
1 minute read
SALA DE BATE-PAPO: SÓNIA DIAS MENDES
A Professora Sónia dias Mendes é leitora do Camões I P na Universidade de Bucareste e doutorada em Linguística, Literatura e Cultura Portuguesa pela Universidade do Porto No bate-papo comemorativo do 10 de junho de 2020 (dia de Portugal, Camões e das Comunidades), tive o prazer de rever e conversar com uma velha amiga e colega. Nestes 45 minutos abordamos as experiências da Sónia em Buenos Aires e Bucareste; o tempo dedicado à construção, implementação e investigação de cursos e-learning de PLE.
Um dos mais interessantes tópicos de conversa recaiu no extenso conhecimento que a Sónia adquiriu das necessidades dos professores de português espalhados pelo mundo Graças à rede Camões, foi possível diagnosticar os aspetos a melhorar e propor soluções que levaram ao melhoramento das capacidades didáticas e pedagógicas de professores em todo o mundo. Realmente um trabalho notável que ainda hoje colhe frutos.
Advertisement
Entre as experiências interessantes que a Sónia viveu, destaque para a mudança para Buenos Aires aos 26 anos, onde foi professora de alguns alunos bem mais velhos que ela; a informalidade e dedicação da cultura argentina; a presença forte da língua portuguesa (graças à grandeza do Brasil; e a forte presença do Camões I.P. e da Embaixada.
Quanto a Bucareste, a Sónia destacou um ambiente universitário mais tradicional (alunos mais jovens,
SALA DE BATE-PAPO
O Projeto Sala de Bate-Papo é um espaço aberto para entrevistas e debates sobre o ensino do português e suas especificidades, bem como para a promoção da língua portuguesa no âmbito international. A Sala de Bate-Papo é realizada, em formato de live, pelas redes sociais da APPF
Siga-nos para saber sobre nosso calendário de atividades:
/app finlandia
@professores finlandia
APP Finlândia menos maduros, menos participativos, mais medrosos); o seu esforço para mudar o mindset dos alunos; a facilidade dos romenos em aprender línguas em geral e português em particular; e a cooperação do Camões

I P com outras universidades romenas
E falou-se bastante de didática digital como consequência da pandemia. Ferramentas como o Zoom, Google Classrooms, e grupos de Facebook; estratégias de movimento e de interação; e a música (cantar e dançar) ajudaram os envolvidos a fazerem uma fácil transição e a trabalhar de forma motivada em aulas que, normalmente, são mais cansativas.