RTI - Março - 2022

Page 44

INFRAESTRUTURA

44 – RTI – MAR 2022

Fibra óptica energizada CommScope

Q

Um sistema composto por cabos híbridos contendo fios de cobre e núcleos de fibra óptica que fornecem energia e dados para dispositivos PoE estendem a cobertura de rede interna ou externa até uma distância de 3 quilômetros. A “fibra energizada” é uma tecnologia essencial na implantação de redes corporativas e campus em todo o mundo.

uantas vezes a implantação de câmeras de alta definição, hotspots Wi-Fi ou small cells para redes celulares foi um grande problema para as empresas? A necessidade de conectividade e mobilidade levou ao desenvolvimento de soluções inovadoras. Com a IoT Internet das Coisas penetrando em todos os cantos da vida diária, os gerentes de TI e tecnologia operacional (TO) ainda têm muitos desafios pela frente. Redes celulares, de segurança e Wi-Fi são alguns exemplos de tecnologia que precisam ser aprimorados para expandir a cobertura e criar conexões eficientes com dispositivos PoE - Power over Ethernet. Por esse motivo, a simplificação da instalação e a otimização do desempenho são alguns dos principais desafios para as operadoras de rede. Outro problema comum é a alimentação de dispositivos PoE em distâncias maiores que 100 metros definidos para uma rede de cabeamento estruturado. Para enfrentar o desafio, uma boa opção é implantar um sistema composto por cabos híbridos contendo fios de cobre e núcleos de fibra óptica que fornecem energia e dados para dispositivos PoE, estendendo assim a cobertura de rede interna ou externa até uma distância de 3 quilômetros. A “fibra energizada”, como é conhecida, tornou-se, portanto, uma tecnologia essencial na implantação de redes corporativas e campus em todo o mundo.

Uma breve história Os aplicativos de VoIP - voz sobre IP desktop a desktop foram desenvolvidos no início dos anos 1990, mas não tinham boa QoS - qualidade de serviço (neste caso, significando priorização do tráfego de voz) e a energia local era necessária para os aparelhos (em comparação com a energia central para POTS — antigo serviço telefônico simples). O PoE chegou inicialmente, em um formato exclusivo, em 1999, quando os aparelhos VoIP eram alimentados através da LAN. O padrão PoE foi publicado pela primeira vez em 2003, com aparelhos, câmeras e pontos de acesso aproveitando o novo desenvolvimento. Os padrões foram subsequentemente revisados para acomodar níveis de potência mais altos e mais dispositivos capazes de serem alimentados com PoE. Por sua vez, a necessidade era de implantação PoE simplificada, uma vez que eletricistas qualificados não eram necessários e as instalações buscavam implantação de cabo único e redução de custos evitando o uso de dutos. Esta breve história definiu o cenário para a fibra energizada hoje. As redes corporativas modernas (em edifícios e campi) são frequentemente compostas por uma mistura de cabeamento de cobre e fibra óptica. O cobre certamente tem algumas vantagens bem conhecidas: • Encaixa-se no padrão atual para cabeamento horizontal (suporte de 100 metros).


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
RTI - Março - 2022 by Aranda Editora - Issuu