


O Pontal da Barra é habitado por pescadores que retiravam da lagoa e do mar o sustento da família, com uma beleza inconfundível, o bairro é visitado e admirado por todos os turistas que chegam à capital, seja adquirindo o típico artesanato ou saboreando os pratos feitos a beira da lagoa ou do mar. A rua é única, estreita e ocupadas por artesãos, pescadores, bares, restaurantes e mostram o que tem de mais de atraente: o artesanato e o passeio das nove ilhas. O local preserva o aspecto de uma cidade do interior, casas simples, ruas estreitas e a praça central, só o intenso movimento de veículos no fim de semana que quebra essa monotonia e leva dezenas de turistas que vão conhecer e adquirir o típico artesanato alagoano. As brisas do mar e da lagoa proporcionam um clima agradável aos seus moradores e visitantes. Assim como, as compras maiores são sempre feitas nos supermercados do Centro que dispõe de linha de ônibus para o Centro, TerminalRodoviárioeoMaceióShopping.
Figura1.
Figura2.
Asviaspresentesnobairropossuemumgrausatisfatóriodecontinuidade, possuindoqualidadedirecionalnoseutrajetoaolongodopercurso.Quasetodaa extensãodaAvenidaAlípioBarbosa(Figura1e2)étomadaporestabelecimentos comercias,sejacomartesanatoouosrestaurantesAlípio,Maré,Renato´ ' s, Peixarãoouqualqueroutroestabelecimento.
Define-se limite como elementos lineares, sendo fronteiras ou barreiras mais ou menos penetráveis que separam uma região da outra, deste modo, temos a Praia do Pontal e a AvenidaAssisChateaubriand(Figura3) demarcando o limite do bairro de um lado e a Lagoa Mundaú (Figura 4) do outro.
Figura4.
Figura8.
ParaLynch,oqueirádef q penetramentalmente,podendoserreconhecidosinternamente, àsvezesusadoscomoreferênciasexternas.Aocircularpelo bairro,percebemosquesetratadeumaaldeiadepescadorese filazeirasdestacamosaPraçaDr.CaioÁguiarPôrto(Figura5) ondeestálocalizadooprédiodaColôniadosPescadoresVieira LimaZ2(Figura6),etambémumadaslojinhas(Figura7)para representaroartesanatomuitopresentenobairro,tendocomo principaloFilé(Figura8)confeccionandonoprópriobairro.
Figura7.
Figura9.
São pontos estratégicos de uma cidade que o espectador pode entrar através dos focos intensivos para os quais ele se locomove. Podendo ser uma junção de locais e interrupções de transporte, um cruzamento ou uma convergência de vias, momentos de passagem de uma estrutura a outra. A Praça São Sebastião (Figura 9) e o Terminal Pontal (Figura 10) são exemplos destes, pois é um local de interrupção de transporte e uma convergência de vias.
Opórtico(Figura11),aesculturadoa Filé(Figura12)eaesculturaLeão AndrédaMarinheira(Figura13)sit entradaesaídadobairro,secar comoreferênciasexternasafimde determinado local, no qual é memorável geralmente usados indicadoresdeidentidade.
Figura11.
Figura13.
Figura12.
Na Arquitetura e Urbanismo o planejamento é uma esfera constante dos pilares óticos, locais e conteúdos. A ideia é colocar nesse planejamento os acessos nessa população de forma mais aquisível, e que atenda a necessidade e demanda desteambiente.
O principal foco é gerar o bem-estar e facilidades, que leva a maioria das pessoas viverem em comunidade ou isoladas. Um grupo de construções sugere a possibilidade de se criar uma arte diferente, e em um conjunto edificado ocorremfenômenosquenãoseidentificam nunca em relação a um edifício isolado. O contrasteentreduasescalasfarácomque pareçamaisrealemaiorcomoumtemplo monumental. Os elementos que fazem parte deste conteúdo são tráfego, água, natureza, enfim o que despertarem emoçãoouinteresse,portantofazemparte deste trabalho demográfos, sociólogos, engenheiros,peritodetráfego,entreoutros, para possibilitar a criação de uma organizaçãofuncional,viávelesaudável.O que significa que há uma procura mais do campocientíficoemnovosvaloresenovos critérios.
A paisagem urbana surge na maioria das vezes como uma sucessão de surpresas ou revelações, o que se entende por VISÃO SERIAL. Tem como objetivo jogar com os elementos da cidade por forma e que exerçam sobre as pessoas um impacto de ordem emocional da imaginação humana, com vista a fazer da unidade um todo coerente e dramático de uma situação emotiva.
As nossas reações perante a nossa posição no espaço. Trata se de um fator que ganha até em ser explorado, ou seja, zonas de compreensão e de vazio, contrates entre espaços amplos e delimitadas, alternância de situações de tensão e momentos de tranquilidade.
Relaciona-se com a própria constituição da cidade a sua cor, textura, escala, estilo, natureza, personalidade e tudo que a individualiza. Uma ação de simetria, equilíbrio, perfeição, concordância e convencionalismo, onde tudo faz parte do planejamento urbano. O homem tem em todos os momentos a percepção de sua relativa,senteanecessidadedeseidentificar com o local em que se encontra, e esse sentido de identificação, por outro lado, está ligado a percepção de todo o espaço circulante.
SegundoCullen,trata-sedasucessãodesurpresasourevelaçõessúbitasquetem comoobjetivojogarcomoselementosdacidadeporformaequeexercemsobreas pessoasumimpactodeordememocionaldaimaginaçãohumana,ouseja,a mudançadapaisagemurbanaaolongodeumdeterminadotrajeto.Diantedisso, traçamosarota(Figura14)naqualfoirealizadaasequênciadefotografias apresentandoessaanáliseeestudoindicandoospontosqueforamfotografados.
oBairrodo mapa na entificados dentro do umeradas de registro niciamosa onde a a(Ponto1), mportância como um Pontal da a, há um em frente se a Lagoa a da Silva, de pesca da lagoa e o bairro aldeia de venida,há feiras de as, bares, os, como do famoso Absoluto, s. DispõeSebastião, na qual é odalenela airro com través da imos no olongodo egistramos ) onde a asas com ão usados ores e no zados os
ContinuandonessaAvenida,muda de sentido em direção à esquerda do percurso antes realizado entrando na RuaSen.ArnondeMelloqueencontrase a Praça Dr. Caio Águiar Pôrto, onde registramos a Colônia dos Pescadores Vieira Lima Z2 (Ponto 5) onde observamos a continuidade em representarospescadorespormeiode um banco em formato de barco na praça,comotambémaarteproduzida no asfalto de vários peixes coloridos, destacando a importância daquela atividadeparaosmoradores.
Eporfim,seguindoamesmaruajá em direção a saída do bairro, a imagem que nos chama a atenção é da escultura do Leão, confeccionado pelo Mestre André da Marinheira (Ponto 6) fortalecendo a ideia de marco memorável e identidade do bairro.
De acordo com Lynch existem dez categorias de interesse direto para o design urbano, uma vez que descrevem qualidades que podem ser trabalhadas por um designer. Com isso, foi feito um estudo em que identificamos esses elementos no bairro através do percuso quefoirelatadoanteriormente.Sãoeles:
1 Singularidade ou clareza da figura plano de fundo: trata se de uma qualidade que torna um elemento admirável, notável, vivo, identificável, possuindo um contraste em relação ao entorno e a sua localização espacial, sendo uma parte isolada. Isso pode ser visível na Escultura Leão do Mestre André da Marinheira (Figura 15) e na escultura doartesanatoFilé(Figura16).
2- Simplicidade da forma: se refere à clareza e simplicidade da forma visível em sentido geométrico semelhante a um sistema de um retângulo com limitação de partes, visível como um todo, no qual pode ser identificado no prédio da Colônia dos Pescadores Vieira Lima Z2 (Figura17).
3-Continuidade: Consiste na continuação de limites ou superfícies, ou seja, a repetição de intervalo rítmico visualizada diante da harmonia de superfície que possui na sua forma, como um padrão a ser seguido ao longo de um caminho, no qual a Avenida Alípio Barbosa (Figura 18) éconstituída.
Figura19. Figura20. Figura22.
5-Diferenciação direcional: Consiste na diferença radial de uma direção com outra, situada na Praça Dr. Caio Aguiar Pôrto (Figura20).
6-Clareza de junção: Ligação de alta visibilidade e inter-relação clara, tratando-se de um ponto estratégico e perceptível , sendo o pórtico de entrada dobairro(Figura21).
4-Predomínio:Pontoquesedestacaalém da atenção, é uma parte que tem como caracteristica principal associada a um conjuto, no qual espalha se a partir de um centro, apresentado na Praça São Sebastião (Figura 19) e na Praça Dr. Caio AguiarPôrto(Figura20). Figura21.
7-Alcance visual: É uma qualidade no qual a visão penetra simbolicamente, podendo justificar visualmente um espaço, diante de vistas e panoramas, aumentando a eficiencia da visão e seu poder de resolução, assim como a Lagoa Mundaú(Figura22).
Figura23.
8 Consciência do movimento: Trata se deumaqualidadesensívelaoobservador e seu próprio movimento real, baseado na pespectiva do movimento, através de curvas e interpenetrações, usados para estruturar ou identificar uma distância, observado na Rua Senador Arnon de Mello(Figura23).
9-Séries temporais: São sequências casuaisverdadeiramenteestruturadosno tempo, uma sucessão formal do espaço que se repete ao longo de um trajeto sendo visível nas lojas, feiras de artesanato, restaurantes e casas inseridosnobairro(Figura24).
10-Nomes e significados: Aspectos não físicos que ampliam a imaginabilidade de um elemento, como por exemplo, nomes que fortalecem a formação da identidade, como o caso da Avenida Alípio Barbosa da Silva (Figura 25), que recebeu esse nome em homenagem ao empresário que investiu no Pontal da Barra, apostando o sucesso de seu empreendimento comercial no bairro, começandoporumrestaurante.
Figura24.
Figura25.
1- IntroduçãodobairrodoPontaldaBarra.(BIANCA)
2 Entrandonobairro,mostrandooPórticodeentrada,Marcos,clarezadejunção.(BIANCA)
3-TerminalPontal,Pontosnodais.(BIANCA)
4 Margemdalagoa,Limites,Alcancevisual.(ANAPAULA)
5 PraçaSãoSebastião,Pontosnodais,Predomínio.(BIANCA)
6-RuaAlípioBarbosa,Vias,Continuidade.(ANACLARA)
7 Lojinhasdeartesanato,Sériestemporais.(ANACLARA)
8-Lojadeartesanato,Bairros.(ANAPAULA)
9-PraçaDr.CaioÁguiarPôrto,Bairros,artesanatofilé(ANAPAULA)ediferenciaçãodirecional(BIANCA)
10 Casadospescadores,Simplicidadedaforma,(ANACLARA).
11- RuaArnondeMello,Consciênciadomovimento,(ANACLARA).
12-LeãoeesculturadoArtesanatofilé,Marcos,Singularidade,(BIANCA)
13 Conclusão.(ANACLARA)
1- Bairros, Limites, Alcance Visual, Nome e significado (ANA PAULA).
2- Vias, Simplicidade da forma, Continuidade, Consciência do movimento, Séries temporais (ANA CLARA).
3- Pontos nodais, Marcos, Singularidade, Predomínio, Diferenciação direcional (BIANCA).
Artesanato regional como o Filé, labirinto, rendas e outros produtos confeccionados como também as artes espalhadas pelo bairro.
Diantedesseestudorealizadoatravésdosconteúdos abordadosemsalaesobleituradoslivrosdeLyncheCullenaplicados nobairroPontaldaBarraemMaceió/AL,citandooscincoelementos remetentes às formas físicas da cidade sendo eles: vias, limites, bairros,pontosnodaisemarcosdeacordocomLynchevisãoserial queestáinseridonaóticadapaisagemurbanadeacordocomCullen, conseguimos obter a compreensão da organização e estrutura do bairropormeiodoselementoscitadosanteriormente,comaanálise docontextourbanoeaformaçãodaimagemcaracterísticadopróprio bairro, dispondo de diferentes visões e interpretações através do observador.
CULLEN,Gordon.PaisagemUrbana.Edições70.1961.