
1 minute read
Paulo Moura reeleito presidente da ARAC
from Revista ANTRAL 204
by Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros
Paulo Moura foi reeleito presidente do Conselho Director da (ARAC) para o triénio 2021-2023. Do Conselho Director da ARAC fazem também parte Luís Ribeiro, Francisco Farrás Fernández, Jorge Simões, Carlos Caiado, Carlos Sousa, António Silva, Honório Teixeira e Luís Rego.
Na cerimónia de tomada de posse, Paulo Moura sublinhou que a ARAC, enquanto associação representativa dos atuais e futuros meios de mobilidade, estará na linha da frente dos novos modelos de negócio, de que são exemplo a utilização de novas ferramentas digitais para apresentação e comercialização dos produtos propostos pelas empresas.
Advertisement
É objectivo da nova direcção da ARAC, para os próximos três anos, dar continuidade ao trabalho até aqui desenvolvido na reformulação do regime legal do rent-a-car e sharing em benefício das empresas associadas. Será também privilegiado o diálogo com o governo e as entidades públicas.
Sector automóvel português pode perder 4.000 trabalhadores
OPresidente da Associação de Fornecedores da Indústria Automóvel (AFIA), alerta que o sector dos componentes automóveis em Portugal pode perder cerca de quatro mil postos de trabalho até ao final de 2021, o que representa um aumento de quatro vezes na perda de emprego verificada neste sector em 2020, ano em que se extinguiram cerca de 1.000 postos de trabalho.
Estes dados são do conhecimento do Governo, a quem a AFIA pede medidas para contrariar o possível aumento do desemprego, nomeadamente a reactivação do lay-off simplificado.
Em causa, no sector dos componentes para automóveis, está a diminuição das encomendas dos clientes, nomeadamente dos construtores europeus, com efeitos na diminuição da produção, a que se somam os custos de logística com a demora das matérias-primas em chegar da Ásia à Europa. Acrescem ainda o problema da escassez de semicondutores no mercado e o aumento do preço da energia.