
1 minute read
Carros novos com motores a combustão até 2035
from Revista Antral 209
by Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros
Carros novos com motores a combustão
Deixam de ser produzidos na Europa em 2035
Advertisement
Apartir de 2035, vão deixar de ser produzidos na Europa comunitária carros novos com motores a gasolina e a gasóleo. Após essa data, somente automóveis de emissões zero poderão sair das linhas de produção da Europa dos 27.
A Comissão Europeia vai publicar relatórios a cada dois anos com uma análise sobre os progressos da medida, mas também o impacto desta decisão sobre a acessibilidade dos consumidores aos carros novos e também os efeitos sobre a economia no setor automóvel.
Atualmente, os automóveis ligeiros são responsáveis por 12% de todas as emissões de CO2 na UE. A Comissão Europeia garante que estas regras e este calendário protege a indústria automóvel, que emprega mais de 13 milhões pessoas, representando mais de 7% do emprego da União Europeia.
Trata-se dum calendário extremamente exigente e apertado, uma vez que, segundo a consultora McKinsey, até 2030 são necessários 6,8 milhões de postos de carregamento espalhados pela Europa para conseguir dar resposta à meta de redução de 55% das emissões, números que só serão alcançados com a instalação de 14.000 postos por semana.
IMT alerta condutores com carta caducada
OInstituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) anunciou que deu início, no dia 30 de Novembro, a um serviço de comunicação direta aos condutores com cartas de condução caducadas, ou em vias de caducar, alertando para a necessidade de proceder à sua revalidação.
Este serviço informativo será efetuado, numa primeira fase, para os condutores com a categoria de ligeiros (B), através de SMS, E-mail ou via CTT.
A criação deste serviço visa a melhoria contínua dos serviços prestados aos condutores e é um primeiro passo para o desenvolvimento de um sistema de renovação automatizada da carta de condução, que está a ser desenvolvido no âmbito do SIMPLEX, numa parceria do IMT com o IRN e a AMA.
Tome Nota
Quando procurar contactar a Delegação do Porto utilize os seguintes números de telefone consoante o departamento que pretenda contactar: