SEGURANÇA
32 – RTI – FEV 2024
Ataques DDoS alimentados por IA: uma ameaça à segurança digital Donny Chong, Diretor de Produto e Marketing da Nexusguard
N
Os invasores estão utilizando algoritmos de IA – inteligência artificial para identificar vulnerabilidades e lançar ataques sofisticados de DDoS – negação de serviço. As organizações podem se proteger com técnicas de automação, machine learning e defesas baseadas em IA para detectar, classificar e mitigar esses ataques e garantir a segurança da infraestrutura e dos dados digitais.
o atual cenário digital interconectado, as ameaças à segurança cibernética continuam a evoluir a um ritmo alarmante. Uma das ameaças que mantêm os profissionais de segurança acordados à noite é o aumento dos ataques DDoS (negação de serviço distribuída) alimentados por IA - inteligência artificial, que combinam o poder destrutivo dos ataques DDoS tradicionais com a sofisticação e agilidade da tecnologia de IA. Compreender as implicações dos ataques DDoS alimentados por IA é crucial para que organizações de todos os tamanhos e setores protejam suas redes e dados.
A anatomia de um ataque DDoS alimentado por IA Os ataques DDoS alimentados por IA diferem dos ataques tradicionais porque são totalmente automatizados, muito ágeis e incrivelmente eficazes. Os invasores utilizam técnicas de mineração de dados para coletar grandes quantidades de informações, alimentando-as em algoritmos complexos que imitam processos de tomada de decisão. Ao empregar Machine Learning (ML) supervisionado ou não supervisionado, os hackers desenvolvem modelos de IA capazes de contornar contramedidas defensivas de DDoS.