Page 1

RURAL SEMANAL

31

Informativo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ANO XX - 2013

EDITORIAL

Alunos da UFRRJ são premiados no Student Poster Contest

Edificações para o Desenvolvimento Após os debates sobre o Patrimônio Cultural e Ambiental, realizados na terceira audiência pública, o Plano Diretor Participativo (PDP-UFRRJ) tem, nesta próxima quinta-feira (29), às 9h, no mesmo Auditório Paulo Freire do ICHS, sua quarta sessão, na qual cada membro da comunidade universitária está convidado para discutir e aprofundar a temática sobre ‘Patrimônio Edificado e Infraestrutura’. Como referência para o tema, um croquis datado de abril de 1940 mostra como seria a edificação do prédio principal da Escola Nacional de Agronomia, onde se encontram instalados a Administração Central da UFRRJ; o Cine Teatro Gustavo Dutra; os anfiteatros Dr. Gusmão (Salão Azul) e Hilton Salles; vários ambientes administrativos; Coordenadoria de Informática; agências bancárias; salas de aulas e laboratórios; além dos departamentos acadêmicos de Física e Matemática. Nesse edifício principal do campus de Seropédica, desde então, muitas intervenções foram realizadas, fazendo com que diversos ambientes acadêmicos fossem transformados para sustentar a ampliação da estrutura administrativa. Em muitos momentos dessa história, tais soluções tiveram como base a falta de investimentos públicos necessários para a acompanhar a natural dinâmica de expansão das atividades institucionais. De maneira idêntica, cada prédio do conjunto de edificações da mesma época do edifício principal sofreu alterações ao longo dos anos no sentido de acompanhar mudanças tecnológicas e permitir que, usando tal estrutura física, constantemente redimensionada, gerações de estudantes recebessem a plenitude das formações que vieram buscar em cada um dos cursos de graduação e pós-graduação da UFRRJ. Com a atual dimensão multicampi, 3.792 m² do Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT) e 7.167 m² em 14 prédios do Complexo de Laboratórios, estão agregando mais de dez mil metros quadrados ao patrimônio edificado no campus de Seropédica, ao mesmo tempo em que os 5.562 m² do Instituto Três Rios, no campus de mesmo nome, e a área de 9.316 m² do Instituto Multidisciplinar, no campus de Nova Iguaçu, fornecem, no total, mais de 25.000 m² edificados que estão sendo incorporados ao patrimônio institucional edificado. As novas edificações em andamento – que abrigarão a nova Biblioteca Central, o Hotel Escola e a área de Anatomia Animal e Humana – disponibilizarão, em breve, mais de 15.000 m² que ampliarão a infraestrutura necessária para o pleno funcionamento da atual dimensão institucional, posicionando-nos no sentido da “formulação de políticas compromissadas com o cuidado, a manutenção e a melhoria permanente das condições de infraestrutura de suporte às atividades fim, visando ao desenvolvimento integrado da UFRRJ”, como apontado no documento de diretrizes para a atual gestão universitária. Esclarecimento sobre o pagamento das Bolsas Permanência (PNAES)

Pág.2

AGOSTO / SETEMBRO

S

T

Q

Q

S

S

D

Sérgio da Cruz Magalhães Filho, aluno de mestra26 27 28 29 30 31 1 do do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ/UFRRJ), foi o primeiro coALENDÁRIO CADÊMICO locado na categoria ‘Pós-graduação’ do concurso Student Poster Contest (SPC), realizado durante Confira na íntegra em http://goo.gl/NZn5A o V Encontro Nacional de Hidráulica de Perfuração de Poços de Petróleo e Gás (ENAHPE). Outra estudante da Rural contemplada foi Caroline Avançando no debate Eulino Gonçalves Pereira, graduanda em Engenharia Química, que ficou com o segundo lugar Terceira audiência do PDP/UFRRJ discute patrimônio cultural e ambiental na categoria ‘Graduação’.

C

A

Ascom/UFRRJ

Divulgação

Caroline Pereira e Sérgio Magalhães Filho: estudantes de Engenharia Química premiados no V ENAHPE

‘Patrimônio cultural e ambiental – arquitetônico, urbanístico e paisagístico do campus de Seropédica’. Este foi o tema da terceira audiência pública do Plano Diretor Participativo (PDP/UFRRJ), realizada em 21/ 8, no Auditório Paulo Freire (ICHS), campus Seropédica. A mesa de abertura foi composta pelos professores Eduardo Mendes Callado (vice-reitor da UFRRJ), Ricardo de Oliveira (diretor do ICHS) e Humberto Kzure-Cerquera (coordenador do PDP). Representando a reitora Ana Maria Dantas Soares, o vice-reitor sublinhou a iniciativa do ex-reitor, Ricardo Motta Miranda, presente na plateia. “Parabenizo o professor Ricardo por ter tido a sensibilidade de iniciar esta tarefa”, disse Callado. Compuseram a equipe técnica que apresentou os diagnósticos do tema em discussão, os professores do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU/UFRRJ) Emilia Martins ribeiro (chefe do DAU), Claudio Antonio Lima Carlos (vice-chefe), Julio Sampaio e Wellington Mary. Próximas audiências – 29/8, às 9h, no Paulo Freire, ‘Patrimônio Edificado e Infraestrutura’; e dia 2/9, às 9h, no Gustavão, ‘Produção Cultural’.

Como prêmio, os discentes receberão patrocínio (inscrição, diárias e passagens) para participarem de concurso semelhante, a ser realizado na conferência AADE 2014 — National Fluids Technical Conference and Exhibition, em Houston (EUA). Caroline e Sérgio são orientandos dos professores Luís Américo Calçada e Cláudia Miriam Scheid, e desenvolvem trabalhos na área de avaliação de propriedades de fluidos de perfuração on line e escoamento de pastas de cimento para cimentação de poços de petróleo. O evento, realizado de 5 a 8/8, em Teresópolis/RJ, contou com a presença de alunos de universidades como UFRJ, PUC, Unicamp, UFU, UTFPR, entre outras. As comissões avaliadoras foram compostas por doutores, mestres e engenheiros especialistas que atuam na indústria do petróleo. Com apresentações em inglês, os requisitos avaliados foram qualidade do trabalho e da apresentação, bem como a fluência na língua. O V ENAHPE foi organizado pelos professores Cláudia Scheid e Luís Calçada (PPGEQ/DEQ/IT/ IB elege nova diretoria UFRRJ). Detalhes em www.enahpe2013.com.br A consulta pública para a diretoria do Instituto de Biologia (IB), ocorrida nos dias 14 e 15/8 (com PPGEduc promove o V Seminário apuração em 15/8/2013, imediatamente após o término da consulta) teve o seguinte resultado: a chapa Discente de Educação única, composta pelos professores Solange Viana O Programa de Pós-Graduação em Educação, Paschoal Blanco Brandolini (diretora) e Antônio Contextos Contemporâneos e Demandas Popula- José Mayhé Nunes (vice-diretor), foi aceita com res (PPGEduc/UFRRJ) vai realizar, nos dias 17 um índice de votação de 89,73, de acordo com os e 18/9, o V Seminário Discente de Educação, no votos nos três seguimentos: 59 votos válidos dos Instituto Multidisciplinar (IM), em Nova Iguaçu/RJ. docentes (total de votantes: 68); 25 votos válidos de técnicos-administrativos (total votantes: 29) e 77 Envio de trabalhos até 31/8. Mais informações: http://ocaminhoseconhece votos válidos de discentes (total de votantes 80). (Com informações da Comissão Eleitoral) andando.blogspot.com.br Filme de professor da UFRRJ é selecionado em festival internacional

Pág.3

III Semana Acadêmica de Belas Artes da UFRRJ

Pág.4


Pág. 2 26/8 a 1/9/2013 Lançamento

Manual sobre rochas O geólogo Sebastião Menezes, ex-docente da UFRRJ, é o autor de ‘Rochas: manual fácil de estudo e classificação’ (Oficina de Textos). O livro será lançado durante o GeoSudeste 2013, evento dos núcleos da região sudeste da Sociedade Brasileira de Geologia que acontece em Juiz de Fora/MG, entre 29/10 e 1/11. A obra apresenta um roteiro para o estudo das rochas com base nos fundamentos da Petrologia. Explica o processo de formação de rochas de origem ígnea, sedimentar e metamórfica. Apoiado em ilustrações para facilitar o entendimento do tema, detalha as propriedades físicas e apresenta uma chave para reconhecimento macroscópico de alguns de seus principais tipos.

Chamada de artigos

Redes, ruas, mídias: revolta e reação A publicação Liinc em Revista está aberta para submissão de artigos para publicação no número 1, volume 10, sobre o tema ‘Redes, ruas, mídias: revolta e reação’. O prazo para submissão vai até 20/12. Serão aceitos artigos que analisem as recentes mobilizações no país, considerando, em particular, as conexões entre as redes digitais, a ocupação das ruas e as mídias convencionais; metodologias de estudo dos fluxos informacionais; as mídias alternativas; a cartografia das bandeiras; a violência e a repressão; o debate político suscitado; semelhanças e diferenças com episódios do mesmo teor ocorridos nos últimos anos em outros países. A Liinc em Revista é uma publicação do Laboratório Interdisciplinar em Informação e Conhecimento, um espaço interinstitucional e multidisciplinar, coordenado em parceria entre a UFRJ e o IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), voltado para a reflexão crítica sobre informação, conhecimento e desenvolvimento, ante as transformações no mundo contemporâneo. A revista é indexada por DOAJ, Latindex e Harverest. Além do dossiê, a revista está aberta à submissão de artigos sobre outros temas em seu escopo de reflexão, conforme suas normas. Endereço para submissão de trabalhos: www.ibict.br/liinc Normas de submissão: http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/about/ submissions#onlineSubmissions

‘Dobradinha’ da Rural na II Gincana de Economia Os estudantes de Economia Thiago Cavalcante Simonato e Thandara Maria K. da Silva (UFRRJ/ Seropédica), conquistaram o primeiro lugar na II Gincana Regional de Economia, realizada em 8/8, na sede do Corecon-RJ (Conselho Regional de Economia). Completando a ‘dobradinha’ da Rural, Paulo Sérgio Silva Sipriano e Pedro de Medeiros Lemos, discentes do Instituto Três Rios (ITR/UFRRJ), ficaram em segundo lugar na competição.

UNIVERSIDADE E SOCIEDADE

RURAL SEMANAL

Artigo

Conhecendo o nosso idioma O olhar de um falante nativo para o estrangeiro Igor Násser Alves Ramos (*) Quão acessível é a Língua Portuguesa que se fala no Brasil? É certo que qualquer segunda língua demanda algum tempo de adaptação por parte do estrangeiro interessado. Contudo, temse notado que o nosso idioma não é simples de ser aprendido. Pare e reflita sobre quantas palavras são necessárias para se referir ao verbo ‘ser’ em todos os seus modos, tempos e pessoas. Se não me falha a memória, conto 53. É complexo para alguém de fora conseguir se expressar bem tamanha a irregularidade de apenas um dos aproximadamente quatro mil verbos da “Última Flor do Lácio”. O português tem sido, inclusive, rotulado como o idioma mais difícil. Se fizermos uma breve comparação com a língua inglesa, sem atribuição de juízos de valor, notaremos grande diferença. Conjugando o verbo ser (to be), também irregular, consoante o que foi anteriormente proposto, esbarraremos com apenas vinte e uma palavras no inglês. No entanto, destes 21 vocábulos, temos apenas oito que são, digamos, formas essenciais. As outras 13 ‘caras’ deste verbo dependem exclusivamente da justaposição de outros verbos não tão irregulares. Não é este o único ‘vilão’ para o aprendiz da língua de Camões. Há também o fato de que um número muito significativo de substantivos é definido pelo gênero: temos enfermeiro e enfermeira, escritor e escritora. Por estas e por outras, o aluno de idiomas parece ser induzido ao erro ou a cometer algumas gafes. Imagine se algum dito cujo chamasse uma autoridade muito importante, do sexo masculino, de senhora em vez de senhor.

Seria terrível. Na realidade seria ‘pecado’ apenas por uma desinência de gênero em excesso – ‘a’. Além de todas essas peculiaridades, nota-se que há uma inversão da ordem tradicional das orações. Podemos perceber, não com pouca frequência, que a sequência sujeito-predicado é trocada no português falado. Quem nunca ouviu algo como “É um real este doce” ou “Comprou um carro semana passada, o Fulano”. Foi pensando em como essas características influenciariam no aprendizado internacional de nosso idioma que me perguntei se esse método não seria engessado, voltado apenas para o lado gramatical, ou se daria conta da proficiência – boa fluência. Não sabemos se ele leva em conta todas as variáveis e ignoramos se nossa língua pode ser apresentada de forma mais inteligível. Tudo bem que a Língua Portuguesa não é das mais importantes se pensarmos no campo econômico. Não estamos no ranking das mais faladas mundialmente. Ainda que o Brasil seja sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, os turistas que vierem para cá não passarão por grandes dificuldades se não forem fluentes em português. Teremos falantes de diversas línguas para atendê-los bem. É certo, também, que o idioma não impede ninguém de viajar para outros países. Contudo, seria mil vezes mais interessante se o português fosse mais sabido pelos que vêm. (*) Aluno do 3º ano do curso de Agroecologiaconcomitância interna do Colégio Técnico Imagem: www.blogdoselback.com.br

Esclarecimento sobre o pagamento das Bolsas Permanência (PNAES)

Portarias da UFRRJ

A Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros (PROAF/ UFRRJ) esclarece que vem cumprindo rigorosamente os prazos para pagamento das bolsas dos estudantes de graduação naquilo que é de sua responsabilidade e competência. Tão logo são recebidas, as folhas de pagamento são autorizadas e processadas para pagamento pelo Departamento de Contabilidade e Finanças.

Portaria nº 31/ITR, de 16/8/2013

O diretor pro tempore do Instituto Três Rios da UFRRJ, no uso de suas atribuições que lhe confere o art. 67, item XVIII do Regimento Geral da UFRRJ, resolve prorrogar, por mais 30 dias, a Comissão de Sindicância, instituída pela Portaria n°26, de 17/7/2013, a fim de concluir os trabalhos relatados no Processo de n° 23083.004054/201308. José Ângelo Ribeiro Moreira, diretor pro Lamentavelmente, o atraso no repasse das bol- tempore sas para a conta corrente dos estudantes no mês Portaria nº 32/ITR, de 16/8/2013 de agosto é resultante da falta de autorização financeira por parte do Governo Federal. Desde o dia 2/8 não há liberação de recursos financeiros O diretor pro tempore do Instituto Três Rios da suficientes para a folha de pagamento das bolsas UFRRJ, no uso de suas atribuições que lhe conPNAES (Fonte 100). Ou seja, a universidade não fere o art. 67, item XVIII do Regimento Geral da recebeu aporte de recursos para a efetivação dos UFRRJ, resolve prorrogar, por mais 30 dias, a pagamentos, apesar das solicitações enviadas Comissão de Sindicância, instituída pela Portaria n° 27, de 17/7/2013, a fim de concluir os trabaaos setores responsáveis do Governo Federal. lhos relatados no Processo de n° 23083.004677/ Professora Nidia Majerowicz, pró-reitora de 2013-72. José Ângelo Ribeiro Moreira, diretor Assuntos Financeiros pro tempore


RURAL SEMANAL

Pág. 3

UNIVERSIDADE

Documentário

26/8 a 1/9/2013 Iniciação à docência

Filme de professor da UFRRJ é selecionado em festival internacional

Pibid: edital aberto para seleção de projetos

O professor Humberto Kzure-Cerquera, do DepartaDivulgação mento de Arquitetura e Urbanismo (DAU/IT/ UFRRJ), dirigiu e produziu o filme-documentário ‘Areia’, selecionado para o Festival Internacional Farcume, que acontece em Faro, Portugal, de 28 a 31/8. A produção, apoiada pela Faperj, também contou com a participação dos arquitetos e urbanistas Gustavo Racca e Joaquim Coimbra, egressos da Rural. O filme aborda as contradições entre o ambiente natural e o ambiente construído, focando o Arranjo Produtivo Local de Piranema, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que se caracteriza como A extração mineral de areia em Piranema/RJ uma área de expressiva extração mineral de areia é o tema do documentário de Kzure-Cerquera destinada à construção civil. Segundo os realizadores, o filme “busca revelar na sequência de imagens a dicotomia relativa aos processos socioeconômicos e aos impactos sobre o meio ambiente. Nesse complexo de areais, observam-se os limites e os desafios impostos pela produção mineral de areia e as perspectivas de novos arranjos econômicos locais. As atividades, além da força de trabalho nos processos de produção, transformação, armazenamento e transporte da areia para diferentes cidades fluminenses, destacam suportes e meios de aplicação na construção de edificações tanto rudimentares como em edifícios nobres. O passivo ambiental que o filme expõe, e que inclui a formação de várias lagoas, indica a reflexão: quais as alternativas futuras para o processo de edificação nas cidades?”.

A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu edital (061/2013) para receber de Instituições de Ensino Superior (IES) propostas de projetos a serem apoiados pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Para submissão de subprojeto é necessário observar o tema ‘Desafios da formação: cotidiano escolar e práticas docentes na educação básica’; o cronograma abaixo; as recomendações do edital e da Portaria 096/2013; e o modelo de detalhamento de subprojeto, disponíveis em http://bit.ly/ 18MKEC4 Cronograma: 2/8 – Lançamento do edital no Diário Oficial e na página da Capes; 12/8 – Divulgação no Fórum de Licenciaturas; 19/8 – Divulgação no quiosque dos professores; 22/8 – Esclarecimentos da Coordenação Institucional no Fórum de Coordenadores; 10/9 – Data limite para envio de subprojetos. Cada subprojeto deverá ser enviado para o email pibid.ufrrj@gmail.com, até às 23h59 do dia 10/9, com cópia impressa a ser entregue na PROGRAD, até às 16h do mesmo dia, referendada pelo colegiado do curso, comprovada em cópia de extrato de ata. Cada colegiado de curso poderá submeter apenas um subprojeto por licenciatura/habilitação em cada campus/polo, conforme Artigo 9, §2° da Portaria 096/2013. Observar especificidades de subprojetos interdisciplinares no item 4.2.2.1 do referido edital. Sara A. B. Fazollo, coordenadora institucional PIBID/UFRRJ

Colégio Técnico em ação

CTUR na Olimpíada Brasileira de Matemática Alunos do Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR) foram aprovados na primeira fase da 9ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Publicas (OBMEP). Agora, o grupo vai encarar o desafio da segunda fase. Confira a lista: Rafaela Marins Espinoza (turma 11); Elen Alanes Toledo do Nascimento e Davi Mendes Rangel (turma 13); Alana Giovana Cesarino Neves, Daniel Lima Nogueira, Luan Lucas Goncalves, Matheus Luiz Caldas Carvalhedo, Mikaella da Silva Carvalho e Rodrigo dos Santos Nascimento (turma 14); Rodrigo Batista Soares, João Anastácio da Rocha Almeida e Paulo Roberto de Andrade Júnior (turma 16); Clóvis Silva Freitas, Camila de Viana Arguello, Brendha Leandro dos Santos e Catarina Villar Moreira Pinto Pinheiro (turma 20); Matheus Arantes Pacheco (turma 21); Louise Fernanda Miranda Reis (turma 23); Felipe Cruz Pimentel e Bianca Petini Lima de Carvalho (turma 24); Larissa de Souza Oliveira, Karoline de Oliveira Sacramento e João Marcos Batista Nunes (turma 26); Anderson de Souza Barbosa, Bruno Mitsuyuki Martins Tanouye e Pedro Lima Nogueira (turma 33); Júlio César Francisco Ferreira de Araújo Júnior, Mariana Pereira Raimundo, Milena Lopes de Jesus e Victória Mendes Franco (turma 34); Jéssica Cristina dos Santos Souza (turma 36).

Professor do CTUR lança site sobre raças bovinas

animais.culturamix.com

Está no ar, desde o dia 16/8, a web page do professor Valter Barbosa de Oliveira, do CTUR. Com apoio do webdesigner Gabriel Caldas, estudante do curso técnico em Agroecologia, o site apresenta de modo didático as principais raças bovinas, criadas no Brasil, especializadas na produção de leite e carne. Confira em www.racasbovinosvbo.com.br

CTUR realiza Semana Acadêmica De 26 a 30/8, o Colégio Técnico realizará sua Semana Acadêmica, evento que contará com apresentações de trabalhos dos alunos orientados por seus professores. No dia 30, os alunos irão à Bienal do Livro, no Riocentro. Detalhes em www.ctur.ufrrj.br

Carta aberta à comunidade do IB/UFRRJ Em 16/8, num processo democrático de consulta – onde os três segmentos puderam demonstrar de forma paritária a sua vontade – a comunidade do Instituto de Biologia escolheu seus novos representantes para um mandato de quatro anos. O bom cumprimento desta missão somente será alcançado com engajamento e determinação. Dessa forma, estamos reafirmando o compromisso assumido ao nos candidatarmos aos cargos de diretora e vice-diretor, e expresso em nosso Plano de Gestão, para o período 2013-17. O plano, apresentado em 8/8, será disponibilizado assim que seja possível a atualização da página do IB. Os princípios estabelecidos (legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência) nortearão nossas ações e garantirão a todos o direito à participação, exposição de ideias, críticas e sugestões. Pois, afinal, estamos todos imbuídos de um mesmo objetivo: o engrandecimento do IB. Queremos mudanças, movimentos, e um lugar sadio para trabalhar, estudar e evoluir. Queremos ter orgulho do IB, resgatar sua história e direcionar esforços para a construção de um instituto melhor. Por tudo isso, propomos desenvolver uma gestão participativa, transparente, focada na melhoria do relacionamento interpessoal, no aperfeiçoamento das ações acadêmicas e administrativas. Um forte abraço a todos. Contem conosco! Professores Solange Brandolini e Antonio Mayhé


Informes Gerais Eventos na Rural III Semana Acadêmica de Belas Artes

Informe da PROEXT

Novos horários da academia de musculação universitária A partir do dia 26/8, a academia de musculação universitária, localizada na Praça de Desportos, funcionará em novos horários: Segundas-feiras: 8h às 11h - 13h às 17h - 21h às 23h30; terças: 13h às 17h - 21h às 23h30; quartas, quintas e sextas: 8h às 11h - 13h às 17h - 21h às 23h30; e sábados: 8h às 14h.

De 26 a 30/8, com o tema ‘Identidade: a arte na construção de sujeito e cultura’.Programação completa no site http://daba-ufrrj.blogspot.com.br

Atenção! Para a utilização da academia, é necessário realizar cadastro na Praça de Desportos.

Saúde dos servidores Lançamento no ICHS O livro ‘Escritos de Marighela no PCB’, do profesFuncionamento do NASSUR sor Muniz Ferreira (Depto.História/UFRRJ), será lançado no dia 27/8, às 17h30, no Auditório Paulo O Núcleo de Atenção à Saúde do Servidores da UFRRJ (NASSUR) atualmente é vinculado à PróReitoria de Assuntos Administrativos (PROAD). Continua funcionando no antigo Hotel Universitário Freire (ICHS). (atual alojamento feminino F6), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo o horário de almoço das 12h às 13h30. VII Seminário Interfaces da Para mais informações, acesse http://institucional.ufrrj.br/nassur ou envie e-mail para falecom Psicologia da UFRRJ nassur@ufrrj.br. Marcações de perícia em saúde somente pelo e-mail saudedotrabalhador@ufrrj.br, por De 3 a 5/9. Tema: ‘Local e global em psicologia telefone ou pessoalmente. Atenção: a nova linha telefônica do NASSUR já está em funcionamento: clínica & social’. Inscrição, programação e envio (21) 2682-1030. Siga o caminho da Saúde. Cuide-se! de trabalhos em r1.ufrrj.br/seminariopsi/2013 Seminário de Línguas da UFRRJ De 17 a 19/9. Saiba mais em http://eventos.ufrrj.br/ seminariodelinguas

Professor do IM participa de encontro sobre cultura da Baixada

Workshop sobre montanhas De 10 a 12/9, em Nova Friburgo/RJ, acontece o II Workshop Sobre Desenvolvimento Sustentável em Ambientes de Montanhas, juntamento com o I Seminário de Desenvolvimento Territorial Endógeno da Região Serrana Fluminense. Mais informações em http://bit.ly/1dmaQqE

No dia 23/8, o professor Otair Fernandes de OliXIX Semeali veira, do Instituto Multidisciplinar (IM/UFRRJ), De 25 a 29/11, com o tema ‘Sustentabilidade e Ino- participou da mesa de abertura do ‘III Colóquio de vações Tecnológicas na Engnharia de Alimentos’. Políticas Culturais da Baixada Fluminense’, com o tema ‘Manifestações artísticas e culturais da Baixada’. O evento – promovido pelo Instituto FeAliança Bíblica Universitária deral de Educação, Ciência e Tecnologia de NilóJogos Universitários da Gosta de estudar a Bíblia? Participe dos estudos polis (IFRJ) e o Grupo PET/Conexões de SabeRural res em Produção Cultural – foi realizado na Casa bíblicos, diariamente, das 12h20 às 12h50. Nas quartas-feiras, às 19h30. Local: sala da Aliança BíDe 4 a 6/10. de Cultura de Belford Roxo/RJ. blica Universitária (ABU), atrás do restaurante Erva Doce. JB/UFRRJ informa

Segurança na UFRRJ Qualquer ocorrência, comunique-se com a DGV, ramal 4645 e tel. 2682-1871. Tenha sempre um documento de identidade, especialmente o que ateste seu vínculo com a UFRRJ.

Eleição para coordenador e vice do curso de Agronomia Inscrições de chapas, até 28/8, na Secretaria da Coordenação do Curso de Agronomia, no Instituto de Agronomia (IA), com a secretária Érica, das 9h às 11h30 e das 13h às 15h. O debate com a(s) chapa(s) ocorre no dia 30/8, às 10h, no IA. Votação nos dias 2 e 3/9, das 9h às 16h, no hall do Departamento de Fitotecnia. O edital da eleição está disponível na secretaria.

Os certificados do evento ‘Dia Comemorativo do Meio Ambiente 2013’ já estão disponíveis na sede do Jardim Botânico da Rural.

Ascom nas redes sociais facebook.com/UFRRJ twitter: @ufrrjbr

PROAEST divulga Para ler regimentos e deliberações publicados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAEST) acesse www.ufrrj.br/portal/proaest

Moradia estudantil

Apresenta, em 28/8, às 19h, no Gustavão, Gênio Indomável (EUA,1997; gênero: comédia, drama) Consulte o edital em www.ufrrj.br (seção 'editais'). Direção: Gus Van Sant; com Matt Damon, Robin Williams, Ben Affleck Sinopse: Em Boston, um jovem de 20 anos que Rural Semanal Uma construção coletiva da comunidade universitária já teve algumas passagens pela polícia e é serOs conceitos, opiniões, declarações, comunicados, vente de uma universidade revela-se um gênio em resenhas e cartas são de total responsabilidade matemática e, por determinação legal, precisa fazer dos autores. Colabore enviando artigos, cartas e terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de notas até terça-feira para ascom@ufrrj.br todos os analistas, até se identificar com um deles. Inscrições até 6/9

RURAL SEMANAL: Informativo da Reitoria da UFRRJ, fundado em 26/9/1994. Reitora: Ana Maria Dantas Soares Vice-reitor: Eduardo Mendes Callado Pró-reitores: Assuntos Administrativos: Pedro

Rural Semanal Ano XX - número 31 - 26/8 a 1/9/2013

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

IMPRESSO

Paulo de Oliveira Silva Assuntos Financeiros: Nidia Majerowicz Assuntos Estudantis: Cesar Augusto da Ros Ensino de Graduação: Ligia Cristina Ferreira Machado Extensão: Katherina Coumendouros Pesquisa e Pós-graduação: Roberto Carlos Costa Lelis Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento: Valdomiro Neves Lima Assessora de Informação e Comunicação (pro tempore): Teresinha Sena Pacielo Editor colaborador: Valdomiro Neves Lima Jornalista: João Henrique Oliveira (Mtb24325-RJ) Distribuição: Aline da Silveira Figueroa Bolsista: Cynthia Dias Impressão: Imprensa Universitária Tiragem desta edição: 2.000 Redação: Assessoria de Informação e Comunicação - BR 465 - Km7, Pavilhão Central, sala 131, CEP 23890-000 Seropédica/RJ. Tel.: (21) 2682-2915 e 2682-1080/1090; fax: (21)2682-1120. E-mail: ascom@ufrrj.br Portal: www.ufrrj.br Blog: http://ruralsemanalonline.blogspot.com ‘A exatidão dos dados dos eventos é de responsabilidade de seus organizadores’.

Rural Semanal 31/2013  

Informativo da Universiade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you