destino_: Djerba

Page 1


Temperatura média de 27ºC

Voos diretos apenas em charter

Sem medicação obrigatória

Bem-vindo a Djerba!

Dinar TND 1€ = aprox. 3,12 TND

220 v Verão > igual a Portugal Continental

djerba dicas & sugestões

Há quem diga que a paisagem deste pequeno país do sul do Mediterrâneo se resume a quatro cores: o azul do mar e das portas e janelas de Sidi Bou Saïd; o verde dos oásis exuberantes e das reservas naturais; o dourado do sol refletindo nas dunas de areia do deserto; e o ocre das Medinas, do Coliseu de El Djem e das ruínas de Cartago. Um país surpreendente, reunindo um conjunto de atributos que o poderão transformar no destino ideal para as suas próximas férias.

A Tunísia é um país de grandes contrastes naturais, com 1.300 Km de costa, e das mais belas praias de areia fina do Mediterrâneo, campos de sobreiros, olivais, vinhedos, oásis de montanha, e as dunas douradas do majestoso deserto do Saara. É um país que foi palco de diferentes culturas e civilizações, tendo sido ocupado ao longo dos tempos por fenícios, cartagineses, romanos, bizantinos, otomanos, espanhóis e árabes, entre outros. Um verdadeiro caleidoscópio de povos e culturas que aí deixaram a sua marca, perpetuando um clima de harmonia extremamente enriquecedor e gratificante. Uma terra que oferece um passeio de 3.000 anos de história e que conta com um património arqueológico de prestígio mundial (a coleção de mosaicos romanos do Museu Nacional do Bardo, Cartago, Dougga, o Coliseu de El Djem…).

Rica e variada, a gastronomia tunisina assimilou ao longo dos séculos as influências mediterrânicas, magrebinas e orientais. A riqueza cultural e a frescura dos produtos naturais, tanto do mar como da terra, constituem os ingredientes essenciais das suas especialidades: saladas de vegetais assados, tajines (omeletas com carne e legumes), cuscuz, briks (empadas fritas), cordeiro assado e pastelaria variada, à base de frutos secos e calda de açúcar.

As mil e uma oportunidades de compras nos “souks”… desde os famosos tapetes de Kairouan e Gabès, à louça de barro e cerâmicas de Nabeul e Djerba, aos objetos em cobre gravado e esmaltado de Tunis, às telas e tecidos bordados a ouro e prata, e os artigos em couro, sem esquecer as jóias

jFrancês, Inglês

Representante local no destino

Passaporte Não é necessário visto

tradicionais de ouro ou em estilo berbere e as típicas gaiolas de Sidi Bou Saïd, pintadas de azul e branco.

A nível turístico, existe um amplo leque de produtos e atividades turísticas. Para os amantes da cultura e da arte, do descanso e do bem-estar, e dos desportos e aventura. Existem circuitos desenhados por forma a desvendar todos os segredos: culturais, ou mais ativos, como os Saarianos efetuados em veículos 4X4. O turismo de saúde com os reconhecidos centros tunisinos de talassoterapia e Spas. O turismo ativo como o golfe, os desportos náuticos e a navegação de recreio.

E para terminar o dia com chave de ouro, a hospitalidade tunisina revela-se na sua animação noturna por entre casinos e bares que salpicam as suas ruas e as enchem de cor e alegria. A amabilidade dos tunisinos e o seu espírito comunicativo e aberto, convidam o visitante a integrar-se e a compartilhar as suas atividades quotidianas… e a olhar a Tunísia como o destino ideal para viver o sol e a praia, a proximidade e o exotismo, a aventura e a serenidade.

A ilha de Djerba fica na extremidade sul do golfo de Gabès, a 5 km do continente, ao qual está ligada por uma ponte de origem romana de 7 km, ocupando uma área de 538 Km2.

Também conhecida como a “Ilha das Cem Mesquitas”, ou mesmo a ilha que serviu de inspiração a Homero para escrever a sua Odisseia, foi um dos cenários utilizados nas filmagens de “A Guerra das Estrelas”.

No coração do Mediterrâneo, a ilha de Djerba encanta pela sua atmosfera única no mundo. Às portas do Saara, esta ilha oferece extensas praias de areia branca orladas de palmeiras selvagens, destacando-se ainda pela arquitetura típica: os menzels - habitações rústicas com tetos abobadados e portadas azuis.

Houmt Souk (quarteirão dos mercados, numa tradução à letra) é a capital da ilha, onde as pracetas preenchidas por

Menzel na ilha de Djerba

esplanadas e cafés, e coloridas por buganvílias luxuriantes pendentes dos varandins, transmitem um calor e uma animação estival próprios do Mediterrâneo. A sua Medina permanece intocada e preserva o encanto dos souks medievais. Houmt Souk é ainda o centro de artesanato de tapetes, cestaria e olaria. Não deixe de visitar a antiquíssima corporação dos ourives: trabalhando os artigos em filigrana, eles expressam o imaginário íntimo e a ambição criadora dos habitantes de Djerba e Zarzis. Mas no que respeita a olaria, Guellala – onde se diz estar a famosa tina de Ali Babá – é a mais importante, pois é ali que vivem e trabalham mais de 400 oleiros.

Além das inúmeras mesquitas (que outrora funcionaram como locais de resistência contra os invasores), Djerba tem ainda outra curiosidade: El-Ghriba, a sua sinagoga, possui uma das mais antigas Torah do mundo e continua a ser um importante centro de peregrinação para judeus oriundos de todo o mundo.

Desde há alguns anos, a ilha tem uma especialidade: a talassoterapia. A região conta com uma quinzena de centros, estando alguns entre os melhores do país. A temperatura na ilha nunca desce abaixo dos 15º, nem mesmo no inverno, pelo que é uma estância popular durante todo o ano. Zarzis, no continente, vai começando lentamente a rivalizar com Djerba, sendo o centro do cultivo de citrinos e oliveiras na região.

As bonitas praias de Djerba estendem-se ao longo da costa nordeste da ilha, desde Ras Rmel até Ras Taguerness, embora também haja algumas praias atraentes na costa leste, na região de Aghir, onde encontra a MesquitaJemaäFadhloun , caracterizada pela sua cor branca, fortificações clássicas e minarete farol

Pode-se ver frequentemente vendedores deambularem pelas praias das zonas turísticas, com bebidas, gelados, frutos, brinquedos de praia e recordações. Passeios de banana, de barco e outras atrações, como passeios de camelo ou de cavalo, estão disponíveis em algumas praias. Tenha sempre atenção a quem adquire essas atrações. Existem muitos vendedores na praia, pelo que pode sempre perguntar ao staff do hotel por alguma dica de segurança.

Ainda na ilha, tem alguns pontos de interesse que poderá visitar em excursão. O MuseudasArteseTradicõesPopulares , expõe uma bela colecção de trajes e jóias das principais comunidades que habitam Djerba, a muçulmana e judaica, bem como as suas tradições. A MesquitadosTurcos,emHoumt Souk , destaca-se pelo seu minarete de estilo otomano e, praticamente ao lado, tem ainda a Mesquita dos Estrangeiros Forte Ghazi Mustafá ou BorjelKébir foi construído pelos espanhóis e tomado pelos otomanos, tem uma linda visão do mar da ilha de Djerba e abriga um pequeno museu que conta a história de Djerba e da TunísiaGuellala , pequena povoação famosa pela sua cerâmica.

Passando o istmo que liga a ilha ao continente, há o descobrir de um país repleto de tradições, cultura e arte muito própria. Existem os desertos de areia, de pedra e de lagos salgados que se perdem no horizonte.

Matmata é uma pequena localidade no sul da Tunísia famosa pelas suas casas trogloditas — habitações escavadas no solo, usadas há séculos pelos berberes para se protegerem do calor extremo do deserto. É um destino surpreendente, com paisagens quase lunares e uma atmosfera

que parece saída de um filme… literalmente! As casas tradicionais de Matmata são escavadas em poços circulares de 10–20 metros de diâmetro. A partir desse pátio central, abrem-se túneis que levam a diferentes divisões: quartos, cozinha, estábulos, armazéns. Conseguiam desta forma preservar a temperatura ambiente em todas as divisões, além de se protegerem dos ventos do deserto e de possíveis ataques de salteadores pois olhando para o horizonte fica difícil perceber que aqui poderia morar alguém. Matmata ficou mundialmente conhecida graças à saga Star Wars. Algumas casas trogloditas serviram de cenário para a casa de infância de Luke Skywalker (planeta Tatooine). O local mais famoso é o Hotel Sidi Driss, onde pode entrar nos cenários originais usados no filme.

Continuando para oeste tem a cidade de Douz, conhecida como “Porta do Saara”, marca a transição entre as zonas agrícolas e o imenso deserto do Sahara. É um dos pontos mais emblemáticos para quem procura aventura, paisagens desérticas, contacto com tradições beduínas e pode ver inúmeras plantações de palmeiras tamareiras, fonte de rendimento importante para a população local além de serem tâmaras belíssimas! Não perca fazer aqui uma excursão em dromedário, entrando um pouco pelas dunas e, caso goste de maiores emoções, em 4x4, quad ou buggy, lembrando alguns percursos do famoso rally Paris-Dakar.

