2 minute read

Cascais acolhe European Conference on Mobility Management

Next Article
Breves

Breves

Cascais acolhe European Conference on Mobility Management

Em 2020, Cascais foi o local escolhido para a realização da European Conference on Mobility Management (ECOMM), no entanto, devido à pandemia da COVID-19 o evento acabou por ser cancelado e será agora realizado, em 2021, nos dias 24 e 25 de Novembro, com um formato único, adaptando-se às circunstâncias atuais, como uma conferência híbrida, dividindo-se num restrito público físico, na Casa das Histórias, de Cascais, e um vasto público online.

Advertisement

Esta edição, subordinada ao tema “BEGINNING A NEW ERA — ACCELERATING SHIFTING TO SUSTAINABLE MOBILITY”, tem como objectivo fomentar a discussão sobre os desafios presentes e futuros da mobilidade, bem como pensar algumas questões: como garantir acessibilidade e segurança para todos? Será que a cidade ideal se deve basear em bairros auto-suficientes? Que estratégias devem ser aplicadas para reduzir a necessidade de viajar? Como implementar hubs de mobilidade de forma a induzir uma co-mobilidade e mobilidade partilhada, integrando diversos modos de transporte e criando espaços urbanos e ambientes mais verdes? Como ter possibilidade para adquirir Sistemas Cooperativos e Inteligentes de Transporte?

A ECOMM é um evento global que se afirma por excelência como o ponto de encontro e de discussão para os mais relevantes responsáveis pela gestão de mobilidade e que atrai, todos os anos, entre 300 e 400 pessoas à cidade que o acolhe. A ECOMM é organizada pela Plataforma Europeia para a Gestão da Mobilidade (EPOMM), associação que reúne representantes dos Governos europeus responsáveis pela gestão da mobilidade nos respectivos territórios, sendo a representação nacional na EPOMM assegurada pelo IMT, IP.

Inspecção a Pontes e Viadutos da Rede da Grande Lisboa

AInfraestruturas de Portugal vai realizar inspecções ao estado de conservação de Obras de Arte inseridas na rede de Alta Prestação da Grande Lisboa. Esta acção preventiva será desenvolvida com recurso à utilização de uma plataforma do tipo “By-bridge”, que ocupará parcialmente a berma e a via direita, obrigando ao condicionamento da circulação rodoviária à passagem pelo local dos trabalhos.

Estas acções de inspecção preventiva levadas a cabo pela Infraestruturas de Portugal (IP), inserem-se no programa anual de Inspecção ao estado de conservação às Obras de Arte sob gestão da empresa. A realização desta actividade, efectuada de uma forma periódica e programada, permite à IP assegurar que estas estruturas são seguras e adequadas para utilização dos milhares de automobilistas que diariamente circulam na Rede Rodoviária Nacional.

This article is from: