Gazeta da História (#1 - junho 2022)

Page 2

, —AEG1—№ 0001

Gazeta da História

2

JUNHO 2022

O Tratado de Methuen tratado de Methuen também conhecido por tratado dos panos e vinhos, foi um tratado militar e comercial assinado entre Portugal e Inglaterra a 27 de Dezembro de 1703. O nome do tratado está relacionado com John Methuen, negociador pela parte Inglesa e D. Manuel Teles da Silva, marquês de Alegrete pela parte portuguesa. De acordo com o tratado, Portugal abriu a sua economia à importação dos produtos ingleses, geralmente produtos manufaturados caros, em contrapartida, os ingleses também abriam a sua economia aos portugueses através da entrada dos vinhos de Portugal no seu país. tratado foi desfavorável para Portugal porque os ingleses conseguiram exportar os seus têxteis para Portugal e para o Brasil em grandes quantidades e com alto valor. Embora os vinhos portugueses tenham entrado facilmente em Inglaterra, aumentou a dependência da economia portuguesa. tratado de Methuen revelaria a influência do poder económico inglês ao deitar por terra o esforço português de controlar a saída de metais preciosos. om este tratado, a entrada de têxteis ingleses, sufocariam as recentes tentativas de industrialização manufatureira no norte do país. Érica Brito 11º8

O

OPINIÃO HISTÓRICA DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU O ALEITAMENTO MATERNO

1762 Outras mulheres, ou mesmo os animais, podem dar-lhe o leite ntrevistamos Jean que a mãe lhe recusa; mas a soJacques Rousseau, licitude maternal, nada a substitui. filósofo, teórico político, escritor e GH- E aquelas mulheres que compositor autodidata, con- amamentam os filhos de outras? siderado um dos percursores do Iluminismo. Convicto da JJR- Aquelas que alimentam bondade e pureza do Homem, os filhos dos outros em detriaceitou partilhar com os leitores mento dos seus próprios filhos da Gazeta da História, as suas são más mães. Como podem opiniões sobre o aleitamento ser boas amas?Não me parece. materno. GH- Choca-o então, ver uma GH - Qual deve ser o dever de criança enfaixada entregue a uma ama? uma boa mãe? JJR - Respondo com inter- JJR- Nem me fale nisso! Enfaixam-se os bebês por ser rogações. O dever da mulher mais cômodo para a ama, não oferece dúvidas. Mas de- o deixa em qualquer lugar, sem vemos considerar a questão se incomodar com o choro, desapenas pelo aspeto físico? Terá de que suas mães renegam o ato a criança menos necessidade de amamentar, se sujeitando a dos cuidados da mãe do que de mercenárias”, “que como não são ser amamentada no seu peito? seus filhos naturais, não sente o apelo da natureza. GH - Depreendo então, que não tem dúvidas sobre o benefício GH- Tem fé que mais mulheres posda amamentação materna? sam aceitar o aleitamento materno? JJR - Claro que que não!

ENTREVISTA

E

JJRObviamente! Encontram-se, jovens que, cheias de uma bondade natural, ousam desafiar os costumes e os clamores do seu sexo, cumprindo, com virtude e coragem, este dever tão doce que a Natureza lhes impõe. Que o seu número possa aumentar por todas as bênçãos que atraem aquelas que assim procedem.

O O C

GH- Quer deixar umas palavras finais a todos os que pensam nas tarefas de criar e educar os seus filhos? JJR- Deixo estas ideias. Não há pobreza, nem tarefas, nem respeito humano que o dispense de nutrir seus filhos e de educá-los ele próprio. Podeis acreditar em mim: quem quer que seja tenha entranhas e negligencie tão santos deveres derramará por sua causa lágrimas amargas e nunca se consolará. Jean-Jacques Rousseau, Emilio ou Sobre a Educação, 1762

John Methuen (1650-1706)

O TEMPO NA HISTÓRIA

DESTAQUE

No âmbito da disciplina de + Cidadão no Tempo e no Espaço, foi construído um friso cronológico em cada uma das salas de sétimo ano. A atividade inseriu-se na renovação de práticas dentro da sala de aula. A construção do friso permitiu assegurar a aquisição do conceito tempo e espaço e as suas profundas alterações ao longo do período histórico que medeia a pré-história, a antiguidade clássica e a idade média. Os frisos com três metros foram construídos pelos alunos em projeto da nova disciplina + Cidadão no Tempo e no Espaço.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Gazeta da História (#1 - junho 2022) by AEG1 Gondomar - Issuu