, além do tradicional pão de sal, nós oferecemos pão doce, panetone, tortas, entre diversos outros produtos”, relata Lucas Barcelos, Diretor Financeiro Administrativo do Grupo Barcelos (Rede Super Bom).

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

06


Segmento de maior valor agregado é o que acelera o crescimento de tabletes no Brasil! Nova linha de Tabletes Nestlé entra para este segmento com R$/kg incremental Lançamento triplamente delicioso: Chocolate + Biscoitos + Recheio

Nova linha de Tabletes Nestlé com os 3 recheios preferidos dos consumidores: Chocolate, Leite e Amendoim. Experimente!


MATÉRIA DE CAPA

Verão à vista: estação potencializa vendas no varejo Confira dicas de especialista para faturar mais neste período

C

om a chegada do verão, os corredores dos supermercados podem se tornar verdadeiros oásis de ofertas refrescantes, impulsionando as vendas e transformando a experiência do consumidor. Este é o momento em que o calor intenso se converte em oportunidades estratégicas para os supermercadistas, afinal, os clientes buscam não apenas mantimentos básicos, mas, também, soluções para enfrentar as altas temperaturas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o verão corresponde a um aumento médio de 15% nas

vendas de produtos relacionados à estação, envolvendo desde alimentos frescos até itens de cuidado pessoal. Segundo um levantamento recente feito pela Scanntech, empresa de inteligência de dados, a onda de altas temperaturas no início de novembro elevou a venda de produtos considerados da “cesta de verão” em até 18,9% na comparação com o mesmo período de 2022 a nível nacional. Itens como gelo, cerveja, sorvete, isotônico, sucos prontos, gelatina, açaí, água de coco, bronzeador e desodorante tiveram um aumento expressivo, de forma a levar mais lucratividade aos negócios.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

08


MATÉRIA DE CAPA

Oportunidades de ouro A estação escaldante cria uma forte demanda por produtos sazonais. Dados do setor indicam que frutas frescas, sorvetes e bebidas geladas lideram as preferências dos consumidores. Além disso, itens relacionados a churrascos e alimentos para a realização de eventos ao ar livre também sofrem um aumento significativo nas vendas durante esse período. Para Alice Amigo, Especialista e Consultora em trade marketing, e Professora do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio, a estação só tem a favorecer o faturamento do supermercado com a venda de itens com maior rentabilidade. “Categorias de produtos como desodorantes, protetor solar, itens de skin care e cremes de tratamento para os cabelos podem aproveitar a estação para serem melhor trabalhados em loja. Isso significa explorar mais pontos extras, desenvolver negociações chaves e capturar mais verba das indústrias que fornecem categorias de produto sinérgicas com a estação, garantir volume em loja alinhados ao giro desses itens, dentre outras iniciativas”, explica. É importante lembrar que o consumidor, nesta e em qualquer época do ano, busca conveniência, praticidade e, acima de tudo, uma excelente experiência na sua jornada de compra. Alice destaca a importância dos varejistas analisarem o histórico do comportamento de compra para garantir: Volume certo na gôndola dos itens de maior giro a fim de não ter ruptura; Ponto extra de produtos rentáveis posicionado próximo ao local natural de categorias de alto giro e penetração para estimular o shopper a comprar por impulso e gastar mais; Explorar em página inteira, meia página, ¼ de página e outros espaços relevantes do encarte do estabelecimento, comunicações e ofertas atraentes de produtos que tenham sintonia com a estação; Buscar fornecedores parceiros para ações diferenciadas em loja com a intenção de entregar valor ao cliente e aumentar o fluxo no PDV.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

09


MATÉRIA DE CAPA

Pensando no e-commerce, a profissional destaca: “Os supermercadistas que possuem operação digital devem buscar ativações no on-line alinhadas com as da loja física, que destaquem produtos com sinergia com a estação, considerando categorias com boa performance de vendas. Estimular o consumidor a comprar nos dois canais pode trazer incrementos ao ticket médio. Diferentes estudos e pesquisas já comprovaram o maior gasto de clientes que compram em mais de um canal”.

Estratégias promocionais inteligentes Apostar em iniciativas não utilizadas no resto do ano é uma boa forma de impulsionar as vendas e aumentar a lucratividade nessa época. Afinal, oferecer preços atrativos é uma opção

que faz parte do “cardápio” de promoções do varejo, mas as iniciativas podem ir além, até para não prejudicar as margens. Alice indica:

Faça uma análise para entender quais são os itens de melhor performance na ocasião; A partir disso, buque estratégias promocionais inteligentes que explorem a força de categorias de alto giro e penetração para trabalhar produtos de alta rentabilidade passíveis de ter a sua performance de vendas alavancada; Firme parcerias com a indústria para buscar packs promocionais estratégicos e diferenciados, além de ações com brindes e demonstrações de produtos em loja; É fundamental pensar, também, em iniciativas fora do espaço de loja para atrair mais clientes para o PDV. Nesse caso, explorar a comunicação das iniciativas promocionais em mídias out of home e fachada das lojas, por exemplo, pode fazer a diferença. A consultora ainda acrescenta: “Também pode ser interessante explorar técnicas do marketing sensorial dentro do supermercado em sintonia com a estação. Isso pode ser feito, por exemplo, através da música ambiente, de ações de degustação de bebidas refrescantes e alimentos leves e saudáveis”.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

Créditos: Ponto de Referência

VOLTAR

10


MATÉRIA DE CAPA

Atenção com o estoque! Embora as oportunidades sejam vastas, a gestão cuidadosa do estoque é fundamental. Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) indicam que o desperdício de produtos perecíveis durante o verão pode representar uma perda de até 20% no faturamento. Considerando as possíveis adversidades, Alice destaca as precauções que os supermercadistas devem tomar a fim de evitar o desperdício dos produtos perecíveis: “Trace uma análise de dados considerando as experiências de vendas anteriores, giro e estoque na estação. É importante fazer um trabalho prévio e em colaboração com a indústria para identificar os aprendizados obtidos com erros passados, prever riscos de abastecimento futuro e minimizar ao máximo todos esses possíveis impactos”, indica.

Dica extra do perfil da Karol Babadeira, 1ª influencer de supermercados A Diretora de Marketing do Grupo Royal dá cinco dicas de cross selling para os supermercadistas inovarem nas ações e oferecerem experiências diferenciadas aos clientes. São elas: Festival de sorvetes e picolés: é imprescindível reforçar a exposição dos acompanhamentos, como caldas, castanhas, confetes, granulados, potinhos, colheres, entre outros itens. Festival de sucos: invente um sabor novo ao fazer misturas, como melancia e hortelã, melancia com água de água de coco, abacaxi com canela, águas aromatizadas ou vitaminas. Festival de frutas já cortadas e embaladas: crie algo novo, diferente. Abacaxi em rodelas com raspas de limão ou coco ralado, mamão formosa recheado com morangos etc. Vinhos brancos e rose, espumantes, gin, acessórios de gin e energéticos: promover degustações com rótulos novos. Chame o fornecedor para parceria e feche ações de trade. Adapte o cardápio da rotisseria com mais variedade de saladas. Exemplo: troque o macarrão tradicional por macarronese. Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

11


SUPER PAPO

Entrevista exclusiva com Lisiane Campos, Gerente de Marketing da Piracanjuba Vencedora do Oscar dos alimentos, a executiva destaca a relação entre a indústria e o varejo, divide a sua visão sobre gerência no setor e dá dicas para os supermercadistas terem mais lucro nas vendas

C

om mais de 20 anos de experiência no varejo, Lisiane Campos já passou por diversas áreas do setor, como branding, desenvolvimento de produtos, entre outras. Vencedora de prêmios, hoje, ela é Gerente de Marketing da Piracanjuba, indústria brasileira de laticínios. Em entrevista exclusiva à Super Negócios, a profissional compartilha a sua atuação no segmento, destaca o que não pode ficar de fora na gestão de um negócio, analisa a relação indústria-varejo e dá dicas para os supermercadistas alavancarem as vendas.

Pode nos contar um pouco sobre a sua trajetória profissional? Atuo como Gerente de Marketing no Laticínios Bela Vista, uma das três maiores indústrias de laticínios do Brasil, e sou responsável pela gestão das marcas Piracanjuba, Pirakids, LeitBom, Chocobom e, também, das parcerias com a Nestlé e a Almond Breeze para a produção e a comercialização dos leites UHT Ninho e Molico, e de bebidas com amêndoas, respectivamente. Com mais de 20 anos de experiência no setor, já passei pelas áreas de trade, branding, SAC, embalagens, desenvolvimento de produtos, comunicação, mídias sociais, regulatório, registro de marcas e patentes, composição de layouts, além da organização de feiras e eventos. Tive a felicidade de receber inúmeras premiações, tanto pelo desempenho comercial quanto pelo desenvolvimento de produtos, design de embalagens e gestão empresarial/agronegócio. Posso mencionar o “Carrinho de Ouro”, das diversas associações

de supermercados do país; “Melhores”, da Revista Dinheiro Rural; FI South América (Food Ingredients Excellence Awards) e IDF Dairy Innovation Awards (Oscar dos alimentos); “Lançamento do Ano”, pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS); “Melhores do Agronegócio”, pela Globo Rural; “Melhores Empresas”, da Isto É Dinheiro; “Melhor Atendimento ao Consumidor”, pelo Reclame Aqui; entre outros. Quais foram os seus maiores desafios e conquistas profissionais até o momento? Sem dúvidas, foram: criar uma área de marketing com estrutura necessária para propiciar o crescimento e a expansão da empresa e, quase 18 anos depois, possuir uma equipe com mais de 90 colaboradores; conhecer o segmento de leite e derivados, e as suas peculiaridades de mercado (desde o

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

12


SUPER PAPO

“Penso que para qualquer gestão é muito importante ser um bom líder, com ótima comunicação, respeito, confiança, proximidade e empatia. No caso do varejo, se atualizar de forma constante e ter um olhar atento às tendências dos mercados interno e externo também são atitudes imprescindíveis”. campo, produção, consumo e comunicação); ampliar e diversificar o portfólio, de modo a fortalecer o “core”, mas, também, ofertar produtos que agreguem valor para a marca e atendam às necessidades dos nossos clientes; lançar a primeira embalagem de leite com tampa de rosca e o primeiro leite zero lactose do Brasil, estruturar a área de e-commerce e trade digital, abrindo novos canais de vendas; e criar o departamento de novos produtos e insights, com o objetivo de lançar itens para o mercado de nutrição infantil e outros segmentos. Na sua visão, o que não pode ficar de fora ao pensar em gerência do varejo? Atuo como gerente de marketing, todavia com muita experiência em trade e suporte junto à área comercial, então, penso que para qualquer gestão é muito importante ser um bom líder, com ótima comunicação, respeito, confiança, proximidade e empatia. No caso do varejo, se

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

13


SUPER PAPO

atualizar de forma constante e ter um olhar atento para as tendências dos mercados interno e externo também são atitudes imprescindíveis. Sabemos que a Piracanjuba está em contínua expansão do portfólio de produtos. Qual você diria que é a chave do sucesso para o negócio ser bem-sucedido e encantar os clientes? Ter um propósito claro, ser verdadeiro no que se propõe e respeitar. Com essas premissas, o sucesso é consequência. Os brasileiros mudaram os seus hábitos de consumo nos últimos anos. Como a Piracanjuba vem acompanhando essa evolução combinando as suas ações junto aos supermercados? A Piracanjuba está atenta a todos os movimentos e tendências do mercado e sempre se preocupa e prioriza as necessidades dos consumidores. Isso pode ser percebido por meio do portfólio, com produtos inovadores e específicos, e no formato de atuação junto ao trade, presença de equipe estruturada e ações de sell-out, como: degustações para gerar conhecimento dos produtos e merchandising de ponto de venda (MPDV) com informações e exposições diferenciadas. A Ivete Sangalo é a garota propaganda da marca há alguns anos. Como o marketing de influência contribui para a lucratividade da empresa? Ao escolher a Ivete Sangalo para protagonizar as campanhas institucionais da Piracanjuba, reforçamos os atributos dos produtos, os valores e a trajetória vencedora da marca. A imagem da embaixadora transmite respeito e transparência, e agrega muito valor para a gente.

O que a Piracanjuba está fazendo de inovador no setor? Quais são as principais novidades para o último quadrimestre do ano? Em 2023, inovamos ao lançar o leite em pó A2 e o leite zero lactose A2, produtos direcionados aos consumidores com problemas de digestibilidade, além de outros itens que atendem necessidades específicas, como zero lactose em pó e a bebida proteica com 15g de proteína. Sobre os últimos meses, estamos ativando essas novidades e preparando os lançamentos de 2024. Como você enxerga a relação indústria-varejo atualmente? De que modo estreitar ainda mais essa relação? Nos últimos anos, houve uma grande mudança no perfil dos consumidores. Hoje, eles são muito mais exigentes e prezam pela customização e por uma excelente experiência de compra. Os clientes não estão mais dispostos a adquirir tudo o que lhes é oferecido, eles querem soluções que atendam às suas necessidades. Assim, as marcas capazes de suprir esses desejos possuem uma grande vantagem competitiva e dão um importante passo rumo à fidelização. Essa nova relação entre o varejo e a indústria, portanto, acaba por colocar o freguês no centro de suas estratégias de negócio. Por outro lado, faz com que os consumidores valorizem a fabricante não somente pelo produto oferecido, mas por toda experiência envolvida no processo de compra. Qual dica você dá para os varejistas alavancarem as suas vendas? Estar próximo, personalizar o atendimento, promover uma experiência única e oferecer variedade, seja no portfólio de produtos ou no de serviços.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

14



MATÉRIA ESPECIAL: GESTÃO EFICIENTE, LUCRO CERTO

Gestão Eficiente, Lucro Certo Campanha da ASSERJ aborda planejamento para 2024

P

ronto para começar o próximo ano com o pé direito? Neste mês, a campanha “Gestão Eficiente, Lucro Certo”, criada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), com a finalidade de ajudar os supermercadistas a otimizarem seus resultados financeiros e a praticarem uma boa gestão, traz como tema o planejamento para 2024. Quais são as suas metas para o próximo ano? Como você se organiza para colocá-las em prática no seu estabelecimento? Confira algumas ferramentas que podem te ajudar nessa missão!

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

16


MATÉRIA ESPECIAL: GESTÃO EFICIENTE, LUCRO CERTO

Invista no planejamento de 2024 Conheça cinco soluções capazes de contribuir com o seu processo de organização e planejamento para o próximo ano

O ano está quase no fim e, neste momento, é comum pensarmos naqueles objetivos que não foram alcançados. Não desanime! Você tem uma grande oportunidade de traçar novos planos. Optar por um planejamento estratégico ajuda as organizações a serem mais assertivas nas escolhas das suas metas e, principalmente, facilita o acompanhamento e o direcionamento de sua execução. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Falconi, entre as 100 empresas entrevistadas, apenas 10% declararam ter uma estratégia bem-definida para os próximos três a cinco anos. Walquyria Majeveski, Consultora de Vendas da ASSERJ, destaca os atributos de um planejamento estratégico: “É uma ferramenta dinâmica, que precisa ser atualizada a partir dos novos eventos e é capaz de sinalizar quando algo saiu do controle ou começou a se distanciar do foco principal. Logo, auxilia a empresa a ser mais eficiente no uso de seus recursos”. E, para ajudar você, supermercadista, a fazer um planejamento assertivo para 2024, a profissional trouxe cinco soluções, que, se usadas de forma conjunta e complementar, contribuirão com a sua jornada e promoverão desenvolvimento e resultados superiores ao seu negócio. Entenda a seguir!

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

17


MATÉRIA ESPECIAL: GESTÃO EFICIENTE, LUCRO CERTO

Visão estratégica – Objetivo de futuro Em primeiro lugar, defina a sua visão de longo prazo, em média, para três a cinco anos, pois esse método garante que temos um foco para todas as etapas de curto e médio prazos. A visão precisa ser uma referência para a equipe, além de ter data de validade e ser mensurável para que possa ser checada ao longo do percurso.

SWOT – Entenda onde você precisa dedicar mais energia Faça uma análise do seu negócio e do seu mercado de atuação de forma completa, entendendo onde estão as maiores fragilidades para a definição e o direcionamento corretos dos esforços e recursos da sua empresa.

BSC – Elabore objetivos para 2024 Utilize as quatro perspectivas dos indicadores balanceados de desempenho (também conhecido como “Balanced Scorecard – BSC”) a fim de determinar os seus objetivos de forma equilibrada e sustentável para o próximo ano. Perceba que fica clara a interdependência dos objetivos elencados para as quatro perspectivas. A cada objetivo definido, aponte quais indicadores permitirão o acompanhamento da sua realização de forma mensurável, estipule a meta a ser alcançada e quais serão os planos de ação que possibilitarão a conquista do objetivo.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

18


MATÉRIA ESPECIAL: GESTÃO EFICIENTE, LUCRO CERTO

5W2H – Elabore os planos de ação A partir do entendimento em quais frentes você deve direcionar esforços, estabelecer objetivos, indicadores e meta, chegou a hora de elaborar os seus planos de ação. A ferramenta 5W2H é bem conhecida e permite uma preparação completa do seu planejamento. Ao responder de forma integral e consistente os seus campos, é possível fazer escolhas de quais itens serão prioridade e, de forma sustentável, transformar a programação em ação.

Kanban – Gerencie a execução O quadro Kanban disponibiliza, de forma visual, gerenciar os planos de ação, pois possibilita a visualização das tarefas já concluídas, em execução e as que ainda não foram iniciadas e exigem uma atenção para não serem esquecidas. O ideal é a instalação desse quadro em um local com ampla visibilidade de todos os envolvidos.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

19


MATÉRIA ESPECIAL: GESTÃO EFICIENTE, LUCRO CERTO

6 dicas para realizar o seu planejamento para 2024

Reúna os principais gestores e representantes de cada área de sua empresa para a elaboração do planejamento para 2024;

Atualize o seu documento a cada quatro meses. Verifique se as prioridades continuam sendo as mesmas e garanta que o que está sendo realizado realmente te levará aos seus objetivos definidos; Faça reuniões de acompanhamento mensal. Seus gestores precisam apresentar o que foi previsto e as iniciativas executadas para cada objetivo definido, identificar as causas para o não cumprimento de algumas demandas e promover a correção dos gap’s (buracos); Escolha um sistema capaz de ajudar no acompanhamento das ações, ou seja, gerencie tarefas, apresente as pendências e promova lembretes para os envolvidos; Seja consistente com o que está alinhado como objetivo, se necessário, mude o planejamento, mas jamais tome decisões cotidianas contrárias ao estabelecido no processo inicial. Você precisa garantir a credibilidade do método; Estabeleça um líder para fazer a gestão do processo. Se não possui nenhum gestor com esse perfil, busque ajuda de um profissional externo, mas garanta a presença de alguém à frente para dar cadência ao processo de planejamento e execução dos seus objetivos. A estratégia que fica somente na cabeça do principal líder da companhia dificilmente recebe contribuição dos demais gestores e tende a trazer sobrecarga, frustração e estresse para quem a detém. Promova o planejamento dos objetivos de 2024, garanta o seu acompanhamento e desfrute dos seus resultados a partir de uma equipe mais coesa, engajada e ativa.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

20



ASSOCIADO EM FOCO

Spid assume a operação Express do iFood no Rio Novidade tem como objetivo unir entregas super-rápidas e eficiência de serviço e atendimento

A loja de conveniência de supermercado com entrega rápida Spid assumiu a operação Express, do iFood, no Rio de Janeiro. Diante do acordo firmado entre Cencosud e iFood, que contempla a aquisição de lojas no modelo dark store, a rede visa unir o conhecimento do mercado carioca, a capacidade operacional e o abastecimento da Cencosud aos diferenciais do iFood que são: a penetração no e-commerce, a plataforma, a tecnologia e a referência em delivery. “Acreditamos nas sinergias e complementaridade das companhias para atender ao segmento de supermercado on-line de entregas super-rápidas com eficiência e excelente nível de serviço aos clientes”, destacou Sebastián Los, Presidente da Cencosud Brasil.

Com suas primeiras unidades em funcionamento nas nos bairros de Ipanema, Tijuca e Centro, a Spid almeja um crescimento gradativo em outras localidades da cidade, que estarão disponíveis para pedidos via aplicativo do iFood. Renata Torres, Diretora de Parcerias Estratégicas do iFood, destaca que o objetivo é desenvolver, de forma colaborativa e estratégica, o negócio em uma escala ainda mais relevante no Rio de Janeiro. “Nós apostamos muito nas parcerias estratégicas. Juntas, Cencosud/Spid e iFood têm experiência, abastecimento, capacidade operacional e eficiência para atender o mercado on-line de forma muito rápida e com preços justos”.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

22


ASSOCIADO EM FOCO

Armazém do Grão é destaque no Petrópolis Business 2023 com palestras inspiradoras e loja no Metaverso Rede levou inovou e levou realidade virtual, totem interativo e um ambiente instagramável para o evento De 26 a 29 de outubro, o Palácio Quitandinha, em Petrópolis (RJ), foi transformado em um epicentro de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento econômico graças ao evento empresarial de destaque da região serrana, o Petrópolis Business 2023. Entre as atrações, as palestras do empresário Antoane Correa, Diretor-Presidente da rede de supermercados Armazém do Grão, foram as mais aguardadas. do Grão. Com o tema “Descubra o Armazém do Grão no Petrópolis Business: uma viagem pelo passado, presente e futuro!”, a rede convidou todos para embarcarem em uma jornada desde as raízes da empresa até os projetos para o futuro. O estande contou com um Espaço Metaverso, onde os participantes puderam experimentar óculos de realidade virtual e imersiva, permitindo a todos vislumbrar o que está por vir em um supermercado do futuro. A rede criou, ainda, um ambiente “instagramável”, no qual o público teve a oportunidade de capturar memórias e compartilhar as suas fotos nas redes sociais. Outra atração foi o Totem Sommelier Digital, onde os consumidores conseguiram escolher Os visitantes também tiveram a oportunidade o seu vinho, obtiveram todas as informações de conhecer o estande inovador do Armazém sobre ele e aprenderam como harmonizá-lo. No primeiro painel, “Os cinco pilares para transformar sua empresa em um ambiente sustentável”, Correa apresentou a sua vasta experiência e conhecimento sobre como criar uma cultura organizacional baseada na sustentabilidade. Ele abordou diversos tópicos essenciais, incluindo gestão de pessoas, inovação, qualidade, ética e responsabilidade social. Em um segundo momento, o empresário expôs o tema “Educação Corporativa”. Segundo Correa, o ensino é a pedra angular do sucesso da Rede Armazém do Grão, portanto, conta com o comprometimento de todos os seus colaboradores, o aprendizado contínuo e o compartilhamento de conhecimento.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

23


ASSOCIADO EM FOCO

Espaço Sesc + Saúde no Supermercado Guanabara oferece exames gratuitos de mamografia e preventivo Iniciativa acontece na unidade de Padre Miguel

O Guanabara inaugurou, em outubro, o Espaço Sesc + Saúde. Localizado na central da rede, em Padre Miguel, a ação pioneira no estado do Rio de Janeiro proporciona a todas as funcionárias da empresa exames gratuitos de mamografia e preventivo de colo de útero (Papanicolau). O Espaço Sesc + Saúde segue a mesma linha de atuação do Ministério da Saúde. A mamografia é indicada para mulheres com idade entre 50 e 69 anos e o Papanicolau entre 25 e 64 anos. O consultório da mamografia funciona entre quarta e sexta-feira, já a sala do Papanicolau de segunda a sexta-feira. É obrigatório ter pedido médico e o agendamento deverá ser feito no setor de Recursos Humanos da loja. O exame preventivo ajuda a combater o câncer de mama e de colo de útero através do diagnóstico precoce. A realização dos procedimentos é necessária mesmo quando não há a presença de sintomas.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

24



Conheça três ferramentas que vão otimizar a rotina do seu supermercado e contribuir para bons resultados

Recursos apresentados no Conecta Varejo CNC proporcionam maior comodidade e segurança nas operações diárias

N

ão é novidade: o Conecta Varejo CNC 2023 apresentou inúmeras inovações para o setor supermercadista. Na edição passada, vimos algumas tecnologias focadas na gestão, comunicação e economia de energia. Agora, trouxemos ferramentas voltadas às áreas de monitoramento e segurança, saúde e bem-estar, e contabilidade. Entenda como elas podem ajudar o seu negócio no dia a dia.

Saúde e bem-estar dos colaboradores A 2Sport é uma plataforma de atendimento integral direcionada à saúde e ao bem-estar dos colaboradores. Apesar de ser focada em atletas, a startup é adaptável a todos os segmentos, com planos personalizados a fim de resolver a dor dos clientes. “Entendemos que o profissional também é um atleta, pois precisa bater metas e tem um cronograma diário. Nós conseguimos metrificar o seu desempenho, avaliar a sua performance, assim como o bem-estar e a qualidade de vida. No supermercado, não será diferente, é um trabalho personalizado para o estabelecimento entendendo a dor de cada um”, explica Luiza Gandolph, Sócia Fundadora da 2Sport.

Clique aqui e entenda um pouco mais sobre a solução.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

26


Segurança e monitoramento Empresa focada em segurança eletrônica, a Esfera Security oferece diversos serviços para negócios de pequeno a grande porte, que vão desde controle de acesso, reconhecimento facial, controle de linha de produção até automação e locação de soluções. “Adaptamos a inteligência de acordo com a demanda do cliente e integramos com as câmeras. Isso reduz custo e risco operacional e aumenta a produtividade. Fornecemos o controle de linha de produção, onde você tem acesso, em tempo real, do número de paletes por linha, por exemplo. O sistema é conectado a câmeras e proporciona uma visão completa do que acontece nos armazéns. Há, ainda, o controle de entrada e saída dos caminhões no estoque, feito através da leitura de placa e do reconhecimento facial do motorista. É possível monitorar, também, se os colaboradores usam devidamente os equipamentos de proteção individual (EPIs). Enfim, as soluções são inúmeras”, conta César Filho, Sócio Diretor da empresa.

Assista a nossa conversa com César Filho.

Planejamento financeiro em dia A Demattos Contabilidade é a solução perfeita para quem busca organização das finanças. Ela oferecem serviços especializados em franquias e comércios em geral, startups, profissionais de saúde, entre outros. Para otimizar os resultados, a empresa dispõe de uma equipe especializada no seu negócio, atendimento humanizado, um parceiro estratégico para contribuir com o crescimento do empreendimento, além de tecnologia de última geração a fim de atender de forma eficiente. William de Mattos, CEO da empresa, explica a vantagem da solução para o setor supermercadista: “O nosso foco são as pequenas e médias empresas. Portanto, somos capazes de colaborar com os supermercados de pequeno porte, principalmente, aqueles denominados ‘supermercado de bairro’. Conseguimos ajudar com uma consultoria diferenciada para fazer uma boa gestão financeira da sua empresa e, assim, obter sucesso monetário”.

Entenda mais sobre a solução na explicação de William de Mattos.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

27


ECONOMIA EM PAUTA


Por William Figueiredo |ECONOMIA ECONOMIAEM EM PAUTA PAUTA

Análise mensal do setor supermercadista no Brasil e no Rio de Janeiro

Últimos indicadores mostram o comparativo do cenário econômico entre o país e o estado fluminense

Vendas Rio de Janeiro Em setembro, as vendas dos supermercados fluminenses elevaram 18,2%, em termos reais, ou seja, já descontada a inflação, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Esse foi o melhor resultado do ano, sendo o segundo mês consecutivo com taxas de crescimento de dois dígitos, assim como em agosto (+11,7%), e terceiro mês subsequente de aumento nas vendas. O crescimento das vendas nos supermercados do Rio de Janeiro foi mais que o dobro da média brasileira (+8,3%) em setembro, bem como impulsionou a performance do varejo fluminense como um todo (+7,1%). Setor Supermercadista – Rio de Janeiro x Brasil RECEITA REAL DO SETOR (Setembro, 2023) Rio de Janeiro:

Brasil:

Frente ao mês anterior

Acumulado no ano

Frente ao mês anterior

Acumulado no ano

ND

+6,4%

+1,8%

+4,0%

Frente ao mesmo mês do ano anterior

Nos últimos 12 meses

Frente ao mesmo mês do ano anterior

Nos últimos 12 meses

+18,2%

+5,4%

+8,3%

+3,7%

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

29


ECONOMIA EM PAUTA

Por sua vez, no acumulado do ano até o nono mês, as vendas dos supermercados fluminenses cresceram 6,4% em termos reais, ou seja, já descontada a inflação, na comparação com igual período do ano anterior. Essa forte elevação do setor sustentou a retomada ao campo positivo do resultado do varejo fluminense como um todo (+0,7%), revertendo uma trajetória de queda que durou 21 meses, isto é, desde novembro de 2021.

esses resultados positivos de 2023 estão contribuindo com a recomposição das margens dos supermercadistas e para a revisão de suas expectativas de crescimento, investimento e contratação.

Os supermercados do Rio apresentaram a quarta melhor performance do país neste ano, alavancando o crescimento do setor em âmbito nacional (+4,0%). Os melhores desempenhos estaduais foram registrados no Ceará (+14,9%), Espírito Santo (+7,6%) e Minas Gerais (6,5%). Depois de dois anos de indicadores negativos para o segmento de supermercados do Rio,

Emprego Supermercados Em setembro, foram gerados 696 postos de trabalho nos supermercados do Rio de Janeiro. Esse foi o segundo mês consecutivo de saldo positivo e o melhor resultado do ano para o setor. Essa sequência de contratações está relacionada ao aumento da confiança em relação ao último trimestre, dessa forma, metade dos empresários fluminenses acreditam que terão crescimento nas vendas, frente ao mesmo período do ano passado, segundo sondagem da Fecomércio RJ. Em nível nacional, assim como no estado, foi observada abertura de vagas no segmento em setembro (+7.162). Esse foi o terceiro mês consecutivo de resultado positivo, assim como agosto (+3.558) e julho (+2.332). Tal continuação de contratações está relacionada à maior perspectiva de crescimento da economia brasileira e do comércio varejista, em um cenário de queda da taxa de juros, da inflação, do desemprego e do endividamento das famílias. Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

30


ECONOMIA EM PAUTA

Setor Supermercadista - Rio de Janeiro x Brasil EMPREGO FORMAL (Setembro, 2023)

Rio de Janeiro: No mês

+696

Acumulado no ano

-361 Nos últimos 12 meses

+2.845

Brasil: No mês

+7.162

Acumulado no ano

+3.029 Nos últimos 12 meses

+45.611

No acumulado do ano até setembro, os supermercados fluminenses seguem com saldo negativo (- 361), sobretudo pelo grande volume de demissões ocorridas em janeiro e fevereiro. Tradicionalmente, os desligamentos ocorrem nos primeiros meses do ano em decorrência do reequilíbrio da força de trabalho, após as contratações sazonais do fim de ano; assim como aconteceu nos últimos três anos. O mesmo cenário foi observado em nível nacional até agosto. O resultado de setembro reverteu esse quadro e os supermercados brasileiros passaram a acumular saldo de contratações no ano (+3.029).

Inflação

Rio de Janeiro Em outubro, o Rio de Janeiro registrou inflação (+0,38%) maior que a média nacional (+0,24%). Foi o segundo mês consecutivo de alta nos preços do estado, bem como em setembro (0,18%). A inflação fluminense em outubro foi direcionada pelo subgrupo “artigos de residência” (+1,59%) e “vestuário” (+1,28%).

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

31


ECONOMIA EM PAUTA

Setor Supermercadista – Rio de Janeiro x Brasil IPCA (Outubro, 2023)

Rio de Janeiro:

Brasil: Acumulado no ano

Acumulado no ano

Frente ao mês anterior

+3,0%

Frente ao mês anterior

+3,8%

+0,38%

Nos últimos 12 meses

+0,24%

Nos últimos 12 meses

+3,7%

+4,8%

Por sua vez, alimentos e bebidas vendidos nos supermercados do Rio registraram inflação de 0,28%, revertendo uma trajetória de queda que durou cinco meses. Destaque para os dez produtos com maiores altas de preços: batata (+25,1%), cebola (+11,5%), manga (+11,0%), acém (+6,9%), alcatra (+6,8%), batata-doce (+6,2%), chã de dentro (+6,0%), contrafilé (+4,9%), azeite (+4,6%) e frango (+4,4%). Ainda dentre os itens vendidos, os “produtos de limpeza” registraram deflação em outubro (-0,26%). Foi o terceiro mês consecutivo de queda nos preços, puxado por: desinfetante (-2,7%), detergente (-2,2%) e sabão em pó (-0,6%). Setor Supermercadista – Rio de Janeiro x Brasil (Outubro, 2023)

Alimentação em Domicílio Rio de Janeiro:

Brasil: Acumulado no ano

Acumulado no ano Frente ao mês anterior

+0,3%

-3,1% Nos últimos 12 meses

-2,0%

Frente ao mês anterior

+0,3%

-2,6% Nos últimos 12 meses

-1,3%

Produtos de Limpeza Rio de Janeiro:

Brasil: Acumulado no ano

Acumulado no ano Frente ao mês anterior

-0,3%

-0,3% Nos últimos 12 meses

+2,8%

Frente ao mês anterior

-0,3%

+1,9% Nos últimos 12 meses

+4,3%

Higiene Pessoal Rio de Janeiro:

Brasil: Acumulado no ano

Acumulado no ano Frente ao mês anterior

+0,5%

+5,1%

Frente ao mês anterior

+4,0%

Nos últimos 12 meses

+0,1%

Nos últimos 12 meses

+6,6%

+6,8%

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

32


ECONOMIA EM PAUTA

Os itens de “artigos de higiene pessoal”, ao contrário, voltaram a registrar inflação no mês (+0,47%), puxada pela alta de valores de desodorante (+2,3%) e produto para barba (+2,0%). No acumulado do ano até outubro, a inflação no Rio (+3,0%) se manteve abaixo da média nacional (+3,8%). Destaque para deflação em “alimentação em domicílio” (-3,1%) e em “artigos de limpeza” (-0,3%), refletindo a contribuição dos supermercados do Rio para a menor inflação geral no estado. A categoria “artigos de higiene pessoal” (+5,1%), por sua vez, acumulou alta nos preços neste ano.

Cesta básica

Rio de Janeiro Em outubro, o preço da cesta básica na capital fluminense, calculado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), aumentou (+0,2%), frente a setembro. Esse movimento foi na contramão da média brasileira, que registrou queda de 0,7%. Setor Supermercadista – Rio de Janeiro x Brasil

Cesta Básica (Outubro, 2023) Rio de Janeiro: Frente ao mês anterior

+0,2%

Acumulado no ano

Brasil:

Acumulado no ano

-4,2%

Frente ao mês anterior

-4,7%

Nos últimos 12 meses

-0,7%

Nos últimos 12 meses

-2,1%

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

-2,3% VOLTAR

33


ECONOMIA EM PAUTA

A elevação na passagem mensal interrompeu cinco meses de queda nos preços da cesta básica no estado. Com isso, a cesta básica no Rio de Janeiro (R$ 721,17) continuou a ser a quarta mais cara do Brasil, atrás da capital do Rio Grande do Sul (R$ 739,21), de Santa Catarina (R$ 738,77) e de São Paulo (R$ 738,13). Na comparação com o fim do ano passado (dezembro/2022), o valor do conjunto dos alimentos básicos caiu no Rio (-4,2%), em linha com a média nacional (-4,7%). Um alívio no bolso da parcela mais carente da população carioca, que gasta a maior parte de sua renda no consumo de alimentos. Vale recordar que, no mesmo período de 2022, a cesta básica da capital fluminense tinha observado forte aumento de preços (+10,5%). Abaixo, conjunto de produtos que provocaram a elevação no preço da cesta básica na capital fluminense em outubro: - Feijão preto: as importações e os grãos da safra mais recente abasteceram o varejo; - Batata: as altas temperaturas e as chuvas trouxeram resultados negativos para a produção nacional do item, de modo a reduzir a qualidade e fazer subir o preço no varejo; - Arroz agulhinha: devido à maior demanda externa pelo arroz brasileiro e à desvalorização do real diante do dólar. Por outro lado, reduziu de preço no Rio em outubro: - Leite integral: a oferta do produto foi maior por causa da produção de leite no campo e da importação.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

34


Conteúdo produzido pela Horus | ECONOMIA EM PAUTA

Análise da cesta do consumo do estado do Rio de Janeiro Confira os últimos dados do comportamento de consumo fluminense divulgados pela Horus, empresa de inteligência de mercado parceira da ASSERJ

Ter um entendimento aprofundado do mercado é o ponto de partida para formular um plano de negócios eficaz. Analisar e levar em consideração o comportamento dos consumidores é fundamental no desenvolvimento de estratégias voltadas para maximizar o faturamento de um negócio. Nesse sentido, a ASSERJ firmou parceria com a Horus, empresa de inteligência de mercado, com o objetivo de disponibilizar aos supermercadistas os mais recentes indicadores de consumo do estado. A Horus analisa 49 segmentos de produtos que pertencem a 32 categorias de alimentos, bebidas, higiene e limpeza, mais presentes nos carrinhos do consumidor, cujos dados são coletados em mais de 2,5 mil lojas nos

canais pequeno varejo, super/hipermercado e atacarejo, reunindo mais de 3 milhões de preços pesquisados por mês, no estado do Rio de Janeiro. Para construir a cesta de consumo, foi utilizada como referência a compra familiar mensal de cada categoria, definida a partir dos dados da POF/IBGE 2018 e das notas fiscais coletadas pela HORUS, considerando uma família de 2,7 pessoas, segundo a PNAD/IBGE 2021. Multiplicando-se o preço médio de cada grupo pelo seu consumo familiar mensal, chega-se ao valor médio gasto por conjunto em cada mês. Somando-se esse quantitativo para todas as categorias, obtém-se o preço total da cesta de consumo.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

35


Consumo: categorias pesquisadas

Análise dos resultados da cesta de consumo referente a outubro de 2023 O valor da cesta de consumo do mês de outubro/23, no estado do Rio de Janeiro, foi de R$ 535,59, preço 1,4% maior do que o registrado em setembro/23 (R$ 528,30).

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

36


Em relação ao mês de outubro de 2022, o valor da cesta acumula alta de 3,0%, bem inferior à inflação medida pelo IPCA nos últimos 12 meses, que é de 4,82%. Foram registrados aumentos no preço da cesta em todas as três regiões do estado. A Região Metropolitana apresentou o maior acréscimo, de 6,2%, seguido pela capital, com 3,6%, e o interior do Rio com 3,5%.

No mês de outubro, as cinco categorias que mais subiram de preço foram:

Carne suína (20,6%);

Desinfetante (14,5%);

Legumes (7,9%);

Arroz (7,2%);

Bovino (4,9%).

Por outro lado, houve redução no valor das seguintes categorias:

Leite UHT (-6,7%);

Óleo de Soja (-4,8%);

Biscoitos (-3,1%);

Açúcar (-2,5%);

Café em pó e em grãos (-2,3%).

Observação: em legumes, são considerados batata, cebola e tomate.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

37


Quando se compara o valor das cestas pelas regiões do estado, verifica-se que a da Região Metropolitana apresenta, com frequência, o menor valor.

Ao longo dos últimos 12 meses, diversas categorias aumentaram de preço de modo significativo, com destaque para arroz (45,4%), creme dental (25,6%), desinfetante (23,1%), molho de tomate (22,3%) e sabão para roupa (21,3%). Por outro lado, alguns produtos apresentaram queda no valor, como é o caso do óleo de soja (-22,2%), queijo (-15,3%), carne bovina (-14,7%), leite UHT (-13,6%) e carne suína (-11,8%).

Por fim, quando se compara o preço da cesta do estado do Rio de Janeiro com a média do Brasil, verifica-se que o valor do estado é cerca de 5,5% inferior ao da cesta nacional, atualmente, em R$ 566,71.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

38



ESPAÇO TRADE

Ativações de trade marketing contribuem para o aumento das vendas nos supermercados Parceria estratégica entre indústria e varejo oferece experiência diferenciada, atrai consumidores e impulsiona vendas. Conheça alguns cases

N

o dinâmico universo do setor supermercadista, as ativações de trade marketing, fruto da parceria entre indústria e varejo, desempenham um papel fundamental para aumentar as vendas. Essa estratégia não apenas fortalece os laços entre fornecedores e varejistas, como também proporciona experiências únicas aos clientes e estimula a decisão de compra. Veja quatro exemplos de ações em supermercados do Rio de Janeiro e inspire-se.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

40


ESPAÇO TRADE

Salamitos em evidência A Sadia, marca da BRF, lançou uma ativação diferenciada com o objetivo de chamar atenção para o seu petisco. A gôndola, feita de papelão com acabamento amarelo, contém três prateleiras repletas de embalagens do item. Na parte superior, os dizeres “Seu dia pede Salamitos” ganham destaque. Já na inferior, o Lek Trek, famoso frango mascote da fabricante, aparece com um pacote do produto na mão.

Açaí para qualquer hora A Oakberry, franquia de fast-food saudável que vende açaí, levou os seus produtos para os corredores dos supermercados de forma inovadora. A geladeira toda roxa – cor da marca – possui a logo no topo. Sua porta conta com um vidro no formato de zigue-zague, permitindo que o consumidor visualize o que há na parte interna.

Higiene em diferentes fragrâncias A Flor de Ypê, marca de sabonetes da Ypê, apresentou uma gôndola com todas as variações de seus produtos nos supermercados. A ativação é composta por cinco prateleiras, nas quais é possível encontrar sabonetes em barra ou líquidos, em diversos aromas. A parte superior tem um banner da empresa com flores de diferentes tipos.

Sabor de infância A Cadbury Adams, companhia responsável por fabricar a famosa goma de mascar Bubbaloo, inovou e lançou a bala macia da mesma marca. Nos mercados, a novidade pode ser vista em gôndolas de ferro com o aviso “Chegou Bubbaloo bala macia” na parte superior. O expositor é formado por cinco fileiras com quatro ganchos cada, com variedades do produto. Os dizeres “Bubbaloo é chicle e também é bala” ficam em evidência.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

41


Por Walquyria Majeveski | BOAS VENDAS

Principais usos da inteligência artificial (IA) nos supermercados Entenda como a ferramenta é capaz de otimizar tarefas e processos do seu estabelecimento e alavancar as vendas

A

pesar de ter surgido em 1956, em Dartmouth College, nos Estados Unidos, a inteligência artificial só ganhou força e se popularizou nos últimos anos. De lá para cá, muita coisa evoluiu e novas variações do recurso surgiram. Hoje, observamos a sua crescente utilização em diversos ambientes de negócios, inclusive no setor de supermercados. De acordo com Allan Miranda, Founder da PX Data.IA., se usada de forma mais estratégica, a IA pode proporcionar oportunidades de geração de novas receitas para os estabelecimentos varejistas, maior produtividade nos processos cotidianos e uma maior experiência personalizada ao cliente.

Muitos dos estudos preditivos e estimativas antes realizadas com base em pesquisas, bancos de dados e simulações de cenários, atualmente, já são substituídos pelo trabalho da IA. A funcionalidade tem grande capacidade de processamento de um variado conjunto de dados e é capaz de obter com facilidade o reconhecimento de padrões que seriam facilmente escapados da percepção humana. Estudos que demandavam tempo e esforço para se atingir um maior nível de segurança nas tomadas de decisões, agora, são minimizados pela IA. Veja, a seguir, exemplos da aplicabilidade do recurso no supermercado!

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

42


BOAS VENDAS

Otimização de processos O instrumento é um passo evolutivo no processo de melhoria de estoques, predição de vendas sazonais e redução do desperdício. Menores rupturas e perdas geram, consequentemente, uma maior liquidez do fluxo de caixa aos supermercados. Algoritmos podem ser empregados para prever a demanda de itens com base em históricos de vendas, eventos sazonais e outras variáveis.

Relacionamento personalizado A otimização de ofertas e descontos de forma mais efetiva é outra excelente entrega da IA. Com base no comportamento de compra do cliente, a inteligência artificial tem potencial para gerar, de forma automática, promoções personalizadas, criando uma experiência mais individualizada. A análise do histórico de compras, as preferências e o comportamento do consumidor são fatores que contribuem na identificação da melhor formação da venda de um produto adicional, o chamado cross-selling, para recomendação ao freguês. Além dessas iniciativas personalizadas, a ferramenta é responsável, ainda, por gerar sugestões de novos produtos aos clientes, de acordo com suas preferências e estilo de vida, a serem realizadas através de aplicativos móveis, terminais de autoatendimento ou por meio de assistentes virtuais.

Inteligência de mercado Você já pensou em ter o orçamento do seu freguês na sua mão? A IA pode fazer uma previsão de valor da vida dele. Ao analisar os dados e o comportamento do consumidor, é possível estimar a destinação dos seus gastos e encontrar a fatia correta que ele direcionará ao seu supermercado. Essa análise também é utilizada a fim de segmentar e direcionar públicos de forma eficaz, além de proporcionar decisões mais assertivas sobre estratégias para cada cluster (ou conjunto) de clientes.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

43


BOAS VENDAS

Marketing Por fim, a IA pode contribuir com a criação de conteúdo promocional destinado ao marketing, incluindo imagens, textos e vídeos. Fora ser capaz de automatizar o fornecimento de conteúdos relevantes sobre os itens com base nos seus atributos e avaliações de clientes.

Sabemos que temos infinitas possibilidades a partir da inteligência artificial e que ainda estamos no início do seu processo de utilização em nossa rotina. Portanto, é preciso explorar mais a sua usabilidade. Entretanto, isso não significa a ruptura de uma barreira cultural no modelo de gestão dos nossos negócios.

Dados da IA na prática Um levantamento realizado pela Linx com 328 empresas de varejo aponta a não implementação de soluções de inteligência artificial por 84% das empresas pesquisadas. Os 16% que utilizam relatam a utilização da ferramenta com o objetivo de aprimorar a operação, facilitar processos de venda e o atendimento ao cliente. As principais barreiras apontadas se referem à falta de iniciativa para considerar a questão e à insuficiência de investimento em tecnologia. A pesquisa também indica que a facilidade de uso e a maior acessibilidade tecnológica são fatores decisivos a fim de influenciar a implementação da IA nos diversos processos do varejo. É importante analisar questões éticas em relação ao uso de dados de clientes e transparência sobre a utilização da IA nos processos de interação com o consumidor. Outro ponto é deixar a linguagem da tecnologia aderente ao público-alvo, facilitando a acessibilidade e o interesse pela novidade. Aproveite e boas vendas!

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

44


POR DENTRO DA ASSERJ ESPECIAL

Presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, assume como Primeiro Vice-Presidente da ALAS, em Cartagena, na Colômbia Posto é ocupado por um brasileiro após 17 anos O Presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, assumiu, no fim de outubro, o cargo de Primeiro Vice-Presidente da Asociación de las Américas de Supermercados (ALAS), posto que não era ocupado por um brasileiro há 17 anos. A cerimônia de posse ocorreu em Cartagena, na Colômbia. Durante a solenidade, o executivo falou sobre a importância de compartilhar experiências e dar visibilidade ao segmento. “Me sinto honrado em poder contribuir ainda mais efetivamente para o desenvolvimento do setor supermercadista em um território de tamanha relevância como o das Américas. Esta aproximação traz novas perspectivas e avanços significativos nos supermercados do estado do Rio de Janeiro”, destacou. Fábio Queiróz atua no setor supermercadista há mais de 20 anos, com vasta experiência e conhecimento no varejo alimentar. Há oito anos, ocupa a presidência da ASSERJ, onde seu nome é sinônimo de inovação à frente dos supermercadistas. Na pandemia, o executivo ganhou ainda mais notoriedade por sua atuação relevante na garantia do abastecimento em todo o estado, a partir de articulações diárias com os órgãos municipais, estaduais e federais responsáveis. Também liderou a aprovação da lei das novas sacolas plásticas no estado do Rio de Janeiro, atrelada à campanha “Desplastifique Já”, com desdobramento, neste ano, para o “Retorna Mais”, quando foi condecorado Embaixador da

Sustentabilidade do estado do Rio de Janeiro. Participou, também, da assinatura do decreto SIM, que regulamenta o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal do Rio de Janeiro (SIM-RIO/POA). Entre os marcos de sua gestão estão a reformulação do evento SRE Trade Show – Super Rio Expofood – e a idealização e a realização do Conecta Varejo, que deu origem à Rio Innovation Week, maior conferência de tecnologia e inovação do mundo. A Asociación de las Américas de Supermercados (ALAS) é uma associação sem fins lucrativos que promove o intercâmbio informativo e tecnológico na área do varejo. Fundada em 1986, é composta por instituições, câmaras, associações e federações que reúnem importantes redes de supermercados em 15 países da América Latina, Estados Unidos e Caribe.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

45



RETAIL WOMAN

Mulheres no varejo: liderando o caminho para o futuro

Conheça o case de Belisa Avena, Chief Digital Marketing Officer da divisão L’Oréal Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal no Brasil

A

tualmente, o setor varejista se destaca pela elevação do número de mulheres em cargos de liderança. Segundo dados recentes do “Panorama Mulher 2023”, feito pelo Talenses Group e pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Insper, com apoio do Movimento Mulher 360, a presença feminina em postos de liderança nas empresas varejistas é a maior dos últimos anos. Levando em consideração a presidência de empresas, o percentual subiu para 17%, enquanto os cargos de vice-presidência aumentaram para 34% e em conselhos saltaram para 21%. Nesse sentido, é possível perceber que a caminhada por uma equidade de gênero e um mundo com empresas mais plurais está em curso. Entretanto, esse avanço ainda se depara com obstáculos persistentes. Com o intuito de motivar as organizações a reconhecerem essa relevância, trouxemos uma história de inspiração para as mulheres que desejam atingir posições de gestão e empresas preocupadas com a diversidade.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

47


RETAIL WOMAN

Case de sucesso, Belisa Avena A Chief Digital Marketing Officer da divisão L’Oréal Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal no Brasil, instituição com 436 mulheres em papéis de liderança, o correspondente a 57,7% dos cargos da companhia, é um exemplo de profissional bem-sucedida. Na corporação desde 2012, ela carrega na bagagem experiências desde a empresa júnior da faculdade, onde aprendeu storytelling, capacidade analítica em diferentes tipos de negócio, postura em reuniões ao lidar com lideranças seniores e gerenciamento de complexidade por conciliar os estudos com uma série de projetos profissionais. Ao longo da trajetória, passou por agências de publicidade e, em seguida, adentrou no universo do trade marketing. “Eu me orgulho muito da abertura que tive para mudar minha carreira, dando amplitude ao trabalhar nas mais diferentes áreas. Foi muito desafiador quando aos 25 anos assumi uma das zonas comerciais no centro de São Paulo liderando uma equipe de mais de dez homens com muito mais tempo de experiência em vendas. Mas, foi um dos maiores aprendizados de liderança”, conta Belisa. Para ela, a atuação das mulheres em cargos de gestão e a diversidade nas empresas são cruciais para a construção de um futuro equitativo. “Acredito que temos um papel fundamental de abrir o caminho para as futuras gerações de liderança e de criarmos um ambiente de trabalho mais empático e aberto à diversidade. Afinal, isso reflete diretamente nos resultados das companhias. Trazendo uma visão mais simples e menos factual, eu creio no poder da inteligência coletiva e que para ter uma perspectiva ampla, que reflita a sociedade e, consequentemente, se conecte melhor com o consumidor, precisamos de times plurais”, declara. Tendo a Diversidade, Equidade e Inclusão como uma de suas prioridades estratégicas, a L’Oréal tem uma série de iniciativas – de campanhas internas com colaboradores à externas com consumidores – responsáveis por dar audiência e relevância à causa de gênero com as mais diferentes pautas. Além disso, fornece estrutura para essa audiência criando redes de afinidades que lideram as pautas e trazem consistência na ativação da agenda. “Atualmente, a rede GAIA possui uma atuação muito forte na companhia com destaque para projetos especiais como salas de amamentação e parcerias estratégicas como a que temos com o TODAS Group, uma plataforma digital de aceleração de carreiras femininas hoje disponível para todas as funcionárias da L´Oreal”, explica. Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

48


RETAIL WOMAN

Desafios Mas, nem tudo são flores. Belisa destaca as adversidades enfrentadas pelo público feminino na jornada pela ascensão na carreira. Ela menciona que a segurança psicológica é um pilar fundamental na formação de equipes de alta performance, portanto, é um ponto que demanda atenção. “Na minha visão, um dos maiores obstáculos das mulheres no mercado de trabalho é encontrar ambientes em que se sintam seguras psicologicamente para performar com alto desempenho. Além disso, a conciliação da carreira e maternidade dentro dos padrões rígidos e altíssimos estabelecidos pela estrutura social e, consequentemente,

por nós mesmas. A jornada de acharmos essa fluidez mudando a nós mesmas e influenciando a estrutura social que vivemos é longa e pode ser cansativa, mas extremamente necessária e possível”, diz.

Dicas da profissional Por fim, Belisa dá três dicas para as mulheres alcançarem suas metas. São elas: Honre a sua jornada: muitas vezes, focamos no que nos falta e nos definimos por um contexto pontual de curto prazo. Se o caminho para uma maior equidade de gênero depende de segurança psicológica, precisamos ter cada vez mais autoconsciência de nossas potências e do que nos trouxe até aqui. O processo para bancar quem você é começa na identificação das suas competências e conquistas; Networking é rede de apoio: mapeie as pessoas – dentro e fora do ambiente de trabalho – que são referências, te impulsionam, te fazem crescer e te desafiam. Elas serão responsáveis por te ajudar em momentos de crise e de baixa de energia; Carreira não é linear: temos um falso ideal que carreira é sobre crescer hierárquica e linearmente o tempo todo. Mas, na verdade, é um grande zigue-zague. Tenha clareza de onde você quer estar e, principalmente, por onde você quer passar para acumular conhecimento – em liderança e ou em negócio – e chegar ao seu destino mais preparada.

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

49


VEM AÍ

Atenção: Vem aí a Super Rio Expofood Trade Show

SRE é a maior área de exposição de negócios do setor alimentício do estado do RJ e, neste ano, entrou para o calendário oficial carioca

R

ealizada há 33 anos pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), a Super Rio Expofood Trade Show é um evento de negócios consolidado, onde grandes marcas da indústria se encontram com profissionais e empresários do setor alimentício do Brasil para apresentarem os seus produtos, soluções e principais inovações ao mercado. A proposta é gerar oportunidades de acordos rentáveis e proporcionar a criação de novos negócios. Com o objetivo de promover o desenvolvimento, a inovação e a integração do segmento, em sua última edição, a Super Rio Expofood reuniu mais de 500 expositores e 62 mil visitantes, entre empresários, fornecedores, profissionais e autoridades do setor.

Diante do seu potencial de incentivo e fortalecimento do setor varejista, a SRE entrou, neste ano, para o calendário oficial da cidade maravilhosa, o que reforça a sua relevância no meio empresarial supermercadista e na economia do Rio de Janeiro. A próxima edição da Super Rio Expofood acontecerá entre os dias 19 e 21 de março de 2024, no Riocentro, na Barra da Tijuca. Você não vai ficar de fora, certo? Seja um expositor Seja um patrocionador Faça a sua inscrição. Participe!

Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

50



TÁ NA GÔNDOLA

Bebida proteica pronta para beber A Itambé, empresa de laticínios líder em Minas Gerais e parte do grupo Lactalis, lançou a bebida Whey pronta para beber, disponível em embalagens de 250 ml nos sabores chocolate, baunilha e coco com batata doce. O Whey Itambé é uma opção deliciosa para quem deseja adicionar mais proteína à sua dieta, com 15 g por unidade, sem lactose e sem adição de açúcares. www.itambe.com.br

Produtos naturais Com mais de 60 anos de história, a marca gaúcha DaColônia é responsável por um amplo portfólio de itens naturais, como pastas de amendoim e de castanha-de-caju, paçocas, snacks de amendoim, produtos zero açúcar e outros. Seus artigos são feitos com ingredientes da melhor qualidade e com receitas próprias. www.dacolonia.com.br

Mistura para bolos A Buaiz Alimentos, empresa capixaba com 81 anos de existência, é responsável por produzir a linha de mistura para bolos Regina. São 14 sabores, incluindo chocolate, baunilha, laranja, festa, abacaxi, coco, leite condensado, fubá e milho, além de cinco versões especiais: cookies, brownie, chocolate, cenoura e integral banana & mel, todos feitos com ingredientes selecionados e de qualidade. www.buaizalimentos.com.br

Alimentos orgânicos Criada em 2019, a Organ Alimentos é uma marca essencialmente orgânica e vegana, que utiliza ingredientes limpos e ricos em nutrientes. Devido ao seu comprometimento por um mundo mais saudável e com a qualidade de produtos, já recebeu diversas certificações nacionais e internacionais. Dentre os itens comercializados, encontram-se: arroz e farinhas, barras e doces, chás, leites vegetais e achocolatados, vinagres e óleos, proteína vegetal, kombucha, creme de amendoim, cafés termogênicos, entre outros. www.organalimentos.com.br Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR

52


Uma publicação da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) para o varejo.

VOLTAR


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.