Cascais: Território | História | Memória

Page 166

«clipper», com destino à Grã-Bretanha ou aos Estados Unidos da América, contaram-se H. G. Wells, Jean Giraudoux, Jules Romain, André Maurois e Maurice Maeterlinck, alguns não como refugiados. Nos primeiros dias de Outubro de 1940, chegaram também a Portugal diversos intelectuais alemães e austríacos22. Músicos e compositores também se exilaram no «Novo Mundo», através de Portugal. Entre eles, contaram-se os compositores Bela Bartok e Darius Milhaud, bem como o músico checo Paul Stefan, em Novembro de 1940. O antigo presidente da República da Polónia e pianista, Ignacy Jan Paderewski (1860-1941) chegou, na noite de dia 6 de Outubro, a Évora, vindo de Madrid, após atravessar a França, com origem na Suíça, onde vivia23.

refugiados, e, entre eles, algumas notabilidades de relevo mundial», o autarca de Cascais pediu, às autoridades competentes, «para que fosse aumentada a dotação policial atribuída» a esse concelho. Entre os estrangeiros, refugiados ou actores de passagem para a Europa, Londres ou o «Novo Mundo», alojados no período da II Guerra

«Virtuoso do piano, vedeta de um filme aos 75 anos, antigo presidente da República da Polónia», trazia na sua comitiva a irmã, o secretário particular, Strakacz, e dois assistentes, J. Skolimowski e Kollupailo, com as respectivas famílias. Faziam-se transportar num Cadillac, que ficaria em Lisboa, e num Studebaker, levado mais tarde para os Estados Unidos da América24. Muito fatigado, aos 80 anos de idade, Paderewski e a sua comitiva tinham sido travados em Saragoça pela polícia política espanhola, mas haviam desobedecido e seguido para Madrid, onde o ministro da Polónia conseguira que o núncio apostólico e os ministros dos Estados Unidos da América e da Grã-Bretanha intercedessem por Paderewski junto do próprio generalíssimo Franco. No dia 8, o pianista e seus acompanhantes deslocaram-se para Lisboa, com destino ao Estoril25, onde aguardaram a ida para os Estados Unidos da América, embarcando no navio SS Excambion, em 27 de Novembro de 1940. À partida, disse que iria «à procura do nosso sol, nas margens do Pacífico»26 e, com um sorriso triste, agradeceu a «maneira enternecedora» como Portugal teria «tratado os refugiados polacos»27. Paderewski já não regressaria à sua Polónia e Europa natais, pois viria a morrer, no ano seguinte, na sua propriedade californiana de Passo Robles, entre S. Francisco e Los Angeles28.

A «Costa do Sol»: zona de alojamento dos mais ricos Assim como o pianista Paderewski, muitas outras figuras e diversos refugiados ricos se alojaram na Costa do Sol, nomeadamente nos hotéis de luxo do Estoril. Segundo os Boletins de Alojamento de estrangeiros: 1939-194529 enviados à Câmara Municipal de Cascais pelos hotéis e pensões para serem apresentados na PVDE, o mês de Junho de 1940 foi aquele em que chegaram mais estrangeiros à zona do Estoril, provavelmente devido aos vistos concedidos pelo cônsul Aristides de Sousa Mendes. Depois, no relatório da gerência referente a 1941, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, capitão Roberto Raposo Pessoa, considerou «verdadeiramente excepcional» esse ano, em que havia concorrido «igualmente para o aumento das receitas camarárias a extraordinária afluência de refugiados estrangeiros, cujo número oscilou durante meses entre 1000 e 1200». Devido ao afluxo de «muitos AHMCSC/AESP/CMBP/369

164

22. Hermann Budzislawski, Emil Gumbel, Hans Jacob, Alfred Polgar, Kurt Enoch, Erich Rinner, Friedrich Stampfer, Friederike Maria Zweig e Hilde Walther. Em fuga do Terceiro Reich, também passaram por Lisboa, Joseph Kessel, Leonhard Frank, Walter Mehring, Franz Blei, Erich Ollenhauer, Iwan Heilbutt, Annette Kolb, Grete Sultan, Alexander Roda Roda, Leo Lania, Otto Meyerhof, Oskar Karlweis, Julius Bab, Fritz von Unruh, Otto Zoff, Steffie Spira, Susanne Bach e Adrienne Thomas. Idem, (7 de Outubro de 1940). New Yorker, (21 de Dezembro de 1940). P. 9. Século, (9 de Outubro de 1940). República, (8 de Outubro de 1940). FRAGOSO, Fernando - Op. cit. Diário de Notícias, (7 de Outubro de 1940). Edição da Câmara Municipal de Cascais.

23. 24. 25. 26. 27. 28. 29.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.