2 minute read

Vêm aí novos radares de controlo de velocidade

OSistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) , gerido pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), vai ser reforçado com a entrada em funcionamento 50 novos radares já no primeiro trimestre de 2023.

Destes 50 novos radares, 30 vão ser instalados em Locais de Controlo Velocidade Instantânea (LCVI) e 20 em Locais de Controlo Velocidade Média (LCVM), estando previsto que 80% sejam colocados fora das autoestradas.

Advertisement

Segundo a ANSR, 20 destes radares vão permitir detetar a velocidade instantânea dos veículos em circulação e 10 conseguem mesmo calcular a velocidade média entre dois pontos de um trajeto.

O investimento estimado nestes novos radares ascende aos 5,6 milhões de euros.

A rede SINCRO é composta atualmente por 62 locais de controlo de velocidade instantânea instalados em várias estradas da rede rodoviária nacional equipados com 58 radares. A rede SINCRO já detetou mais de milhão e meio de infrações em matéria de excesso de velocidade.

Transport Research Arena em Lisboa

Lisboa acolheu, de 14

a 17 de novembro, a maior Conferência europeia de investigação e tecnologia sobre transportes e mobilidade – a Transport Research Arena (TRA).

A TRA é a maior Conferência europeia de investigação e tecnologia sobre transportes e mobilidade, oferecendo uma excelente ocasião para investigadores, decisores políticos e representantes do setor se reunirem e contribuírem para a discussão sobre como a investigação e a inovação podem inovar no sistema de transportes e mobilidade.

A Conferência proporciona uma oportunidade única de conhecer as tendências de mobilidade em diferentes partes da Europa, aprender com as conquistas na indústria, bem como partilhar as melhores práticas de políticas e implementações.

As Conferências TRA realizam-se a cada dois anos numa capital europeia (2018 em Viena de Áustria e 2020 em Helsínquia), e reúnem especialistas de todo o mundo para discutir as mais recentes inovações e o futuro da mobilidade e dos transportes.

O evento realizou-se de 14 a 17 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa sob o lema, nesta 9ª edição, “Moving Together – Reimagining Mobility Worldwide”.

O consórcio Moving Together é responsável pela organização da Conferência e é liderado pela Agência Nacional de Inovação (ANI) e composto pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), Laboratório Nacional de Engenharia CIVIL (LNEC), Universidade do Porto (UP), Magellan – European Affairs Consultancy, Forum of European National Hightway Research Laboratories (FEHRL) e a European Conference of Transport Research Institutes (ECTRI).

A sessão de abertura teve a participação do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

This article is from: