Relatório de Atividades - Instituto Ana Rosa 2018-2019

Page 1

. 2018 2019

Relatรณrio de atividades


2

Instituto Ana Rosa

u

Relatรณrio de Atividades 2017


É com renovada satisfação que apresentamos o Relatório de Atividades 2018-2019 da Associação Barão de Souza Queiroz – Instituto Ana Rosa. Em 2018 nosso foco continuou voltado a oferecer a nossas crianças e jovens oportunidades para o desenvolvimento de suas habilidades e competências socioemocionais. Ser um agente transformador e bem prepará-los para os desafios que irão enfrentar em suas vidas, é nossa missão primordial, facilitando sua inclusão social e futura inclusão profissional. Nosso maior desafio, face a um mundo em rápida transformação, é a constante revisão dos conteúdos e métodos pedagógicos que visam, sobretudo, ampliar os horizontes e desenvolver as potencialidades de todos os que atendemos: da primeira infância aos jovens e dos educadores que trabalham conosco, além de fortalecer a parceria com as famílias, base da sociedade. Nada do que tem sido feito pela nossa Associação teria sido possível sem a confiança e o apoio recebidos dos associados, voluntários e da dedicada equipe de funcionários, aos quais, mais uma vez dedicamos nossos agradecimentos.

Maria Lucia Meirelles Reis Presidente


Relatório de Atividades 2018 . 2019 4 5 6 6 7 8 9 10 16 22

Associação Barão de Souza Queiroz Histórico Missão Valores Recursos Voluntariado Instituto Ana Rosa Centro de Educação Infantil - CEI Centro para Crianças e Adolescentes - CCA Centro para Juventude - CJ


34 35 36 37 38 39

Biblioteca

40

Novas ações

41 42 43 44 46 48

Institucional

Serviço de Alimentação e Nutrição Atendimento Oftalmológico Atendimento Odontológico Recursos Humanos Comunicação

Acervo Histórico Genealogia Agradecimentos Governança Dados institucionais


Associação Barão de Souza Queiroz

4

Instituto Ana Rosa


Histórico

Sede Rua Vergueiro (1898 - 1949)

Fundada em 1874, a Associação Barão de Souza Queiroz de Proteção à Infância e à Juventude, que mantém o Instituto Ana Rosa, foi a primeira iniciativa particular de assistência e formação profissional do Brasil. Surgiu numa época em que era pouco expressiva a atuação do poder público no âmbito da garantia dos direitos fundamentais. É uma entidade civil, sem fins econômicos, apartidária, sem restrições de credo, raça ou cor, e tem como objetivo o atendimento socioeducativo, totalmente gratuito, a crianças e jovens. Atualmente, oferece três programas conveniados com a Prefeitura Municipal de São Paulo (Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) e é parceira do SENAI.

Relatório de Atividades 2018 . 2019

5


Associação Barão de Souza Queiroz

Missão Proporcionar melhores condições de vida, educação, proteção e segurança a crianças e jovens provenientes de famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

Valores Manter os ideais de uma família unida em torno do trabalho social e solidário, atendendo à comunidade e transmitindo sua experiência às novas gerações.

6

Instituto Ana Rosa


Recursos A Associação é mantida por recursos advindos da renda de seu patrimônio e dos convênios estabelecidos com a Prefeitura de São Paulo. Até o final de 2018, o projeto “Área 21” foi mantido com recursos provenientes do Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), por meio da parceria com o Instituto Tellus. Recebemos doações que contribuíram para o funcionamento do Instituto, tais como brinquedos, livros, tênis, fraldas e farinha de trigo. Cabe destacar a contribuição financeira de voluntários em duas frentes: Apadrinhamento de Natal, de todas as crianças do CEI e do CCA, e Apadrinhamento de Transporte, que contempla alguns frequentadores do CCA. Também implementamos duas novas fontes de recursos: a doação dos créditos da Nota Fiscal Paulista e a doação de pessoas físicas – ou por meio do nosso site, ou via redes sociais. Com os recursos provenientes de créditos de notas fiscais foram comprados 11 computadores.

Relatório de Atividades 2018 . 2019

7


Associação Barão de Souza Queiroz

Voluntariado 45 voluntários regulares atuaram na biblioteca, em atendimento odontológico, no apoio jurídico, no apoio psicológico, auxiliando nas atividades do CEI e em aulas de jiu-jitsu. Tivemos também 37 voluntários que realizaram palestras, oficinas de gastronomia, eventos e atividades diversas.

8

Instituto Ana Rosa


Instituto Ana Rosa

988

atendidos

CCA

CEI

288

crianรงas de 0 a 4 anos

360

crianรงas e adolescentes de 6 a 14 anos

CJ

340

jovens de 15 a 18 anos



Centro de Educação Infantil - CEI O CEI, primeira etapa da educação básica, tem por objetivo contribuir para que a criança se desenvolva integralmente nos aspectos físicos, educacionais, sociais e nutricionais, complementando as ações da família e da comunidade. Nossa filosofia de trabalho tem como princípios básicos a liberdade de escolha, a ludicidade, a autonomia, a integração entre pares e entre diferentes faixas etárias, a diversidade e as expectativas de aprendizagem, tendo o brincar como norteador das atividades e propostas. Atendemos, gratuitamente, 288 crianças, de 4 meses a 4 anos de idade, de segunda a sexta feira, em período integral, com funcionamento diário de 10 horas.

Na pesquisa da Secretaria Municipal de Educação, 96% das famílias se declaram satisfeitas ou muito satisfeitas em relação a todos os quesitos abordados.

O CEI conta com uma equipe de 44 funcionários diretos, apoiados por outras áreas do Instituto Ana Rosa e pelo trabalho de voluntários. Em 2018, elaboramos um manual de boas-vindas e informações que foi entregue para todas as famílias apresentando o trabalho pedagógico, a rotina e o regulamento interno do CEI.

Relatório de Atividades 2018 . 2019

11


Centro de Educação Infantil - CEI

O projeto “Adaptação” foi substituído pelo projeto “Acolhimento”, mostrando para as famílias que nosso objetivo é estabelecer vínculos significativos entre as crianças, a professora da classe e toda a equipe, proporcionando afetividade e segurança.

Na “Sacola Literária” o resultado foi de 896 empréstimos ao longo do ano, cuja média representou 28 crianças levando livros a cada semana.

As crianças dos Minigrupos II semanalmente utilizaram a sala de informática do CCA. Elas usaram sites educativos para aprender atividades simples como pintar, ligar figuras correspondentes por forma geométrica e cor, montar quebra-cabeças, jogar labirinto e memória. Transformamos a Sala de Vídeo em Sala de Artes e foi contratada uma professora com especialização em arte-educação. Essa mudança também possibilitou que as demais professoras tivessem mais tempo para planejamento enquanto seus alunos frequentam a Sala de Artes. Continuamos com os projetos “Horta”, “Adeus às Fraldas”, “Biblioteca” e “Sacola Literária”.

12

Instituto Ana Rosa


Relatรณrio de Atividades 2018 . 2019

13


Centro de Educação Infantil - CEI

Em novembro, os Minigrupos II fizeram um passeio para a fazendinha “Cia dos Bichos”, em Cotia, onde puderam ter contato mais próximo com animais que não conheciam ou só tinham visto na televisão ou nos livros. Estas crianças também ganharam como presente de despedida um livro com frases ditas por elas e selecionadas pelas professoras durante todo o ano. Atendendo a uma solicitação das famílias, fizemos vídeos com a rotina de todas as turmas, que são divulgados no site e em nossas páginas do Facebook e Instagram.

Horta

14

Instituto Ana Rosa

Cia. dos Bichos

Parquinho


Relatรณrio de Atividades 2018 . 2019

15


16

Instituto Ana Rosa


Centro para Crianças e Adolescentes - CCA O CCA é um espaço de referência para o desenvolvimento de ações socioeducativas, que buscam assegurar o fortalecimento dos vínculos familiares e o convívio grupal, comunitário e social. Atendemos, gratuitamente, 360 crianças e adolescentes, entre 06 a 14 anos de idade, de segunda a sexta-feira, em dois turnos (manhã e tarde) totalizando 45 horas semanais de atendimento. Algumas atividades e eventos foram realizados aos sábados e no final da tarde, para ampliar a participação das famílias.

44,5% das crianças e adolescentes frequentam o CCA há mais de 3 anos.

O CCA contou com uma equipe de 16 funcionários diretos, apoiados pelas outras áreas do Instituto Ana Rosa e pelo trabalho de voluntários.

Relatório de Atividades 2018 . 2019

17


Centro para Crianças e Adolescentes - CCA

Dando continuidade às mudanças iniciadas em 2017, fizemos alterações na grade de atividades do CCA e as turmas passaram a ter um educador de referência e a transitar por diferentes oficinas: Artes Integradas, Projeto de Vida, Iniciação Musical, Esportes, Artes Manuais, Culinária, Meio Ambiente, Informática, Leitura e Contação de Histórias. As crianças e adolescentes também puderam escolher entre atividades optativas: coral, percussão, banda marcial, teatro e inglês. No mês de julho, as turmas 4, 5 e 6 participaram do “Estudo do Meio – Conhecendo São Paulo nas Férias” e as turmas M3 e T3 “Explorando a Região do Instituto Ana Rosa”. As turmas 4 e 5 visitaram o Cemitério da Consolação e conheceram esculturas executadas por artistas renomados e jazigos que são obras de arte, inclusive o do Barão de Souza Queiroz, fundador do Instituto Ana Rosa. Depois, foram até o MASP, visitaram o acervo e a exposição temporária e finalizaram com um passeio ao Parque Trianon.

18

Instituto Ana Rosa


Informรกtica

Coral

Mascote

Atelier

Relatรณrio de Atividades 2018 . 2019

19


Centro para Crianças e Adolescentes - CCA

As turmas 6 visitaram o Museu do Futebol, o Parque Buenos Aires e também foram ao Cemitério da Consolação. 1.709 atendimentos às famílias em visitas domiciliares e atendimentos individuais.

Ainda em julho, oferecemos atividades variadas: artesanato, música, gincanas, culinária, piquenique, jogos esportivos e cooperativos. As turmas 1, 2 e 3 puderam permanecer no Instituto em período integral durante o período das férias escolares. As turmas 1, 3 e 4 foram a um concerto didático na Sala São Paulo e todas as turmas visitaram o Parque Luís Carlos Prestes, que fica próximo ao Instituto Ana Rosa. Durante o ano, ainda tivemos as “Noites do Pijama” para todas as turmas. Os três eventos que fizemos com as famílias, com maior participação foram a Festa Junina, o Festival de Música e o Almoço das Famílias.

20

Instituto Ana Rosa


Expressรฃo Corporal

Museu do Futebol

Festa Junina

Gincana

Relatรณrio de Atividades 2018 . 2019

21



Centro para Juventude – CJ O CJ é um espaço de convivência destinado a jovens com idade entre 15 e 18 anos incompletos. Por meio da oferta de atividades socioeducativas e cursos de qualificação profissional nas áreas de Gastronomia, Elétrica e Tecnologia e Gestão, esse programa tem como principal objetivo oferecer proteção social a jovens em situação de vulnerabilidade, além de contribuir para que estes adquiram autonomia e construam itinerários de inserção e emancipação social. Atendemos, gratuitamente, 340 jovens, de segunda a sexta-feira, em dois turnos de quatro horas, além do horário de almoço, nos períodos da manhã e da tarde. Os jovens frequentaram ainda atividades optativas após o período das aulas e aos sábados: teatro, banda marcial e aulas de inglês, além de eventos esportivos e reuniões com as famílias.

89% das famílias do CJ declaram estar plenamente satisfeitas com o trabalho realizado pelo Instituto Ana Rosa.

Relatório de Atividades 2018 . 2019

23


Centro para Juventude – CJ

As vagas oferecidas estão divididas da seguinte forma: Manhã

Tarde

Total

Gastronomia

40

40

80

Elétrica

0

20

20

Tecnologia e Gestão

120

120

240

Total

160

180

340

O convênio com a PMSP mantém parte das despesas de 240 jovens e outros 100 são totalmente custeados pelo Instituto Ana Rosa. O CJ contou com uma equipe de 16 funcionários diretos, apoiados pelas outras áreas do Instituto Ana Rosa e pelo trabalho de voluntários.

24

Instituto Ana Rosa


CURSOS OFERECIDOS Continuamos com os três cursos de iniciação profissional e o Laboratório de Criatividade Área 21. A inovação do ano foi a implementação das oficinas de “Linguagem” e “Projeto de Vida” e das “Sextas Eletivas”.

n ELETRICISTA INSTALADOR O curso, com duração de 1 ano, tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas a princípios e leis que regem o funcionamento de instalações elétricas residenciais e públicas por meio de instrumentos, ferramentas, procedimentos e métodos que permitam o planejamento, execução e avaliação de instalações e suas proteções, de acordo com normas técnicas, ambientais e de segurança em vigor.

Relatório de Atividades 2018 . 2019

25


Centro para Juventude – CJ

n TECNOLOGIA E GESTÃO O curso, com duração de 2 anos, está dividido em dois módulos: Básico e Avançado. A área de Tecnologia capacita o jovem a utilizar o computador para produção de textos, planilhas eletrônicas, apresentações gráficas e utilização da internet. Inclui ainda configuração de equipamentos, análise, planejamento e manutenção de redes. A área de Gestão tem o objetivo de desenvolver as competências para trabalhos pertinentes às áreas administrativas das organizações, de acordo com a legislação, procedimentos internos, normas técnicas, ambientais, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho.

26

Instituto Ana Rosa


n GASTRONOMIA O curso de Gastronomia também está dividido em 2 módulos. Desenvolve competências que permitem a execução de receitas variadas, utilizando máquinas e equipamentos industriais e semi-industriais, respeitando normas sanitárias, de qualidade e de segurança no trabalho. Tivemos a segunda edição do Bake Off, competição gastronômica que tem como finalidade observar a capacidade dos jovens de trabalhar em grupo, realizar diferentes preparações, aplicar técnicas de confeitaria e lidar com críticas e avaliações de seu trabalho. “Uma Viagem ao Mundo Árabe” foi a proposta construída pelos jovens das turmas de Gastronomia para celebrar o encerramento das atividades do módulo avançado.

Relatório de Atividades 2018 . 2019

27


Centro para Juventude – CJ

OFICINAS SOCIOEDUCATIVAS n LINGUAGEM A oficina teve como principal objetivo desenvolver atividades socioeducativas comprometidas com a ampliação das competências de comunicação oral e escrita dos jovens, habilidades indispensáveis para o trânsito deles por diferentes espaços e domínios sociais, inclusive daqueles relacionados ao mundo do trabalho.

n PROJETO DE VIDA Um espaço de reflexão e problematização de diferentes aspectos que incidem sobre suas vidas tais como: família, educação/escola, relações de amizade, contexto socioeconômico e cultural e mundo do trabalho.

n SEXTAS ELETIVAS Os jovens puderam escolher entre as seguintes atividades: banda marcial, esportes, oficinas de teatro, “Cine Pipoca”, oficinas de arte-cultura, além de encontros para auxiliar os jovens em sua preparação para o ENEM.

28

Instituto Ana Rosa


n ÁREA 21 – LABORATÓRIO DE CRIATIVIDADE Consiste em um laboratório maker que tem como objetivo desenvolver competências e capacitar jovens na utilização de soluções inovadoras de tecnologia, protagonismo e educação para o futuro. Na mostra de projetos os jovens apresentaram propostas de desenvolvimento de aplicativos, jogos eletrônicos e de tabuleiro, utensílios domésticos e serviços públicos destinados a responder a uma série de problemas sociais. A mostra contou com a participação de familiares, amigos dos jovens e especialistas convidados. No segundo semestre as oficinas contaram com a participação de 188 jovens das turmas 5 e 6, do nosso CCA, e de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas da região.

Relatório de Atividades 2018 . 2019

29


Centro para Juventude – CJ

n TEATRO Ao longo do ano, o grupo de teatro “Os sem nome” – formado pelo CCA, CJ e ex-alunos, trabalhou com a peça Geração Trianon com duas apresentações para familiares e convidados. Parte desse grupo também fez uma encenação de Natal na Festa do Barão, com participação da Banda Marcial.

n CURSO DE INGLÊS – 4YOU2 No primeiro semestre oferecemos oito turmas de inglês, sendo uma delas composta exclusivamente por funcionários. Como o número de faltas e desistências foi grande, decidimos diminuir o número de vagas oferecidas, passando para quatro turmas no segundo semestre.

30

Instituto Ana Rosa


n BANDA MARCIAL Tivemos várias apresentações internas e externas. O grupo, formado por CCA, CJ e ex-alunos, participou do Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais da Cidade de São Paulo. A Banda ficou em primeiro lugar na Etapa Regional do Butantã, recebendo o Certificado Ouro, que é uma qualificação técnica, e com isso se classificou para a Etapa Final e nesta fase recebeu novamente o Certificado Ouro.

Relatório de Atividades 2018 . 2019

31


Centro para Juventude – CJ

EVENTOS n MOSTRA DE PROJETOS Os jovens de Tecnologia e Gestão Básica exibiram folders, banners e apresentações de Power Point que sugeriam aos participantes a adoção de procedimentos de controle de orçamento doméstico, aplicativos e planilhas de gestão de finanças pessoais e de controle do endividamento, além de discorrerem sobre a evolução tecnológica em diferentes campos: saúde, educação, entretenimento etc. Os jovens do curso Eletricista Instalador desenvolveram protótipos de um drone e de um carro com sensor de obstáculos. As turmas de Gastronomia Básica prepararam brigadeiros gourmet que foram distribuídos aos convidados.

n DESAFIO JOVENS TRANSFORMADORES - ASHOKA BRASIL E ORACLE Cinco jovens do CJ, que frequentaram o Área 21 no primeiro semestre, ganharam o prêmio Desafio Jovens Transformadores – Ashoka Brasil e Oracle com o projeto “Três P”, já apresentado na nossa mostra de julho.

32

Instituto Ana Rosa


n ENCONTRO DE EX-ALUNOS Realizado em setembro, o encontro de 2018 foi especial porque contou com a presença de ex-alunos que moraram no Instituto de 1970 a 1983, época do internato. Alguns não visitavam o Ana Rosa há mais de 40 anos e foi difícil conter a emoção e as lágrimas. Eles visitaram os espaços do Instituto, puderam rever seus antigos quartos e compartilhar suas histórias com os outros exalunos mais jovens. Foi um dia de muita emoção e sentimentos de profunda gratidão por vê-los, todos, realizados e ouvir pungentes testemunhos de vidas bem vividas, certamente a partir do quanto aqui aprenderam.

n MEU MUNDO, MEU TRABALHO: PALESTRAS E WORKSHOPS Durante o ano promovemos o diálogo dos jovens com profissionais de diferentes áreas. Tivemos a participação de Daniel Mendez, presidente da Sapore e Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da Gol Linhas Aéreas, que falaram sobre suas trajetórias profissionais, mercado de trabalho e oportunidades, compartilhando dificuldades, conquistas e como construíram suas carreiras. Eles mostraram aos jovens que o voluntariado deve fazer parte da vida dos profissionais de sucesso.

Relatório de Atividades 2018 . 2019

33


Biblioteca Realizamos 547 atividades regulares envolvendo CCA, CEI, CJ e funcionários, além de participação em 11 eventos. Temos 10.700 livros no acervo da Biblioteca. Foram realizados 3.467 empréstimos durante o ano, com um aumento de 35% em relação a 2017.

34

Instituto Ana Rosa

Firmamos uma parceria com o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo no programa “Biblioteca Passa por Aqui”, no qual são disponibilizados 300 livros a cada 4 meses. Os melhores leitores do CCA e do CJ foram premiados no final do ano com uma visita ao Sítio do Pica-Pau Amarelo, em Taubaté. Ampliamos o empréstimo de livros para as famílias das crianças e adolescentes atendidos nos três setores.


Serviço de Alimentação e Nutrição Tem como função proteger a saúde, respeitando as boas práticas de recebimento, conservação, manipulação e preparo dos alimentos, oferecendo uma alimentação equilibrada e saudável. A pesquisa de satisfação realizada com os usuários apresentou melhora em todos os aspectos, em comparação com o ano anterior. A avaliação nutricional, que já era feita no CEI, passou a incluir as crianças e adolescentes do CCA.

Relação Peso/Altura no CCA

%

Muito abaixo do esperado

4

Abaixo do esperado

6

Adequado

55

Acima do esperado

21

Muito acima do esperado

14

365 mil refeições 165 mil para o CEI 89 mil para o CCA 71 mil para o CJ 40 mil para funcionários 101 eventos tiveram a colaboração do Serviço de Alimentação e Nutrição 60 atendimentos e orientações de dietas para pais de crianças do CEI

Relatório de Atividades 2018 . 2019

35


Atendimento Oftalmológico Continuamos com a parceria com a Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha para atendimento do CEI e do CCA. Nossa equipe recebeu treinamento e fez uma triagem inicial das crianças. Aquelas que apresentaram algum problema, foram encaminhadas para consulta com oftalmologistas.

36

Instituto Ana Rosa


Atendimento Odontológico O atendimento odontológico no Instituto Ana Rosa é feito de duas formas: por um grupo de dentistas voluntárias no CEI e por uma dentista contratada que atende o CCA e o CJ em 3 dias na semana.

No CCA e CJ, 492 pacientes foram atendidos pela dentista e foram realizados 730 procedimentos. No CEI foram 337 atendimentos.

Além dos atendimentos clínicos, as dentistas também fazem trabalhos de orientação para as equipes dos setores, crianças e adolescentes e suas famílias.

Relatório de Atividades 2018 . 2019

37


Recursos Humanos O Instituto Ana Rosa se empenha em oferecer suporte organizacional consistente aos seus 116 funcionários, com serviços que promovam bemestar individual e coletivo.

Creusa da Costa

Lucia Ueno

2018 foi o ano da aposentadoria de duas de nossas principais colaboradoras: Creusa da Costa, coordenadora financeira desde 1990 e Lucia Maria de Medeiros Ueno, coordenadora do serviço de alimentação, desde 1994. Após tantos anos de dedicação e amor ao Instituto Ana Rosa, FUNCIONÁRIOS / SETOR Nº ambas continuarão próximas, Administração 7 como Associadas Efetivas. Na Avaliação de Desempenho, cada funcionário foi avaliado individualmente e recebeu seu feedback. Doze colaboradores foram promovidos, seguindo o plano de carreira.

Manutenção e portaria

15

Serviço de alimentação

15

CEI

44

CCA

16

CJ

16

Jovem Aprendiz

3

TOTAL

38

Instituto Ana Rosa

116


Comunicação

Website

O site www.anarosa.org.br, o Facebook e o Instagram se consolidaram como meios eficientes de divulgação. Contamos com um estagiário de mídias sociais, o que possibilitou incremento na nossa comunicação.

Facebook

Facebook 4.432 seguidores - ganhamos 1.534 seguidores 464.592 pessoas alcançadas 4.210 comentários e compartilhamentos 44.458 curtidas Instagram 2.919 seguidores - ganhamos 2.033 seguidores 16.730 curtidas e comentários Instagram Relatório de Atividades 2018 . 2019

39


Novas ações n n

40

Inscrição do Ana Rosa em editais e projetos incentivados; ealização, pela primeira vez no Ana Rosa, do encontro anual do grupo dos ex-alunos R do período do internato;

n

Elaboração e distribuição para as famílias de manuais informativos dos três setores;

n

Revisão do Projeto Pedagógico do CEI;

n

Atualização da grade do CCA, oferecendo mais oficinas temáticas;

n

Realização do Projeto Primeiro Livro coordenado pela equipe do CCA;

n

Bolsas de inglês, na Escola Fisk, para os jovens com melhor desempenho;

n

Coordenação, pela equipe do CJ, do Laboratório Área 21;

n

Elaboração e atualização das apostilas do curso de Gastronomia.

n

Atualização do currículo dos cursos de Eletricista Instalador e Tecnologia e Gestão.

Instituto Ana Rosa


Institucional

Relatรณrio de Atividades 2018 . 2019

41


Institucional

Acervo Histórico Nosso acervo histórico consiste em uma coleção rara de documentos, imagens, publicações e objetos que vêm sendo armazenados desde as primeiras gerações da família. Devido à sua própria natureza histórica, esse conteúdo necessita de identificação, preservação e catalogação, já iniciadas com o novo projeto de gestão documental. Após o mapeamento e a finalização da digitalização do conteúdo do acervo, a família e o público interessado poderão acessá-lo em nosso site www.anarosa.org.br.

42

Instituto Ana Rosa

Barão de Souza Queiroz


Descendentes de Beatriz Soares de Camargo Corrêa da Fonseca

Beatriz Soares de Camargo Corrêa da

Silvio Corrêa da Fonseca, [Médico]

Fonseca

1949 - 2012

1951

Manoel Corrêa da Fonseca Neto

Elaine Rassi Jacó Corrêa da Fonseca

Ana Maria Corrêa da Fonseca Braz

1979

(Nani)

1981

Fernando Braz 1986

Fábio Corrêa da Fonseca

Giovanna Azzi Corrêa da Fonseca

1987

1989

1978

Genealogia

Rodrigo Rassi Corrêa

Eduardo Rassi

da Fonseca

Corrêa da Fonseca

2011

2012

Produzido por My Heritage

Vêm de longe a dedicação e o cuidado com a preservação da história da família. Ao longo de décadas, o seu crescimento vem sendo registrado, compilado e publicado. Os dados de mais de 5 mil descendentes e agregados do fundador estão reunidos em uma plataforma online, disponibilizada no site www.anarosa.org.br. Foi usada a plataforma My Heritage – o maior site de genealogia do mundo, que conta com mais de 80 milhões de usuários e permite criar árvores genealógicas e anexar fotos, documentos e outras informações.

Relatório de Atividades 2018 . 2019

43


Institucional

Agradecimentos A todos os que fizeram a diferença na vida das crianças e jovens do Instituto Ana Rosa nossos agradecimentos por seu entusiasmo, dedicação e disponibilidade. Academia Central Aikido, Adriana de Souza Queiroz, Adriana Mazalla, Adriana Teodoro dos Santos, Alessandra Mazalla, Alisson Allapont, Amedeo di San Marzano – Ocrim S/A Produtos Alimentícios, Ana Carolina Soares de Camargo de Freitas Barbosa, Ana Clara Sousa de Oliveira, Ana Maria do Amaral Andrade, Ana Teresa Brotero de Barros Vicente de Azevedo, Ana Tereza Sartori de Barros, André Costa, Andrea Guasti, Andrea Mendonça, Andrea Teixeira, Andreia Fortes Lima, Andréia Moraes – Delícias de Comer, Angela Serino, Ani Ramos, Anita Guerra, Ariel de Castro Alves, Associação Mães Solidárias, Aurélio E. do Nascimento, Banco Itaú-Unibanco, Bárbara Negri Cruz, Beatriz Chiozo, Betina Guindi, Brenda Brisighello Rocco, Breno Lima, Bruna Piquera, Caio Gianpiccolo, Camila de Souza Queiroz Tahan, Capisce, Carlos Augusto de Souza Queiroz, Carol Bassi, Caroline da Silva Santos, Casandra Denatto, Cecília Amaral Lotufo, Cecília Gushiken, Claudia Carvalho, Clododaldo P. Andrade, Crefisa, Cristiana Arruda Pascarelli Niccheri, Cristiane Iazzeta, Cristiane Maria Silva Trindade Fontes, Cristina Puliese, Damiana Maria da Silva, Daniel Mendez, Edgar – Rapper, Elisa Menezes – Gestão Imobiliária, Eloisa Canci Franco, Erika Escobar Napoleão, Erika Rodrigues, Escola Portal do Morumbi, Fernanda Correa Franco, Fernanda Oliveira Nishiyama, Fernanda Picciani, Flávia Barreto de Sá, Flávio Federico – Escola de confeitaria, Fox Sports Brasil, Francisco Barros de Campos Junior, Franco Contabilidade, Gabriel Di Pierro, Gabriel Medina, Gabriela de Oliveira Miranda Araújo, Georgia Atalla, Georgia Cruz Lima, Geovanna Dias Aguiar, Gilda Marques de Azevedo, Gisele Cardoso – Centro de Cidadania LGBT Sul, Gisele Rodrigues – TIISA COMSA Metrô Linha Amarela, Gislene Marinelli Murad, Giulielle Seteffani Barros Nascimento, Graciela Alves da Costa, Guilherme Meireles Zago – Bullguer, Gustavo D’Almeida Pereira, Henrique T. de Oliveira, Hideko Toyota, Homero Alves Cardoso – TIISA COMSA Metrô Linha Amarela, Ícaro Santos Silva, Igor Martins, Instituto Singularidades,

44

Instituto Ana Rosa


Isabella Felippe dos Santos, Isaque Pereira Cordeiro, Janaina Correa da Fonseca Dallan, Janyne Moreira de Sena, Jeferson Luciano da Costa, José Alvaro Pereira Leite, José Carlos Sobral, José Eduardo Pousada Tahan, José Ricardo Pousada Tahan, José Roberto Pousada Tahan, Josiane Marques da Silva, Juliana Glasser, Keila Aparecida da Silva, Keyllen Nieto, Leandro Ferreira Rocha, Letícia Santos da Silva, Lilian Pães e Doces, Lilyan Martinho Bicalho de Souza, Lucas Carvalho de Aquino, Lucia Rodrigues Mendonça, Lucia Maria Ueno, Luciana Ribeiro de Mendonça, Luís Felipe Taunay Ferreira, Luis Marcondes, Luiz Augusto de Souza Queiroz Ferraz, Luiz Eduardo Ferreira Ayres, Luiz Eduardo Tahan, Luiz Roberto de Souza Queiroz, Luiza Lindenberg Pacheco, Luiza Ribeiro do Valle, Manuela Elias Kessler de Azevedo, Mara de Souza Queiroz, Marcos Tauany, Mari Mars, Maria Antonieta Galvão Cintra, Maria Claudia Paciléo Borba, Maria Cristina da Silva Pagano, Maria Cristina Soares de Camargo Ferreira Ayres, Maria Fernanda de Medeiros Redi, Maria Isabel Tavares Aguiar, Maria Isaura Monteiro Buelau, Maria Luiza de Souza Aranha Melaragno, Maria Silvia Costa Mastrocolla de Almeida, Maria Tereza de Sousa Aranha, Mariângela Milena Santos Schalka, Marília Rosenberg Beznos, Marina Queiroz do Amaral Turrin, Marina Ribeiro da Luz Loew, Mateoni – Restaurante Almanara, Matheus Lins, Maura Coleone Viana de Barros, Mayra Afonso Corrêa de Toledo, MFM - Negócios Inteligentes, Mônica Molina, Nádia Araujo – 13º Cartório de Registro Civil do Butantã, Napoleão Alves Filho, Nathalia Gonçalves, Neide Cristina Dias Agassawara, Nicolas Santos do Nascimento, Odirlei Lourenço, Patrícia de Santa Cruz Pimenta, Paula Rial – Studio Paula Rial, Paulo Kakinoff, Pedro Augusto dos Santos Barbosa, Pedro José Barbosa, Pedro Ribeiro do Valle, Pilar Castro Sampron, Priscila Vieira, Rachel Cietto, Raquel Gil Vieira, Raquel Souza dos Santos, Rebecca Tudi Danila, Regina Celia Coletti, Reinaldo Franco – Rotary Butantã, Renata Bonilha, Renata Storck, Renato Prado, Ricardo Russo – 34º Cartório de Registro Civil Cerqueira César, Rita de Cássia Borba, Roberta Barcena Calvo, Roberta Mendonça, Rodrigo Uchôa Fagundes Ferraz de Camargo, Rosalba Filipini, Rosemary de Moraes Pereira, Rosemir Santos Soares, Salsabil Matouk, Sandra Namidomi, Sandra Regina Thomazinho da Silva, Sandra Wilma, Sergio Nave – Nestlé, Silvana M. Mariutti Portolano, Silvana S. Navarro, Sirlene Alves de Oliveira, Soraya Santos Marques, Suely Silveira, Sylmara Castro Vianna, Talal Altinawi, Talita Motanhel, Tatiana Paulichi Avila – SBCoaching, Tatiane Lopes do Nascimento, Tiziana Acquaviva, Todos Pela Educação, Val Lima, Valéria Bigliani Ferreira, Valéria Cristina Natal, Valter Barbosa da Silva, Vera de Souza Aranha Guasti, Vivian Kasai, Whitney de Souza Queiroz, Yoder Vargas Lozada, Yukie Kabashima, Yurley Pineda Rojos.

Relatório de Atividades 2018 . 2019

45


Institucional

Governança CONSELHO DIRETOR Presidente: Maria Lucia Meirelles Reis Vice-presidente: Adriana de Souza Queiroz Diretor Tesoureiro: Luiz Vicente de Souza Queiroz Ferraz Diretor de Patrimônio: Rodrigo Brotero Pereira de Castro Diretora social: Ana Maria Morelli Ferraz Diretora de Promoção Humana: Beatriz Soares de Camargo Correa da Fonseca 1º Diretor Adjunto: José de Souza Queiroz Neto 2º Diretor Adjunto: José Octávio de Souza Queiroz 3º Diretor Adjunto: Carlos Eduardo Uchôa Fagundes Júnior 4ª Diretora Adjunta: Vera Cecília Meira de Castro 5º Diretor Adjunto: José Álvaro Pereira Leite

46

Instituto Ana Rosa


CONSELHO FISCAL Carlos Augusto de Souza Queiroz Carlos Eduardo Uchôa Fagundes Maria Tereza de Souza Aranha Olga Maria Alvares Rubião Sonia Vianna Vanzolini CONSELHO CONSULTIVO Heloisa Meira de Castro Laura Coppola Uchôa Fagundes Luiz Roberto de Souza Queiroz Maria Luiza de Souza Aranha Melaragno Pedro Ribeiro do Valle

Relatório de Atividades 2018 . 2019

47


Institucional

Dados institucionais Associação Barão de Souza Queiroz de Proteção à Infância e à Juventude – Instituto Ana Rosa CNPJ: 60.598.539/0001-16 Rua Canio Rizzo, 100 – Vila Sônia – CEP 05519-090 – São Paulo – SP (11) 3746-1700 anarosa@anarosa.org.br www.anarosa.org.br /InstitutoAnaRosa @institutoanarosa

48

Instituto Ana Rosa


Relatรณrio de Atividades 2018 . 2019

49


50

Instituto Ana Rosa


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.