RTI - Março - 2022

Page 28

TECNOLOGIA

28 – RTI – MAR 2022

Computação em nuvem: conceitos e características Binario Cloud

À

Entre 2006 e 2008, a computação em nuvem passou a ser comercializada como parte da infraestrutura corporativa para as empresas, basicamente um “aluguel” de espaço para armazenamento. Nos dias atuais, deixou de ser apenas uma estratégia para armazenar informações e se transformou em uma ferramenta que permite compartilhar e disponibilizar dados, aplicações e softwares. Veja a seguir uma compilação dos principais conceitos e modelos de contratação dos serviços que podem ajudar a entender melhor este universo.

medida que a transformação digital acelera, a computação em nuvem evolui cada vez mais, tornando-se uma solução para as empresas elevarem seus negócios. Apesar do termo parecer nebuloso, a definição do NIST – National Institute of Standards and Technology esclarece o significado de cloud computing: um modelo para habilitar o acesso por rede onipresente, conveniente e sob demanda a um conjunto compartilhado de computação como redes, servidores, armazenamento, aplicações e serviços. Esses recursos podem ser rapidamente provisionados e liberados com o mínimo de esforço de gerenciamento ou interação com o provedor de serviços. O universo da cloud computing oferece inúmeras possibilidades para o mundo digital, trazendo novas camadas de computação. Para entender a capacidade dos serviços em nuvem para o seu negócio, é preciso conhecer os jargões, conceitos, contextos e como tudo isso se relaciona em uma infraestrutura na nuvem. Segundo o Relatório de Nuvem Híbrida 2021, 60% das organizações já utilizam recursos de cloud computing em suas operações.

Conceitos essenciais Os termos utilizados para falar sobre cloud computing podem ser confusos para quem não conhece muito bem esse universo pois a nuvem é uma abstração da infraestrutura física e, por isso, muitas palavras são utilizadas de maneira

diferente. A Binario Cloud reuniu em um artigo os principais jargões desse universo, apresentados a seguir. Data center virtual É a integração de computação, armazenamento (storage), rede e demais soluções em um único serviço virtualizado, formando um rol de recursos de infraestrutura em nuvem. Com um data center virtual, as empresas não precisam se preocupar com a manutenção do hardware. Isso garante escalabilidade para o negócio e maior controle sobre a estrutura com um custo menor. Flavor Define a quantidade de recursos de computação em nuvem que podem ser atribuídos à operação, como número de CPUs virtuais, memória e capacidade de armazenamento. Os flavors permitem escolher os recursos de cloud computing de acordo com a necessidade de cada operação, oferecendo um caminho mais eficiente para a contratação de serviços de nuvem. Host Oferece recursos em um ambiente compartilhado, mas com total independência entre inquilinos. Um host em nuvem permite que vários servidores atuem como um sistema no qual o desempenho do site pode ser garantido por diversos equipamentos. Com o host em cloud, o contratante é responsável apenas pela camada de


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.