Gentil Lopes - Teologias Não Euclidianas

Page 121

3 o ) A Quem Importa a Exist^ encia de Deus? https://www.youtube.com/watch?v=Usgrrn3pcns 00 : 49 → Mas antes que você pense que eu vou iniciar o programa de hoje fazendo um juı́zo de valores sobre a suposta ilegitimidade do questionamento ateu, saiba que em muitas instâncias certas problemáticas que os ateus levantam podem ser consideradas ponderações muito legı́timas, e Deus não se ofende necessariamente com elas . . . − É o que tenho dito, o número de ateus cresce no mundo simplesmente pelo fato de que cresce no mundo o número de pessoas que aprendem a raciocinar, sem antolhos, sem viseiras. Ademais, não importa se alguém possui um tı́tulo de doutor em teologia ou em divindade, a concepção de um Deus que possa se ofender − qualquer que seja a razão ou circunstância −, segundo entendo, é a concepção de um analfabeto em espiritualidade, vejo desta forma. 02 : 06 → [. . . ] Santo Agostinho também ficou muito intrigado com a arbitrariedade das curas mencionadas nos evangelhos, “Se Jesus tinha o poder por que não curou a todos, mas somente alguns?” Na verdade até mesmo Jesus no auge do seu sofrimento questionou ao Pai “Deus meu, Deus meu, disse ele, por que me desamparaste?” − Alhures já escrevi que, segundo entendo, a concepção de Deus de Jesus, de um Deus pessoal, está equivocada. Quanto aos milagres, vejo da seguinte forma:

Albert Sabin × Jesus

A respeito do tema milagre deparei-me com um artigo∗ na internet que mudou, de uma vez por todas, minha concepção do que seja um milagre e, ademais, me ensinou a como escalonar os milagres no sentido de suas importâncias para a humanidade. Transcrevo a seguir alguns excertos do referido artigo: Se uma pessoa que com o toque da mão ou com uma prece cura a doença de determinada pessoa é considerada como santa, que nome podemos dar a Dr. Albert Sabin que com a descoberta de uma vacina já salvou milhões de crianças da paralisia infantil e continuará a salvar as futuras gerações deste mal, e que a sua realização vai beneficiar a humanidade por toda a eternidade? Que titulo daremos a Thomas Edison que inventou a luz elétrica − a lâmpada, e que com a sua realização todas as pessoas, em qualquer lugar, de qualquer classe, em qualquer tempo, são beneficiados, e infinitas dores e sofrimentos foram e serão aliviados tendo a luz, como a guia. ∗

“O Milagre, Milagroso! ” Autora: Felora Daliri Sherafat.

119


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.