Gazeta da História (#1 - junho 2022)

Page 6

—AEG1—№ 0001

Gazeta da História

6

JUNHO 2022

ofereceu-me a rosa mais linda do jardim, já a coloquei no meio da minha Bíblia para secar e eu poder guardá-la para sempre! Voltamos para o palácio e tive o grande privilégio de ver o rei a escrever “a sua frase” num documento: “L’État c’est moi” (O estado sou eu)!

6/6/1691

Querido diário ontem não consegui acabar de escrever, mas por um bom motivo, pois, foi o meu dia predileto desde que estou no palácio. Fui para o baile, porque no palácio temos bailes todas as noites. O soberano só chegou alguns momentos depois, presumo que seja para fazer “uma entrada triunfante”. Continuando, depois de termos voltado ao palácio, fomos lanchar por volta das 17 horas. Seguidamente, o rei fez-me uma visita guiada pelo teatro, era enorme e muito requintado! O Monarca mandou os músicos que estavam no palco tocarem a música mais harmoniosa que tinham na sua pauta e, melhor ainda, o rei convidou-me para uma dança! Fiquei um pouco ansiosa e preocupada, pois tive receio de calcar o rei por acidente. Contudo, com a dança acabei por ficar mais confiante, pois não foi inutilmente que frequentei aquela escola de etiqueta em Paris. Finalizamos o dia ao som daquela graciosa música. Às 22 horas, o rei janta com a sua família. Antes do Monarca comer a sua comida um dos criados tem que a provar, pois o rei tem medo que a mesma esteja envenenada. Às 23 horas e 30 minutos, o rei vai deitar-se acompanhado dos cortesãos para assistirem à cerimónia do deitar. Forma assim, maravilhosos os meus dias em Versalhes com Luís XIV. É verdade! Conheci zonas do palácio que nem imagina que existiam. Todavia, a minha zona preferida passou a ser aquele jardim em que o rei me ofereceu a bela rosa! Lara Campelo 8ºB

RECEITAS COM

HISTÓRIA

Creme de chocolate de D. Maria I

Na corte de D. José e D. Maria I,

o chocolate era um alimento muito apreciado, constando em inúmeros registos de compras. O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. A sua origem remonta às civilizações pré-colombianas daAmérica Central. A partir dos Descobrimentos, foi trazido para a Europa, onde se popularizou. A receita de creme de chocolate é uma delícia do século XVIII.

Ingredientes:

Modo de preparação:

1 litro de leite Sal q.b 200g de açúcar 1 pau de canela Casca de 2 limões 100g de chocolate em pó 3 ovos inteiros + 5 gemas Retrato D. Maria I (1783)

Túmulo de D. Maria I na Basílica da Estrela, em Lisboa

Levar o leite a ferver temperado com o sal, o açúcar, a canela e a casca de limão. Depois de reduzir e atingir cerca de 700 ml, acrescentar o chocolate e os ovos batidos. Passar por um passador, deitar em ramequins e levar ao forno a cozer em banho-maria, no forno pré-aquecido a 180 graus, aproximadamente 20 minutos. Serve seis doses individuais.Experimentem! Não foi por falta de bom chocolate que a Rainha D. Maria I entrou em declínio psiquíco, acreditem!

CURIOSIDADES! Bom rei, mau poeta

CAÇA AS PLAVRAS HISTÓRICAS

ENCONTRA absolutismo antigoregime clero consuetudinário djoaov etiqueta inquisição luisxiv mafra

monarquiaabsoluta

motim omagnanimo povo versalhes

Numa ocasião, o rei Luís XIV mostrou a Nicolás Boileau um dos seus versos que acabara de escrever. O ensaísta viu-se incapaz de mentir, mas procurou a maneira de dar uma opinião sincera ao rei, sem ofendê-lo. - Nada é impossível para Vossa Magestade. Terá querido fazer um dos piores versos. E com que facilidade o conseguiu majestade!

O destino do Cardeal Manzarino Quando avisaram Luís XIV da morte do Cardeal Manzarino, sucessor de Richelieu no governo de França, disseram: - Majestade, o cardeal entregou a sua alma a Deus. O rei, que não sentia grande apreço pelo Cardeal respondeu: - Estáis seguro de que Deus a aceitou? QUEM COLABOROU NESTA GAZETA

As aber! Honra aos magnificos colaboradores deste número primeiro da Gazeta. Alunos Beatriz Queirós e Érica Brito do 11º8, Martim Rocha e Lara Campelo do 8ºB e Érica Moreira do 8ºD e Letícia Santos 8ºA. Professores Armando Oliveira e Sara Botelho.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.