Boletim1º BE/CRE 2012-2013

Page 1

Nº 1

dezembro –2012

B o l e t i m I n f o r m a t i v o B E / C R E Agrupamento de Escolas de Pedras Salgadas

Editorial

Aprender com a biblioteca escolar Avaliação da biblioteca

Vivemos uma época de profunda mudança, fortemente mar-

escolar 2012/ 2013

cada pela revolução tecnológica e digital e com grande impacto em todos os domínios da vida social, designadamente na educação e na escola.

A avaliação das bibliotecas escolares tem-se revelado um importante meio de desenvolvimento de uma prática de gestão mais informada, com impactos assinaláveis na ação da biblioteca, no seu reconhecimento pela escola e na obtenção de bons resultados. Esta avaliação é feita anualmente segundo o modelo (MABE), disponibilizado pela Rede de Bibliotecas Escolares. (Fonte - RBE) Neste ano letivo está a ser avaliado o "Domínio C”- Projetos, parcerias e atividades livres e de abertura à comunidade.

Para serem bem sucedidos na sua vida pessoal, escolar e profissional, os jovens têm hoje, não só de dominar os saberes convencionais, como um conjunto de novas competências de literacia, cada vez mais complexas e variadas. As bibliotecas escolares são, pelas condições de acolhimento, acesso à informação e possibilidades de aprendizagem que facultam, um recurso privilegiado das escolas para responder a estes desafios. Para um bom funcionamento, da BE / CRE , esta é organizada pelas seguintes áreas: 

zona de atendimento,

zona de leitura de documentos impressos,

zona de leitura informal,

zona de visionamento de vídeo/multimédia e

zona de computadores.

O utilizador deve fazer o seu registo, à entrada, no computador e devem adotar uma postura discreta e silenciosa. A Biblioteca é de todos! Aproveita bem os recursos que estão à tua disposição, respeita todas as regras de funcionamento. A Direção deseja a todos um bom ano escolar!


Página 2

Visitas Guiadas à BE No mês de setembro, os alunos das turmas do 1º ano vieram conhecer a biblioteca. A professora bibliotecária mostrou o espaço e alertou para o cumprimento das regras de funcionamento da biblioteca. Os alunos mostraram muito agrado pelo sítio.

ATIVIDADES VARIADAS na BE / CRE A BE aposta sempre na formação de todos os utilizadores e qualquer circunstância funciona como um momento privilegiado para a Formação. Durante este período, os alunos foram orientados de modo a fazerem melhor os seus trabalhos e tiraram partido da oferta de atividades que esta lhes ofereceu. Estamos

certos

que

continuarão a usufruir das boas condições de trabalho desenvolvido neste espaço.


Outubro, mês

das

Página 3

BIBLIOTECAS ESCOLARES

Ao longo do ano, os alunos foram sensibilizados para a importância da Biblioteca Escolar, como meio de alargar os seus conhecimentos. Durante o mês de outubro foi reforçada esta importância com a dinamização de trabalhos elaborados no local e em articulação com os diversos níveis de ensino na sala de aula. Dia 22 de outubro, comemorou-se o Dia das Bibliotecas Escolares, em Portugal. Ao longo do dia, os alunos do 1º ciclo, vieram à biblioteca por anos de escolaridade e ouviram ler histórias, projetadas, do sitio da Biblioteca Digital. O entusiasmo foi visível nos rostos de todos os alunos. Constatou-se que muitos, desconheciam este modelo de leitura.

Foi feita uma exposição com alguns trabalhos dos alunos . Os alunos refletiram sobre a importância das Bibliotecas escolares e deram a sua opinião sobre como serão as Bibliotecas do futuro...


Nº 1

Página 4

dezembro –2012 2012

As TIC na Língua

Materna

No âmbito do projeto “As TIC como recurso de aprendizagem da língua materna” a nossa escola tem vindo a receber pessoas da nossa comunidade, a nível das leituras partilhadas. As visitas têm revelado nos alunos grande entusiasmo e dedicação, uma vez que as vindas têm sido preparadas com trabalhos de investigação, elaboração de entrevistas e outras pesquisas. A título exemplificativo mostramos algumas fotografias dos momentos …

Visita da geóloga às turmas do 1º Ano. Visita do comandante às turmas do 4º Ano. Tivemos, também, oportunidade de receber o comandante dos bombeiros de Vila Pouca de Aguiar, Manuel Machado, que nos presenteou com a história “Bombeiro Toni”. O presidente de junta, Paulo Pontes, foi igualmente nosso

convidado,

dando-nos a conhecer a história “O menino invisível”. O Dr. Rogério, farmacêutico de Pedras Salgadas, também nos deliciou com uma história da sua autoria. As referidas atividades envolveram os alunos do pré-escolar, 1º ciclo e 5º anos. As crianças demonstraram muito interesse e dedicação face às ações, tal como mostram as fotografias.


Nº 1

dezembro –2012 2012

Página 5

Leituras Partilhadas continuam sempre... Alunos e professores continuam estimulados com as suas leituras. Semanalmente, os alunos do 1º ciclo vêm por turma, acompanhados pelo professor, num horário pré-definido à biblioteca, ler e requisitar livros para leitura domiciliária. Deste modo, o entusiasmo continua…

Escritora na escola No dia 4 de dezembro, a escritora PALMIRA MARTINS esteve na nossa escola a apresentar o livro “ O ECOFEITIÇO e outras histórias”, para os alunos do 1º ciclo e UAEM (Unidade de Apoio Especializado à Multideficiência).

Os alunos ouviram deliciadamente a escritora, intervindo com muito entusiasmo sempre que solicitados. Num gesto de reconhecimento, as crianças ofereceram lembranças à convidada. Os alunos do 4ºA surpreenderam a escritora com canções, entre elas, o “O grilinho Tenor”, da autoria de Vânia Pereira. No final a escritora fez a sessão de autógrafos.


Nº 1

Página 6

dezembro –2012 2012

Escrita Criativa No sentido de desenvolver a imaginação e a criatividade dos nossos alunos, as docentes Alexandra Amaral e Isabel Ferrajão dinamizaram, ao longo deste período, o desafio da escrita criativa. Desta forma, lançaram as seguintes atividades: - “Palavra puxa palavra”, para o mês de outubro; - no mês de novembro, os alunos eram convidados para irem à televisão falar e aí deveriam fazer uma comunicação aos portugueses. - no mês de dezembro, os alunos deveriam dar continuidade a um texto, previamente selecionado, alusivo à quadra natalícia. Os discentes aderiram a estes desafios com muito empenho e entusiasmo, tendo resultado trabalhos bastante interessantes.

O melhor da escrita criativa... PALAVRA PUXA PALAVRA

COMUNICAÇÃO AOS PORTUGUESES

Portugal é maravilhoso

Portugueses, queria dizer que como o Natal es-

Maravilhoso é o meu livro

tá a chegar, quero desejar-vos boas notícias, co-

Livro é alegre

mo prenda de Natal.

Alegre é a nossa escola

Também queria que fizessem um esforço, princi-

Escola serve para que possamos aprender

palmente os políticos, para que a crise acabas-

Aprender torna-nos mais espertos

se, porque isso é que seria mesmo uma boa

Espertos são os que gostam de estudar

prenda de Natal para todos os Portugueses.

Estudar demora o tempo que for preciso… (Rita Santos, 5º A, Nº 4)

(Ricardo Costa, 5º A, Nº 21)

CONTINUAÇÃO DE TEXTO

… Entretanto, do outro lado da porta, ouviu-se uma voz grossa, de repente irreconhecível. Quando João, o filho mais novo, foi abrir a porta, deparou-se com um homem alto, vestido de Pai Natal. De repente ele pergunta se está tudo bem com eles. Eles ficam perplexos ao ouvir aquilo de um homem que nem sequer conheciam, mas quando ele tirou a barba, todos correram para os seus braços, pois era o pai que estava a trabalhar fora e que decidiu fazer uma surpresa Natalícia à Família. Nesse dia, ficaram todos à lareira até o sol nascer, numa alegria que há muito não existia naquela casa! (Carolina Barreira, 9º B, nº 4)


Nº 1

dezembro –2012 2012

Página 7

CONCURSOS /PASSATEMPOS na BE

Neste ano letivo, além de darmos continuidade aos passatempos: “Nosso Portugal” e “Quem é Quem”, surgiu mais um, o da “Escrita criativa”. A intenção destes passatempos é desenvolver nos alunos o gosto pela descoberta, através da pesquisa, da leitura e da escrita. Durante este período, os alunos descobriram as localidades propostas com entusiasmo e foram as seguintes - no “Nosso Portugal”, a cidade de Miranda do Douro, no mês de outubro, cidade de Vila Real , no mês de novembro e a cidade de Coimbra no mês de dezembro. Relativamente à descoberta de “Quem é Quem”, os escritores propostos foram os seguintes: Jorge Amado, no mês de outubro, Manuel António Pina, no mês de novembro e Agustina Bessa Luís no mês de dezembro. Os alunos, mais uma vez, aderiram de forma massiva aos passatempos propostos, Parabéns aos vencedores!

Concurso Nacional de Leitura (fase de escola) À semelhança do ano anterior, a Biblioteca escolar, em colaboração com as Professoras de Português do 3º ciclo, está a organizar a fase de escola, contando com a participação dos nossos alunos no Concurso distrital. As obras selecionadas nesta 1ª fase são:

Os alunos interessados estão a requisitar os livros para leitura domiciliária. Força para todos os participantes para a prova de seleção que se realizará no dia 8 de janeiro de 2013.


Nº 1

Página 8

dezembro –2012 2012

A BIBLIOTECA A Biblioteca ao serviço dos alunos do Agrupamento de Escolas de Pedras Salgadas. Os alunos do Pré-escolar, continuam a articular com a Biblioteca escolar a nível de trabalhos e/ou presencialmente. Usufruem também deste espaço acolhedor e versátil, diariamente, no horário da componente de apoio à família ( hora de almoço), mais precisamente o JI de Pedras Salgadas, onde as crianças podem visualizar filmes, desenvolver atividades de cariz artístico, leitura e outros.

Feira do livro na escola Nos dias 3 e 4 de dezembro, aconteceu mais uma feira do livro na nossa escola. Os alunos puderam, assim, contactar com livros novos. Alguns Encarregados de Educação e alunos aproveitaram a oportunidade e compraram algumas prendas de Natal, os seus livros preferidos.

ESTATÍSTICA DA BIBLIOTECA Frequência na BE—1º P. Mês – Utilizadores setembro – 904

Empréstimo domiciliário 1º Período – livros 1º Ciclo – 846

Outubro – 2799 Novembro—2834 Dezembro—1352

2º Ciclo – 258

Empréstimo para sala de aula Mês – livros setembro – 10 outubro – 149 Novembro -283

3º Ciclo – 219

Dezembro –118


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.