Revista "O Hospital" | Nº 29

Page 10

10

GRANDE ENTREVISTA

ARTUR VAZ SEM RODEIOS: “O Diário da República é a forma de comunicação essencial do Ministério da Saúde” TEXTO: Marina Caldas FOTOGRAFIA: Daniel Pego

Desde 1996 que Artur Vaz vem todas as segundas-feiras do Porto – de onde é natural – para Lisboa, mais precisamente para o Hospital Beatriz Ângelo onde é administrador executivo da SGHL – Sociedade Gestora do Hospital de Loures. Depois, às sextas-feiras regressa ao Norte para estar com a família. Este licenciado em Direito tem na Administração Hospitalar a marca de quase 40 anos de trabalho e já cruzou todos os meandros do setor, desde o público ao privado e agora as Parcerias Público-Privadas (PPP’s). Nesta entrevista a O Hospital, em algumas fases onde se percebe a emoção (apesar da máscara), acusa o Estado de não dar aos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a autonomia de que precisam para crescer e, ao mesmo tempo, acusa o setor público de não querer aprender com o privado e, por isso, ser necessário implementar, urgentemente, de uma mudança na cultura de gestão do SNS. Assume que a Covid funcionou como um “abanão” para o SNS que provou que quando é preciso sabe fazer, e bem, mas acrescenta que isso não chega e revela que entre março e outubro de 2020 os hospitais estiveram completamente sozinhos a tentarem sobreviver à crise que a Covid motivou e sem qualquer apoio por parte das entidades responsáveis. Sobre o fim das PPP’s, percebe-se que fica triste com esta decisão mas diz que uma parceria é como um casamento e neste momento já não há forma de dar a volta à situação. O divórcio é a única opção.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Revista "O Hospital" | Nº 29 by APDH - Issuu