Informativo AMC - Edição 10

Page 4

observados a lista da ANS- Agencia nacional de saude suplementar. Hoje maioria dos medicamentos contra câncer são orais. A maioria baseados em terapias alvos direcionadas contra câncer. Alguns canceres tem prognósticos restritos e limitados; mas para maioria se detectados precocemente busca-se a cura e aumento de sobrevida. Dispor de opções de melhores tratamentos, com menos efeitos colaterais e de melhor qualidade de vida ao paciente oncológico são essenciais. Os desafios vão o desde diagnósticos, atrasados pela pandemia, e a agilidade dos tratamentos mais efetivos. Entender como os atrasos afetam o prognóstico e sobrevida; e é importante para toda sociedade. Segundo a OMS- Organização Mundial da Saúde, em 2020 tivemos mais de 600 mil casos novos; diagnosticados no Brasil; entre principalmente canceres de próstata, mama, pulmão, colo-retal e tireóide. Os números são frios! O diagnóstico chega como surpresa inicial ; já o enfrentamento e tratamento são desafiadores. Muitas vezes precisamos buscar diagnósticos moleculares genéticos, para definir tratamentos e prognósticos. Acesso e custo são dificuldades reais cotidianas. De modo geral, prevenção é sempre o foco. Mas as vezes é mais fácil tratar do que modificar esses fatores de risco na população. Cultura de dificuldade de auto-cuidado estão piores atualmente. Home office surge como outro fator de sedentarismo. Os níveis de tabagismo voltando a serem preocupantes; e todas mazelas que esses riscos trazem. Tem

sintoma novo, não deixar adiar essa consulta de rastreamento de câncer e outras doenças são fundamentais. Históricos preocupantes são quando há doenças de câncer na família, principalmente em pessoas de idade jovem, além de outros fatores de riscos envolvidos. Não esqueçamos também hoje de lembrar que os pacientes com câncer devem ser vacinados. Nos pacientes oncológicos o Covid-19 tem comportamento de maior risco! Tempo aqui vale realmente ouro. Certamente temos Centros Oncológicos de Excelência pelo pais e em Fortaleza! Trabalho em centro de referência; e claro, maior a responsabilidade profissional! Profissionais valorizados e engajados sempre são diferenciais nessa estratégia de saúde! Claro que temos inúmeras outras carências, mas cada dia uma luta para impactar. Assim, instituições e profissionais certificados podem ter desempenhos importantes nesse momento de combate ao Câncer. Prevenção e hábitos de cuidados de saúde mantem-se prioridade! Fazendo isso, investiremos na melhor estratégia possível: prevenir que um cenário pior aconteça!

4

I N F O R M AT I V O A M C | E D I Ç ÃO 1 0


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.