Manual do Agente - Croácia - Dubrovnik

Page 1

m

e nt

do ag e ual n a

Dubrovnik Vi

aja r To ur s

Pula •

Bósnia-Herzegovina

Croácia Zadar •

Clima Mediterrânico

Representante local no destino

Croata, Inglês

Voos diretos para Dubrovnik, só charter

230v/50Hz

+1h que Portugal Continental

Kuna HRK 1€ = aprox. 7,45HRK

Sem medicação obrigatória

Cartão de Cidadão ou Passaporte Não é necessário visto

A região croata de Dalmácia/Dubrovnik é lugar de histórias intermináveis e paisagens de tirar o fôlego. Foram aqui eregidas inúmeras muralhas para proteger tesouros, e Dubrovnik é um dos mais belos exemplos com os seus 1.940 metros de muralha em torno de uma das cidades mais bonitas do mundo. “A Pérola do Adriático” cativou e seduziu reis e artistas durante séculos com sua imaculada arquitetura medieval. Dubrovnik, foi um dos menores e mais importantes estados mercantes do Mediterrâneo. Tinha escritórios consulares em mais de 80 cidades, e a sua frota de quase 700 navios mercantes rivalizava com a de Veneza. Sob o patrocínio celestial de St. Blasius e coroado pela famosa bandeira Libertas voando de um alto pilar de pedra guardado pelo seu lendário cavaleiro Orlando, Dubrovnik é uma cidade cuja história é melhor contada pela própria cidade. Sobre a sua fundação, existem diversas teorias, entre as quais uma que conta que a cidade foi fundada por marinheiros gregos, no séc. VII. Enquanto cidade que se tornou próspera, foi também alvo de cobiça. Os árabes atacaram a cidade no séc. VII e, conta-se uma vez mais, que Rolando, cavaleiro lendário e sobrinho de Carlos Magno, veio em defesa da cidade, libertando-a dos seus invasores. Passaram depois por aqui os Bizantinos, por entre tentativas de saque. Foi então no séc. XII que nasceu a muralha para defender o porto de possíveis invasões. Após a Quarta Cruzada, entre 1205 e 1358, ficou sod o domínio de Veneza. Entrou-se depois num período em que Ragusa (a antiga Dubrovnik) se governou a si própria, como um estado livre. Os otomanos também por aqui passara, com a atual fronteira entre a Croácia e a Bósnia-Herzegovina a corresponder exatamente ao limite histórico da expansão turca. Os turcos detiveram-se no cimo das montanhas que dominam a cidade como uma muralha mas não desceram, concedendo uma espécie de privilégio à pequena cidade cristã. A república entrou em declínio após o terramoto de 1667, tendo

Split •

Mar Adriático

Dubrovnikñ

mesmo sido obrigada a vender parte do seu território aos otomanos por forma a evitar vir a ter fronteiras terrestres com Veneza. Hoje, essa faixa de terreno pertence à Bósnia-Herzegovina, e é o único acesso deste país ao Adriático. Vieram depois os franceses com o Império Napoleónico, seguidos pelo Império Austríaco até ao ano de 1918, ano em que foi integrada no que viria a ser o Reino da Jugoslávia. Passaram a II Guerra Mundial até ao que viria a ser, em 1991, o desmenbramento da Jugoslávio, tendo sido mesmo foco de um cerco de sete meses que praticamente a destruiu. Com o fim da guerra, o governo croata e a UNESCO, iniciaram um projeto de reconstrução, usando técnicas e materiais tradicionais. Agora, entre na cidade sabendo um pouco da sua riquíssima história... caminhe ao longo da sua rua principal, Stradun, cuja calçada de pedra aqui colocada em 1468 foi polida pelos pés que a percorrem há centenas de anos. As gloriosas muralhas, fortalezas e bastiões da cidade oferecem uma vista das mágicas ilhas elafitas - Sipan, Lopud e Kolocep, espalhadas como pérolas no azul do mar. Chamadas de Ilhas Elaphitas, em homenagem à palavra latina Elaphos para veado, este arquipélago, que costumava ser o habitat desse nobre jogo selvagem, concentra todas as qualidades do Mediterrâneo intocado, com vegetação subtropical, extensos pinheiros e olivais, todos cercados por praias incríveis. A não perder? Vá até ao Forte de São Lourenço para uma das melhores vistas sobre a cidade muralhada. Depois volte à cidade e passeie pelas muralhas, com uma visita à Torre de Minceta. Dentro das muralhas existem inúmeros pontos de visita, com igrejas e pequenas praças, e palácios onde se destaca o do Reitor que costuma albergar diversos concertos e o Festival de Verão de Dubrovnik. Não se esqueça de ir até ao Porto Oeste, palco de diversas filmagens da séria “Guerra dos Tronos”. Para os fãs da série existem mesmo tours dedicados que o farão reviver todas as temporadas.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.