2 minute read

Eurodeputados querem posto de abastecimento elétrico a cada 60 km

Next Article
Breves

Breves

OParlamento Europeu tem como objetivo a existência de pelo menos um ponto de carregamento para veículos elétricos a cada 60 km nas principais estradas da UE até 2026.

Os eurodeputados propõem igualmente que o reabastecimento de hidrogénio passe a estar disponível a cada 100 km, em vez dos 150 km, como inicialmente previsto pela Comissão Europeia. Os Estados Membros teriam de levar a cabo esta implementação até 2028, em vez da data inicialmente prevista por Bruxelas (2028).

Advertisement

Outra das exigências dos deputados europeus, prende-se com o facto das estações de carregamento terem de ser acessíveis a todas as marcas, com opções de pagamento simples. Os preços acessíveis e comparáveis terão de ser afixados em kWh ou kg.

Presentemente, existem 377 mil estações de carregamento na UE, cerca de metade em relação às promessas políticas feitas pelos governos dos estados-membros.

Verdades e mitos sobre a mobilidade elétrica

Existem vários mitos associados à mobilidade elétrica. É importante dar a conhecer os factos, e desmitificar algumas das falsas crenças associadas aos veículos elétricos:

“Os veículos elétricos são mais caros”: Cada vez mais, os carros elétricos estão a ficar economicamente atrativos. Um veículo destes pode apresentar os mesmos valores que um equivalente a gasóleo ou gasolina, para as mesmas características e nível de equipamento. O preço da bateria também desceu em cerca de 80% nos últimos dez anos. Além disso, existe o direito a benefícios fiscais e um menor custo de manutenção, o que faz com que os custos totais sejam menores.

“Não existem postos de carregamentos suficientes”: Existem muitas alternativas de carregamento. O número de postos de carregamento para veículos elétricos está a crescer rapidamente. A rede Mobi.E conta com mais de 2.485 postos de carregamento, três quartos dos quais são carregadores de CA, disponibilizando um total de 5.100 tomadas. Cada vez é maior o número de empresas que disponibilizam postos de carregamento aos seus funcionários e clientes, havendo ainda a possibilidade de realizar carregamentos domésticos.

“O processo de carregamento é muito longo”: Um veículo está estacionado, em média, mais de 90% do tempo, nomeadamente em casa ou no trabalho, pelo que se carregar neste período, o utilizador não sente o tempo de carregamento. O tempo de carregamento é importante em deslocações longas, e para estas situações o utilizador tem já à sua disposição estações de carregamento de alta potência, que fazem com que o tempo de espera seja reduzido.

“Os veículos elétricos não fazem longas viagens”: Os veículos elétricos não são unicamente direcionados a fazer viagens de curta duração. Os veículos mais recentes apresentam autonomias em torno dos 400 km, podendo chegar a 700 ou 800 km, o que é mais do que suficiente para longas viagens.

“Veículos elétricos são perigosos para os peões”: Ao contrário dos carros com motor a combustão, os veículos elétricos são mais silenciosos. Com uma velocidade abaixo dos 30 km/h, estes veículos normalmente produzem sons artificiais. Em velocidades mais elevadas, o ruído gerado pelos pneus é suficiente para os peões ficarem cientes da presença de carros.

This article is from: