4 minute read

City Posto foi inspirado em conveniência do exterior e possui mix com 13 mil itens

Fotos: Wilker Maia

Advertisement

Loja tem 22 anos de mercado e emprega 60 colaboradores em três turnos, incluindo a madrugada

MARCO FELIPPE

Ponto de encontro e de referência, local para tomar um caldo nos dias frios, comer um lanche durante a madrugada ou ainda se servir de um farto café da manhã no começo do dia. Há ainda padaria, mercearia e confeitaria, revistaria, flores, presentes, bebidas com adega, banco e copiadora. Quem é de Franca, com certeza conhece os serviços e a qualidade dos produtos do City Posto - Padaria e Conveniência. Localizado entre duas das principais avenidas de Franca – Hélio Palermo e Major Nicácio – o estabelecimento foi inaugurado em julho de 1997 pelo empresário Alair Cândido e passados quase 23 anos, já faz parte do cenário e do cotidiano da cidade.

Comandado atualmente pela empresária Giselly Oliveira, filha do fundador, o City Posto nasceu da ideia de oferecer um serviço de conveniência que atendesse o francano 24 horas por dia, de segunda a segunda, com uma vasta gama de produtos e serviços. Bem diferente das antigas lojas do segmento que só vendiam gelo e carvão para o churrasco do fim de semana. “Meu pai teve essa ideia das viagens que realizava ao exterior. Ele viu esse sistema nos grandes centros e resolveu trazer para Franca por perceber que a cidade tinha público para esse tipo de estabelecimento. Foi uma aposta que deu certo”.

Na época, o estabelecimento foi tido como uma grande novidade e sinônimo de desenvolvimento para a cidade em razão da estrutura oferecida em termos de conveniência e pelo fato de nunca fechar. “As pessoas ficaram abismadas por ser tratar de uma hiper loja de conveniência, um mini mercado 24 horas. Era muito moderno para a época”, recorda. Erguido junto ao posto de combustível de mesmo nome, a conveniência City Posto foi construída em um prédio de 1 mil metros quadrados distribuídos em dois pisos. Inicialmente, o superior funcionava como um salão de festas e hoje abriga a produção da padaria.

“Quando começamos, meu pai agregou uma franquia de lanches, porém depois vimos que as pessoas queriam os lanches com outro padrão, as preferências eram outras, por isso decidimos mudar e fazer os nossos próprios lanches”, explica Giselly. Hoje os lanches do City Posto são um dos carros-chefes do negócio, ao lado do café da manhã com capuccino que possui mistura importada e os tradicionais caldos. Segundo a empresária, esse sistema de self service surgiu posteriormente para atender uma exigência dos clientes que desejavam por uma alimentação rápida, sem necessidade de esperar.

Em relação ao café da manhã, tudo o que é oferecido na pista é produção própria da padaria local que também trabalha com bolos artesanais, brioches e salgados para festas. O famoso pão francês do City Posto sai em fornadas cronometradas e o cliente pode acompanhar cada uma delas por meio de um relógio estrategicamente instalado. São em média 4 mil pães diários.

Com oito variedades, entre eles palmito, canja, quatro queijos e de legumes, os caldos também figuram como diferencial do estabelecimento. Servidos sempre no período noturno, por quilo, eles caem perfeitamente com o clima mais ameno da cidade nesse horário e são muito procurados por jovens após a balada.

O perfil dos clientes do City Posto inclusive é outro ponto que chama a atenção. A loja atende todos os públicos. A turma mais experiente frequenta pela manhã. Durante a tarde, os frequentadores são de todas as idades, já a noite e madrugada, a maioria é jovens e pessoas de meia idade que lota as mesas espalhadas pelo atendimento que tem capacidade para 70 pessoas sentadas. “A conveniência é frequentada por todos pelo fato de ter se tornado um ponto de encontro com alimentação rápida, fácil acesso e estacionamento”. De acordo com o controle da proprietária, passam pela loja em torno de 2 mil pessoas diariamente em busca de algum serviço ou produto. Vale destacar também o almoço executivo e a existência de um amplo cardápio com saladas, panquecas, omeletes, sucos, saladas de frutas, açaí, fondue, petit gateau, milk shake e cafés. “O City Posto sempre funcionou dessa forma, nunca fechou. É uma loja de conveniência que caiu no gosto do francano. Para nós, é motivo de muito orgulho e reconhecimento. É um sonho idealizado”, diz Giselly, que comemora também o retorno de clientes de fora. “Sempre tem cliente que não é de Franca e ver eles voltarem ao City Posto nos alegra”.

Genuinamente familiar, a empresa emprega 60 colaboradores em três turnos, incluindo a madrugada, tem um mix com 13 mil itens e constantemente realiza investimentos para oferecer mais conforto e comodidade aos clientes. “A última reforma foi há dois anos. Nós modernizamos toda a nossa parte interna e a fachada, ampliamos a capacidade da lanchonete, trocamos o mobiliário, alteramos o layout da padaria e instalamos novos check out. Estamos sempre procurando melhorar para melhor servir”.

DELIVERY

Pela primeira vez em 22 anos de mercado, o City Posto precisou reduzir o horário e suspender o consumo interno em março último. As medidas foram tomadas em cumprimento aos decretos municipal e estadual publicados em decorrência da pandemia de coronavírus que obrigou o isolamento social. Nesse período, a padaria e conveniência continuaram funcionando, porém com horário restrito das 6 horas até a meia noite. Por conta das limitações, o City Posto precisou reduzir a equipe de trabalho e para atender os clientes em casa, implantou o serviço de delivery para todos os produtos.

This article is from: