Issuu on Google+

RURAL SEMANAL 36 Informativo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ANO XX - 2013

Uma rotina que se renova A cena é bem conhecida na universidade: início de um novo período, presença de jovens cheios de sonhos, retorno de alunos mais antigos, encontros e confraternizações. Poderíamos chamar de “rotina”, mas não no sentido de “repetição enfadonha”. Trata-se, ao contrário, de um refazer que se renova e se veste de novas cores e sensações. Assim, nesta segunda-feira, dia 21, teve início uma nova etapa na vida dos calouros, recebidos pela UFRRJ numa série de aulas inaugurais em seus três campi – Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios. Não só calouros, mas também seus familiares e os veteranos que retomam suas atividades acadêmicas. “Sejam bem-vindos e bem-vindas à universidade mais linda do país”, disse a reitora da UFRRJ, professora Ana Maria Dantas Soares, ao dar início à aula inaugural da manhã, no Auditório Gustavo Dutra, campus Seropédica. Além de linda, a “mais acolhedora”, se considerarmos a opinião de outros participantes da mesa de abertura do evento. “A Rural é diferente das outras, pois é muito acolhedora. Aqui formamos uma verdadeira família”, destacou a pró-reitora de Extensão, professora Katherina Coumendouros. “Temos alunos de reingresso e também filhos de ex-alunos. Ou seja: a família ruralina continua sua jornada”. Jornada, caminho, trajetória: outras metáforas muito presentes nos discursos e na esperança de quem inicia uma nova etapa de vida. “Aqui é um lugar de muitas oportunidades e de abertura de novos caminhos”, falou a professora Nidia Majerowicz, pró-reitora de Assuntos Financeiros. Viagem que combina passado, presente e futuro; tradição e modernidade, numa instituição centenária. “Ontem (20), a Rural completou 103 anos de sua origem, como Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (ESAMV)”, lembrou a reitora. “Somos uma universidade nova dentro de uma tradição que tem de ser preservada”. Uma universidade com história de peso e grandes números – 55 cursos de graduação, mais de 37 programas de pós-graduação, aproximadamente 1.200 estudantes em seus alojamentos, diversas modalidades de bolsas – com coração aberto para acolher os cerca de 1.500 alunos que chegam, agora, neste segundo período letivo de 2013. “Somos uma universidade que avança no processo de consolidação da expansão, democratização do acesso e condições de permanência”, disse a pró-reitora de Graduação, professora Ligia Cristina Ferreira Machado. “Nossa missão é a produção e a socialização de conhecimentos, fundados em três pilares: ensino, pesquisa e extensão”. Também compuseram a mesa cerimonial os professores Eduardo Mendes Callado, vice-reitor da UFRRJ; Juliana Arruda, pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis; e Miliane Moreira Soares de Souza, diretora do Instituto de Veterinária; além da representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Já passou a hora de termos um curso de Medicina na Rural Pág.2

UFRRJ realiza aulas inaugurais em seus campi

OUTUBRO

S

T

Q

Q

S

S

D

Dar boas vindas aos estudantes e convidá-los a 21 22 23 24 25 26 27 uma vida acadêmica ativa. Esta é a proposta das aulas inaugurais do segundo período letivo de ALENDÁRIO CADÊMICO 2013. A mesa ‘Construindo histórias da/na Rural’ e apresentações de dança também fizeram parte da 21/10 - Início do 2º período letivo de 2013. programação. 28/10 - Feriado (Dia do Servidor Público). Cada um dos três campi da universidade – Se- 2/11 - Feriado (Finados). ropédica, Nova Iguaçu e Três Rios – realiza o 5/11 - Atividades Coletivas e Interdisciplinares. evento, dirigido a todos os alunos, principalmente 14/11 - Fim do prazo para renovação do trancamento de matrícula no ‘Quiosque Alunos’. calouros e seus familiares. Confira o roteiro. 15/11 - Feriado (Proclamação da República). 19/11 - Prazo final para cancelar a matrícula em uma ou mais disciplinas; data final para solicitar movimentação interna (mudança de campus, turno, modalidade no mesmo curso de graduação). 20/11 - Feriado estadual (Zumbi dos Palmares). 19/12 - Prazo final para solicitação de reingresso interno para nova modalidade/habilitação no Campus Seropédica mesmo curso de graduação. Dia 21, no Anfiteatro Gustavo Dutra (Gustavão), 22 a 25/12 - Recesso de Natal. 29 a 31/12 - Recesso de Ano Novo. Pavilhão Central. 1/3/2014 - Término 2º período letivo de 2013. Cursos bacharelados Confira na íntegra em http://goo.gl/NZn5A 9h – Apresentação musical. 9h30 – Mesa de boas-vindas composta pela Administração Superior. 10h10 – Palestra: ‘Construindo Histórias na/da Curso de Administração recebe Rural’. nota máxima no Enade 10h40m – Apresentação de dança.

C

Para os cursos licenciaturas, a programação acima se repetiu a partir das 13h30, encerrandose às 15h10 com a apresentação de dança. O mesmo aconteceu com a aula inaugural para os cursos noturnos, que se iniciou às 18h.

A

O curso de Administração de Empresas da UFRRJ, campus Seropédica, obteve excelente resultado no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A graduação alcançou o conceito 5, o mais elevado do exame, que tem como objetivo verificar o rendimento dos alunos. Também tiveram bom desempenho os cursos de Administração dos campi Três Rios e Nova Iguaçu, que obtiveram conceitos 4 e 3, respectivamente. O resultado se refere ao Enade 2012 e completa o ciclo avaliativo de Ciências Humanas Aplicadas.

Novos diretores de institutos tomam posse no dia 25

Campus Nova Iguaçu

Dia 21, às 18h no Auditório do Instituto MultidisciOs novos diretores de institutos da UFRRJ tomam plinar (IM). posse no dia 25 (sexta-feira), às 15h, no Auditório Gustavo Dutra, Pavilhão Central do campus Seropédica. Na ocasião, também será apresentada a direção pro tempore do recém-criado Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Os novos diretores e vices, respectivamente, são: Solange Viana Paschoal Blanco Brandolini e Antonio José Mayhe Nunes (Instituto de Biologia); Denis Giovani Monteiro Naiff e Marco Antônio de Moraes Campus Três Rios (Educação); João Vicente de Figueiredo Latorraca Dia 22, às 18h, no Auditório do Instituto Três Rios e Luis Mauro Sampaio Magalhães (Florestas); Miliane Moreira Soares de Souza e Zelson (ITR/UFRRJ). Giacomo Loss (Veterinária). Apresentação da Direção pro tempore do ICSA: Marco Antonio Fotos: blogdagraduacao.blogspot.com.br Ferreira de Souza e Lenice Freiman de Oliveira.

Inglês Sem Fronteiras na Rural Pág.3

Feira das editoras universitárias Pág.4


Pág. 2

UNIVERSIDADE E SOCIEDADE

21 a 27/10/2013

RURAL SEMANAL

Opinião

Já passou a hora de termos um curso de Medicina na Rural Ricardo L. L. Berbara (*) áreas carentes, menos de 1.800 assinaram contrato. O número equivale a apenas 13% das vagas abertas. Dos 2.856 municípios inscritos no programa, apenas 1.291 receberão os profissionais. No Brasil, temos uma relação de 1,8 médicos por mil habitantes; contra 3,5 na Comunidade Europeia. Do ponto de vista regional, a situação é crítica: 22 estados estão abaixo da média nacional, sendo que seis têm menos de um médico para cada grupo de 100 mil habitantes. Existe, portanto, imensa demanda por profissionais. São 11 milhões de brasileiros habitando em municípios sem um único médico. Mesmo os estados de média mais elevada (como o RJ) sofrem com distorções, marcadas pela concentração de profissionais nos grandes centros urbanos e carência nas periferias. Conclui-se que existe oportunidade de a UFRRJ, a única pública sem um curso de Medicina no estado do Rio de Janeiro, propor expansão em uma área absolutamente crítica para a nossa saúde pública e bem estar de nossa população. Pelas iniciativas recentes do MEC e pela conjuntura amplamente favorável para este fim, caso a Rural tome esta iniciativa teremos recursos, forte demanda e alcançaremos extraordinária visibilidade e impacto social por sermos a única a oferecer um curso de Medicina na fora da capital. Não temos tempo a perder. O momento é de iniciativa por parte dos colegas que assumiram responsabilidades administrativas. Será um erro apontarmos às dificuldades do Reuni como justificativa para a inação. Haverá dificuldades, claro. Porém, com a experiência que adquirimos, as conhecemos todas. Qual o grande projeto ou iniciativa que prescinda de esforço? Mais uma razão de abraçarmos esta imensa responsabilidade que o destino mais uma vez colocou em nossas portas. Afinal, somos uma universidade, não?

Arte e ciência

Educação agrícola

http://blogdoenem.com.br

Uma das principais metas da universidade pública – crítica da ciência, da sociedade e de si própria – é produzir conhecimento científico e tecnológico, associado a processos educacionais de estudantes com vistas à profissionalização e à formação de futuros cientistas, formando-os com espírito crítico e democrático. Além disso, a instituição deve disponibilizar seus conhecimentos à sociedade civil, organizações empresariais e não-empresariais, aos movimento sociais e aos setores governamentais. Aquela que abre mão destas responsabilidades estará em débito com quem a sustenta. Com as recentes manifestações de julho, descortinou-se, no plano estritamente acadêmico, uma grande oportunidade para a UFRRJ: a da criação de um curso de Medicina. Há anos, na elaboração do Projeto Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), discutiu-se esta possibilidade. Porém, por erros de avaliação e falta de ousadia, a criação deste curso não foi solicitada. Perdemos ali um momento extraordinário de respondermos a demandas sociais imensas e projetarmos de maneira definitiva a UFRRJ na Baixada Fluminense, via Instituto Multidisciplinar (IM). Hoje, esta janela de oportunidades se abre novamente. No estado do Rio de Janeiro, temos 17 cursos de medicina – sendo 13 particulares (oferta de 2.532 vagas por ano), três federais (492) e uma estadual (192). Apenas 21% das vagas oferecidas têm origem em escolas públicas. Ademais, considerando-se a mensalidade média de quatro mil reais em universidades particulares (veja em www.escolasmedicas.com.br/mensal.php), temos que a oportunidade para comunidades de baixa renda (típicas da Baixada) em cursos de Medicina é próxima a zero. Como se fosse pouco, no recente programa 'Mais Médicos' (do Ministério da Saúde), dos 13 mil médicos solicitados por prefeituras para atuar em

JBRJ recebe o IV Encontro Nacional de Ilustradores Científicos

(*) Professor do Departamento de Solos, Instituto de Agronomia (IA/UFRRJ)

Docentes da Rural participam de reunião da Abeas Divulgação

Com o tema ‘Mata Atlântica - Arte e Ciência’, o IV Encontro Nacional de Ilustradores Científicos (Enic) acontece, entre 4 e 7/11, no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). O objetivo do encontro é difundir arte e ciência como fonte de pesquisa, representação iconográfica e ponto de partida para diferentes reflexões. Também servindo como instrumento de educação, saúde e conscientização ambiental, através do uso da ilustração científica nas suas diferentes técnicas e temas, tais como: Biologia, Antropologia e Medicina. O evento é promovido pelo JBRJ e pela UFRRJ, com apoio da Licenciatura de Belas Artes da Rural e do Programa de Ilustração Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT/JBRJ). Mais informações em encontroilustradoresrio.com.br

21 de outubro – Dia do Economista Doméstico Foi neste dia que, em 1985, foi aprovada a Lei n.º 7.387, que regulamenta a profissão. O economista domético possui formação multidisciplinar, voltada para a compreensão do cotidiano de uma sociedade. É capacitado a intervir e propor soluções para os aspectos centrais que afetam a dinâmica familiar e seus membros, entendendo os indivíduos enquanto agentes políticos. O Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria (DEDH/UFRRJ), a coordenação do curso e o Diretório Acadêmico parabenizam os profissionais pelo seu dia.

Os professores Luiz Freire e João Araújo, ambos do Instituto de Agronomia (IA/UFRRJ), participaram da 53ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (Abeas), realizada entre 7 e 11/10, no município de Cascavel/PR. O evento teve como tema central 'O papel da educação para o mundo atual' e aconteceu no anfiteatro da Faculdade Assis Gurgacz. Araújo, que também é diretor financeiro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), apresentou a palestra 'A visão das câmaras de agronomia dos Crea e do Confea [Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia] sobre o ensino de agronomia no Brasil'. Em seguida, ele e Luiz Freire representaram a Rural na eleição da nova diretoria da Abeas (gestão 2014-2016), na qual foram reeleitos os professores Fernando Juliatti, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), como presidente, e Ricardo Miranda (UFRRJ), como diretor. Como parte da programação, aconteceu também a reunião da Associação de Ensino Superior em Ciências Agrárias dos Países de Língua Portuguesa (Assesca-PLP). Criada em 1998, em Lisboa, é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com sede e fórum na cidade de Lisboa, com escritórios de representação em todas as capitais dos países de expressão portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).

UFRRJ no Congresso Brasileiro de Palentologia A professora Claudia Maria Magalhães Ribeiro Martins (Departamento de Geociências/IA/UFRRJ) participou do XXIII Congresso Brasileiro de Paleontologia, realizado na cidade de Gramado/RS, entre 13 e 18/10. A docente apresentou o trabalho ‘Dinosaur eggshells from the Upper Cretaceous of the Bauru Basin (Peirópolis, Minas Gerais), Brazil’.


RURAL SEMANAL Biossegurança é tema de curso na UFRRJ O 2° Curso de Sensibilização de Biossegurança da UFRRJ será realizado entre 11 e 13/11, das 9h às 15h, no Salão Verde do Instituto de Veterinária. Serão abordados temas como biossegurança laboratorial no manuseio de agentes biológicos, OGM (Organismos Geneticamente Modificados), transporte de material biológico e descarte, efluentes e segurança do trabalho. Para se inscrever é necessário enviar e-mail para natalia.costa@bio.fiocruz.br

http://bit.ly/1ewpxat

Professores da Rural têm viagem prevista para a Antártica

Os professores da UFRRJ Gustavo Bastos Lyra (Departamento de Ciências Ambientais/IF) e Leonardo Duarte Batista da Silva (Departamento de Engenharia/IT) têm previsão de viajarem para a Antártica em janeiro de 2014, onde realizarão atividades de pesquisa na área ambiental. Eles participaram, em setembro, do Treinamento PréAntártico 2013 (TPA 2013), no Centro de Treinamento da Marinha do Brasil (Restinga de Marambaia). O trabalho da dupla no continente gelado será a instalação de sensores para monitorar elementos meteorológicos e parâmetros ambientais, a fim de relacioná-los com as mudanças climáticas.

Braços abertos para receber estudantes estrangeiros Colégio Técnico cadastra famílias que queiram receber intercambistas

O Colégio Técnico da Rural (CTUR) está em busca de famílias de Seropédica, que residam dentro ou muito perto do colégio e da UFRRJ, que estejam dispostas a ser uma ‘família acolhedora’ de alunos estrangeiros que venham ao Brasil fazer intercâmbio. Como o CTUR já está formalizando contratos com instituições de ensino básico no Reino Unido e na Itália, é preciso iniciar o cadastro das famílias interessadas. O recebimento de alunos de intercâmbio internacional em casas de famílias é comum em todo o mundo e pode tornar a estadia dos estudantes mais familiar. O intercâmbio pretendido pelo CTUR, inicialmente, é de cinco dias apenas. O que é pedido às famílias é que haja a oferta de um quarto com cama separados, com ambiente para estudo, e café da manhã. Os alunos, em média, devem ter entre 14 e 18 anos, e já terão seguro de cobertura médica completa, cuidarão de suas roupas, atividades sociais, viagens, despesas escolares, refeições fora de casa, seguro, telefonemas e outros gastos. Mais informações com o professor Ronaldo Pamplona: (21) 2682.1004. Ou pelo e-mail rmpamplona0@gmail.com

Pág. 3

UNIVERSIDADE

21 a 27/10/2013

Inglês Sem Fronteiras na Rural Universidade vai oferecer curso gratuito para alunos interessados em ingressar no programa O governo federal, por meio do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF/ MEC) vai oferecer cursos presenciais gratuitos de língua inglesa a alunos de instituições federais de ensino superior interessados em ingressar no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), mas que ainda não conseguiram a aprovação em testes de proficiência em inglês, como o TOEFL e IELTS. Na Rural, em breve se iniciarão as aulas do Núcleo de Língua Inglesa (NucLi). Os cursos serão destinados aos alunos de graduação de cursos elegíveis ao CsF, que atendam ao perfil definido pelo programa e que estejam cursando (com inscrição ativa) o My English Online (MEO), curso online oferecido também gratuitamente pelo governo federal (Capes/MEC). É importante destacar que o aluno que já se ins-

creveu no MEO, mas não ativou sua senha, deve iniciar as atividades do curso imediatamente e permanecer ativo para poder ter acesso aos cursos presenciais. Para participar dos cursos presenciais, os alunos de cursos de graduação elegíveis para o CsF e que já estejam ativos no MEO devem procurar o coordenador do programa IsF de sua instituição para se informar sobre os cursos disponíveis e sobre os processos de inscrição. Neste momento, 45 universidades federais de todo o Brasil darão início aos cursos presenciais por meio dos Núcleos de Língua Inglesa (NucLi).

Professor da UFRRJ recebe Prêmio Johanna Döbereiner

Prêmio Capes de Tese 2013

O engenheiro agrônomo Raul de Lucena Duarte Ribeiro, docente da UFRRJ, foi agraciado com o Prêmio Johanna Döbereiner 2013. A solenidade de premiação aconteceu no dia 15/10, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ). Currículo – Raul de Lucena Duarte Ribeiro possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1962), além de mestrado (1969) e doutorado (1978) em Plant Pathology pela University of Wisconsin – Madison. É colaborador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e professor associado da Rural. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando nos últimos 20 anos em agroecologia e agricultura orgânica. O Prêmio Johanna Döbereiner é uma realização do Crea-RJ e da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro (Aearj).

Docente da Rural é premiado em encontro de Administração O professor Breno de Paula Andrade Cruz, do recém-criado Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFRRJ), teve o artigo “Classe C e o fenômeno ‘Social TV’ no Brasil” premiado como o melhor da área de Marketing no XXIV Encontro Nacional da Associação Nacional do Cursos de Graduação em Administração (Enangrad). O artigo, que concorreu com mais de 150 trabalhos da área, discute a mudança da programação da Rede Globo ao abordar temas relacionados à realidade da Classe C brasileira, e como essa mudança impactou no compartilhamento de informações nas redes sociais virtuais pelos telespectadores. Leia o texto na íntegra em http://bit.ly/19RlSi7

Mais informações sobre o Inglês Sem Fronteiras na UFRRJ pela página oficial do Facebook: www.facebook.com/isfufrrj

Professora do ICE recebe Menção Honrosa A professora Yara Peluso Cid, do Departamento de Química (ICE/UFRRJ), foi contemplada com a ‘Menção Honrosa’ do Prêmio Capes de Tese 2013. Sua pesquisa – intitulada ‘Curva de concentração plasmática do fipronil por via subcutânea em bovinos e eficácia contra o carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus, um importante ectoparasito na pecuária brasileira e argentina’ – foi defendida em 2012 no Programa de Pós-Graduação de Ciência Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA), doutorado binacional da Rural e Universidad Nacional de Río Cuarto (Argentina). A tese foi orientada pelo professor Fábio Barbour Scott, e coorientada pelos docentes Maria Bernadete Riemma Pierre e Hugo Garcia Ovando. O evento de entrega dos prêmios acontecerá em Brasília/DF, no dia 10/12, na sede da Capes, às 18h. Durante a cerimônia, os outorgados com menção honrosa serão destacados. Mais informações em www.capes.gov.br/premio capesdetese

Professora do IM ganha prêmio ‘Discente de Pesquisa’ A professora Luciana da Silva Ferreira, do Instituto Multidisciplinar (IM), campus de Nova Iguaçu, obteve o primeiro lugar no concurso de teses, dissertações e monografias realizadas nos cursos de pós-graduação do Instituto de Economia da UFRJ. Sua tese de doutorado ‘Distribuição de salários na economia brasileira: um estudo a partir da matriz de contabilidade social para os anos de 2001, 2005 e 2008’ foi a vencedora sob a orientação da profa. Esther Dweck.

Nas redes sociais facebook.com/UFRRJ twitter: @ufrrjbr


Informes Gerais Eventos na UFRRJ

Enade

A diretoria pro tempore do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFRRJ) cumprimenta e parabeniza os alunos do curso de Administração, a coordenação de curso e os professores do DCAC (além dos demais departamentos que ofertam disciplinas para o curso) pelo resultado alcançado no Enade 2012. Em especial, desejamos aos 72 alunos concluintes que fizeram a prova uma vida profissional repleta de realizações como esta. É extremamente significativo concluir este ciclo do relacionamento com a UFRRJ e deixar este expressivo resultado. Temos certeza de que o relaFeira das editoras universitárias cionamento com a universidade ganhará novos Em sua sexta edição, o evento reúne as principais ciclos e que vocês retornarão para compartilhar e editoras universitárias do Rio de Janeiro (UFF, Uerj, produzir novas realizações. Direção pro tempore UFRJ e Fiocruz), além da própria Edur (editora da do ICSA UFRRJ). E o melhor: livros com 50% de desconto. De 11 a 14/11, no Pavilhão Central do campus Atendimento psicológico Seropédica. Na mesma semana, acontece a XXIII gratuito na UFRRJ Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ. O Serviço de Psicologia Aplicada da UFRRJ XXXIII Semana Acadêmica de Biologia abriu inscrições para atendimento gratuito. Os De 4 a 8/11, com o tema ‘Um olhar sobre o Sudesinteressados devem ligar para o telefone (21) te’. Palestras, minicursos, mesas redondas, festival 2682.1841 (falar com Adauto) ou comparecer de rock e muito mais. Detalhes em eventos. ao Departamento de Psicologia, no Instituto de ufrrj.br/sembio Educação, nas manhãs de segundas, quartas ou sextas. O serviço é voltado para alunos, 7ª Exposição de Orquídeas e professores, técnico-administrativos e moraBromélias da UFRRJ dores de Seropédica. De 6 a 8/11, no Pavilhão Central do campus Seropédica.

Congresso de Engenharia Florestal

III Seminário Gepeticem reúne 400 pessoas na Rural Dia 8/11, no Instituto de Educação (IE), campus Seropédica. Tema: ‘Tecnologias e Práticas em Edu- Painéis, debates e oficinas marcaram a 43ª edição cação Matemática’. Confira o cartaz em pic.twitter. do Congresso Brasileiro dos Estudantes de Engenharia Florestal (CBEEF), que ocorreu na com/YV5WFxuS5y UFRRJ, na semana passada. Com o tema ‘EngeI Semana Acadêmica de Filosofia nharia Florestal e Agroecologia: uma perspectiva De 18 a 22/11, trazendo o tema ‘A natureza da de desenvolvimento socioambiental’, o congresso filosofia: perspectivas e ensino’. Saiba mais em reuniu cerca de 400 estudantes da área, de todo o país, com o objetivo de possibilitar aos seus parseafilufrrj.blogspot.com.br ticipantes uma experiência diferenciada em sua formação. (Re)pensando Feminismo(S) O projeto nasceu na UFRRJ, em 1968, na época Dias 26 e 27/11, no Auditório Gustavo Dutra. Dia 26, palestras sobre ‘Transfeminismo’, com João da ditadura, e teve em sua programação a participação de conselhos estudantis, organizações não Nery, Maiara Fafini e Alessandra Ramos. Dia 27, ‘Maternidades: pertencimentos, direitos, conven- governamentais, movimentos sociais e grupos de ções culturais e mudança’, com Alessandra extensão. A realização teve o apoio do Centro Acadêmico (Caef), do Instituto de Florestas e a da Rinaldi, Georgina Martins e Solange Diuane. Vale certificado. Realização: Coletivo Maria Vem com própria UFRRJ. @s Outr@s. Rural Semanal XIX Semeali De 25 a 29/11, com o tema ‘Sustentabilidade e Inovações Tecnológicas na Engenharia de Alimentos’.

Uma construção coletiva da comunidade universitária

Os conceitos, opiniões, declarações, comunicados, resenhas e cartas são de total responsabilidade dos autores. Colabore enviando artigos, cartas e notas até terça-feira para ascom@ufrrj.br

Portarias da UFRRJ Portaria n° 1.772/GR, de 2/10/2013 A reitora da UFRRJ, no uso das suas atribuições que lhe confere o Artigo 9º, inciso XVII, do Regimento Geral da UFRRJ, resolve prorrogar por 30 dias o prazo para conclusão dos trabalhos da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), em fase de sindicância, instituída pela Portaria n° 1.564/GR, de 3/9/2013, incumbida de apurar os fatos constantes no processo 23083. 008348/2013-09. Ana Maria Dantas Soares

Portaria nº 1.810/GR, de 7/10/2013 A reitora da UFRRJ, no uso das suas atribuições que lhe confere o Artigo 9º, inciso XVII, do Regimento Geral da UFRRJ, e tendo em vista a Deliberação nº 21, de 24 de maio de 2013, do Conselho Universitário (Processo nº 23083.0041162013-73), resolve designar Luis Edmundo de Souza Moraes, professor do Magistério Federal, matrícula 1353338; Leonilde Servolo de Medeiros, professora do Magistério Federal, matrícula 0386491; Ricardo Luiz Louro Berbara, professor do Magistério Federal, matrícula 0387406; Jean Rodrigues Sales, professor do Magistério Federal, matrícula 1720605; Marcelo Soares Antunes, assistente de laboratório, matrícula 1474016; e o discente Mauro Cordeiro de Oliveira Junior, matrícula 201134529-2, para constituírem a Comissão da Verdade da UFRRJ. Ana Maria Dantas Soares

Portaria nº 1.812/GR, de 7/10/2013 A reitora da UFRRJ, no uso das suas atribuições que lhe confere o Artigo 9º, inciso XVII, do Regimento Geral da UFRRJ, resolve: I. designar Nadia Maria Pereira de Sousa, professora do Magistério Federal, matrícula 1067747; Carlos Roberto de Carvalho, professor do Magistério Federal, matrícula 1607701; Marcelo Cid de Amorim, professor do Magistério Federal, matrícula 1767162; Renan Arjona de Souza, assistente em Administração, matrícula 1615893; Áurea Lunga, técnica em Assuntos Educacionais, matrícula 1552813; Cristhiane Oliveira da Graça Amâncio, pesquisadora da Embrapa Agrobiologia; e o discente David Neves de Oliveira, matrícula 2010590137, para, sob a presidência da primeira, constituírem a Comissão Própria de Avaliação da UFRRJ. II. Tornar sem efeito, a partir desta data, a Portaria nº 428-GR, de 17/4/2012. Ana Maria Dantas Soares

Nota de falecimento É com pesar que comunicamos o falecimento, em 30/9, de Reinaldo de Abreu dos Santos (Setor de Equinocultura da Coordenação de Produção Animal/UFRRJ).

RURAL SEMANAL: Informativo da Reitoria da UFRRJ, fundado em 26/9/1994. Reitora: Ana Maria Dantas Soares Vice-reitor: Eduardo Mendes Callado Pró-reitores: Assuntos Administrativos: Pedro

Rural Semanal Ano XX - número 36 - 21 a 27/10/2013 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

IMPRESSO

Paulo de Oliveira Silva Assuntos Financeiros: Nidia Majerowicz Assuntos Estudantis: Cesar Augusto da Ros Ensino de Graduação: Ligia Cristina Ferreira Machado Extensão: Katherina Coumendouros Pesquisa e Pós-graduação: Roberto Carlos Costa Lelis Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional: Valdomiro Neves Lima Coordenadora de Comunicação Social: Cristiane Venancio Editor colaborador: Valdomiro Neves Lima Jornalista: João Henrique Oliveira (Mtb24325-RJ) Distribuição: Daniela Rodrigues Bolsista: Cynthia Dias Impressão: Imprensa Universitária Tiragem desta edição: 2.000 Redação: Coordenação de Comunicação Social - BR 465 - Km7, Pavilhão Central, sala 131, CEP 23890-000 Seropédica/RJ. Tel.: (21) 2682-2915 e 2682-1080/1090; fax: (21)2682-1120. Email: comunicacao@ufrrj.br Portal: www.ufrrj.br Blog: http://ruralsemanalonline.blogspot.com ‘A exatidão dos dados dos eventos é de responsabilidade de seus organizadores’.


Rural Semanal 36/2013