Page 1

RURAL SEMANAL 33 Informativo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ANO XX 2013

EDITORIAL

Programas de pós da UFRRJ são contemplados com bolsas PNPD

Uma história de respeito Na edição de número 13/2013, ao destacar a visita que o canal Futura de televisão fez à UFRRJ, e a recepção promovida pela professora Ana Maria Dantas Soares, este semanário mostrou “a disposição da Administração Central, liderada pela reitora, para o exercício dos diálogos que permitam aos meios de comunicação mostrar, com correção e de forma contextualizada e isenta, todas as faces inseridas na complexidade de uma instituição universitária”. Ao finalizar aquele editorial intitulado ‘Os números e a palavra’, afirmávamos que “paralelamente com essa ação do diálogo externo, a Administração Central, já nesta sua primeira semana de trabalho, tem atuado no sentido de envolver todas as instâncias, independente dos respectivos níveis de atuação administrativa e acadêmica, com as questões presentes no conjunto de agendas que desafia a atual fase institucional e para o qual a reitora responde sempre com a mesma palavra: Diálogo”. Com a crença de que o exercício desta palavra deva ser feito à exaustão, mesmo já tendo tomado posse para seu mandato com a sede da Reitoria ocupada por um movimento reivindicatório, cuja pauta foi explicitada apenas após essa ocupação, a desocupação dos espaços da Reitoria foi realizada de forma pacífica, dentro do necessário clima de respeito entre as pessoas que compõem a comunidade universitária.

S

T

Q

Q

S

S

D

9

10 11 12 13 14 15

CALENDÁRIO ACADÊMICO 23 a 27/9 - Provas optativas. 24/9 a 2/10 - Prazo para lançamento das notas

finais no Sistema Acadêmico pelos professores responsáveis por disciplinas. 2/10 - Prazo final para divulgação das notas finais pelos departamentos. 28/9 - Término 1º período letivo de 2013. 30/9 - Início do recesso escolar. Quatorze programas de pós-graduação da UFRRJ 21/10 - Início do 2° período letivo de 2013. Confira na íntegra em http://goo.gl/NZn5A foram contemplados com bolsas do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/Capes). As inscrições começam nesta semana, devendo o bolsista iniciar suas atividades a partir do dia 19/9. Rural sedia o 43° CBEEF O valor mensal da bolsa será de R$ 4.100. Programas selecionados e as respectivas cotas: Agronomia (Ciências do Solo) - 2; Ciências Veterinárias - 1; Ciência e Tecnologia de Alimentos - 1; Zootecnia - 1; Engenharia Química - 1; Medicina Veterinária (Patologia e Ciências Clínicas) - 1; Educação Agrícola - 1; Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - 1; Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária - 1; Ciências Sociais - 1; Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas - 1; Psicologia - 1; Modelagem Matemática e Computacional - 1; Ciências Fisiológicas - 1. (Total de cotas: 15).

Detalhes sobre o processo de seleção podem ser obtidos na página de cada programa de pósAntes da primeira viagem internacional de tra- graduação ou diretamente com os coordenadores. balho – que está realizando até a próxima sexta- Mais informações sobre o novo PNPD em http:// feira, dia 13/9, visitando a Columbia University e a goo.gl/NMLXKG Queens College, ambas no Estado de Nova Iorque (EUA) – ao presidir o Conselho Universitário (Consu) que discutiu a situação da ocupação da Professor do IF/UFRRJ participa Diretoria do Instituto Multidisciplinar (IM-UFRRJ), de evento na França campus de Nova Iguaçu, mais uma vez, a professora Ana Maria Dantas Soares mostrou sua dis- O professor Ednaldo Oliveira dos Santos, do Deposição de buscar uma solução baseada no amplo partamento de Ciências Ambientais (IF/UFRRJ), diálogo entre todos os envolvidos na questão, e apresentou trabalho na ‘X Conferência Internaciocontou com o amplo apoio dos membros do nal sobre Aprendizagem e Educação com Apoio Computacional em Meteorologia e Hidrologia’ Conselho para a execução desta solução. (Calmet X) e no workshop da Organização VirA comunidade de discentes, de servidores téc- tual Europeia para Treinamento Meteorológico nico-administrativos e docentes do IM-UFRRJ (Eumetcal). Organizados pela Escola Nacional que já mostrou, com base no respeito entre cada de Meteorologia da França (Météo-France), os um de seus membros, como superar adversidades eventos aconteceram na cidade de Toulouse, ene manter a construção de um verdadeiro ambiente tre 26 e 30/8. de educação superior, ao longo desses oito anos O docente apresentou a pesquisa ‘The future of de história, saberá dar os passos necessários meteorological education brazilian: a proposal for que o atual momento requer para recolocar o IM- creation of meteorology courses in distance educaUFRRJ em seu papel de uma forte unidade tion by Open University of Brazil’. Ednaldo também universitária como espaço educacional para o participou da reunião do Grupo de Trabalho da conjunto da população brasileira e, especial- Calmet, ligado à Organização Mundial de Metemente, como referencial para a reflexão e geração orologia (OMM/ONU), como representante do conde conhecimento sobre os principais problemas tinente sul-americano neste comitê, que estuda a dessa importante região fluminense. educação de Meteorologia e Hidrologia no planeta.

Pesquisadores da UFRRJ publicam em livro internacional Pág.2

SETEMBRO

Docentes da Rural são contemplados em editais da Faperj Pág.3

Evento discute o tema ‘Engenharia Florestal e Agroecologia’

O 43° Congresso Brasileiro dos Estudantes de Engenharia Florestal (CBEEF) vai acontecer, de de 12 a 19, na UFRRJ. Promovido anualmente pela Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal (ABEEF) e centros acadêmicos, o evento deste ano traz como tema ‘Engenharia Florestal e Agroecologia: uma perspectiva de desenvolvimento socioambiental’. Segundo a Comissão Organizadora do Congresso, a Rural teve papel fundamental na construção e difusão da Agroecologia no Brasil, chamada de ‘Agricultura alternativa’ na década de 1980. “Por aqui também temos o grupo de agroecologia mais antigo do país, o GAE, que completa 30 anos este ano”, ressaltam os organizadores. “Do outro lado da rodovia temos Embrapa, Pesagro, e Fazendinha Agroecológica, ícones na pesquisa e tecnologia nesse ramo. Tudo isso contribuiu para a escolha do tema para esta edição na UFRRJ”. A realização dos congressos de estudantes de Engenharia Florestal também começou na Rural, em 1968. E a própria ABEEF seria fundada na universidade, em 1971. De lá pra cá algumas outras edições foram realizadas por aqui, sendo a última em 1986. Inscrições e informações em abeef.org.br (Ilustração: engfloresta2009.blogspot.com)

Concurso para o CTUR Pág.2


Pág. 2 9 a 15/9/2013 Rural na mídia

radiomec.com.br

Professor da UFRRJ participa de programa na Rádio MEC

O professor Jorge Mello (Departamento de Física/ ICE/UFRRJ) participou, em 4/9, do programa ‘Violões em Foco’, da Rádio MEC-FM (98,9 MHz). “Apresentei aspectos interessantes dos violonistas estrangeiros que aqui estiveram na década de 1920: Agustin Barrios, Josefina Robledo e Juan A. Rodriguez”, contou Mello, que é autor do livro ‘Gente humilde’, sobre o violonista Aníbal Augusto Sardinha, conhecido como Garoto. Produzido e apresentado pelo violonista Luiz Carlos Barbieri, o ‘Violões em Foco’ vai ao ar toda quarta-feira, às 22h, com reapresentação no domingo, às 20h. É possível ouvir programas anteriores em www.radiomec.com.br

Eleições para a CPDR A Comissão Permanente de Distribuições de Residências (CPDR), ligada à Pró-Reitoria Assuntos Financeiros (PROAF/UFRRJ), vai realizar eleições nos dias 29 e 30/10. As inscrições para membros da Comissão estarão abertas nos dias 25 e 26/9, das 9h às 11h e das 14h às 16h, no Setor de Administração de PNR (sala 104 do Pavilhão Central, campus Seropédica).

Ensaio aberto do Coral da UFRRJ Em seu ensaio aberto, o Coral da UFRRJ vai apresentar o grupo de bossa nova ‘Samba Section’, formado por alunos da Escola de Música Villa Lobos. Dia 11/9, às 12h11, no hall do P1.

Despedida ao diretor do Instituto de Florestas Após 8 anos, o professor Heber dos Santos Abreu finaliza sua jornada como diretor do Instituto de Florestas (IF). Eu, secretaria administrativa durante as duas gestões, quero expressar o quanto foi valioso esse convívio. Sempre disposto a fazer o melhor para o IF, dedicou grande parte do seu tempo para melhorar as condições de trabalho, de ensino e pesquisa. Ele sempre foi muito amigo e, com certeza, vai deixar muitas saudades nesta secretaria. Não poderia esquecer dos vice-diretores, professores Silvia Regina Goi, Tokitika Morokawa e Roberto Carlos Costa Lelis. Ao professor Heber, meu muito obrigada! Ligia Silverio de Aguiar Guedes Parabenizando Parabenizo, nas pessoas de seus representantes Michel Cícero Magalhães e Maurício Santos de São Sabas, a equipe organizadora da II Semana Jurídica do IM, realizada entre 26 e 30/8, pelo brilhantismo do evento. Professora Gislane Pantoja (DCJur/IM/UFRRJ)

UNIVERSIDADE E SOCIEDADE

RURAL SEMANAL

Rural pelo mundo

Pesquisadores da UFRRJ publicam capítulo em livro internacional O grupo liderado pelo professor Luís Carlos Reis (Departamento de Ciências Fisiológicas/IB/UFRRJ) elaborou o capítulo ‘Serotonergic auto-inhibition within the midbrain dorsal raphe nucleus modulates sodium appetite in rats’. Além de Reis, o texto traz como autores três ex-alunos de iniciação científica da Rural: André de Souza Mecawi, Fabricia Viana Fonseca e Iracema Gomes de Araújo. O capítulo faz parte do livro ‘Neurobiology of Body Fluid Homeostasis: Transduction and Integration’, que divulga a pesquisa mais atual no campo da neurobiologia da homeostase de fluidos corporais, incluindo investigação integradora do controle neural e endócrino da pressão arterial. Discute ainda resultados importantes para a compreensão básica de enfermidades como a hipertensão gerada pela ingestão excessiva de sal, bem como de distúrbios neurológicos suscitados por programação epigenética. Cada capítulo foi escrito por cientistas nacionais e internacionais (54 pesquisadores da Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Israel e EUA). A obra é publicada pela editora CRC Press Taylor & Francis, uma das mais importantes do mundo. Detalhes em http://bit.ly/1dAPPdI Com informações do professor Luís Carlos Reis e das doutorandas Fabricia Viana Fonseca e Iracema Gomes Araújo (Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas)

Concurso para o CTUR

PROAEST informa

Inscrições abertas de 30/9 a 5/11

Reajuste dos auxílios financeiros da assistência estudantil

O Colégio Técnico da Rural (CTUR) abriu concurso público de seleção para as primeiras séries e módulos iniciais para o ano letivo de 2014. As inscrições vão de 30/9 a 5/11, com prova marcada para 1/12. Edital e mais informações em www.ctur.ufrrj.br ou pelo telefone (21) 2682.1004/2134.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFRRJ (PROAEST), em busca do contínuo melhoramento de seus projetos e ações de atendimento aos interesses dos alunos, tem realizado um estudo sobre o custo de vida da população de cada município onde a UFRRJ tem campus instalado com cursos de graduação presenciais (Três Rios, Seropédica e Nova Iguaçu), visando à readequação dos valores dos auxílios financeiros da Assistência Estudantil concedidos.

A realização desse estudo vai ao encontro dos objetivos e finalidades da PROAEST: permanência universitária; diminuição de evasão e desempenho acadêmico insatisfatório por razões socioDivulgação econômicas; minimização dos efeitos das desigualdades sociais; e acesso ao ensino superior público de qualidade. E ainda responde à solicitação do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) de proposta de auxílios financeiros mais adequados e satisfatórios aos alunos atendidos pela assisEntre 4 e 7/11, o Instituto de Pesquisas Jardim Bo- tência estudantil. tânico do Rio de Janeiro vai promover, em parceria Para tanto, foram realizadas pela assistente socom a UFRRJ, o IV Encontro Nacional de Ilustracial da Pró-Reitoria, no final do mês de julho, visidores Científicos. Trazendo o tema ‘Arte e Ciência’, tas institucionais às secretarias da Prefeitura de o evento acontece no Jardim Botânico do Rio. Três Rios (Promoção Social, de Governo, DivulO objetivo do encontro é difundir arte e ciência gação e Fazenda). Para realização do planejacomo fonte de pesquisa, representação iconográ- mento das políticas, projetos e ações socioecofica e ponto de partida para diferentes reflexões. nômicas pela prefeitura, estima-se que há estudos Também servindo como instrumento de educação, pautados em levantamentos desse tipo. saúde e conscientização ambiental, através do A PROAEST continuará atuando nesse sentiuso da ilustração científica nas suas diferentes do, com previsão de estabelecimento de contatos técnicas e temas, tais como: Biologia, Antropolotelefônicos, agendamentos e realização de reugia e Medicina. niões com os secretários e seus assessores das Informações: encontroilustradoresrio2013@ prefeituras das cidades afins, para obter informações a respeito do levantamento do custo de vida gmail.com da população onde a UFRRJ possui campus. Curso de ilustração botânica Trabalharemos na promoção e construção coletiEstão abertas, até 11/9, as inscrições para o cur- va de uma universidade pública, gratuita, laica, de so de extensão de ‘Desenho Botânico’, que faz qualidade, para acesso e permanência mais parte do projeto Iustração Botânica 2013, do Jar- igualitários para seus/as alunos/as. dim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Mais Amanda Silva Belo, assistente social informações em www.jbrj.gov.br

IV Encontro Nacional de Ilustradores Cientificos


RURAL SEMANAL Pesquisa

Docentes da Rural são contemplados em editais da Faperj A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) divulgou, no dia 29/8, o resultado de mais três de seus programas. A UFRRJ teve propostas aprovadas em dois deles: Apoio à Infraestrutura de Biotérios e Auxílio à Pesquisa (APQ 1). Apoio à Infraestrutura de Biotérios – A sétima edição do programa beneficiou 31 novos projetos de nove instituições fluminenses. A UFRRJ teve aprovado o projeto ‘Implementação de barreiras sanitárias no biotério de experimentação de roedores do departamento de ciências fisiológicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro’, coordenado pelo pesquisador Emerson Lopes Olivares (IB/UFRRJ). Voltado a garantir a infraestrutura de pesquisa nas instituições fluminenses, o edital busca apoiar a implementação, modernização, adequação e o funcionamento de biotérios, cuja finalidade seja a produção ou manutenção de animais utilizados em projetos científicos e tecnológicos. APQ 1 – Em sua primeira edição de 2013, o programa de Auxílio à Pesquisa (APQ 1) aprovou 273 novos projetos que, juntos, somarão um total de R$ 5,4 milhões em recursos. Entre as 25 instituições beneficiadas, a Rural teve 21 propostas homologadas. São elas: ‘Modelagem tectônica das rochas do arquipéla-

Huarrison Azevedo Santos; ‘Memórias e paisagens do aldeamento do Itambacuri e sua região de influência, Minas Gerais’, de Izabel Missagia de Mattos; ‘A política ambiental do Banco Mundial na América Latina (1992-2012)’, de João Márcio Mendes Pereira; ‘Prevalência da cardiomiopatia hipertrofica em uma população de gatos domésticos (Felis catus LINNAEUS,1758)’, de Jonimar Pereira Paiva;  ‘Panorama do ensino de conservação nos cursos de graduação de arquitetura e urbanismo do Brasil’, de Julio César Ribeiro Sampaio; ‘Implementação e desenvolvimento da gestão integrada da escola (gide): uma contribuição para a análise do modelo gerencial com o foco em resultados frente aos desafios da complexidade na rede de ensino do RJ’, de Lilian Maria Paes de Carvalho Ramos; ‘Indivíduo, biografia histórica e experiência do tempo no mundo luso-brasileiro (1830-1930)’, de Maria da Glória de Oliveira; ‘Repartição do Sul e o lugar do Rio de Janeiro: configurações territoriais e sociais’, de Mônica da Silva Ribeiro; ‘Cativos asiáticos nas malhas da Inquisição: disciplinamento, hierarquias e mobilidades culturais entre Portugal e o oriente (séc. XVI-XVII)’, de Patrícia Souza de Faria; ‘Expressão de genes associados à atividade enzimática do sistema antioxidativo e aquoporinas em plantas de arroz colonizadas por fungos micorrízicos submetidas a estresse hídrico’, de Ricardo Luis Louro Berbara; ‘Contribuição à caracterização do mel de abelhas africanizadas e nativas: análise físico-química, compostos bioativos e atividade antioxidante’, de Rosane Nora Castro; ‘Estudo de protozoários patogênicos em mexilhões (Perna perna) coletados em áreas costeiras do estado do Rio do Janeiro’, de Teresa Cristina Bergamo do Bomfim; ‘Transcriptoma diferencial do vigor vegetativo e acúmulo de sacarose em cana-de-açúcar’, de Valdir Diola;  ‘Troponina C na detecção imunoistoquímica de alterações regressivas precoces no miocárdio de bovinos intoxicados por monofluoroacetato de sódio’, de Vivian de Assunção Nogueira. Resultados na íntegra em www.faperj.br

Nas redes sociais facebook.com/UFRRJ twitter: @ufrrjbr http://ruralsemanalonline.blogspot.com

9 a 15/9/2013

BC disponibiliza acesso à base de dados VLex A Biblioteca Central da UFRRJ vai disponibilizar, até 15/10, um link de acesso gratuito às bases de dados da VLex. A VLex é uma ferramenta de acesso a livros e periódicos de  doutrina jurídica de todo o mundo. Confira em www.biblioteca.ufrrj.br

VIII Fórum da Pós-Graduação Inscrições para submissão de resumos até 18/9

A UFRRJ promove, de 29 a 31/10, seu VIII Fórum da Pós-Graduação. Interessados em submeter resumos têm até o dia 18 deste mês para efetuarem a inscrição. O evento acontece no Pavilhão Central do campus Seropédica e nos auditórios dos institutos da Rural. Para inscrição e outras informações, acesse sites.google.com/site/forumposgradufrrj

Seleções para cursos de pós-graduação na UFRRJ Ciências Veterinárias

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias recebe inscrições até 31/10 para seleção de candidatos ao mestrado e doutorado. Local de inscrição: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pósgraduação (PROPPG), sala 115 do Pavilhão Central, campus Seropédica. Telefone: (21) 2682-1201. Edital disponível em www.ufrrj.br (seção ‘Editais’).

PPGCTIA Inscrições até 25/10 para o Programa de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA). Detalhes em cursos. ufrrj.br/posgraduacao/ppgctia/processo-seletivo Três Rios

Juizado Especial Federal é tema de palestra no ITR No dia 27/8, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do Instituto Três Rios (ITR) da UFRRJ comemorou o mês de criação dos cursos jurídicos no Brasil com palestra sobre o Juizado Especial Federal. A apresentação foi feita pelo juiz Alexandre Arruda, titular da 1ª Vara de Três Rios. Arruda expôs aos estudantes do curso de Direito do ITR o histórico dos juizados especiais; a evolução legislativa; a competência e o procedimento do Juizado Especial Federal Cível. Segundo as professoras Ludmilla Elyseu Rocha e Érica Guerra da Silva – respectivamente, coordenadora e vice-coordenadora do NPJ – o evento teve grande sucesso. Por conta disso, elas convidaram o juiz Arruda para que ele faça outra palestra, em data a ser agendada. ricardodiegojus.blogspot.com

go de Santana no contexto geológico do domínio tectônico Cabo Frio, RJ‘, de Aléxis Rosa Nummer; ‘A tematização dos dilemas de pertencimento e integração das minorias visíveis no romance multicultural canadense de língua inglesa’, de Anderson Soares Gomes; ‘Síntese de classe inédita de 3-AMINO-1,2,4triazóis-N,1,5-Trissubstituídos planejados como compostos simbióticos na inibição de enzimas envolvidas na doença de Alzheimer’, de Arthur Eugen Kummerle; ‘Planejamento por modelagem molecular e síntese de protótipos de quimioterápicos leishmanicidas’, de Carlos Maurício Rabelo de Sant’Anna; ‘A Baixada Fluminense e os grandes projetos urbanos: trajetórias, sociabilidades e circuitos nas periferias’, de Edson Miagusko; ‘Influência do enriquecimento ambiental perinatal e efeitos transgeracionais na expressão de neurotrofinas em camundongos’, de Fabio Fagundes da Rocha; ‘Isolamento de fenóis que compõem o sistema de conectividade lignina-hemicelulose na parede celular da fibra da casca do fruto coco nucifera’, de Heber dos Santos Abreu; ‘Aplicação de novas metodologias moleculares para o diagnóstico de anaplasma platys, ehrlichia canis e babesia vogeli em cães e carrapatos no estado do Rio de Janeiro (qPCR e LAMP)’, de

Pág. 3

UNIVERSIDADE


Informes Gerais Eventos na Rural Jogos Universitários da Rural

Terceira idade na UFRRJ Divulgação

De 4 a 6/10.

Seminário de Línguas da UFRRJ De 17 a 19/9. Saiba mais em http://eventos.ufrrj.br/ seminariodelinguas O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Campo Lindo realizou, no dia 27/8, um passeio com a Terceira Idade do Km 42 ao Centro de Memória da UFRRJ. Este evento faz parte das atividades desenvolvidas à Coordenação da Terceira Idade, através do projeto ‘Movimento e ação na terceira idade’. XIX Semeali “O objetivo do projeto é trabalhar a socialização De 25 a 29/11, com o tema ‘Sustentabilidade e Ino- dos núcleos da terceira idade, através de ações vações Tecnológicas na Engnharia de Alimentos’. desenvolvidas pela equipe técnica do CRAS”, conta Fátima Genario, assistente social e coordeDeliberação n° 67, de 28/8/2013 nadora do CRAS Campo Lindo/Seropédica.

V Seminário Discente de Educação (PPGEduc) Dias 17 e 18/9, no Instituto Multidisciplinar (IM), em Nova Iguaçu/RJ. Mais informações: http:// ocaminhoseconheceandando.blogspot.com.br

O Conselho Universitário da UFRRJ, tendo em vista a decisão tomada em sua 292ª Reunião Ordinária, realizada em 28 de agosto de 2013, de conformidade com o inciso III, do artigo 41, do Regimento Geral, resolve: modificar o artigo 68, do Regimento Geral da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que passa a vigorar com a seguinte redação: Art. 68 – Sem prejuízo de outras unidades que possam vir a ser criadas, há na Universidade doze Institutos, assim designados:

I Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira O I Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira (CBCM) e o III Simpósio de Ciência e Tecnologia da Madeira do Estado do Rio de Janeiro (Simaderj) acontecem de 18 a 20/9, em Petrópolis/RJ. Mais informações em www.cbcm2013.org

Portarias da UFRRJ Portaria nº 71/13/IT, de 2/9/2013 O Diretor do IT, no uso das atribuições que lhe confere o item XVIII do Artigo 67 do Anexo II à Deliberação nº 15, de 23/3/2012, Regimento Geral, resolve designar os servidores Waleska Giannini Pereira da Silva, professora adjunta, matrícula 2242241; Claudio Maia Porto, professor associado, matrícula 1168136; e Elisa Helena da Rocha Ferreira, professora adjunta, matrícula 1806986, para, sob a presidência do primeiro, constituírem Comissão de Sindicância encarregada de proceder o levantamento dos fatos apontados no Processo nº 23083.7285/2013-65. Hélio Fernandes Machado Júnior

Portaria nº 1533/GR, de 29/8/2013 A Reitora da UFRRJ, no uso das suas atribuições que lhe confere o Artigo 9º, inciso XVIII, do Regimento Geral da UFRRJ, e tendo em vista o que consta no Processo nº 23083.004485/2013-66, resolve designar os professores Maria Cristina Affonso Lorenzon, matrícula 0338315; Carlos Elysio Moreira da Fonseca, matrícula 2181407; Robert de Oliveira Macedo, matrícula 2283481; Alexandre Herculano Borges de Araújo, matrícula 1220298; Luciano da Silva Alonso, matrícula 1281417; e Rita de Cassia Alves Alcantara de Menezes, matrícula 0387365, para constituírem comissão incumbida de avaliar e propor encaminhamentos relacionados às condições sanitárias dos animais no campus universitário. Ana Maria Dantas Soares

Segurança no campus

Portaria nº 1564/GR, de 3/9/2013 A Reitora da UFRRJ, no uso das suas atribuições a) Instituto de Agronomia; que lhe confere o Artigo 9º, inciso XVIII, do Regib) Instituto de Biologia; mento Geral da UFRRJ, resolve designar os proc) Instituto de Ciências Exatas; fessores Paulo Cosme de Oliveira, matrícula d) Instituto de Ciências Humanas e Sociais; 2301031; Lana Claudia de Souza Fonseca, e) Instituto de Educação; matrícula 3350978; e Ana Lucia dos Santos Barf) Instituto de Florestas; bosa, matrícula 0387278, para, sob a presidência UFRRJ cria Coordenação g) Instituto Multidisciplinar; do primeiro, constituírem Comissão de Processo de Comunicação Social h) Instituto de Tecnologia; Disciplinar (PAD), em fase de sindicância, para i) Instituto Três Rios; A UFRRJ criou a Coordenação de Comunicação apurar os fatos constantes no processo 23.083. j) Instituto de Veterinária; Social, que substitui a Assessoria de Informação 008348/ 2013-09. Ana Maria Dantas Soares k) Instituto de Zootecnia; e Comunicação (Ascom). l) Instituto de Ciências Sociais Aplicadas; A nova coordenadora de Comunicação Social da Parágrafo Único – Os departamentos que universidade é a professora Cristiane Venancio. integram as unidades acadêmicas constam de Sua nomeação – estabelecida pela Portaria n°1.562/GR, de 2/9/2013 – foi publicada no Diário relação anexa a este Regimento. Oficial da União do dia 4/9 (página 37, Seção 2). Apresenta, em 11/9, às 19h, no Gustavão, Intriga Ana Maria Dantas Soares, Presidente Internacional (EUA,1959; aventura, suspense) Direção: Alfred Hitchcock; com Cary Grant, Eva Rural Semanal Uma construção coletiva da comunidade universitária Marie Saint, James Mason. Clipping da Rural Os conceitos, opiniões, declarações, comunicados, Sinopse: Um publicitário é confundido com um Acesse em www.ufrrj.br/portal/modulo/ resenhas e cartas são de total responsabilidade espião e passa a ser perseguido por membros de home/clippins.php dos autores. Colabore enviando artigos, cartas e uma organização. Eles acreditam que ele esteja notas até terça-feira para ascom@ufrrj.br envolvido com o roubo de um microfilme secreto. Faça a sua parte para que não haja violência no campus. Qualquer ocorrência, comunique-se com a DGV, ramal 4645 e tel. 2682-1871. Tenha sempre um documento de identidade, especialmente o que ateste seu vínculo com a UFRRJ.

RURAL SEMANAL: Informativo da Reitoria da UFRRJ, fundado em 26/9/1994. Reitora: Ana Maria Dantas Soares Vice-reitor: Eduardo Mendes Callado Pró-reitores: Assuntos Administrativos: Pedro

Rural Semanal Ano XX - número 33 - 9 a 15/9/2013 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

IMPRESSO

Paulo de Oliveira Silva Assuntos Financeiros: Nidia Majerowicz Assuntos Estudantis: Cesar Augusto da Ros Ensino de Graduação: Ligia Cristina Ferreira Machado Extensão: Katherina Coumendouros Pesquisa e Pós-graduação: Roberto Carlos Costa Lelis Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional: Valdomiro Neves Lima Coordenadora de Comunicação Social: Cristiane Venancio Editor colaborador: Valdomiro Neves Lima Jornalista: João Henrique Oliveira (Mtb24325-RJ) Bolsista: Cynthia Dias Impressão: Imprensa Universitária Tiragem desta edição: 2.500 Redação: Coordenação de Comunicação Social - BR 465 - Km7, Pavilhão Central, sala 131, CEP 23890-000 Seropédica/RJ. Tel.: (21) 2682-2915 e 2682-1080/1090; fax: (21)2682-1120. E-mail:ascom@ufrrj.br Portal: www.ufrrj.br Blog: http://ruralsemanalonline.blogspot.com ‘A exatidão dos dados dos eventos é de responsabilidade de seus organizadores’.

Rural Semanal 33/2013  

Informativo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you