GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS NA CIDADE DE MACEIÓ

Page 1

GESTÃO DOS RESÍDUOS URBANOS NA CIDADE DE MACEIÓ Discente: Ana Clara Marinho Marabá Pimentel Doscente: Morgana Andreia Medeiros Tenório
SUSTENTÁVEIS E ECONÔMICAS
PRÁTICAS

Tópicos

Bairro: Prado

A importância da gestão dos resíduos urbanos; Tipos de resíduos urbanos e seus possíveis tratamentos; Manejo dos resíduos urbanos no bairro escolhido (se há cooperativas de reciclagem, etc); Quais as melhorias que devem ser implantadas no edifício desenvolvido na disciplina de projeto.

GestãodosResíduosUrbanos

Importância para as cidades

As chamadas cidades inteligentes trazem um novo conceito ao meio urbano, criando e desenvolvendo diferentes práticas capazes de melhorar o estilo de vida da população, principalmente as que vivem em grandes centros. Com isso, enquanto as cidades estão se transformando, a gestão de resíduos acompanha essa transformação.

A partir do momento em que uma cidade implanta um plano ou sistema integrado que possibilite a gestão dos resíduos de modo correto, diversos benefícios sociais e ambientais podem ser facilmente percebidos no cotidianos desses grandes centros.

MotivosparaproporcionaroDesenvolvimento SustentávelapartirdoConsumoResponsável

DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS, AÇÕES E PROCEDIMENTOS

Política Nacional de Resíduos Sólidos

instituída a partir da Lei Federal nº12.305, em 2010. Nela, exige se que a União, Estados e Municípios promovam ações, procedimentos e meios para viabilizar coleta e destinação corretas à todos os materiais descartados pela população, empresas e órgãos públicos.

Na prática, isso significa que cada instituição torna se responsável pelo que produz, desde a produção até a etapa final do ciclo de vida de cada item. Entretanto, todos os marcos regulatórios não são eficientes se pensados isoladamente, ou seja, sem considerar a atuação da população na manutenção do sistema de coleta nas cidades.

Uma questão de saúde pública

Todas as fases do ciclo de vida dos resíduos podem, de alguma forma, afetar a vida da população, principalmente as residentes nos grandes centros urbanos. Causando enchentes quando dispersos nas ruas, impedindo que o sistema de drenagem funcione adequadamente; atraindo e favorecendo a proliferação de vetores como, por exemplo, ratos, baratas e mosquitos, transmissores de doenças graves como a leptospirose, febre amarela, dengue, zika e Chikungunya. Por essa razão, novas práticas de coleta e reutilização vem sendo implementadas gradativamente como alternativas para o gerenciamento de resíduos dentro dos centros urbanos.

Coleta Seletiva

Considerando que os serviços básicos de coleta de resíduos disponibilizados pelas prefeituras não são capazes de suprir as demandas da sociedade, a Política Nacional de Resíduos Sólidos determina que cooperativas sejam criadas para que auxiliem na coleta de materiais com potencialidade de reciclagem como, por exemplo, plástico, papelão, metal e alumínio.

Embora não esteja presente na maioria das cidades brasileiras, a prática da Coleta Seletiva é uma alternativa ecologicamente correta e também possibilita a inclusão social de uma parcela significativa da população, gerando renda e melhoria na qualidade de vida para os trabalhadores vinculados à organização.

MotivosparaproporcionaroDesenvolvimento SustentávelapartirdoConsumoResponsável

DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS, AÇÕES E PROCEDIMENTOS

Economia Circular

Exemplo prático

Cooperação dos cidadãos

A reutilização inteligente de materiais cuja vida útil esteja próxima do fim.

Com muita criatividade e técnicas variadas é possível fabricar produtos novos a partir de uma base antiga, podendo servir como itens de decoração para casa, jardins, funcionalidades, entre outros.

Em 2015 essa ideia de transformação foi incorporada às demais práticas sustentáveis existentes em Curitiba A capital Paranaense, que atualmente ocupa a terceira colocação no ranking, implantou as chamadas “Estações de Sustentabilidade” , que nada mais eram que contêineres marítimos inutilizados adaptados para receber recicláveis

A fórmula para melhorar a vida nas cidades pode ser sintetizada na expressão: poder público + população. Dessa forma, os resíduos poderão ser reaproveitados por meio da reciclagem e da reutilização, diminuindo os impactos tanto de produção quanto de descarte destes materiais nas cidades e no meio ambiente.

Esses materiais eram levados de forma voluntária pela população do entorno, justamente para torná los responsáveis pela separação do lixo e induzi los a repensar na produção de resíduos.

Ao mesmo tempo em que a população adquiria maior consciência sobre o consumo e descarte, a coleta desses materiais era facilitada, otimizando o trabalho dos caminhões responsáveis pela coleta e transporte até as unidades de reciclagem.

Para isso, é essencial que haja uma conciliação de valores entre os diversos setores e camadas sociais, tanto na política, economia, cultura e educação social, estabelecendo políticas de sustentabilidade compatíveis com o cenário ambiental do país e do mundo, estabelecendo metas e prazos para se atingir padrões satisfatórios.

Resíduos Urbanos

O QUE É?

"Lixo" urbano, como é popularmente chamado os resíduos sólidos urbanos (RSU), é considerado todo resíduo sólido descartado em áreas urbanas. Isso significa que além dos resíduos domésticos, estão inclusos varreção, resíduos das casas, comércio e construção civil. De acordo com o Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei Nº 12.305, os resíduos sólidos podem ser classificados quanto a sua origem e periculosidade. Dentro da classificação de origem, o resíduo sólido urbano é englobado nas alíneas “ a ” e “b” da referida lei, sendo elas: a) resíduos domiciliares: os originários de atividades domésticas em residências urbanas; b) resíduos de limpeza urbana: os originários da varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana;

RESÍDUOS DE LIMPEZA URBANA RESÍDUOS DE DOMICILIARES

QUAIS OS POSSÍVEIS TRATAMENTOS?

O aumento da quantidade de lixo urbano, gera consequências nos hábitos de consumo, sendo nocivos ao meio ambiente o que ocasiona as práticas impróprias na gestão de resíduos. Com isso, é necessário que cada cidadão tenha consciência a favor do descarte responsável do lixo, adotando os três princípos básicos que são: reduzir, reutilizar e reciclar.

Redução na produção de resíduos: 1) Selecionar os tipos de resíduos doméstico facilitando para a reciclagem. 2) Utilizar sacolas reutilizáveis em mercados. 3) Evitar desperdícios de comida. 4) Reduzir produtos descartáveis. 5) Priorizar produtos com refil e granel.

Bairro Prado na cidade de Maceió

Um dos bairros mais tradicionais de Maceió, o Prado entra na era do crescimento vertical, com o surgimento de arranha-céus, a exemplos dos edifícios Ômega, Antares, Vega e Maison Chateaubriand. Sua localização, entre a praia do Sobral e o Centro da cidade, propicia o surgimento do comércio. Casas antigas são transformadas em lojas de peças, material de construção, bebidas e mercadinhos. A proximidade com todos os serviços básicos da capital fez surgir uma verdadeira especulação imobiliária. Há cerca de 30 anos, o Prado era só residencial. E, para a população de baixa renda. Aos poucos foram surgindo novos moradores de classe média, que construíram suas residências amplas. Portanto, em planejamento urbano esse bairro mostra uma infraestrutura de projeção que sempre está sendo trabalhado. Pois, as questões ambientais visa um processo contínuo por isso a população faz trabalhos de conscientização constante.

Prefeitura de Maceió revitaliza ponto de lixo no Prado

Acesse aqui a reportagem

Segundo essa reportagem, o bairro Prado trata-se de uma rua isolada. Ou seja, mostrando que tem como fazer a diferença se todos ajudarem. Esse exemplo é muito importante porque mostra que através do próprio lixo consegue fazer a limpeza do local.

A ideia é revitalizar, mas todos tem que colaborar para manter preservado esses ambientes. O trabalho é constante e a Prefeitura está com uma grande equipe de conscientização.

Acesse aqui a reportagem

AÇÕES DE LIMPEZA E SUSTENTABILIDADE NOS BAIRROS DE MACEIÓ

A cidade de Maceió trabalha intensificamente com todos os bairros, porém dando uma atenção maior para os mais populosos e com um grande avanço de lixo consciente. A coleta e o que pode ser flexibilizado para ajudar esses bairros junto ao meio ambiente está sendo fiscalizado. Tem muito a ser melhorado e a população tem que interagir sempre com esse conceito. Para que o cidadão seja aliado do poder público na manutenção da cidade limpa e também na preservação do meio ambiente, a Prefeitura oferta 29 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela principais vias e praças da capital.

Sendo assim, o lixo consciente tem cuidados com a população e o meio ambiente O fator de orientação e educacional dessa população deve ser sequencial e também colocar containers em pontos dessas ruas, onde tem mais coleta diária, em todos os bairros. É extremamente necessário todos os olhares serem para esse benefício porque envolve todas as gerações, e principalmente a longitividade do meio ambiente.

A prefeitura tem que trabalhar um projeto de planejamento de lixo consciente começando pelas residências seja casas ou apartamentos fazendo a separação do lixo seco e lixo molhado Todos ganham nessa consciência as praças, bairros, vias, ciclovias, áreas arborizadas, locais de descartes e um trabalho contínuo ficará visível a gestão pública que estará sendo aplicada em cada bairro.

*imagem ilustrativa

MELHORIAS A SEREM IMPLANTADAS

Edifício Multifamiliar

Diante de todo o conteúdo apresentado sobre o gerenciamento de resíduos urbanos, fica claro que é necessário lembrar as pessoas da importância desses pequenos gestos quando falamos de lixo. O descarte responsável, o consumo consciente e a preocupação com o meio ambiente são formas de trabalhar a favor do meio ambiente, dentro das nossas casas.

No entanto. cada morador tem que fazer a separação do lixo no próprio apartamento, seja orgânico e reciclável, colocado dentro do apartamento lixo seco como reciclável, e lixo molhado: resto de comida, papel higiênico usado, entre outros, visto que nem todos os edifícios cumprem essa logística. Dessa forma, trabalhando nossa sociedade para que, de maneira correta, reciclem, reutilizem e descatem de forma que não agrida o meio ambiente.

A t e l i e r d e P r o j e t o I V

Referências

Disponível em: https://www.logica.eco.br/noticia/residuos urbanos o que voce sabe sobre#:~:text=O%20que%20%C3%A9%3F,casas%2C%20com%C3%A9rcio%20e%20constru%C3%A 7%C3%A3o%20civil.

Disponível em: https://blog.exati.com.br/importancia da gestao de residuos nas cidades/

Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central de conteudo/artigos/artigos/217 residuos solidos-urbanos-no-brasil-desafios-tecnologicos-politicos-e-economicos

Disponível em: http://www.bairrosdemaceio.net/bairros/prado#:~:text=O%20pr%C3%B3prio%20nome%20do%20b airro,Prado%20era%20quase%20um%20arrebalde.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.