RTI-Agosto-2022

Page 58

DATA CENTERS

58 – RTI – AGO 2022

Revertendo a tendência de crescimento de custos com interrupções Vertiv

E

Com as organizações dependendo cada vez mais de seus data centers, as indisponibilidades devem ser quase zeradas. O artigo traz estratégias para minimizar a exposição ao downtime, incluindo novos enfoques à redundância e escalabilidade de UPS, melhor monitoramento e acesso remoto, baterias de íon-lítio e técnicas para distribuição de energia de alta disponibilidade.

mbora a velocidade e eficiência do capital sejam necessárias no atual mercado altamente competitivo de data centers, essas metas devem ser colocadas no contexto da disponibilidade do site. Uma pesquisa do Ponemon Institute, intitulada Downtime em Data Centers de Core e de Edge: Uma Pesquisa sobre Frequência, Duração e Ações, revela que os 132 data centers de núcleo incluídos no estudo tiveram uma média de 2,4 paradas totais por ano e mais 10 eventos de inatividade (downtime) isolados em racks ou servidores específicos. Além disso, os 1667 sites de edge tiveram uma média de 2,7 paradas completas não planejadas em um ano. O que é particularmente alarmante sobre as descobertas da pesquisa é o aumento da duração das indisponibilidades em comparação com o último estudo realizado em 2016. A duração média de uma parada total em um data center de núcleo aumentou para 138 minutos, um acréscimo de 8 minutos. Com as empresas dependendo cada vez mais de seus sites e expandindo redes de edge, elas não estão apenas passando por uma alta frequência de indisponibilidades, mas também levando mais tempo para se recuperar delas. Embora os participantes do estudo estejam nas Américas, os resultados são corroborados pela pesquisa 2020 Global Data Center Survey, realizada

pelo Uptime Institute. A análise identificou que indisponibilidades ocorrem com uma frequência preocupante e que as maiores estão se tornando mais nocivas e caras. O estudo também aponta que os ganhos com processos avançados e engenharia foram parcialmente neutralizados pelos desafios de manter sistemas mais complexos. O gerenciamento de data centers envolve diversos desafios, incluindo a pressão para implementar capacidade com maior velocidade e ótima relação custo/benefício. A disponibilidade é de tal importância que não pode ser relegada a uma menor prioridade. Este estudo propõe estratégias para minimizar a exposição a interrupções, incluindo novos enfoques à redundância e escalabilidade de UPS, melhor monitoramento e acesso remoto, baterias de íon-lítio e estratégias para distribuição de energia de alta disponibilidade.

Avaliando as ações que afetam a disponibilidade Além de quantificar a frequência e a duração das interrupções no núcleo e no edge, o estudo do Ponemon Institute também explora as ações organizacionais relacionadas a fatores que podem afetar a disponibilidade do data center (figura 1). Nos dois tipos de instalação, a contenção de custos parece ser um dos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.