RTI-Agosto-2022

Page 42

REDE ELÉTRICA

42 – RTI – AGO 2022

Qualidade da energia em provedores regionais José Maurício S. Pinheiro, da Ratio Consultoria e Treinamentos

U

As redes de comunicação dos provedores regionais comportam sistemas de gerenciamento complexo, que precisam contar com um fornecimento de energia confiável e de qualidade para maximizar sua eficiência e o tempo de funcionamento. O projeto dessas redes deve incorporar dispositivos capazes de garantir a integridade dos ativos de rede contra falhas no sistema elétrico.

m dos requisitos mais críticos no projeto de rede elétrica de um provedor regional é a proteção da integridade da informação quando esta trafega através de um meio sujeito a distúrbios elétricos. Nesse aspecto, blindagem eletromagnética e aterramento elétrico são itens mandatários para garantir a integridade dos dados. As ameaças mais comuns para os equipamentos eletrônicos são os ruídos elétricos, variações e transientes de tensão, interrupções no fornecimento, entre outros. A figura 1 exemplifica a possível corrupção dos dados transmitidos entre os componentes A e B através da rede de computadores C devido a uma descarga atmosférica D sobre um sistema elétrico não devidamente protegido. As soluções para os distúrbios na energia podem ser aplicadas em três níveis: aterramento apropriado, proteções elétricas e sistema alternativo de fornecimento. Por meio do planejamento da infraestrutura elétrica, associado com um projeto que inclua sistemas de aterramento e dispositivos de proteção, é possível eliminar ou pelo menos minimizar bastante as consequências que os distúrbios de eletricidade podem causar à rede do provedor regional. Nesse sentido, é inquestionável a necessidade de um sistema que forneça energia de

qualidade e confiabilidade e, através dele, obter uma rede com imunidade suficiente para operar sem degradação na presença de distúrbios eletromagnéticos.

Qualidade da energia Está relacionada ao conjunto de alterações que podem ocorrer no sistema elétrico e que podem ser representadas por qualquer problema manifestado nos valores de tensão, corrente ou nas variações de frequência, resultando em falha ou má operação de equipamentos. Tais alterações podem ocorrer em várias partes, seja nas instalações do provedor, dos usuários ou no próprio sistema elétrico da concessionária de energia. A qualidade da energia fornecida é relevante para aplicações críticas em todas as condições operacionais do provedor regional. Entretanto, a energia fornecida pelas concessionárias pode, ocasionalmente, sofrer instabilidades, oscilação, surtos e transientes além dos limites operacionais tolerados pelos equipamentos. Isto se deve a alterações na demanda da transmissão de energia afetada por falhas de projeto ou por novas necessidades de conversão dos consumidores na rede elétrica. A realidade é que os problemas na qualidade da eletricidade ocorrem


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.