
1 minute read
Cerca de 80% dos madrilenos consideram o táxi o serviço de transporte mais seguro
As cuidadas medidas higiénico-sanitárias implementadas pelos industriais táxi e a sua generosidade no transporte gratuito de profissionais de saúde durante o confinamento são os aspectos mais valorizados pelos madrilenos, segundo um estudo realizado pela empresa SigmaDos para a Federación Profesional del Taxi de Madrid (FPTM) e a Radio Teléfono Taxi.
Neste estudo o táxi é considerado o meio de transporte mais seguro a seguir ao transporte individual em tempos de pandemia.
Advertisement
A directora geral da empresa que levou a cabo este estudo, referiu mesmo, no decurso da sua STAYAWAY COVID já se encontra disponível para dispositivos Android e iOS. O principal objectivo da aplicação é detectar potenciais exposições a pessoas infectadas com COVID-19 e ajudar a conter a expansão da pandemia através dos dados de utilizadores que testaram positivo ao novo coronavírus.
As pessoas que tenham testado positivo recebem um código numérico (válido durante 24h) para inserir na app. Depois da validação pela Direcção-Geral da Saúde apresentação que "os cidadãos viram no táxi mais do que um serviço, e para os profissionais de saúde que viviam isolados das suas famílias transformou-se num companheiro emocional." (DGS), a aplicação irá alertar outros utilizadores que, durante 15 minutos ou mais, tenham estado próximos do utilizador infectado. A identidade dos utilizadores e dos seus contactos nunca é revelada.
A aplicação foi desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INES TEC), um laboratório associado
Por sua vez, o presidente da FPTM, Julio Sanz, fez questão de destacar o facto dos cidadãos madrilenos terem dado uma classificação global de 9,4 pontos ao
App portuguesa de rastreio digital à Covid-19 disponível para download
Aaplicação móvel de rastreio
sector táxi numa escala de 10.

do sistema público, e oferecida à área de Governo da Saúde. O uso da aplicação é voluntário, gratuito e anónimo.