1 minute read

O caso da cidade de Vienna _ GenderMainstreaming (Transversalização de gênero)

Fonte: Manual for Gender Mainstreaming in Urban Planning and Urban Development

O caso de Vienna é um dos casos mais emblemáticos do planejamento urbano pela perspectiva de gênero, desta forma, destaca-se a questão da mobilidade ativa, na perspectiva do pedestre.

Advertisement

A cidade de Viena já aborda a questão do planejamento com perspectiva de gênero há mais de duas décadas. O Gabinete da Mulher da Cidade de Viena foi criado em 1992 com um enfoque temático nos aspectos de planejamento. Como resultado de muitos processos e projetos piloto bem-sucedidos, a integração de gênero

Entre 2005 e 2010, todos os departamentos de planejamento da cidade de Viena conduziram projetospiloto de integração de gênero, a experiência foi relatada por meio do manual.

Plano Diretor de Transportes para os caminhos dos pedestres em Mariahif

Mapeamento da situação do trânsito pedonal no 6º município Mariahilf com base nos critérios de qualidade do Plano Diretor de Transportes. Começando com uma visão geral detalhada do status quo, potenciais abrangentes para melhorias em benefício dos pedestres foram destacados para todo o distrito. Além disso, frequências de pedestres, destinos diários importantes e conhecimento local foram usados para criar uma hierarquia de rotas de pedestres que permitiu estabelecer uma prioridade de medidas propostas.

As seguintes qualidades e deficiências da rede de vias de pedestres foram analisadas de forma abrangente para Mariahilf:

- Estreitamento das calçadas para 2,0 m

- Estreitamento sazonal das calçadas (por exemplo, devido a cafés na rua)

- Estreitamento dos espaços livres para menos de 1,5 m em alguns pontos

- Passagens de pedestres

- Regulamentos de vagas de estacionamento, incluindo informações adicionais sobre estacionamento na calçada e estacionamento temporário

- Entradas / saídas de edifícios para veículos

- Auxiliares de travessia de ruas

Para facilitar a avaliação da qualidade, os seguintes dados adicionais também foram utilizados:

- Semáforos: consulta com semáforos, programas de semáforos

- Acidentes envolvendo pedestres

- Destinos e instalações do dia a dia

- Dados de frequência de pedestres

No contexto do projeto “Gender Mainstreaming Model Districts” , mapas analíticos baseados em GIS foram desenvolvidos para todos os distritos municipais de Vienna . Esses mapas incluem qualidades e deficiências das respectivas redes de pedestres. Como a largura das calçadas, pólos atrativos de viagem, locais que trazem risco aos pedestres, entre outros.

Estes mapas distritais são uma ferramenta útil para a tomada de decisões para o planejamento de redes de pedestres em nível distrital e apoiam o estabelecimento de prioridades para medidas futuras.

This article is from: