Política Comercial
A POLÍTICA COMERCIAL EUROPEIA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A INDÚSTRIA CERÂMICA
po r Pe d r o Ve l a sco Ma r t i n s*, DG Trade
Pe d r o Ve l a s c o M a r t i n s
Uma das principais tarefas que a Direcção-Geral para o Comércio da Comissão Europeia levou a cabo nos últimos anos foi um exame crítico da política comercial da União Europeia (UE). O comércio continua a ser um dos instrumentos essenciais da UE porque pode ser exercido quase exclusivamente a nível supranacional e, dada a dimensão enorme do mercado único (o maior do mundo), oferece um efeito de alavanca significativo. Mas é cada vez mais exigido ao comércio que cumpra um maior número de objectivos que lhe são exteriores, num contexto internacional de uma complexidade crescente.
É nesse cenário que a nova estratégia da Comissão de Fevereiro de 2021 “Uma Política Comercial Aberta, Sustentável e Assertiva”1 foi apresentada. O objetivo é ter em conta esta nova e complexa realidade e propor como é que o comércio pode ajudar a enfrentar os grandes testes do nosso tempo, incluindo a sustentabilidade a nível climático, mas também laboral, bem como a transformação digital. Esta nova orientação da política comercial da EU é balizada pelo princípio da “Autonomia Estratégica Aberta”. Uma política de Autonomia Estratégica Aberta permitirá à UE contribuir para a resolução dos novos desafios e continuar a colher os benefícios das oportunidades internacionais, defendendo assertivamente os nossos interesses, protegendo a nossa economia de práticas comerciais desleais e garantindo condições de concorrência equitativas. Por um lado, isso significa desenvolver a nossa principal força: a abertura. Afinal, somos o maior exportador e importador de bens e serviços em todo o mundo. • Em 2019, a UE exportou mais de € 3,1 biliões e importou € 2,8 biliões em bens e serviços. • Entre as grandes economias, somos a única em que o comércio representa a maior fatia da economia.
* Assessor da Directora-Geral do Comércio da Comissão Europeia. No entanto, as informações e opiniões apresentadas neste artigo são da responsabilidade do autor e não reflectem necessariamente a opinião oficial da Comissão Europeia. 1 https://trade.ec.europa.eu/doclib/press/index.cfm?id=2243
p.6 . Kéramica . Política Comercial
Novembro . Dezembro . 2021