




Temperatura média entre os 21º/31ºC
220 v


Voos diretos apenas em charter


Euro EUR Sem medicação obrigatória espaço europeu

Verão > +2h que Portugal Continental

kalos
irthes stin
kriti Bem-vindo a Creta!
Se existe um lugar para onde muitos já sonharam ir um dia, esse lugar é a Grécia, e as suas idílicas ilhas. Entre as paisagens magníficas e ruínas milenares, os mitos vencem a história e os sonhos navegam em mares de um azul incrível!
A Grécia sempre provocou inspirações, quer pelo romantismo das ilhas, praias paradisíacas, as casas brancas e o azul do mar, os deuses do Olimpo, o mistério das ruínas que adornam a paisagem... e a ilha de Creta será a que mais histórias da mitologia grega encerra. Zeus, Europa e o Minotauro são apenas o princípio de inúmeros mitos que povoam muitos cantos desta ilha que deslumbra pela sua paisagem e águas azul turquesa.
Nada melhor do que evocar 10 boas razões a adicionar à que todos já saberão: “porque Sim!”. Estes são os nossos 10 motivos para não perder uma visita a Creta: 1. berço da civilização Minóica 2. local de nascimento de Zeus, segundo a mitologia; 3. a sua gastronomia; 4. o céu azul e resplandecente; 5. tomar um Freddo Espresso numa esplanada na praia; 6. pôr-do-sol em Falasarna; 7. passear pelas ruas de Chania ou Rethymno; 8. proximidade com Santorini e Milos; 9. ir a Balos e Elafonisi; 10. a liberdade de visitar a maior ilha grega e descobrir os seus encantos, mistérios e praias de cortar a respiração.
Sabendo que a ilha é grande, e que existem inúmeros locais turísticos onde passar a sua estadia, deixamos aqui algumas dicas sobre as principais zonas turísticas da ilha.
Indo até à cidade que serve de porta de entrada na ilha com o voo direto do Viajar Tours durante o verão, Chania [diz-se ranià] está na ponta oeste da ilha, e é conhecida como sendo a “Veneza de Creta”. Uma das mais bonitas cidades da ilha, onde não pode perder uma visita ao antigo porto da cidade, sem
Representante português no destino Grego, Inglês

dúvida o ponto de interesse nesta cidade e espelho das civilizações que por aqui passaram. Na arquitetura, no desenho das ruas e dos negócios que as compõem. Romanos, Árabes, Bizantinos, Venezianos e Otomanos fizeram, todos eles, parte da história desta cidade que, até 1971, foi capital da ilha de Creta. Não perca uma visita a Chania e aproveite para vir jantar um dia pelas inúmeras opções disponíveis, ou simplesmente para passear pelas lojas e comprar umas lembranças.

Nesta região, existem duas zonas onde estão localizados a maior parte dos hotéis - Platanias e Agia Marina - a cerca de 40 minutos do aeroporto, com praias mais pequenas de areia. Em ambas existem praticamente sempre lojas, bares e restaurantes junto aos hotéis. Quanto a locais a descobrir, além do centro de Chania, há nesta região duas das praias mais “instagramáveis” da ilha. Balos-Gramvousa e Falasarna, nomes já conhecidos e que valem a pena a visita. Balos e Gramvousa pode fazer de 3 formas - em excursão; alugando um barco no porto de Kissamos ou de carro, muito embora pelo que tem de andar até lá chegar desde o parque possa ser desmotivador. Para Falasarna, a cerca de 50 minutos de carro, recomenda-se que vá de carro e passe aí o dia. Tem aqui alguns restaurantes que dão apoio na praia e pode mesmo esperar pelo pôr-do-sol que é mágico. Mais a sudoeste, a cerca de 1h30 de carro, tem a praia de Elafonisi, conhecida pela sua areia cor-de-rosa e pelas suas águas azul turquesa. A praia é bonita praticamente já não se vê a areia rosa e costuma estar com muitos veraneantes.
Olhando para o mapa da ilha, avançamos agora para a direita de Chania, para a zona de Georgiopolis, a cerca de 50 minutos do aeroporto de Chania. É uma pequena vila costeira, com a sua praia de areia com 9 kms de comprimento. Outrora uma vila piscatória, é hoje mais turística, com a praça central a ter muitas esplanadas de tavernas e restaurantes. Os hotéis mais perto da vila, têm um pequeno comboio turístico que faz ligações frequentes à vila e ao lago de Kournas ao qual vale a pena uma visita. Pode, a partir daqui, partir à descoberta de duas praias no sul da ilha. A cerca de 1h30 está a praia de Frangokastelo e, a
mais 1 hora de caminho, a baía dos piratas, como é conhecida a praia de Kalypso
A região de Rethymno surge a mais 30 minutos de caminho de Georgiopolis. É a segunda maior cidade da ilha. Junto à baía e ao porto antigo, existem inúmeras esplanadas de tavernas, restaurantes e bares que, à noite, se enchem de música e cor por entre algumas ruínas da cidade antiga, como por exemplo a fonte de Rimondi do séc. XVI. Dicas de restaurantes? Existem inúmeros mas Bankery ou a Taverna Zisis são duas referências.


É de Rethymno que saem os ferries para visitar as ilhas de Milos ou Santorini. Se deseja visitar, considere fazer em excursão que já inclui transferes dos hotéis para o porto e depois as visitas na ilha sempre acompanhadas por um guia e com transporte incluido. Caso queira ir pelos seus meios, tenha o cuidado de arranjar transporte nas ilhas com antecedência, pois nem sempre se encontramn táxis ou carros para alugar nos portos. Os hotéis nesta região em 4 zonas: na marginal de Rethymno ou nas zonas de Adeliano Kampos e Skaleta, a 15 minutos e a 20 minutos do centro de Rethymno, respetivamente e, a cerca de 25 minutos de Rethymno (1h25 do aeroporto de Chania), a vila de Panormos.
A praia da marginal de Rethymno é uma praia extensa com areia e animação garantida pelos bares, restaurantes e lojas que o levam da marginal até ao centro antigo da cidade. Em Adeliano Kampos, os hotéis estão mais isolados, muito embora seja fácil chamar um táxi i ir até ao centro de Rethymno. Já em Skaleta, existe junto à estrada principal alguma animação com o seu comércio local e, ir até Rethymno também não é difícil. Pode ir de táxi ou de transporte público que passa com frequência.
Panormos, onde estão os hotéis Iberostar, está a cerca de 25 minutos de Rethymno. Uma vila “castiça” e que à noite tem umas esplanadas no centro que valem a pena uma visita. Quanto a transportes, existem sempre o táxi e os transportes públicos. Mesmo aqui ao lado está a Margarite, uma pequena aldeia repleta de artesanato e cerâmicas. Vale a pena a visita. Esta região será a mais central para quem quer conhecer a ilha. Pode facilmente ir a Oeste até Falasarna, a sul para Matala e, a Este, para a capital Heraklion e, quem sabe, até Agios Nikolaus e à praia de Voulisma.
A cerca de 2h30 de Chania está a capital da ilha, Heraklion. O seu principal atrativo será a sua zona histórica e, fora da cidade, um dos grandes remanescentes da civilização minóica que é o Palácio de Knossos. Se planeia visitar este local arqueológico, o melhor é que a visita seja efetuada ao final da tarde, quando está menos calor e não existem tantas pessoas a visitar o local. Depois da visita, pode ir até ao centro de Heraklion para conhecer um pouco e aproveitar das inúmeras opções que existem. Junto ao porto antigo, e mais acima junto à praça dos leões, tem grande variedade de restaurantes, bares e imperdíveis esplanadas como a inigualável taverna Peskesi - com cozinha Cretense e marcação obrigatória! - ou a taverna Siga Siga. Uma boa opção para os que, após visitarem Matala, no sul da ilha, subam depois até Heraklion para uma visita a Knossos e finalizarem com um jantar na Peskesi... fica a dica.
Junto a Heraklion, está Ammoudara, a segunda maior praia de areia na ilha de Creta. É uma zona muito procurada pelos locais para fazer praia, ir às compras nos hipermercados aí existentes, divertirem-se no Technopolis Village, com os seus cinemas, cafés, concertos e restaurantes de fast food. Para os amantes de surf esta é uma boa praia! A não perder um jantar na Petousis
Taverna, famosa pela sua cozinha tradicional. Tem a mais valia de estar próxima do centro de Heraklion.
Continuando para Este, entramos numa zona de praias mais pequenas. Kokkini Hani, Gouves, Anissaras e Analipsis são também procuradas pelos locais para fazer praia. São zonas mais calmas e com algumas lojas e restaurantes ou tavernas nas proximidades, sendo uma boa opção para quem visitar esta zona e procurar um sítio para comer.
Chegamos depois a Hersonissos, conhecida por ser um dos centros de diversão noturna da ilha e procurado pelos mais jovens pelos seus bares e restaurantes. Aconselha-se uma visita à zona tradicional e muito charmosa de Piskopiano e Koutolofari, a cerca de 5 minutos de carro do centro de Hersonissos. Tem aqui umas esplanadas com uns petiscos divinais, e a imperdível taverna “David Vegera”. A 10 minutos desta taverna, tem o bar “The Trap”, onde o Andrea irá preparar-lhe o melhor gin da ilha! Ainda em Hersonissos, não faltam motivos para poder aproveitar do “centro de diversões” da ilha: “beber um copo” no Scorpio, discoteca Palm Beach, jantar no restaurante Saradari, passear pela avenida do comércio, fazer um passeio a cavalo ou ir passar um dia no Aqua Park. Quanto às praias nesta zona, elas são geralmente pequenas e de pedrinhas.


Agios Nikolaus. Das zonas mais pitorescas em toda a ilha, com panorâmicas únicas, próprias de postais. Não pode por isso perder uma ida a um miradouro sobre a vila ou visitar o lago cuja profundidade se desconhece. Uma região mais propícia a casais e não muito aconselhável a pessoas com mobilidade reduzida. Não perca uma ida ao restaurante Karnagion e às praias com as suas águas azul turquesa (a de Voulisma é imperdível).
Elounda/Plaka. Das zonas mais exclusivas, luxuosas e cosmopolitas da ilha e mesmo do Mar Egeu, com hotéis de categoria superior e bons restaurantes de peixe e tradicionais. Tem a ilha de Spinalonga em frente, e a zona do porto tem por hábito ser movimentada e animada.
Matala e Phaistos. No sul da ilha, está a vila de Matala, conhecida pelas suas grutas escavadas na falésia e por ter sido um dos importantes locais hippie do mediterrâneo. É uma visita imperdível pela sua praia e pelos seus restaurantes à beira mar. Bem perto, está o sitio arqueológico da antiga cidade minóica de Phaistos. Não sendo tão imponente como Knossos, vale uma visita!

alugar carro
Se vai alugar um carro para visitar a ilha, não se esqueça de levar a sua carta de condução e um cartão de crédito para efetuar o pagamento da caução. Apenas condutores com carta de condução há mais de um ano poderão alugar uma viatura. O nosso representante no destino poderá ajudá-lo a escolher um carro de confiança. Tenha depois em atenção que o limite de velocidade é de 90 km/h em toda a ilha. Existem informações na estrada em inglês e grego, e não se descuide, pois existe aqui o hábito de circular na berma para se poder ultrapassar pela esquerda. Existem radares quase sempre com aviso prévio! Deixamosagoraumresumodospontosmaisemblemáticosdailha.

Oeste de Creta
Praia de Balos e Gramvousa que poderá fazer de carro ou ir até ao porto de Kissamos e aí alugar um barco ou sair numa excursão. Saia de manhã cedo em direção a Chania.
Praia de Falasarna, ótima para aquele dia de praia que andava a
sonhar há muito! Tem aqui restaurantes e parqueamento fácil para o carro. O pôr-do-sol é imperdível!
Praia de Elafonisi, tem no seu caminho alguns desfiladeiros com uma paisagem impressionante. À chegada existes parques para o carro mas terá ainda de andar cerca de 15 minutos até à praia. Não tenha muitas expetativas de encontrar areia côr-de-rosa...

Este de Creta
Caverna de Zeus – Psychro Cave, a cerca de 20 minutos, tem o Planalto de Lasithi, com os seus moinhos de vento.
Agios Nikolaos, sem dúvida um dos locais mais típicos e emblemáticos da ilha. Encontre aqui uma esplanada para o seu almoço, junto ao lago de Voulismeni.
Praia de Kolokýtha Beach, perto da localidade de Elounda, onde se encontram os hotéis mais exclusivos da ilha.
Aproveite a praia e almoce em Elounda.
Praias de Istro e Voulisma que estão a cerca de 20 minutos de Agios Nikolaos.
Piskopiano e Koutouloufari para terminar o dia com charme e ótima gastronomia na taverna David Vegera e no bar The Trap com o Andrea a fazer o melhor gin da ilha!
Lago de Kournas, junto a Georgiopolis.

Sul de Creta
A caminho do sul, vindo de Rethymno, Parque de Kouroupa de onde terá uma vista privilegiada sobre a costa sul da ilha. Depois, desça até às praias de Kalypso (a baía dos piratas), Damnoni, Ammoudaki (nudista) e Klisidi
Praia e mosteiro de Moni Preveli (do mosteiro até à praia tem uns simples 500 degraus para lá chegar!), Skinaria, Souda e Frangokastello
A vila hippie de Creta: Matala. Para os que não quiserem apenas praia, têm junto a Matala, o Palácio Minóico de Phaistos

Centro de Creta
O Palácio de Knossosseguidode jantar em Heraklion, juntoà Praça dos Leõesna tavernaPeskesi (marcação obrigatória). Anogia, conhecida pela sua história e folclore, artesanato e tradições culturais vibrantes de música e tecelagem. Arolithos, uma aldeia tradicional cretense recriada, com as suas casas de pedra, oficinas de artesanato e um museu folclórico. Uma viagem ao passado para experimentar a vida tradicional cretense num ambiente interativo.
Margarites, junto a Panormos, uma pequena vila com muito artesanato e cerâmica.

como chegar
A forma mais cómoda é através do charter direto de Lisboa para Chania durante a época de verão. De Creta tem depois as ligações marítimas para as ilhas gregas de Santorini, Milos, Mykonos, Paros e Naxos.

o que levar
Além do imprescindível protetor solar e do material de leitura, não se esqueça de levar a sua carta de condução, mesmo que à partida não esteja a considerar alugar carro. Pode ser que mude de ideias e mais vale estar prevenido...

documentação
A ilha de Creta faz parte da comunidade Europeia, pelo que apenas irá necessitar do seu Cartão de Cidadão português. Importante: Os documentos digitais disponibilizados na aplicação móvel id.gov (como o Cartão de Cidadão ou Carta de Condução) só são válidos em território nacional, não sendo aceites como documento de identificação em viagens para fora do mesmo.
Caso seja um cidadão de outra nacionalidade, sugerimos que entre em contacto com a Embaixada Italiana, a fim de se informar sobre as formalidades de entrada no país. Menores cidadãos de nacionalidade Portuguesa que não viajem acompanhados pelos dois pais, ou pelo pai que detenha o poder paternal, necessitam de autorização de saída do território nacional, datada e com assinatura reconhecida pelo notário, pelo adulto que exerça o poder paternal.

cartão europeu de saúde O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) permite a uma pessoa segurada ou abrangida por um regime de proteção social de um dos 28 Estados Membros da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suiça, obter junto dos prestadores de cuidados públicos a assistência médica de que o seu estado de saúde necessitar durante a sua estada temporária em qualquer dos Estados referidos. É um cartão de modelo único, gratuito e concebido para simplificar a identificação do seu titular e da instituição que financeiramente é responsável pelos custos dos cuidados de saúde de que este possa vir a necessitar. O CESD é um cartão nominativo e individual, pelo que cada beneficiário titular e familiar, que se desloque ao estrangeiro, deve possuir o seu.
Noentanto, os seguros de viagem do Viajar Tours não obrigam a que sejam detentores do CESD, sendo o mesmo opcional. Mais informações em www.seg-social.pt/pedido-cartao-europeu-seguro-doenca

na internet
Consulte os “sites” abaixo para ter um maior conhecimento da ilha e dos seus tesouros mais bem guardados: http://www.visitgreece.gr/ http://www.incrediblecrete.gr/

contactos úteis
Embaixada de Portugal na Grécia Av. Vassilissis Sofias, 23 – Atenas Telef.: (+30) 210 729 0052

taxas turísticas
OMinistériodoTurismogregointroduziu ataxa turística. Isto significa que os turistas são obrigados a pagar esta taxa de pernoita. Varia de acordo com a categoria das unidades hoteleiras e são pagas localmente no hotel. O valor é por quartoe pornoitedeestadia. Osvalores indicativos àdatade publicação desta brochura são, de acordo com a categoria oficial do hotel, os seguintes:
- 3 estrelas: 5,00€ por quarto/noite;
- 4 estrelas: 10,00€ por quarto/noite;
- 5 estrelas: 15,00€ por quarto/noite.
Valores indicativos e sujeitos a alteração sem aviso prévio.
Conheça a ilha de Creta na melhor companhia. Estassãoas excursõesdisponibilizadas pelo nossoagente local, e que servirão paraconhecero que de melhoresta regiãotempara oferecer aos seus visitantes(sujeitasa um número mínimo de participantes). As crianças até aos 12 anos têm um desconto de 50% sobre o preço de adulto. Excursões de dia inteiro não têm, por norma, o almoço incluído. Os preços das excursões variam consoante a zona do hotel.

Balos
Uma viagem que irá agradar aos amantes do sol e da natureza, ao longo da península “Gramvousa”, situada a oeste da costa de Chania. Este é um sítio exclusivo de rochas e falésias e um abrigo para espécies protegidas.
Não perca a oportunidade de conhecer uma das mais famosas praias de toda a Europa e, seguramente, a mais “instagramável” da ilha de Creta!


Milos
A ilha mais mágica das Cíclades está à sua espera para ser descoberta Explore a paisagem lunar de Sarakiniko, as minas de Aggeria, o encanto à beira-mar de Pollonia, a capital Plaka e a pitoresca Adamas Momentos inesquecíveis esperam por si!
Dias das Excursões

Praia de Elafonisi
Elafonisi é um local de excecional beleza natural, algo entre uma ilha e uma península, uma vez que é preciso atravessar o mar para lá chegar. Outrora ocupada por piratas, é hoje um destino muito popular para os viajantes. A areia branca e cor-de-rosa feita de milhares de conchas partidas, as águas límpidas azul-esverdeadas, as pequenas enseadas e praias isoladas fazem lembrar aos viajantes um paraíso perdido. Dê um mergulho nas águas transparentes e relaxe sob o sol quente do verão!

O desfiladeiro de Samaria está classificado como parque nacional, e é um dos mais espetaculares da Europa. Desça o desfiladeiro a partir de Xyloskalo para uma caminhada ao longo de 16 km (cerca de 5 horas), partindo de uma altitude de cerca de 800 m acima do nível do mar até zero, à aldeia de Agia Roumeli, onde apanhará o barco para Sougia ou Sfakia, seguido de transfer para o seu hotel

Santorini
Um fabuloso cruzeiro de um dia até à lendária “Atlântida”. Santorini é uma ilha mágica, considerada uma das 7 maravilhas do mundo, e uma das mais pitorescas do Mediterrâneo, com uma beleza incomparável. Aprecie a vista única do azul nfinito do Mar Egeu. Santorini é essencialmente o que resta após uma enorme erupção vulcânica que destruiu as primeiras povoações de uma antiga ilha única e criou a atual caldeira geológica. Uma gigantesca lagoa central retangular com falésias íngremes em três lados.

Depois de uma passagem por Kastellos, chega-se à primeira secção off-road, até à a capela de Agia Paraskevi. Em seguida, Malaki, com paragem para um café. A partir daqui, seguimos off-road, passando por campos de milho e ovelhas com miradouros para ver os mares da Líbia e do Egeu. Continuamos em direção a Plakias, através do desfiladeiro de Kotsifou, onde paramos para almoçar e dar um mergulho na praia. Voltamos a atravessar o desfiladeiro até Kali Sikia, por um caminho de cascalho. De regresso ao asfalto, chegamos à antiga aldeia romana de Lappa.
À partida de Chania: 5ª Feira - Desfiladeiro de Samaria | 6ª Feira - Elafonisi ou Milos | Sábado - Santorini | Domingo - Elafonisi ou Balos ou Knossos
À partida de Georgioupolis/ Rethymno: 5ª Feira - Jeep Safari ou Elafonisi | 6ª Feira - Milos | Sábado - Santorini | Domingo - Balos ou Knossos
Creta
Consulte a localização dos hotéis presentes na programação Viajar Tours e os principais pontos turísticos da ilha de Creta.
zona de Georgiopolis
Georgioupolis Suites 5* [MP][TI][1ªCE*]
Anemos Luxury Resort 5* [MP][TI][2ªCE*]
Pilot Beach Resort 5* [MP][TI][1ªSE]
Eliros Mare 4* [MP][TI][1ªSE]
Vantaris Luxury Beach Resort 5* [MP][TI][1ªSE]
Mythos Palace Resort & Spa 5* [TI+][1ªCE]
Vantaris Palace 4* [MP][TI][1ªSE]
Georgioupolis Resort & Aqua Park 4* [MP][TI][TI+][1ªCE*]
Corissia Princess 4* [APA][MP][TI][1ªSE]
Corissia Beach 4* [APA][MP][1ªSE]
Vantaris Blue Aparthotel [Adults Only][APA][MP][2ªSE]
zona da Marginal de Rethymno
Atlantis Beach Hotel & Spa 5* [APA][MP][1ªCE*]
Ikones Luxury Suites 5* [Adults Only] [MP][1ªSE*]
Theartemis Palace 4* [APA][MP][PC][TI][4ªSE]
Pearl Beach 4* [MP][1ªSE*]
zona de Adeliano Kampos
Grecotel Creta Palace 5* [MP][1ªCE]
Atermono Boutique Resort 5* [APA][1ªCE]
Aquila Rithymna Beach 5* [APA][MP][TI][1ªCE]
Grecotel LuxMe White Palace 5* [TI][1ªCE]
Grecotel Caramel Boutique Resort 5* [MP][1ªCE]
Uzenie All Suites Boutique Hotel 5* [Adults Only][APA][MP][1ªCE]
Nalu Resort & Spa 5* [Adults Only][APA][MP][1ªCE] Imperial Palace 4* (Adults Only) [MP][2ªSE]
Kathrin Beach 3* [MP][1ªSE]
zona de Skaleta
Creta Star 4* [Adults Only] [TI][1ªCE]
Creta Royal 5* [Adults Only] [MP][TI][1ªCE]







zona de Panormo
Iberostar Selection Creta Marine 5* [MP][TI][1ªCE]
Iberostar Waves Creta Panorama & Mare 4* [MP][TI][1ªCE]









zona de Plantanias
Minoa Palace Resort 5* [APA][MP][PC][1ªCE]
Porto Platanias Beach Resort and Spa 5* [MP][TI][1ªSE]
Porto Platanias Village Resort 4* [MP][TI][2ªSE]
zona de Agia Marina
Domes Noruz Autograph Collection 5* [Adults Only][APA][MP][1ªCE]
Domes Zeen Luxury Collection Resort 5* [APA][MP][1ªCE]
Cretan Dream Resort & Spa 5* [APA][MP][1ªSE]
Atrion Resort Hotel 4* [APA][MP][2ªSE]
Creta Palm Aparthotel 4* [MP][TI][2ªSE]
Legenda:
[APA] Alojamento e Pequeno-Almoço
[MP] Meia Pensão
[PC] Pensão Completa
[1ªCE] Primeira linha de praia com espreguiçadeiras e chapéu de sol incluído
[2ªCE] Segunda linha de praia com espreguiçadeiras e chapéu de sol incluído
[2ªCE*] o asterisco representa que tem apenas uma estrada entre o hotel e a praia, com







