2 minute read

de estacionamento

Câmara de Portimão isenta de pagamento mais 250 lugares de estacionamento

Com o termo da concessão detida pela Saba, ficam isentos de pagamento cerca de duzentos e cinquenta lugares de estacionamento à superfície no centro da cidade. Esta isenção inclui importantes artérias e zonas da cidade, como são exemplo: Praceta Major David Neto, Rua João da Cruz, Rua Teó filo Braga, Rua Heliodoro Salgado, Rua João de Meneses, Rua das Comunicações, Rua Dom Carlos I, Rua 28 de Maio, bolsa de estacionamento adjacente ao Lar da Criança, e Rua José António Marques, entre a Av. Afonso Henriques e a EMARP.

Advertisement

Esta nova medida segue-se ao resgate da “concessão da Empark”,

Para a Federação Internacional do Automóvel (FIA), os custos externos aos transportes, calculados pela Comissão Europeia no final de 2019, não levam em conta a realidade europeia, cifrando-se num valor que ultrapassa largamente as contas feitas pela FIA.

Os custos externos dos transportes integram custos gerados pelos acidentes, ruído, impacto na saúde humana, tráfego e tempo perdido, poluição e demais efeitos ambientais. Para a Comissão Europeia, estes custos resultam em 987 a outra empresa privada a operar na cidade, ocorrido em Outubro passado, concretizando-se assim um processo que permitiu devolver à gestão municipal todo o estacio namento à superfície do município, e que se traduzirá numa redução de 340 lugares tarifados entre Junho e Setembro (4 meses) e de 540 lugares de Outubro a Maio (8 meses). mil milhões de euros. Para a FIA, esses custos reduzem-se em cerca de um terço, num valor de cerca de 652 mil milhões de euros.

Para a FIA, um estudo mais apurado mostra mais uma vez como é difícil avaliar adequadamente os custos externos do transporte. Apontando para o elevado nível de incerteza presentes nos pressupostos e aproximações de dados e cálculos das entidades europeias, o Gabinete Europeu da FIA apela à Comissão Europeia para que seja muito cuidadosa ao tirar conclusões, sobretudo as que

Recorde-se que, após o acordo estabelecido com a Empark, o Mu nicípio de Portimão passou a gerir 400 lugares de estacionamento tarifado, situados na zona central da cidade e no Largo do Dique, sendo que neste último local com cerca de 200 lugares as tarifas são actualmente cobradas apenas entre

FIA considera irrealistas cálculos dos custos externos aos transportes

Junho e Setembro. têm impacto na formulação de políticas futuras.

Reflectindo sobre as conclusões dos estudos da Comissão Europeia, a análise da FIAconfirma que a avaliação dos efeitos externos do transporte não é adequada para reduzi-los de forma eficaz, sendo ainda altamente prejudicial para os consumidores de baixos rendimentos. Um dos aspectos positivos na análise da FIA é que o progresso tecnológico no sector vai contribuir fortemente para diminuir essas externalidades na próxima década.

This article is from: