Revista Ajorpeme (ed. 51)

Page 28

28 Associado

Confira nesta edição algumas das ações que a entidade realizou nos últimos dois meses com objetivo de defender o justo tratamento diferenciado e simplificado às MPEs. Agenda Nacional iUma comitiva da Ajorpeme e da Fampesc partic Nacional pou da oficina para construção da Agendadas Micro de Desenvolvimento e Competitividade As ba. Curiti em , 2022 2013esas empr e Pequenas gos atividades práticas do encontro incluíram diálo s como: colaborativos e plenárias abordando tema Desbue ão neraç Deso s, entai rnam Gove ras Comp Investio, citaçã Capa e ação Inform rocratização, ção. mento e Financiamento e Tecnologia e Inova a consO objetivo da oficina foi de contribuir paraimen to e trução da Agenda Nacional de Desenvolv de debaés atrav EPP, e ME MEI, de Competitividade áreas tes e indicação de ações estratégicas nas seis neste temáticas. Uma das principais revindicações Simno ades ativid as todas de ão inclus a foi to even essiprogr a tabel da ação ment imple e ples Nacional va no Simples Nacional nos moldes do IRPJ e IRPF.

Ministério da Micro e Pequen Empresa

a

umiu no dia 09 Guilherme Afif Domingos, ass ria da Micro e reta Sec da rio isté de maio, o min vê a lei que pre o und Seg Pequena Empresa. ulará polítiform ta criou a secretaria, a pas e empresas as res mp roe mic a io apo cas de ato. Cuidasan arte de e te por o de pequen lificação, qua a ver mo pro de rá, por exemplo, ivar as ent inc e e dad aumentar a competitivi serviços. Através do e s ben de s exportaçõe e do Governador Deputado Darci de Mattos um convite para os iam env Raimundo Colombo, sugerido é “As a tem o viabilizar uma palestra cuj o e de Crescimento ent cim tale For de Políticas das MPEs na sua gestão.”

Ministra Ideli A Ajorpeme e a Fampesc solicitam à Minisais tra da Secretaria das Relações Institucionjunir interv para apoio o tti, Salva Ideli – SRI, to aos órgãos federais para que os mesmos ridispensem a atenção necessária aos reque mentos do Fórum Permanente, via MDIC, quevisam implementar os planos de ações elabo rados pelos Comitês de Trabalho, mais preci samente com o Ministério do Trabalho, Inme tro, Receita Federal do Brasil e Ibama, cuja rparticipação é de suma importância, confo das ão etizaç concr a para sto me acima expo políticas de fortalecimento e de crescimento econômico e a geração de emprego e renda.

Fórum Permanente MDIC Durante a reunião do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - MDIC, a presidente Christiane Schramm Guisso se posicionou sobre as dificuldades tributárias para a criação de um fundo de aval. Comentou também sobre o programa Juro Zero em SC e sobre a necessidade de criação de uma capacitação vinculada às concessões de financiamento. Outro pleito solicitado pela presidente foi relacionado ao distanciamento do Fisco no Fórum Permanente. Mesmo não podendo deliberar, a presidente solicita que o Fórum discuta os assuntos de legislação tributária e que se envie mensagem de preposição com vistas `as mudanças necessárias às ME e EPPs.

Participação em Conselhos Buscando trabalhar cada vez mais a represendos tatividade, a Ajorpeme participa ativamente Comde cipal Muni elho Cons : elhos cons seguintes cipal do bate a Pirataria (COMCAPI), Conselho Muni cipal Meio Ambiente (COMDEMA), Conselho Muni Adminisde Turismo (COMTUR), Junta de RecursosMuni cipal trativos – Tributários (JURAT), Conselho ille, Conde Ciência, Tecnologia e Inovação de Joinvicação de selho Fundação Softville, Comitê de Certif lativa Responsabilidade Social da Assembléia Legis Bacia da nto ciame geren tê Comi ina, Catar de Santa CaRio Cubatão e Movimento Nós Podemos Santa a pensar tarina. Para alinhar com seus conselheiros os memAjorpeme, serão realizadas reuniões com apreemos estar ão ocasi Nesta es. ipant bros partic r dos sentando um modelo de relatório para sabetos de temas abordados e quais os encaminhamen é um cada conselho. Como representar a entidades uma ramo elabo e, ilidad nsab respo e ato de grand tamcarta do compromisso com o voluntariado que bém será consensado com o grupo.

Pleitos Senadores Dando continuidade as visitas em Brasília, a presidente entregou para os três senadores Casildo Maldaner, Luiz Henrique da Silveira e Paulo Bauer, um ofício solicitando pleitos envolvendo a micro e pequena empresa, como a criação de Projeto de Lei objetivando o parcelamento dos tributos às empresas enquadradas no Simples Nacional, bem como a correção anual automática do teto do Simples.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.