1 minute read

PORTUGUÊS LÍNGUA DE HERANÇA SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS

Oseminário“PortuguêsLínguadeHerançasobdiferentesperspectivas”foirealizadoem17desetembro,de formahíbridaecontoucomrelatodeexperiênciasdeeducadoresqueatuamemoutrospaíses:LuziaTanaka -Japão, ElianaMiura-ItáliaeTatianaSurer-Viena.

AprofessoraEvelyseEerola,naépocacoordenadoradaáreadoPortuguêscomoLínguadeHerança(PLH) daAPPF,foiaresponsávelpelaorganizaçãodoevento.

Advertisement

O seminário teve como objetivo compreender as necessidades e os desafios dos professores de PLH em outros países.

Numa conversa interessante, pudemos observar e compreender melhor o contexto ao qual esses docentes estão expostos em outras partes do mundo. Muitos depoimentos foram inspiradores e, certamente, podem nos auxiliar a pensar no desenvolvimento de estratégias em nossas próprias práticas.

O seminário também teve interesse em dar voz aos professores que trabalham com PLH na Finlândia, mas não possuem formação específica em língua portuguesa e, muitas vezes, não são da área da educação Um dos objetivos da APPF é justamente promover a colaboração mútua entre todos os professores atuantes e estabelecer uma ponte entre os profissionais da área, visando a troca de informações.

Foram abordados muitos pontos que geraram bastante interação entre os participantes. Também foi convidada uma representante das mães dos alunos, que acompanhou as conversas e fez intervenções pertinentes em relação às questões levantadas. Ela comentou, por exemplo, sobre a interação dos professores com a comunidade, ou seja, com os pais, é importante no relacionamento com a língua em geral

Além disso, ela destacou a importância de compreender como as famílias percebem as aulas de língua de herança no cotidiano de seus filhos, não apenas em relação ao desenvolvimento da língua, mas também à preservação da identidade cultural

O seminário representou um momento importante em que os professores, provenientes de diversos contextos e com experiências diversas, puderam trocar informações e ouvir uns aos outros. Normalmente, o trabalho do professor de PLH é solitário, e ao compartilhar experiências com outros docentes, eles têm a oportunidade de aprender com diferentes abordagens, metodologias e estratégias de ensino Essa aprendizagem contínua, portanto, pode contribuir para melhorar a qualidade do ensino e a eficácia das aulas de PLH.

This article is from: