Jornal O Zequinha nº 10

Page 1

1

Jornal O Zequinha E d i ç ã o D e z e m b r o

Agrupamento de Escolas José Afonso

Nesta edição: Editorial

1

Na escola acontece...

2

Na escola acontece...

3

Na escola acontece

4

Alimentação saudável

5 6 7

Música

8

Património

9

Editorial

Atualmente, o nosso planeta é afetado por vários problemas ambientais, muitos deles provocados por ações humanas. Estes problemas afetam a fauna, flora, solo, águas, ar, causando desequilíbrios no meio ambiente e comprometendo a nossa qualidade de vida. O planeta tem limites e precisamos aprender a respeitá-los e a viver em harmonia com os recursos naturais que nos oferece.

n º 1 0 d e

2 0 1 6

to, alvo de ações e atividades, muitas delas preconizadas no programa Eco Escolas do qual fazemos parte e somos orgulhosos detentores da bandeira verde.

Separação do lixo, poupança de água e eletricidade, recolha de resíduos, redução, reutilização e reciclagem, são palavras que se traduzem em pequenas ações e hábitos que professores e assistentes tenUrge uma maior consciencializa- tam incutir nos alunos. ção de todos relativamente à sustentabilidade do nosso planeta e à necessidade de alterar comporta- O incentivo ao reapromentos no que respeita à explora- veitamento e à reutilição e utilização dos recursos ofere- zação de materiais são cidos pela natureza. Essa conscien- um exemplo disso. cialização passa pela educação ambiental que deve iniciar-se desde cedo. Esta, enquanto exercício para a cidadania é, no nosso agrupamen-

Escola Básica 2,3 José Afonso de Alhos Vedros


2

Esta comemoração que teve início em 1981 é, na atualidade, celebrada em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre as questões da nutrição e alimentação. Na nossa escola, à semelhança do que tem vindo a acontecer nos anos anteriores, os professores de Ciências Naturais também assinalaram a data com a exposição de trabalhos e coordenando a distribuição de fruta gratuita aos alunos. Nas escolas do 1º ciclo, este dia também é sempre assinalado com a realização de atividades diversas. Ilustração de Rodrigo Loureiro 3ºano– prof. Cláudia Candeias– E.B. de Alhos Vedros

Halloween na escola Este ano, a comemoração desta data foi assinalada com um concurso de vassouras em materiais reciclados. Foram muitos os alunos que responderam ao desafio lançado pelas suas professoras de Inglês e que culminou com uma exposição na Biblioteca Escolar. Parabéns a todos os alunos, as vassouras estavam assustadoramente divertidas !

Cabaz de Natal Tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos, a escola teve a contribuição da comunidade educativa para a realização de cabazes de Natal que levaram alguma alegria a pessoas mais necessitadas. O envolvimento solidário da comunidade avivou os valores sociais dos nossos alunos.

Na escola acontece...

16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação.


3 Natal

E as coroas e restantes enfeites da professora Florência adornaram outros espaços escolares.

Exposição Kid´s Guernica A Biblioteca acolhe desde o dia 02 de dezembro e até 13 de fevereiro, a exposição Kid´s Guernica que apresenta as ilustrações com as quais as escolas da Moita participaram neste Projeto. Os trabalhos dos alunos das professoras Ana Rita Ferreira e Eunice Martins encontram-se entre eles.

Exposição Gil Vicente Na entrada do Bloco C, encontram-se expostos os trabalhos realizados pela turma F do 9ºano com as professoras Florência Caninhas e Ana Maximiano.

Exposição 100 anos Também no mesmo espaço, encontramos os trabalhos referentes aos 100 anos da 1ª Guerra Mundial, elaborados na aula de História com a professora Isabel Gonçalves.

Na escola acontece...

Este ano, a nossa árvore está adornada com os enfeites de Natal elaborados pelos alunos da professora Eunice Martins que assim contribuíram para dar à Biblioteca um ambiente natalício.


4 Campanha de recolha de alimentos

Oficina das artes O professor Luís Freitas contínua a surpreender-nos e presentear a Biblioteca com os trabalhos originais e muito criativos que propõe aos seus alunos. Desta vez culminaram neste elegante expositor de “Trombinhas e Trombetas” que os alunos criaram com barro e que alegram quem frequenta a biblioteca.

Atividades das turmas de PCA No final deste mês decorreu, no Polivalente, uma mostra dos produtos e artefactos criados pelas duas turmas de PCA (6ºe 9º anos) da escola. A comunidade escolar pôde apreciar e adquirir as criações destes alunos, que utilizando materiais diversificados criaram objetos de utilidade prática. Estes trabalhos realizados na área complementar Reciclarte são um bom exemplo do que se pode fazer reaproveitando materiais. Estas duas turmas dinamizam também a Horta Pedagógica na área complementar “ Mãos à Horta” com os Professores Marco Santos e António Pinheiro.

Na escola acontece...

Decorre desde o mês de dezembro, uma campanha de recolha de alimentos e donativos para ajudar a Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita ( A.A.A.M.). A recolha está a decorrer na Biblioteca Escolar. Muito obrigada a quem contribuiu.


5

A Agricultura Biológica tem vindo a afirmar-se como uma forma mais sã de produzir alimentos que tem vantagens para a saúde, sociedade e ambiente. É uma forma de agricultura que ganha cada vez mais adeptos.

Horta da nossa escola

Hortas biológicas A agricultura biológica é um modo de produção agrícola que respeita profundamente o meio ambiente e a biodiversidade, que faz apelo a uma série de medidas preventivas para evitar a ocorrência de situações que obriguem ao uso de produtos fitossanitários e de medicamentos. No âmbito da agricultura biológica fala-se muito, hoje em dia, de permacultura.

Permacultura é uma cultura que engloba métodos holísticos para planear, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) am bientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis. O termo provém do inglês permaculture e foi criado por Bill Mollison e David Holmgren. Inicialmente tratava-se de uma contração das palavras permanent agriculture (agricultura permanente) e atualmente ampliou o conceito para permanent culture (cultura permanente). A sustentabilidade ecológica, ideia inicial, estendeu-se à sustentabilidade dos povoamentos humanos locais.

Édi Dias

Horta da nossa escola

Alimentação saudável

Vantagens de comer produtos biológicos


6

No entanto se não tem muito espaço, mas gosta de saber o que come e de plantar os seus próprios produtos, pode construir a sua própria horta em casa. Pode fazer uma horta vertical na sua varanda, ou parede. Como? Materiais Necessários: - Tesoura; - Corda de varal ou barbante; - Sementes ou pequenas mudas de plantas; - Garrafas PET de 2 litros (limpas e vazias). 1° Passo: Com a tesoura corte um pedaço da lateral de cada uma das garrafas que serão utilizadas, o corte deve ser semelhante a uma espécie de janela. 2° Passo: Próximo a cada uma das aberturas faça um furo com a ponta da tesoura. Lembrando que é importante fazer marcações, para que dessa maneira as garrafas mantenham uma simetria assim que forem penduradas na parede. 3° Passo: Faça um pequeno furo no fundo de todas as garrafas, pois o mesmo escoará todo o excesso de água na terra, após as plantas serem regadas. 4º Passo: Nas extremidades das garrafas passe a corda de varal e dê um nó aproximadamente na altura em que a garrafa irá ficar. 5° Passo: Coloque a terra de preferência adubada e em seguida plante a semente ou a muda. Regue diariamente para que as plantas cresçam de forma adequada e saudável. Horta vertical na Biblioteca Escolar No âmbito da articulação entre a Biblioteca Escolar e o Projeto Eco-Escolas, a BE criou uma pequena horta vertical, numa antiga floreira.

Esta ideia, permite o contacto com espécies de plantas e ervas aromáticas diferentes e promove a partilha de ideias e o exemplo de como os alunos poderão construir uma horta, reciclando garrafas e garrafões.

Édi Dias

Alimentação saudável

Horta Vertical Passo a Passo:


7

Alimentação

O que é a Chufa?

Linhaça: a semente aliada do coraExiste em grãos, farinha, flocos, óleo e ção, diabetes e da dieta bebida. O grão, mesmo que pequeno, tem grandes quantidades de ómega 3 e fibras. A . É cultivada em Espanha para fabrico semente de linhaça é a mais rica fonte de do tradicional refresco “horchata de Ômega 3 existente na natureza. chufa”. É considerada como um alimento funcio. Era utilizada no antigo Egipto desde nal, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carbohidratos, proteío 3º milénio AC. nas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças, pois o seu uso contínuo pode proMafalda Aiveca porcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. Curiosidades:

Outros benefícios da Semente de Linhaça - Baixar o peso. -Dar mais energia física. -Ajudar o sistema nervoso.

Mafalda Aiveca

saudável

A Chufa é um tubérculo de delicioso sabor com propriedades que contribuem para uma alimentação saudável. Rica em propriedades curativas, antioxidantes e vitamina E que diminui os efeitos nocivos que o colesterol produz no nosso organismo. Tem um grande valor nutricional e poucas calorias. É um alimento rico em minerais, sem colesterol e sem glúten. Pode também ser utilizado como bebida para intolerantes à lactose, ao glúten, ao trigo e centeio.


8

Heavy metal (ou simplesmente metal) é um género do rock que se desenvolveu no final da década de 60 e no início da década de 70, em grande parte no Reino Unido e nos Estados Unidos. As primeiras bandas de heavy metal como Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath atraíram um grande público, apesar de muitas vezes serem desdenhadas pelos críticos, um facto comum em toda a história do género. Em meados dos anos 70, Judas Priest ajudou a impulsionar a evolução do género suprimindo muito da influência do blues existente. A banda Motörhead introduziu a sensibilidade do punk rock e deu um ênfase crescente na velocidade. Bandas do New Wave of British Heavy Metal como Iron Maiden e Saxon seguiram o mesmo caminho. Antes do fim da década, os fãs de heavy metal vieram a ser conhecidos mundialmente como "metalheads", "headbangers", ou "metaleiros" (no Brasil). A guitarra elétrica e o poder sónico que ela projeta através dos amplificadores foi, historicamente, o elemento chave do heavy metal. As guitarras frequentemente são tocadas com pedais de distorção, por meio de amplificadores de tubo com bastante overdrive, criando um som espesso, poderoso e "pesado". Um elemento central do heavy metal é o solo de guitarra, uma forma de cadenza. À medida que o género se desenvolveu, solos e riffs mais sofisticados e complexos tornaram-se parte integral do estilo. Guitarristas usam técnicas como sweep-picking e tapping para tocar com mais velocidade, e diversos estilos do metal enfatizam demonstrações de virtuosismo. Algumas bandas influentes do género, como Judas Priest e Iron Maiden, têm dois ou até mesmo três guitarristas que partilham tanto a guitarra base quanto a solo. João Cassandra

Música

Heavy metal


9

O Palácio da Regaleira é o edifício principal e o nome mais comum da Quinta da Regaleira. Também é designado Palácio do Monteiro dos Milhões, denominação associada à alcunha do seu primeiro proprietário, O palácio está situado na encosta da serra e a escassa distância do Centro Histórico de Sintra, estando classificado como Imóvel de Interesse Público desde 2002. O bosque ou mata que ocupa a maioria do espaço da Quinta, não está disposto ao acaso. Começando mais ordenada e cuidada na parte mais baixa da quinta, mas, sendo progressivamente mais selvagem até chegarmos ao topo. Esta disposição reflete crença no primitivismo de Carvalho Monteiro.

Mafalda Aiveca

O Palácio da Pena O Palácio da Pena surgiu em 1839, quando o rei consorte D. Fernando II adquiriu as ruínas do Mosteiro de Nossa Senhora da Pena para o adaptar a um palácio. O edifício original, em tempos ocupado pelos monges Jerónimos, data de 1503. A fachada principal do convento foi mantida, à semelhança do que aconteceu com a igreja e com o claustro, cujas galerias se encontram cobertas de azulejos. Nascido na Alemanha, D. Fernando II trouxe para Portugal a arquitetura romântica germânica. O palácio, um projeto do Barão Eschwege, inspirou -se nos palácios da Bavária e juntou influências Mouras, Góticas e Manuelinas. Nos anos 90, o palácio foi alvo de uma significativa restauração e a maior alteração é visível ao longe: a sua pintura em cor-de-rosa e amarelo. Apesar de ter chocado os habitantes de Sintra, habituados a verem-no 'vestido' de cinzento, estas eram, na realidade, as cores originais do Palácio da Pena! O quarto monumento nacional mais visitado em Portugal está mobilado com peças características da altura em que surgiu e conta com excelentes vistas sobre os arredores. Retirado de http://www.visitar-lisbon.com/ lisboa/places/palacio-da-pena.html

Património

A Quinta da Regaleira


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.