RTI - Novembro - 2022

Page 56

TECNOLOGIA

56 – RTI – NOV 2022

Benefícios e desafios das redes virtuais Viavi

A A virtualização irá transformar radicalmente a forma como as redes de telecomunicações são construídas e operadas, bem como a maneira que os serviços de comunicação são entregues e consumidos. Para isso, tecnologias como a SDN - Software Defined Network e o NFV - Network Function Virtualization despontam como opções para provedores e operadoras.

SDN - Software Defined Networks e a NFV - Network Function Virtualization devem mudar a forma como as operadoras e provedores de serviços oferecem serviços de rede. Afastar-se de uma infraestrutura de rede proprietária e centrada em hardware para um modelo de software aberto e baseado em padrões irá revolucionar a maneira como as redes serão projetadas, implementadas e operadas. O caminho para esse estado futuro não é isento de obstáculos. À medida que os provedores implantam serviços virtuais, eles enfrentam um conjunto inteiramente novo de desafios para testar, assegurar, monitorar e gerenciar esses serviços. “A tecnologia de rede está no caminho da virtualização e todos os membros do ecossistema precisam se adaptar. No entanto, existem dois requisitos de mercado que também devem impulsionar o desenvolvimento: interoperabilidade e capacidade simplificada de lidar com configurações híbridas de redes físicas e virtuais”, prevê Kevin Oliver, vice-presidente e gerente geral da Viavi. Além de virtualizar as principais funções de rede, as aplicações vitais de suporte também devem ser virtualizadas (ativação de serviço, monitoramento de desempenho, etc.). Esses processos tradicionais de

garantia devem fazer a transição de estático, lento e reativo para uma abordagem muito mais dinâmica com monitoramento proativo, inteligência em tempo real e análises. São funções que devem ser fortemente acopladas a sistemas de orquestração e políticas. Por fim, vários serviços e aplicativos, incluindo Ethernet/IP, vídeo e dispositivos móveis, também devem ser abordados.

Benefícios da NFV para testes e monitoramento de redes Tempo de reação mais rápido A NFV determina uma migração de ofertas de serviços e modelos de implantação bastante estáticos para um ambiente dinâmico na qual os serviços podem ser ativados de forma instantânea. A aplicação das mesmas técnicas de NFV para análise de rede e garantia de serviço permite que as operadoras de rede realizem testes sob demanda ou como parte integrada da implementação. Em vez de enviar um técnico para realizar um teste no local, o que pode levar dias, processos como ativação de serviço e testes de desempenho podem ser executados automaticamente quando necessários, e de forma remota (figura 1).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.