INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
62 – RTI – ABR 2022
IoT aplicada à gestão de espaços e instalações Leonardo Llopart Esquin
O
O artigo apresenta a aplicação de uma ferramenta que pode ser integrada com IoT – Internet das Coisas. Trata-se do Tririga, da IBM, um software de real estate (gestão imobiliária) para controle de imóveis e edificações. Também serão descritas aplicações técnicas com IoT na prática, como adoção de câmeras e sensores, cujos dados são armazenados na solução.
Tririga é uma solução para gerenciamento de imóveis e instalações desenvolvida pela IBM. Com recursos de IoT – Internet das Coisas e IA – Inteligência Artificial, o Tririga fornece visibilidade adequada à ocupação de edifícios, espaços e ambientes de trabalho, à experiência vivida em seu interior, a projetos de investimentos e aos setores administrativos e de contabilidade de contratos dos imóveis [2]. O software é do tipo IWMS - Integrated Workplace Management System, projetado para maximizar o uso dos recursos e ativos em uma plataforma integrada. A solução é dividida em seis principais pilares: • Real estate: gestão dos imóveis, organizações, pessoas, geografia e ativos, contratos de locação e controle de pagamentos (contas a pagar e receber). • Projetos: gestão completa dos projetos de capital, ou seja, a aplicação permite gerenciar os programas complexos e de longo prazo. É possível, por meio dos aplicativos, realizar o controle de tempo, custos e esforço, além de movimentação de pessoas, mudança de layout, obras civis, etc. • Espaço: controle de gerenciamento de espaço dos imóveis. Basta fazer uma integração com o CAD e subir uma planta referente àquele andar. Nos ambientes, aplica-se uma gestão mais detalhada, podendo alocar pessoas e organizar o gerenciamento de vários trabalhos no mesmo andar. • Serviços compartilhados: controle de agendamento e reserva de sala para reuniões, equipamentos e veículos considerados ativos da organização.
• Operações e serviços: gestão de contratos de terceiros que prestam serviço para a organização. Também existe a opção de gerenciamento de chaves, quando é solicitada a sua retirada. Ainda, é possível abrir manutenções preventivas para os imóveis e ativos, evitando problemas e economizando com paradas. • Meio ambiente: gestão de acompanhamento de emissões de CO2, consumo de água, energia, entre outros recursos, através de sensores e integração de dados. Por meio de workflows (fluxos de negócio), é possível criar e associar registros, alterar e deletar, entre outras opções, além de controlar as informações vindas dos sensores na integração com o sistema. A ferramenta é altamente parametrizada e permite criar gestões customizadas utilizando os workflows. Essa customização é feita no próprio software, sem necessidade de acesso a banco de dados nem utilização de programação front-end.
Sensor e utilização de IoT no sistema Neste estudo foi utilizado o SensorTag CC2650STK, de baixa energia, equipado com Bluetooth, sensores de luminosidade, umidade, pressão e temperatura, magnético, entre outros, além de microfone digital, sensor e acelerômetro. Neste estudo são considerados os sensores de luminosidade e de temperatura, que enviam notificações quando a luz estiver ligada fora do