A Chrysler lançou o esportivo GTX (Esplanada cheio de faixas pretas), a Ford (que já havia adquirido o controle da Willys) mostrou o Corcel e o Galaxie LTD. A Chevrolet apresentou o Opala, e a Volkswagen lança o sedã quatro portas 1.600, o famoso Zé do Caixão.
O décimo Salão foi marcado pela crise do petróleo, e os compactos começam a ganhar terreno. Mostra recorde em público, esse salão marcou a presença da italiana Fiat em solo brasileiro. Chegava ao mercado naquele ano o Fiat 147.
1976
Também em novembro, e desta vez, com a presença de outro presidente, Ernesto Geisel, foi aberto no dia 22 o nono Salão do Automóvel. As novidades foram o Passat quatro portas, o Fuscão 1.600 e a Caravan, da Chevrolet, entre outros.
1974
O Ford Maverick fazia sua estreia. Foram 236 expositores nesta XVIII edição. O Dodginho 1.800, o Chevette, o Puma GTB, o SP-2 e o MP Lafer.
É aberto pelo presidente João Figueiredo. Um estudo de futuro mostra protótipos de automóveis projetados para o ano 2000, como o Santana Tecno II, montado com vários equipamentos eletrônicos, o Lean Machine, da GM, muito parecido com uma motocicleta, e o Probe IV, da Ford. Nada daquilo se transformou em realidade.
1984
O 12º Salão do Automóvel destaca na Volkswagen o Gol, o Voyage e a Saveiro. A Ford mostrou o sedã Del Rey, conversível, a Fiat lança a perua Panorama, derivada da família 147.
1981
A Chevrolet mostrou o Chevette com carroceria de quatro portas. A Alfa Romeo, uma versão mais sofisticada do seu modelo 2.300, o Alfa TI. A artesanal Santa Matilde, o SM 4.1 (motor de Opala 6 cilindros).
1978
A Audi mostrou o modelo 100, a Ford, a perua Explorer. A Chevrolet lançou a perua Omega Suprema. A Fiat, o Tempra, e um novo Escort foi apresentado pela Ford.
1992
A Peugeot lança o 206. A Fiat mostra o Brava e o Marea SX. A Toyota lança o Corolla, e a Chevrolet, o Astra.
A Fiat trouxe a nova família do Palio, os carros ganharam os motores Fire em toda a linha, inclusive nas versões 1.0. A Chevrolet mostrou o Jipe Tracker e o Celta Spyder.
2000
1998 Um ano repleto de lançamentos. O décimo sexto Salão marcou um novo tempo na indústria brasileira. A Ferrari F-40 e o Alfa Romeo 164, da Fiat, são apenas alguns destaques.
Os lançamentos mais importantes foram o Corsa Wagon, o Palio Weekend e o compacto e controvertido Ford Ka.Os utilitários-esportivos aparecem. A Chrysler mostra a Cherokee, e a Honda traz o CR-V.
1990
1996
O décimo quinto Salão chega com as novidades eletrônicas dos automóveis produzidos aqui. O Gol GTI, da VW e o Monza EFI, ambos com injeção eletrônica de combustível, são exemplos. Parati com motor 1.8 e Bonanza, da Chevrolet, são destaques.
Passou a fazer parte do calendário oficial da Oica, circuito internacional de grandes eventos do setor,no mesmo patamar de outros salões pelo mundo, como: Detroit, Tóquio, Paris, entre outros.
2008
O estande da Chevrolet mostrou o protótipo Journey no 22º Salão do Automóvel. As linhas se caracterizam em um crossover, nova categoria de automóvel na época e hoje uma realidade. Também o Astra quatro portas, Astra GSi e o Meriva, lançado naquele ano. Na Fiat, as estrelas foram o Stilo e o novo motor 1.3 Fire. A VW, com o Polo, começa a renovar sua linha de produtos no Brasil. O Ecosport, da Ford, é o principal modelo do salão naquele ano.
Os automóveis de motor 1.0 introduzidos no país, em 1993, continuavam a ganhar mercado. O Gol 1.0 Plus, da Volks, o Fiesta 1.0, da Ford e o Vivio, popular japonês da Subaru, são exemplos. O luxo também destaca a edição: Jaguar XJ220, Ferrari 512 M e o Porsche 911 brilham em São Paulo.
1988
Uma divergência entre a Anfavea e a Alcântara Machado inviabilizou a participação da Anfavea nesta edição. O décimo quarto Salão contou com 59 veículos importados. Norte-americanos, japoneses, alemães, ingleses, italianos e franceses ocupando a área nobre do Anhembi.
1986
RAIMUNDO COUTO
2002
1994
A edição de 2010 do Salão comemorou 50 anos, ano em que o piloto brasileiro Ayrton Senna também completaria 50 anos. A propósito, o Instituto Ayrton Senna ocupou espaço de destaque na área do salão desse ano, com ações de divulgação do trabalho que a entidade realiza.
2010
A Fiat mostrou novidades que se resumiram no Stilo Schumacher e no Doblò Adventure Estrada Real. O Corvette em nova geração atraiu o público para o estande da Chevrolet. Ao lado dele, a picape conversível SSR.O principal destaque do ano foi o CrossFox.
2004
Salão do Automóvel SP 2012
1968
O quinto Salão do Automóvel foi aberto pelo então presidente Castelo Branco. A mostra foi marcada pelo lançamento dos modelos de luxo: o Itamaraty Executivo e o Ford Galaxie.
1966
Era a quarta edição da mostra paulista, e a indústria brasileira celebrava a produção de 1 milhão de unidades.
1964
Foi a partir desse ano que o salão passou a ser editado de dois em dois anos. O III Salão do Automóvel de São Paulo teve como estrela o DKW Fissore.
1962
No ano seguinte, o II Salão do Automóvel destacou o primeiro esportivo produzido no país, o Willys Interlagos, o Simca Chambord e o VW sedã.
1972
A Chrysler mostrou o Dodge Charger com motor V-8 de 205 cv. A Alfa Romeo 2150 da FNM, o Corcel GT, o Galaxie Landau, da Ford, o Karmann-Ghia TC, o sedã TL, e a Volkswagen, a perua Variant.
No dia 25 de novembro, abriram-se as portas do primeiro Salão do Automóvel, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, reunindo 12 empresas produtoras de veículos do país e fabricantes de peças e componentes.
1961
1970
1960
Ano a ano, os principais destaques de todos os salões
A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE
2 BELO HORIZONTE · 24 de outubro de 2012