Com a cidade de Tozeur como objetivo final, irá passar pelo maior lago salgado do norte de África - Chott El-Jerid. Um fenómeno natural extraordinário e arrebatador formado pela condensação de água do mar ao longo de milénios. Uma paisagem deslumbrante que marca a passagem desértica de montanha para a estepe, e desta para o verdadeiro deserto de dunas. E atravessar o Chott resulta numa viagem alucinante de cores e de uma certa dose de deliciosas alucinações, já que os diversos minerais do seu leito, seco a maior parte do ano, assumem diferentes tonalidades consoante a altura do dia oferecendo perante ele diversos caminhos de ilusão, muitas vezes induzidos por miragens de palmeirais ou de velhos e ressequidos barcos agonizando no horizonte.

Passando o lago irá encontrar Tozeur, uma cidade-oásis às portas do deserto do Sahara. É conhecida pelo seu vasto palmeiral e paisagens naturais impressionantes. Tozeur tem um estilo arquitetónico muito distintivo com as fachadas dos seus edifícios decoradas com tijolos ocres que formam padrões geométricos, ruas estreitas e antigas, especialmente no bairro de Ouled el-Hadef, que parece um labirinto tradicional.

Este tipo de construção só existe aqui, o que faz a cidade ter uma identidade visual única.

Aqui existem diversas visitas obrigatórias. Chebica, Tamerza e Midès são oásis de montanha, conhecido pelos seus desfiladeiros, paisagens, cascatas e piscinas naturais que darão fotografias inesquecíveis.

Para o fãs de Star Wars, a aventura continua! Perto de Tozeur fica o set de filmagens de Mos Espa, uma aldeia construída para os filmes e parcialmente preservada. É visitável e fica rodeada de dunas enormes. Uma visita obrigatória em 4x4, aproveitando parte de trilhos pelo meio das dunas!

Há muito a visitar e a conhecer, pelo que se aconselha ficar pelo menos uma noite em Tozeur.

E de repente, umas férias em Djerba que seriam para descansar e aproveitar o sol e uma boa praia, passam a ter a grande questão... “e

pormenor em Houmt Souk
casa tradicional em Matmata
passeio em Dromedário
cenários Star Wars - Mos Espa

se fossemos ainda conhecer...”. Aproveite e viva um pouco da magia tunisina. E há mais! Imagine depois conhecer o norte deste país único e passar por locais emblemáticos com El Djem, Kairouan, Sidi Bou Said e o souk de Tunes. Para terminar, citamos a saga Star Wars... que a força esteja consigo!

quando ir

Aproveite os voos especiais diretos do Viajar Tours durante as épocas de Páscoa e verão com partida de Lisboa ou Porto. Sem dúvida a opção mais cómoda e rápida para chegar à ilha de Djerba.

o que levar

autoridades portuguesas perante a ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro.

O registo na aplicação “Registo Viajante” permite receber informações sobre as condições de segurança, ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal e tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

saúde

Os resorts na tunísia têm na sua grande generalidade, um enfermeiro permanentemente a dar assistência básica aos seus hóspedes. Caso seja necessário chamar um médico, deverá ativar o seu seguro de viagem que o Viajar Tours tem incluído nos seus pacotes turísticos. Um seguro que protege o viajante nos aspetos essenciais.

Além do imprescindível protetor solar e do material de leitura, não se esqueça de levar a sua carta de condução, mesmo que à partida não esteja a considerar alugar carro. Pode ser que mude de ideias e mais vale estar prevenido... documentação

Os cidadãos de nacionalidade Portuguesa a viajar para a Tunísia, necessitam ser portadores de Passaporte válido por um período mínimo de 6 meses após a entrada na Tunísia. Menores: para além do Passaporte e do Cartão do Cidadão (para comprovar a filiação), no caso de menores cidadãos de nacionalidade Portuguesa que não viajem acompanhados pelos dois pais, ou pelo pai que detenha o poder paternal, deverá ser emitida uma autorização de saída do território nacional, datada e com assinatura reconhecida pelo notário, pelo adulto que exerça o poder paternal. Para cidadão de outras nacionalidades, deverão contactar: Embaixada da Tunísia em Portugal

Rua Rodrigo Rebelo, 16 1400-318 Lisboa

Tel: 213 010 330

app Registo Viajante Recomenda-se aos viajantes que se ausentem de Portugal o registo das suas viagens através da aplicação “Registo Viajante”, sendo este voluntário e gratuito, facilitando a ação das

Aconselhamos que faça uma consulta às inclusões existentes no seguro e, se assim o desejar, poderá reforçar o seguro. Junto às estâncias balneares existem clínicas privadas para onde a seguradora encaminhará conforme a necessidade.

alugar carro

Se vai alugar um carro para visitar a ilha, não se esqueça de levar a sua carta de condução e um cartão de crédito para efetuar o pagamento da caução. Apenas condutores com carta de condução há mais de um ano poderão alugar uma viatura. O nosso representante no destino poderá ajudá-lo a escolher um carro de confiança.

na internet

Consulte o “site” abaixo para ter um maior conhecimento da Tunísia e dos seus tesouros mais bem guardados: http://www.discovertunisia.com/

contactos úteis

Embaixada de Portugal na Tunísia 2, Rue Sufétula – Tunis – Belvédère Telef.: (+216) 71893981 / 71788189

excursões

Conheça a ilha de Djerba na melhor companhia.

Estas são as excursões disponibilizadas pelo nosso agente local, e que servirão para conhecer o que de melhor esta região tem para oferecer aos seus visitantes (sueitas a um número mínimo de participantes). As crianças até aos 12 anos terão um desconto a ser indicado no destino. Excursões de meio-dia não têm, por norma, o almoço incluído.

Sahara Express dia inteiro

Saída em direção ao porto de Ajiim. Travessia do estreito de Djorf em ferry e continuação para Medenin, com uma paragem em Aïn El Anba, seguindo depois até Ksar Ghilan. Chegada ao Sahara, onde poderá dar uma volta de dromedário pelas dunas (não incluído) e tomar um banho numa pequena piscina de água termal. Almoço em acampamento. Regresso a Djerba passando por Beni Khedache e Ksar Hallouf, antiga fortaleza berbere. Almoço incluído.

Djerba-Tozeur excursão de Dois dias Saída para Medenine, via El Kantara e visita de lasa Ghorfas. Continuação para El Hamma com paragem no mercado de especiarias. Almoço num hotel local. Passagem pelo lago salgado de Chott El Jerid e paragem em Bechni. Segue depois em 4X4 até Ung Jmel para visita do centro antigo de Tozeur. Jantar e alojamento no hotel Raas El Aïn ou similar. No dia seguinte, visita ao palmeiral em caleche (não incluído), seguindo depois para Douz onde poderá dar um passeio em Dromedário pelas dunas. Continuação até Matmata via Tamzert e almoço num hotel local. Visita a uma casa troglodita e regresso a Djerba.

Passeio de Barco dia inteiro

Saída para o porto de Houmt Souk. Embarque a bordo do Alyssa, ou similar, para um passeio de cerca de aproximadamente 1h30 onde poderá participar na pesca tradicional, até chegar à Ilha dos Flamingos. Tempo livre na praia, incluindo almoço com pratos típicos preparados pelos pescadores. Pelas 15h00, regresso ao hotel. Almoço incluído com água mineral e refrigerantes.

Tour da Ilha meio-dia

Saída do hotel até à calçada romana, visita do museu de Guellala e a uma fábrica de cerâmica. Segue-se depois para La Ghriba e visita à sinagoga.Tempo livre em Houmt Souk e visita a um centro de artesanato. Regresso ao hotel.

Matmata-Douz dia inteiro

Saída em direção ao porto de Ajiim. Travessia do estreito de Djorf em ferry e continuação para Douz. Paragem técnica na cidade de Mareth e paragem panorâmica na povoação berbere de Tamezret. Chegada a Douz, onde poderá dar um passeio de dromedário pelas dunas (não incluído). Almoço num hotel local (incluído) e continuação para Matmata, cenário das filmagens da saga “Star Wars”, e visita a uma casa troglodita. Regresso ao hotel.

Tataouine-Chenini dia inteiro

Saída em direcção a El Kantara, passando por Chahbania, com paragem para admirar o seu lago salgado e dunas de areia. Continuação para Chenini e visita à povoação, conhecida pelas suas casas semi-trogloditas. Almoço em restaurante local. Visita de Ksar El Ferch e Ksar Hadada, onde também foram filmadas cenas da saga “Star Wars”. Almoço incluído.

Consulte a localização dos hotéis presentes na programação Viajar Tours e os principais pontos turísticos da ilha.

Djerba Sun Beach Hotel & Spa

Fiesta Djerba Beach

Iliade Aqua Park Djerba

Les Quatre Saisons by Medina Hotels & Resorts

TTS Sentido Djerba Beach

Iberostar Selection Eolia Djerba

Radisson Blu Palace Resort & Spa

Djerba Plaza Thalasso & Spa

Royal Garden Palace

Iberostar Waves Mehari Djerba

Yadis Djerba Golf Thalasso & Spa

Telemaque Beach & Spa

Welcome Meridiana

Robinson Djerba Bahiya

Vincci Helios Beach

Iliade Aquapark Djerba

Royal Karthago Resort & Thalasso

Djerba Golf Beach & Spa

Hotel Djerba Castille

Houmt Souk
Guellala
Ghriba
mapa & hotéis

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
destino_: Djerba by Viajar Tours - Issuu