1 minute read

SALA DE BATE-PAPO: LAURA GAZZOTTI

Laura Gazzotti é produtora do festival multicultural infantojuvenil Kolibrì - que acontece desde 2011 na região metropolitana de Helsinque. Ela nos contou que a ideia de criar um festival multicultural veio da necessidade de questionar, especialmente do ponto de vista das mães, o que poderia ser feito para gerar espaços de interação nas línguas de herança.

Nesse sentido, uma ideia pedagógica e artística foi construída para criar um cenário o mais natural possível para que as famílias pudessem usar suas línguas de herança - entre elas o português - para se comunicar , conhecer outras famílias e fazer novos amigos, sem precisar viajar aos seus países de origem Além disso, o festival foi uma maneira de visibilizar em números o tamanho dessa comunidade multicultural.

Advertisement

ED #02 | MAIO 2023

SALA DE BATE-PAPO: ANA SOFIA

Foi em 2012 que aceitei o desafio de vir para a Universidade de Tallinn, para trabalhar como professora de português e coordenadora do Centro de Língua Portuguesa do Camões I.P. Tem sido uma aventura gratificante e enriquecedora, que me fez perceber quão importante e procurada é a nossa língua.

Começando pelos alunos. De facto, surpreendeu-me a dedicação e interesse de quem frequenta os cursos livres de A1, A2 e B1 Procuram-nos não só por razões profissionais – intérpretes, tradutores ou guias turísticos – mas também por razões pessoais e afetivas, uma vez que muitos têm uma relação com falantes nativos

Para além disso, a experiência recolhida ao longo destes dez anos, tem-me permitido desenvolver e aperfeiçoar um método de ensino próprio – que espero converter em manual interativo –, assente na variedade, no dinamismo e no sentido de humor. O objetivo é criar um ambiente descontraído e seguro que proporcione uma aprendizagem divertida e muito eficaz.

Aumentar o contacto dos alunos com a língua portuguesa é um desafio e as atividades culturais desenvolvidas em conjunto com a Embaixada de Portugal têm sido fundamentais, proporcionando uma plataforma de visibilidade, encontro e interação entre falantes nativos e alunos. Em 2024, marcaremos presença nas celebrações de Tartu - capital europeia da cultura, para que a língua portuguesa se possa ouvir e dar a conhecer nas suas muitas variantes.

This article is from: